sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Linhaceira recebe escritores, contos e outras coisas mais

Feira do Livro na Linhaceira - Aldeia recebe escritores, contos e formação para pais

A Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira vai organizar entre os dias 18 e 25 de Fevereiro a sua primeira Feira do Livro, a ter lugar na antiga sala da Telescola, ao lado do Centro de Dia, nesta localidade do sul do concelho de Tomar.
A iniciativa, que tem como objectivo principal incentivar o gosto pela leitura entre toda a comunidade educativa, com especial incidência nas crianças, vai contar com a participação de várias editoras, criteriosamente escolhidas, mas também com diversas outras acções.
Assim, dia 22, quinta-feira, a escritora leiriense Sílvia Alves (que muitos conhecem como responsável da revista Bruxinha), vai estar presente em duas sessões onde falará do seu livro "Coisas de Mãe", uma para o jardim de infância, outra para o 1º ciclo.
No dia 23, sexta, pelas 21.30, o grupo O Contador de Histórias, ele próprio oriundo da Linhaceira, vai estrear ali o seu novo espectáculo de humor baseado em obras literárias, com o sugestivo título "Estás-te a rir de quê?!"
No sábado, 24, a partir das 15 horas, o escritor Nuno Garcia Lopes levará à sua aldeia natal a acção de formação que tem estado a cativar pais e educadores de todo o país, "Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias" , numa actividade concertada com um projecto do jardim de infância que vai levar, até final do ano lectivo, um livro por semana a casa de cada aluno do pré-escolar. Esta acção é dirigida prioritariamente aos respectivos progenitores, mas está aberta a quaisquer outros interessados, que se podem inscrever nas escolas locais ou pelo e-mail apaeli@gmail.com , através do qual podem ser dados mais esclarecimentos.
Finalmente, no domingo, 25, também às 15 horas, haverá uma sessão de contos para crianças, "Lua do Mar e outras histórias", também pelo grupo O Contador de Histórias, para o público em geral.
A abertura da Feira do Livro ocorrerá no domingo anterior, dia 18, pelas 14 horas, aproveitando o facto de ser o dia em que a Linhaceira recebe a sua grande enchente anual, devido ao corso de Carnaval. Assim, além de potenciar o número de visitantes, constituirá mais uma oferta cultural para quem se dirija à localidade. Nesse dia encerrará às 19 horas, horário que se irá repetir na terça-feira gorda (dia 20) e nos dias 24 e 25. A Feira estará sempre aberta nos horários de actividades.
Nos restantes dias estará aberta em horários específicos para visitas das escolas locais e do Centro de Dia, bem como de outras escolas da freguesia de Asseiceira que o solicitem. Todas as actividades são gratuitas.
As actividades vão decorrer na antiga sala da Telescola, entretanto desactivada, e que a Associação de Pais, em colaboração com o Agrupamento Escolar de Santa Iria, Junta de Freguesia de Asseiceira e Câmara Municipal de Tomar, está a recuperar para o fornecimento de refeições e actividades de enriquecimento curricular.

CALENDÁRIO:

Domingo, 18 – aberta das 14 às 19 horas

Terça, 20 – aberta das 14 às 19 horas

Quinta, 22 – 10.00 - Encontro com a escritora Sílvia Alves

Sexta, 23 – Durante a manhã - Visitas para Jardim de Infância e 1º Ciclo
21.30 – Espectáculo "Estás-te a rir de quê?!" por O Contador de Histórias

Sábado, 24 – aberta das 14 às 19 horas
15.00 – "Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias" por Nuno Garcia Lopes

Domingo, 25 - aberta das 14 às 19 horas
15.00 – Sessão de contos para crianças "Lua do Mar e outras histórias" por O Contador de Histórias

Sem comentários: