tomaronline
Tomaronline é um espaço de informação e discussão da realidade e problemática da região templária e nabantina. Livre e responsável, o seu editor, António Carlos Martins Godinho não se furtará a tomar posição por mais (in)conveniente que seja, a qualquer entidade, grupo(s) e poder(es). Tomaronline fica também disponível a todos os cidadãos que queiram exercer o seu direito de cidadania activa, basta enviar mail para tomaronline@sapo.pt
Previous Posts
- Ginastas de Tomar nas finais no Maia Cup
- Afinal ... o Presidente comeu ou não comeu? E porq...
- GAT doa ao GAAC
- Governador Civil de Santarém reuniu com Comissão d...
- Casa dos Cubos inaugurada
- Hoje é/foi dia de Festa .. tocaram as bandas ... e...
- Ginastas do GCT em competição internacional de acr...
- Hotel no Convento de Cristo ...
- Novas instalações das Finanças de Tomar a caminho
- Tim (sem Xutos) em concerto em Tomar
segunda-feira, março 05, 2007

1 Comments:
Acho a construção da ponte rodoviária no Flecheiro um erro de estratégia crasso. Para além de fazer confluir ainda mais trânsito para o centro da cidade e aumentar a poluição, vem cortar ao meio aquela que poderia ser a segunda maior e melhor zona verde de Tomar a seguir à Mata dos Sete Montes.
A zona verde do Flecheiro foi assim anunciada em devido tempo pelo presidente Paiva, mas ao que parece o tempo encarregou-se de lhe mudar os planos.
Dizem os defensores de tal construção que assim melhora o acesso às escolas e ao futuro Forum (outro erro de palmatória) a construir no local do actual mercado.
Na minha opinião a localização mais favorável seria a sul de Tomar de forma a fazer afluir o trânsito algures na zona de Marmelais e escolar.
Tomar tem uma condição quase única no nosso país: é dividida ao meio por um rio que banha à sua direita a cidade velha, cheia de história e simbolismo, com uma malha urbana com densidade e volumetria características da velhas urbes do nosso país, cuja ambiência deve ser respeitada e protegida por todos, desde os habitantes até aos responsáveis autárquicos.
Do lado esquerdo estende-se a cidade nova, zona de expansão urbanística ainda levemente misturada com franjas da cidade mais antiga, por via das indústrias que outrora aí floresceram. Refiro-me à rua das Poças, Voluntários da República, Santa Iria, e de uma forma geral toda a margem urbana esquerda do Nabão.
Para além destes espaços entende-se a nova cidade de Tomar onde, aí sim, não faltam espaços e oportunidades para exercícios de arquitectura, onde se podem rasgar novas avenidas e erguer edifícios de aspecto moderno e realmente modernos na sua tecnologia.
Deixe-mos pois Tomar descansar sobre a sua história, mantenhamos a sua vivência mais pura e sobretudo respeitemos a memória dos que nos precederam, porque as cidades são acima de tudo memórias acumuladas. O que vemos, casas, ruas, vielas, são apenas a materialização dessas vivências passadas.
...o mercado municipal faz parte integrante duma forma muito própria de viver em Tomar, e desmintam-me quando eu digo que tem mais a ver com a zona histórica que com o resto. Daí eu defenser a sua manutenção no local sem descurar o seu restauro e melhoramento das condições para quem ali vende e compra.
Quanto ao Forum, suponho que seria mais próprio erguê-lo noutro local na zona nova da cidade. Discutir a sua oportunidade é tema para outra ocasião.
Enviar um comentário
<< Home