quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Ciclo de cinema


Mais olhares sobre Tomar e a obra de Manuel Vicente

Primeiro momento do ciclo de cinema “Mais Olhares sobre Tomar”, realiza-se no próximo dia 18 de Fevereiro, pelas 15.30 horas, no auditório da Biblioteca Municipal, uma sessão evocativa da obra do cineasta amador tomarense Manuel Vicente.
Aberta a todos os interessados, com entrada gratuita, esta sessão incluirá a visualização dos filmes “A matança do porco” (galardoado com o primeiro Prémio Nacional de Cinema Amador), “O fogo no Bairrol” (vencedor do terceiro Prémio Nacional de Cinema Amador e de uma menção honrosa nas Jornadas Mundiais de Cinema Amador, em Paris) e “Recantos de Tomar”, um dos primeiros filmes do autor.
Nascido no Poço Redondo, freguesia da Junceira, em 1924, Manuel Vicente tem dedicado boa parte da sua vida ao cinema amador, com uma qualidade pela qual falam os prémios nacionais e internacionais conquistados. Todas as películas a projectar nesta sessão foram rodadas no concelho de Tomar.
Oportunidade única para conhecer a excelência da obra de um realizador tomarense que, apesar do prestígio alcançado, continua a ser desconhecida dos seus conterrâneos, ao mesmo tempo que servirá para recuperar memórias de um passado recente preservado na película.
Esta iniciativa insere-se nas Festas da Fundação.

Sem comentários: