terça-feira, março 06, 2007

Moagem em fase de projecto

O presidente da Câmara referiu na cerimónia de inauguração da Casa dos Cubos que este não será o único edifício naquela zona a ser requalificado. Segue-se a Moagem da Mendes Godinho que se encontra em fase de projecto, estando a reconversão do espaço a ser pensada pelo arquitecto Chuva Gomes. Para a antiga Moagem está previsto um espaço de Arqueologia industrial.

1 Comments:

Blogger oCUCOmALUCO said...

A antiga moagem da Mendes Godinho é um gigante em termos de exigência no que concerne à sua reabilitação, se essa reabilitação for no sentido lhe devolver a sua identidade, isto é, torná-la de novo funcional.
Claro que a intenção não será pôr aquela unidade industrial a produzir farinha para panificação, mas permitir a toda a gente ter uma visão perfeita do que é uma moagem com as especificidades desta a trabalhar.

Lembro-me de ter visto há muitos anos, na Central Tejo, numa exposição de arqueologia industrial, um vasto sector muito mediatizado onde estavam profusamente documentados os Lagares D'El Rei, a Central Eléctrica, o Moínho e a Moagem Mendes Godinho. Sobretudo esta, pelo facto de ter sido construída e organizada para trabalhar na vertical. Dizem que é única no nosso país.

Logo, penso que é imensa a responsabilidade de tomar o projecto entre mãos se fôr neste sentido, repito.

Abomino, contudo, qualquer intenção ou projecto de requalificação daquele espaço para qualquer outro fim.

06 março, 2007 15:39  

Enviar um comentário

<< Home