terça-feira, setembro 13, 2005

Pedro e Constança - o casamento em Tomar

As filmagens de Pedro e Inês estão a decorrer na sua maioria em Tomar, em diferentes locais. É uma série de 13 episódios para a RTP, com argumento de Moita Flores. Depois de algumas cenas já gravadas na Mata Nacional dos Sete Montes, Convento de Cristo e Açude de Pedra, na segunda-feira, 12 de Setembro, as filmagens da cerimónia do casamento de Pedro e Constança, tiveram lugar na Igreja de Santa Maria dos Olivais. Entre os actores presentes nesta cena destacam-se Nicolau Breyner, António Montez, Ana Bustorff, Capelo, Fernanda Lapa e Leonor Seixas. Depois de um salto até Alcobaça para as seguintes filmagens, a comitiva voltará a Tomar na semana seguinte, para mais cerca de um mês de filmagens.
A rodagem dos episódios em Tomar, tem permitido que várias dezenas de figurantes de Tomar participem nesta produção nacional, vivendo por dentro os bastidores de uma produção cinematográfica já com alguma envergadura.
As várias produções cinematográficas, portuguesas e estrangeiras, que têm acontecido em Tomar nos últimos anos, graças sobretudo ao riquíssimo e diversificado conjunto monumental, do natural ao arquitectónico, mas também à facilidade de se trabalhar numa cidade pequena, mas com capacidade de resposta às necessidades das equipas de produção, tem permitido a criação de um grupo de figurantes cada vez mais experiente e disponível para estas actividades.
Além da projecção que naturalmente Tomar granjeia e o elevar da auto-estima da comunidade local em geral e dos cidadãos que se disponibilizam a colaborar em particular ( e são de todos os estratos sócio-económicos), não é de somenos os efeitos económicos directos e imediatos.

Sem comentários: