sexta-feira, fevereiro 02, 2007

E Que Tal ... Tomar a Voz ... na discussão?!

Até agora a escrita, tem sido neste espaço virtual/real, por uns sob a forma anónima, por outros com nome próprio e ou pseudónimo, o modo privilegiado de opinião e crítica. Parece-me que estão criadas as múltiplas condições para um novo passo, a reunião/convívio informal dos que têm aqui opinado. Antes que novas temáticas surjam, penso ser ''urgente'' a discussão do Plano de Pormenor do Flecheiro/Forum Tomar e posteriormente a Festa Grande do Povo de Tomar.
Quem quiser participar neste espaço e movimento de cidadania, basta enviar para tomaronline@sapo.pt o nome e meio de contacto.
Os interessados em apresentar comunicação para posterior discussão pelos presentes, deverão mencionar o facto e apresentar previamente resumo da comunicação num máximo de uma dezena de linhas. Havendo comunicações, estas não poderão ultrapassar os doze minutos, ou as 4 folhas escritas A4.
O período de inscrição será até às 12 h de sexta-feira, 9 de Fevereiro.

14 comentários:

Anónimo disse...

Excelente Ideia

Da Discussão nasce a Luz

Anónimo disse...

Concordo.

Vamos a isso!

Luis Ferreira

Anónimo disse...

BOM vamos então increver-nos através do E mail do Prof. Godinho, mas gostava que fossem feitos convites ao Paiva, ao Côrvelo, ao Pedro Marques ao Mordomo da Festa dos Tabuleiros etc etc
João Santos

Anónimo disse...

Ao Madureira (para explicar as contas), ao solicitador Godinho (idem), à Rosário e ao Costa Marques, ao Manuel Graça, ao M. Relvas e Fernando de Jesus, ao Vitor Gil e ao Jaime dos Casais, ao António e ao Serra,
à Anabela e Luis Ferreira.

Anónimo disse...

Neste país é um regalo. Discussão não falta. Vamos a ela, mesmo que não sirva para nada. Vejam o que se passou na Assembleia sobre o Hospital? Que decisões? As medidas?
Falam falam, mas não dizem nada!
A Assembleia teve uma virtude deu cabo de cerca de 500 contos em senhas de presença aos srs. deputados municipais.
Há lá gajos que o único orgasmo que devem ter na vida é de falarem para uma plateia.
Modos de vida...

Anónimo disse...

Então os chulos não abdicaram das senhas de presença?

Anónimo disse...

O Sr. Luis Ferreira sempre em cima da "jogada", mesmo por interposta pessoa.
Lindo, não é?
Uma delícia.

Anónimo disse...

Volto a lembrar que o Luis Ferreira assina SEMPRE os seus escritos.

LF

Anónimo disse...

Não! Para estas coisas que são puro fait divers arrangem um espaço de opinião por aí e entreguem-no ao sr. Carlos Silva, que esse sim, gosta de insignificâncias.

Francisco marques disse...

Acho que se devia descutir sim ou não o Colégio ser transformado num centro superior de artes?

FM

Anónimo disse...

Monólogo bibliotecário num frio fevereiro

A cáfila no poder ou a ele pretendendo continua...
Por 'mai jeitosinha' que a 'apresentação' 'socrático-paivista' tivesse sido, não enganava ninguém... Mesmo só lhe faltava o acrílico teleponto...
A operação/especulação imobiliária aderente a tal triste récita ou pretenso anúncio do que há muito decidido estava, não passa de balão mediático p'ra ver se embevece oxigenante investidor incauto para câmara garrotada de 'fazenda'...
Só não vê quem cego quer ser...
Tudo o resto - 'fait divers', 'palha' e ganância de pretensos 'jovens turcos' 'protestantes' e vilmente ambicionantes da 'gamela e do farelo', ou, pior ainda, de 'velhas raposas' tentando regressos sebastiânicos à mesma 'toca autárquica', mui protectora 'casa de todos os perigos'.
Mas que digo!
Que penso, escrevo e observo!
Desdita me espera e devido exílio terei...
Mas arrisco!!!
Pois 'minha terra fértil' e 'águas de Santa Iria' a isso me obrigam e impelem! Porque sempre merecerá voz dissonante, dizendo o que sente e vê!
Talvez cego preferia estar, ou longe, para não ver o insano destino desta 'terra fértil' 'd'águas de Iria',que ao mundo deu mundos e que ora fenece adormecida e traída na sua memória e no seu futuro!...

Alexandre Pimenta
(Anarquista e tudo!)

Anónimo disse...

Até nem estava frio nenhum, nem lá dentro (como é óbvio) e curiosamente, muito menos cá fora.A sessão foi muito elucidativa para quem esteve com atenção e soube ler nas linhas e nas entrelinhas.A discussão foi falsa, porque muito já está decidido - a Ponte do Flecheiro p. exemplo.Uma ideia força - é por causa do Fórum (monstruoso!) e para o servir que a Ponte do Flecheiro serve, mas também para servir a nova unidade hoteleira na Nun´Álvares.Deslocassem o Fórum para Marmelais e a Ponte do Flecheiro já não servia para recentrar.Com esta opção a prioridade voltava-se para a Ponte do Padrão (das Ferrarias) que servia para descentar o recentramento centrado.
Aconselha-se vivamente a que visionem o volume do fórum nos documentos do Plano.São QUATRO pisos em altura (a contar do plano do Rio) e ocupam o espaço todo onde hoje estão os jardins, estacionamento, edifício do Mercado, churrasqueira (vinte mil metros quadrados).
É um despautério para atrair Belmiros.
E com cave (dois pisos subterrâneos - talvez aquáticos!!!).

rei lear disse...

Sobre a problemática do espelho de água foi salientada a sua manifesta insuficiência e pequenez, pois grande parte do Flecheiro deixará de desfrutar o seu Rio.
Foi aduzido que o INAG não permite a construção de um açude em S. Lourenço e que, assim, se teria de aproveitar o actual remodelando-o.
Mas é necessário alterar este estado de coisas e fazer ver aos técnicos do INAG que os interesses de Tomar e dos Tomarenses não se compadecem com os horizontes limitados e limitativos desta organização estadual.

rei lear disse...

Apresentado o Plano de Pormenor do Flecheiro e Mercado salienta-se a controvérsia em torno da Ponte do Flecheiro, as reticências ao diminuto espelho de água a formar com a implantação de um açude remodelado junto à actual ponte pedonal e as enormes interrogações da localização e da volumetria do Fórum/Centro Comercial previsto para o Mercado.
Sobre a Ponte do Flecheiro ficou esclarecido que ela resulta da vontade do Presidente da Câmara, que a assume como indiscutível e incontornável, assim uma espécie de tabú.
Compreende-se porquê (embora se não aceite).
É que um Fórum/Centro Comercial de desmesuradas dimensões (vinte mil metros quadrados em quatro pisos à superfiicie) e uma unidade hoteleira na Nun´Àlvares “exigem” uma ponte rodoviária de acesso.
E, sendo o fórum encarado como a forma de o Município receber chorudas mais valias, quanto maior fôr e melhores acessos tiver, melhor será o encaixe financeiro para os depauperados cofres da autarquia.
Mas, cumpre perguntar:
se eventualmente o fórum fosse concebido para a zona de Marmelais (agora em terrenos particulares), a prioridade das prioridades, o tabú, não passaria a ser a construção da Ponte de S. Lourenço (Ferrarias)?
E a Ponte do Flecheiro não passaria até para plano tão secundário que conduziria até à sua não construção?
Sinceramente, afigura-se-nos que seria assim, nem mais!
E quanto ao edifício do Mercado Municipal a sua valia arquitectónica não é de alienar, exigindo sempre se mantenha a traça que apresenta, independentemente das soluções construtivas (ou reconstrutivas) que venham a ser encontradas.
Aliás, está prometida a elaboração de um Plano Funcional do Mercado.
É essencial a execução de Estudos de impacto de um Fórum/Centro Comercial, quer no aspecto endógeno (tipo de lojas, salas de cinema, restauração, sua amplitude, etc), quer no aspecto exógeo (a sua influência em relação ao comércio tradicional do centro histórico e zona próxima do actual Mercado) e Estudos de impacto ambiental, quer em relação ao próprio fórum (implantado no Mercado ou em Marmelais), quer de trânsito de viaturas (implantado no Mercado ou em Marmelais) sobre o Rio Nabão.
Este Plano de Pormenor está à discussão publica até aos primeiros dias do mês de Março e é urgente e importante que os cidadãos de Tomar o examinem e emitam as suas opiniões escritas.
Se assim não procederem não podem queixar-se depois.
Aliás, os comerciantes do Centro Histórico e da zona próxima do Mercado e Flecheiro, que primaram pela ausência na apresentação pública, devem analisar com cuidado a situação, pois arriscam-se a ter um grande centro comercial ao pé da porta, que ainda mais lhes dificultará a vida.

Há ainda muito a dizer, mas fica para próxima oportunidade.