sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Urgência Básica em Tomar, Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica em Abrantes

Agora já não há dúvidas!

''Relatório final da Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências - Janeiro de 2007.

A Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências apresentou, em Janeiro de 2007, o relatório final sobre os pontos de rede a considerar na Rede das Urgências.
A Comissão Técnica iniciou os seus trabalhos em Julho de 2006. Em Setembro de 2006, apresentou a sua Proposta de Rede de Serviços de Urgência. Relativamente a esta proposta foi realizada uma audição pública durante os meses de Outubro e Novembro de 2006.
Para a elaboração do relatório final, a Comissão Técnica considerou os contributos recebidos no âmbito da audição pública, bem como os pareceres da Direcção-Geral da Saúde, das Administrações Regionais de Saúde e das comissões técnicas especializadas do Ministério da Saúde.''

Basta ir consultar
www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/publicacoes/estudos

11 comentários:

Anónimo disse...

Há dúvidas há, isto segundo o Sr. Luis Ferreira.
E ele é que está certo, todos os outros (e quem sabe?, também o Ministro) estão errados.

Anónimo disse...

Afirmou o Sr. Luis Ferreira que estavam todos a dizer inverdades (a efectiva despromoção das urgências e do Hospital e a despropositada e injusta promoção de Abrantes).
Mas, vai-se a ver e INFELIZMENTE, quem falou nas urgências básicas para Tomar (T.Novas) e urgências cirúrgicas para Abrantes, vê confirmadas essas afirmações e esses receios na Proposta.
E o que faz o Sr. LF, como bom samaritano do Governo, vem dizer que está em desacordo, patati, patatá, vem tri-repetir as propostas de TODOS os autarcas (excepto os de Abrantes), adaptá-las e fazê-las suas (copiar é feio, sabia), vem lançar "areia para os olhos" das pessoas, vem atentar contra a inteligência das pessoas.
Mas, esquece uma coisita muito simples - que Abrantes tem serviços de saúde "de ponta" e Tomar (com Torres Novas) fica com a "preparação" dos sinistrados, "embalando-os" para seguirem em direcção a Abrantes.
Neste Hospital (tipo Central) são assistidos nas especialidades requeridas, passam por uma bateria de meios de diagnóstico, poderão ser intervencionados (nos novos blocos operatórios) e por lá ficarão internados uns dias até estarem em condições de ir para casa.
E Tomar (T.Novas) fica a ver navios com a psiquiatria (aqui o Sr. L.F. está garantido, não precisa de ir para Abrantes), alguma fisiatria/fisioterapia, alguma oftalmologia e os bons ares e vistas do Regimento, do Intermarché, do Plitécnico, das Avessadas e da sucata.
E o sr. Luis Ferreira ainda se vai ao luxo de dizer - eu não estava de acordo, vêm, eu não estava de acordo, reparem, eu não estava de acordo!
Mas nós vamos de mal a pior e ainda por cima dizemos inverdades.
Verdadeiro só há um o Luis Ferreira e mais nenhum!
Olhe vá-se catar!

Anónimo disse...

Os Senhores já leram uma mensagem que vem publicada no cidade de Tomar de hoje(02/02/2007)com o Luis ferreira a dizer que ainda não há decisão!?
Pois então, não é que vem publicado no site do ministerio da saude a decisão a proposito das urgencias e confirma-se a despromoção do nosso hospital.
OU SEJA ESTES SRS POLITICOS SÃO TODOS É UNS MENTIROSOS

Anónimo disse...

A minha opinião sobre esta matéria foi dita em tempo oportuno.
As soluções que sempre preconizei, em consonância com o PS de Tomar, são as mais correctas e afirmadas em todos os Fóruns onde eu ou o PS de Tomar têm voz.

Tudo o resto são balelas!

E já agora, nunca ninguém me ouviu defender esta soluçã, que a Comissão Técnica preconiza . Aliás disse alto e em bom som, na Assembleia Municipal, que muito do que se estava a passar nesta àrea do Centro Hospitalar se devia à presença de um destacado Médico de Abrantes na respectiva Comissão, bem como ao facto de um Ex-Secretário de Estado da Saúde ser de lá.

Não precisei de pedir a ninguèm para o dizer, disse-o eu!

Mas nada disso releva para o facto de o Governo não precisar de ser defendido em relação a uma decisão que (ainda) não tomou. E, já agora, fiquem cientes que a única posição que defenderei é a que hoje já defendo.

Quando, se e em que condições o Governo decidir sobre a Rede de Urgências na leitura feita pela Comissão, logo veremos qual será a reacção do PS de Tomar.

Compreendo a dificuldade de alguns continuarem sem perceber porque é que nós no PS em Tomar, em vez de defendermos qualquer eventual atitude do Governo em relação ao Centro Hospitalar do Médio Tejo, que ainda não foi tomada convenhamos, optamos por defender Tomar, antes de defendermos o Governo.

Volto a dizer porquê: A nossa têmpera não nos permite viver de joelhos, como alguns gostariam. É disso que Tomar precisa há muito tempo. Por exemplo desde há 9 anos que deveríamos ter uma Câmara que defendesse os interesses de Tomar neste aspecto, o que não aconteceu.

Sei que incomoda continuarmos a dizer isto, mas é um facto: sobre o Hospital de Tomar sempre a Câmara PSD olhou para o lado.

Já só falta dizer que a culpa do que tem acontecido no Centro Hospitalar é do PS de Tomar ou de qualquer um dos seus dirigentes.

Com os urgentes cumprimentos do

Luis Ferreira

Anónimo disse...

Diz o Sr. L.F.
"Volto a dizer porquê: A nossa têmpera não nos permite viver de joelhos, como alguns gostariam. É disso que Tomar precisa há muito tempo. Por exemplo desde há 9 anos que deveríamos ter uma Câmara que defendesse os interesses de Tomar neste aspecto, o que não aconteceu."

E o que andaram lá a fazer os quatro Vereadores do PS? Figura de "urso"? ou andaram a "comer"?
Quer apagar tudo agora? Passar uma esponja?
É muito engraçado este Sr. L.F.
Impagável mesmo.
Canta muito bem, mas não consegue alegrar.
Como óptimo malabarista pode ir para o circo!
Ou para o Inferno!

Anónimo disse...

Já não aguento ouvir falar do Hospital.
Há 30 anos que se fala do Hospital.
A mim pouco me interessa .
Raramente ouvi os funcionários e os médicos a defender o Hospital.
Os políticos enchem a boca com o Hospital. Não lhes vale de nada. Sócrates tem fechado a torto e a direito.
Por um lado até acho bem, há profissionais da saúde que têm regalias a mais. Até para esses vai acabar a mama.
Defendo a privatização dos hospitais, talvez passasse a ter outra produtividade.
A chulice de muitos profissioanis (isto não é para todos) tem que acabar.
Os políticos querem é votos. E fingem defender o hospital.
Eu já nem posso ver políticos nem ouvir falar do hospital...
Oh Paiva tu ainda vais ficar com a culpa do Hospital ser despromovido. É vida meu amigo.
O país está a mudar. Acabem de vez xom os hospitais públicos e ponham a classe médica a trabalhar. Quanto ao resto Um Estado que se diz de Direito deve asssegurar o pagamento dos serviços aos mais carenciados.

Anónimo disse...

Este Sr. anónimo pode parecer com razão.
Mas, há um SNS (Serviço Nacional de Saúde) a que os mais idosos, reformados, crianças, enfim os mais carentes e desfavorecidos recorrem.
Ora, o que está em causa é precisamente o problema de financiamento do SMS.
Para cumprir as obrigações da CE (o malfadado défice) o Governo tem de cortar na despesa e muito.
Ora, esta situação das urgências davém disso mesmo - poupar, poupar, poupar.
Assim sendo, é crível que o Governo pague aos Hospitais privados o atendimento da "malta" pobre.
Se não tem dinheiro para aguentar o que é seu e sua obrigação de manter, como é que vai ter dinheiro para os privados.
E pensemos em voz alta:

"O Hospital de Abrantes vai ficar com (quase tudo) e os outros dois com cada vez menos.
Então o Hospital de Abrantes faz a cobertura do SNS na faixa norte do Alentejo, de Tomar e da região do Pinhal e de Torres Novas/Alcanena/Entroncamento e limítrofes.
Entretanto os Hospitais de Tomar e T.Novas (estruturas novas, com boas instalações e equipamentos) são entregues aos privados para exploração (p. exemplo um grupo de médicos/quadros administrativos/técnicos de saúde ligados ao um grupo da saúde CUF, CGD ou similares, imaginemos o caso da Norema) contra o pagamento de uma renda e passa a prestar cuidados de saúde aos "outros" que têm de pagar e que podem pagar.
É o dois em um - livram-se de dois Hospitais, que não lhes dá mais despesa e ainda recebem a renda de cada um, arranjam quem preste cuidados de saúde com alguma qualidade aos que podem ou que têm de pagar.
Entratanto estas rendas "tapam" os custos da única unidade pública (Abrantes) que até fica mais barata".

Atenção isto é a gente a pensar, nada de exprapolações.
Não é verdade Sr. Luis Ferreira?
Assim se vai cumprir a obrigação de dar saúde aos pobrezinhos e vender saúde aos mais remediados e ricos.
Deus queira que o pensamento seja apenas um sonho num dia de Inverno primaveril.
E siga a Marinha!

Anónimo disse...

Este último anónimo parece ter razão: muito provavelmente a solução final da "questão Centro Hospitalar" será um caminho de "semi-privatização" do excesso de capacidade instalada.

O que é interessante é que parecendo isso ninguém o assume, o que me parecia mais honesto, sob o ponto de vista político.

Importante, importante parece-me ser a urgente explicação por parte de tutela da saúde, como pensa garantir um melhor SERVIÇO DE SAÚDE para as populações, sem avançar para a verticalização do sistema - acção que visa dar integração ao sistema de cuidados de saúde primários(Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar), com o sistema Hospitalar.

Isso é que era serviço, porque com a actual CONFUSÃO, entre Administrações que não administram e responsáveis políticos/administrativos que não clarificam as opções, a sensação que transmitem às populações é a que vai no sentido do anterior anónimo.

Isso não é bom para ninguèm - a começar pelas populações com menos grau de informação e desconfiadas de "todas as tutelas" por mais de trinta anos de enganos sucessivos. Desconfiadas das "corporações" que apenas querem que as coisas mudem para que tudo fique na mesma...

Eu por mim garanto que tenho a melhor impressão dos profissionais que trabalham no Centro Hospitalar. Quando por mim, ou pelos meus filhos tive que ter contacto com eles - e nos últimos anos, infelizmente foram muitas vezes -, só tenho bem a dizer quer do atendimento, quer do tempo de espera, quer da qualidade global prestada.

Sinceramente ADMIRO-OS! Como é possível com tamanha confusão continuarem a trabalhar com o empenho que o fazem!

Afinal ainda à esperança! E esse exemplo foi claramente dado no Debate Público, quer pelo Dr. Ligeiro, quer pela Enfermeira Saudade.


Luis Ferreira

Anónimo disse...

Acabou o Gabinete.
O homem "desburocratizou-se".

Fala quem sabe, ou parece saber.
Oh Sr. Luis Ferreira reivindique aquilo que escreve perante os "seus" dirigentes da saúde - PS.

Com pèzinhos de lã o Sr. Luis Ferreira vai abrindo o jogo, "cobrindo" a estratégia do seu Governo e do Ministro da Saúde e passando a mão pelo pêlo aos profissionais que trabalham no Centro de Saúde (sob o direcção do Alcaravela!).
É sempre PS, PS, PS e o resto não é nada.
Este homem não dá ponto sem nó (partidário, e não só!!!).

Anónimo disse...

Para sr. Luis Ferreira:

Fartei-me de rir com o que escreveu no 7º parágrafo da sua última intervenção.
Realmente uma pessoa como você não pode nunca fazer ideia como se consegue trabalhar debaixo de tamanha confusão e fazê-lo bem! Sabe porquê? Porque eles (os profissionais de saúde são pessoas apegadas ao trabalho. modestas, desinteressadas e muito profissionais, qualidades que em si não se consegue encontrar nem com um microscópio.

Ah, e já agora não venha dizer que eu se calhar sou da área da saúde...já que numa ocasião anterior vestiu-me a capa de professor/a.

Anónimo disse...

Aqui o LF "engasgou-se" e meteu a viola no saco!
Já estava muito cansado de tanto "postar" que foi bugiar!