segunda-feira, março 05, 2007

Propostas de alteração do Polis


O PS de Tomar entrega amanhã, terça-feira, pela manhã, algumas centenas de propostas de alteração do Plano de Pormenor do Flecheiro/Mercado Municipal, confiadas àquela organização partidária por cidadãos tomarenses.

1 Comments:

Blogger oCUCOmALUCO said...

Acho a construção da ponte rodoviária no Flecheiro um erro de estratégia crasso. Para além de fazer confluir ainda mais trânsito para o centro da cidade e aumentar a poluição, vem cortar ao meio aquela que poderia ser a segunda maior e melhor zona verde de Tomar a seguir à Mata dos Sete Montes.
A zona verde do Flecheiro foi assim anunciada em devido tempo pelo presidente Paiva, mas ao que parece o tempo encarregou-se de lhe mudar os planos.

Dizem os defensores de tal construção que assim melhora o acesso às escolas e ao futuro Forum (outro erro de palmatória) a construir no local do actual mercado.
Na minha opinião a localização mais favorável seria a sul de Tomar de forma a fazer afluir o trânsito algures na zona de Marmelais e escolar.

Tomar tem uma condição quase única no nosso país: é dividida ao meio por um rio que banha à sua direita a cidade velha, cheia de história e simbolismo, com uma malha urbana com densidade e volumetria características da velhas urbes do nosso país, cuja ambiência deve ser respeitada e protegida por todos, desde os habitantes até aos responsáveis autárquicos.
Do lado esquerdo estende-se a cidade nova, zona de expansão urbanística ainda levemente misturada com franjas da cidade mais antiga, por via das indústrias que outrora aí floresceram. Refiro-me à rua das Poças, Voluntários da República, Santa Iria, e de uma forma geral toda a margem urbana esquerda do Nabão.
Para além destes espaços entende-se a nova cidade de Tomar onde, aí sim, não faltam espaços e oportunidades para exercícios de arquitectura, onde se podem rasgar novas avenidas e erguer edifícios de aspecto moderno e realmente modernos na sua tecnologia.

Deixe-mos pois Tomar descansar sobre a sua história, mantenhamos a sua vivência mais pura e sobretudo respeitemos a memória dos que nos precederam, porque as cidades são acima de tudo memórias acumuladas. O que vemos, casas, ruas, vielas, são apenas a materialização dessas vivências passadas.

...o mercado municipal faz parte integrante duma forma muito própria de viver em Tomar, e desmintam-me quando eu digo que tem mais a ver com a zona histórica que com o resto. Daí eu defenser a sua manutenção no local sem descurar o seu restauro e melhoramento das condições para quem ali vende e compra.

Quanto ao Forum, suponho que seria mais próprio erguê-lo noutro local na zona nova da cidade. Discutir a sua oportunidade é tema para outra ocasião.

22 março, 2007 12:10  

Enviar um comentário

<< Home