quarta-feira, julho 31, 2019

Dez anos é muito tempo, muitos dias, muitas horas a esperar ... e nada

radiohertz.pt
   Segundo a “Rádio Hertz”, “dez anos depois do incêndio na Tipografia Nabão, Tribunal não confirma tese de “fogo-posto”… e assim os antigos trabalhadores perderam o direito às indemnizações”.
     Dez anos depois …
     Isso mesmo … dez anos depois.
     Uma década e depois vai-se a ver e nada.

À Célia é de se lhe tirar o chapéu

radiohertz.pt
Incólume nos desaguisados  
Tomarense Célia Bonet, actual vereadora na autarquia tomarense, foi contemplada com o 6.º lugar da lista do PSD às legislativas.   
   Num processo que envolveu mortos, feridos, choros, murros e ranger de dentes, as listas do PSD para as Legislativas de 2019 foram aprovadas, ontem, dia 30 de julho, em reunião do Conselho Nacional, em Guimarães. Com algumas alterações na lista de Santarém, a tomarense Célia Bonet, atual vereadora, encontra-se no 6.º lugar desta lista. Os nomes da lista de Santarém são por ordem: Isaura Morais, João Moura, Duarte Marques, Sónia Ferreira, Rui Rufino, Célia Bonet, João Oliveira, Ana Lúcia Cláudio e Isilda Aguincha.
  Se não conhece a maioria dos nomes, também nós não. Pela nossa parte, resta-nos adaptar conhecida cantiga do sobe, sobe, Célia sobe. 
PS - “Rio não ganhou tudo mas saiu vivo”, é título do “Observador”

Título do JN (Jornal de Notícias)

istockphoto.com
    - Mulher morta pelo marido tinha "amo-te" escrito no corpo.  
    Caso para dizer, quanto mais me matas mais gosto de ti.

O deputado do PCP mais velho que os armários

   Pergunta do jornal Mirante numa entrevista a António Filipe, deputado do PCP.
   - Está há trinta anos no Parlamento. Não se sente já mais velho que a mobília?
   António Filipe:
  - Sou mais velho que muitas peças de mobiliário, substituídas há uns anos numa modernização das instalações. A Assembleia da República que conheci em 1989 é hoje muito diferente. Já passaram pelo Parlamento, durante este tempo, várias gerações de deputados. Encaro esta minha passagem longa pela assembleia como não sendo vitalícia. Vai haver um tempo em que terei de dar lugar à renovação.
  Será ainda este século? Perguntamos nós.     

terça-feira, julho 30, 2019

Altas golas (inflamáveis?)

marketeer.pt
   Segundo a “Rádio Hertz”, Anabela Freitas (presidente da Câmara de Tomar, conhecida pelos chapéus que usa e não pelas blusas de golas altas), confirma distribuição de quarenta das “polémicas” golas pelo concelho: “É preferível não as utilizarem se se depararem com um incêndio».
    O nosso blogue adianta propostas no sentido de serem adquiridos na nossa região produtos menos inflamáveis que as golas e que podem ajudar a proteger os cidadãos dos incêndios.
            - Kit de terços e imagens de Nossa Senhora de Fátima.
            - Garrafas de água do Agroal, fresca mais fresca não há.

O ser humano é uma ilha ...

   Acreditem que estamos corados de vergonha por publicar esta imagem mas um amigo fez-nos chegar um conjunto de pacotes de açúcar com verdades à moda do Porto. Este é o mais leve. Se quiserem ver outros peçam-nos.
      Verdade deste nível faz-me lembrar as palavras do catalão Pi de la Serra ''Se os filhos da puta voassem nunca veríamos o Sol''.
    Já que estamos com a palavra na ponta da língua, aqui vai um verso atribuído a Bocage
“A vida é filha da puta,
a puta é filha da vida
Nunca vi tanto filho da puta
na puta da minha vida!”

Depois de ter perdido a vergonha só me apetece é disponibilizar as imagens dos outros pacotes. 

Atrelados (sempre a inovar)

   Nas suas performances inovadoras, após os nebulizadores e sombreadores, a câmara acaba de introduzir na zona de lazer, junto ao parque infantil, um “atrelado da questão”. Para que serve um “atrelado da questão’’? Exatamente para isso, para não estar a ver as coisas sempre para o mesmo lado. 

Alojamento Local (de recurso)


   Pode chamar-se ALR, Alojamento Local de Recurso. Pode dizer-se se queres dormir uma sesta não vais mais longe, deita-te já aqui. Cada um pode chamar-lhe o que quiser. Há mesmo quem lha chame um colchão. Em vez de ir para o lixo, fica de serviço.

domingo, julho 28, 2019

Matagal rima com Centro comercial

   Traseiras do centro comercial rima com matagal. O centro comercial pode estar um tanto desativado, o matagal não. 

Chapéus há muitos ... mas como os da Anabela, só os dela

radiohertz.pt
   Cresce um desusado movimento no sentido de que no centro de interpretação da Festa dos Tabuleiros, aprovado pala executivo autárquico, seja reservado uma local nobre para aí serem colocados os chapéus que a presidente da autarquia usou nos cortejos.
   A notícia pode ser falsa mas os chapéus eram verdadeiros. Foram vistos por milhares e milhares de olhos incrédulos.

Ponte do Flecheiro: temporização dos semáforos, rotunda ou stress?

radiohertz.pt
   Quando foi construída a ponte do Flecheiro, dizia-se que o cruzamento deveria ter uma rotunda. Não foi, por razões que a razão desconhece. Há anos que a paciência de espera dos condutores tem sido posta à prova. Agora, segundo a “Rádio Hertz”, o Partido Social-Democrata quer que os semáforos que se colocam a quem “desce” pela ponte do Flecheiro  – em sentido ao cruzamento com a avenida D. Nuno Álvares Pereira – sejam intervencionados ao nível do temporizador. A vereadora Célia Bonet, em recente sessão do executivo, alertou para os constrangimentos com que os automobilistas se deparam, ou seja, o tempo em que o “verde” está ativo dará, no máximo, para que passem entre cinco a seis veículos. Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, admitiu que os serviços camarários irão contactar a empresa responsável pelas mudanças no temporizador.
   A talhe de ''era bom que fosse'', espera-se que seja apresentada uma proposta no sentido de que o executivo aprove a tal sempre adiada rotunda, quanto mais não seja colocando um tabuleiro ao centro do cruzamento. Ou mesmo um barril (para patos bravos já basta assim).

sexta-feira, julho 26, 2019

Centro Histórico de Tomar refrescado com nebulizadores e sombreadores

naandanjain.cm.br
É uma espécie de chuva que não molha
Segundo o “Cidade de Tomar”:
   - No âmbito de uma candidatura apresentada pelo Município de Tomar ao Fundo Ambiental, recentemente aprovada, vai ser possível implantar no centro histórico de Tomar os chamados "nebulizadores” bem como sistemas que permitam criar sombras de forma a regular o ambiente térmico em dias de temperaturas muito elevadas. Segundo pesquisamos, os nebulizadores são aparelhos que permitem aliviar o desconforto provocado pelo calor ao difundir microgotas sob a forma de uma bruma muito fina que logo se evapora e mistura com o ar. No fundo, acabam por expelir uma chuvinha suave que refresca mas não molha. A notícia foi avançada pela presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas (PS) na reunião de executivo que se realizou na segunda-feira, 22 de julho. A autarca respondia, desta forma, a uma interpelação do vereador do PSD, José Delgado, que no período antes da Ordem do Dia levantou um conjunto de questões acerca de medidas possíveis de implementar em Tomar para minimizar os efeitos das alterações climáticas.
    Em nossa modesta opinião, avançamos com outras medidas profiláticas assaz capazes de melhorar o ambiente:
   - Acionar “perfumadores” como se fossem aspersores, de preferência cheirinho templário.
  - Regar o pavimento com um produto antiexcremento canino, capaz de dissolver de imediato o cocó do cão.
  - Prover a Praça da República de um purificador, a ser distribuído nos dias em que ocorram reuniões do executivo municipal.
  - Implantar “ pacientadores”, um equipamento altamente inovador que permite controlar a paciência.

quinta-feira, julho 25, 2019

PSD aprova listas de punho na cara. Dantes seria de punho no ar

                                             omirante.pt                                                                     pt.pngtree.com
Será por falta de férias? Será do calor? Será por causa dos fogos?  Seja do que for     
Segundo o jornal “i”, a reunião entre a distrital de Santarém, liderada por João Moura, e a direção social-democrata acabou da pior forma: aos berros e com muitos apelos à calma. Segundo o “i” esta quinta-feira, uma reunião entre a distrital de Santarém, liderada por João Moura, e a direção social-democrata por pouco não acabou à pancada. “Não chegaram a vias de facto, mas foi muito tenso, tiveram de os acalmar”, disse ao “i” uma fonte que assistiu à altercação.

Quer pensar melhor?

 Hotel com música pimba à cabeceira e cerveja em fundo

                                            antenalivre.pt                                                                                       meucopo.com
    Conhece alguém que queira vir passar o fim-de-semana a Tomar e instalar-se no Hotel dos Templários? Dê-lhe uma dica tipo escolha certa ”Quer pensar melhor?” É que a festa da cerveja, como de costume, oferece, à cabeceira dos visitantes alojados no hotel, a popular música pimba. Mesmo que os turistas não queiram pular. 

quarta-feira, julho 24, 2019

Quem te avisa teu ''combustível'' é

motor24.pt
    O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, defendeu esta quarta-feira que os portugueses devem começar a “abastecer” as suas viaturas para “se precaverem” no caso de haver greve dos motoristas.
   Quer isto dizer que é inevitável a greve dos motoristas? Até quando? Até serem descobertas viaturas a água?

O polegar mais conhecido das sugestões de leitura


Em entrevista, diz o jornal “Público” sobre o ex-governante:
   - Há quem diga que tem o “polegar mais famoso do Facebook”. Tudo porque José Eduardo Martins gosta de ler e comentar, recomendando ou não, os livros que lhe vão passando pelos olhos. Quando os fotografa, para mostrar as capas aos amigos e seguidores, deixa o dedo aparecer. E foi assim que o seu polegar se tornou conhecido. Aos 49 anos, José Eduardo Martins é sócio do escritório Abreu Advogados desde 2005. Para trás ficaram as experiências governativas — foi secretário de Estado nos Governos de Durão Barroso e de Pedro Santana Lopes — e a longa passagem pelo Parlamento, onde esteve como deputado eleito pelo PSD entre 1999 e 2011. “Passei muitas tardes no plenário com um livro”, recorda. Não é de admirar, José Eduardo anda sempre com livros: mete-os na mochila, leva-os a passear, almoça com eles, vai com eles à praia“.
   Numa mini ou mesmo zero sondagem local, o nosso blogue faz de conta que registou os seguintes resultados à pergunta “Que livros leva para ler nas férias?
   - 85 por cento responderam “Quais férias?’’
   - 5 por cento responderam “Então vou de férias para ler livros?’’
  - 5 por cento responderam “muitos políticos dizem quais os livros que levam para férias mas não lêem nenhum, são só para a fotografia”.
  - 5 por cento assumiram “As minhas leituras de férias têm só uma cor, cor-de-rosa (as revistas cor-de-rosa).’’

segunda-feira, julho 22, 2019

Progressos: de boca em boca até ao ronco final

   Jornal “Público”, de sábado no “Diário” de Vasco Pulido Valente:
   - ‘’O PAN quer que os portugueses deixem de atirar beatas para o chão. Marcelo Caetano e António Sérgio queriam que os portugueses deixassem de cuspir no chão. Estamos a fazer progressos”.
   Será que a seu tempo os portugueses vão ser proibidos de ressonar, alvitramos nós?

Proibido ler em Loures. Pior é impossível ou talvez só bitoque a 25€.

                                                                wwww.dn.sapo.pt
   Relata o “Diário de Notícias” que, na tarde de sábado, com mais de metade das mesas vazias, um cidadão senta-se na esplanada de um café, preparando-se para consumir uma bebida fresca e pôr a leitura em dia. Tira o DN para cima da mesa e já não o consegue abrir. O empregado de mesa aponta o dedo e diz lá do fundo: "não está a ver o aviso?" Refere-se a um papel colado no tampo das mesas que diz "Não é permitido estudar ou ler (jornais, revistas livros ...) na esplanada” a gerência").
   Será que também não pode ler o “Correio da manhã”, pensamos nós?

Mação valente

                                                                       sicnoticias.pt
   Em fim-de-semana de fogos intensos, ocorre-nos adaptação do hino nacional:
   Heróis do mato, massacrado povo, Mação valente e mortal, levantai hoje de novo as mangueiras do quintal. Entre as chamas da encosta, ó gentes sente-se a lavra das tuas lágrimas atroz, que há-de guiar-te à vitória…
    Mesmo em cinzas, pensamos nós.

O lixo é lixado ou Coisas lixadas (do lixo)


   Fotos elucidativas de um alvor dominical, nas traseiras da câmara e frente aos CTT. Será o dia concelhio do papelão. Ou não?

sábado, julho 20, 2019

Piadas toscas do momento / silly season

                                                                          theanfieldtalk.com

                “Paraísos fiscais. Saíram de Portugal 30 mil milhões de euros entre 2016 e 2018
                “ PS ressuscita terceira travessia do Tejo”
                Títulos do “Jornal Expresso”
                Piada - Esta terceira travessia será para facilitar a saída de mais milhões?
                ******
                “Homem de 78 anos gasta mil euros na noite em que morreu num bar de alterne”
                Título “Correio da manhã”
                Piada - Então ao menos que para morrer não se seja forreta.
                *****
                “Dar comida a animais de rua continua a ser proibido”.
                Titulo “Jornal Público”
                Piada - Então os animais sem abrigo têm de morrer de fome?
                *******
                “Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”
                Neil Armstrong quando há 50 anos “desembarcou” na lua / alunou.
                Piada – Pelo menos estes anos a humanidade ficou a marcar passo no referente a voltar à lua. O mais provável é que não haja lá nada para fazer. Uns duvidam que alguma vez lá se tivesse chegado, outros sempre viveram na lua.

Sempre a abrir

   Segundo o “Tomar na rede”, um casal da Golegã foi entrevistado no programa “A Tarde é Sua”, da TVI, para falar sobre o problema da dependência sexual que a mulher tem. Sandra Ferreira assumiu ser viciada em sexo e confessou ter traído com vários homens o primeiro marido e o atual companheiro.

Vá lá, vá lá (já vi pior)

mediotejo.net
            Vamos lá manter as coisas (pensaram eles, pois para pior já basta assim)
   No Instituto Politécnico de Tomar há 500 vagas para as 15 licenciaturas ministradas nas três escolas que integram a instituição. O número de vagas é igual ao do ano anterior.
   Hugo Costa (PS) mantém 4.° lugar na lista de candidatos a deputados.
   A isto chamam-se estratégias de manutenção, do vá lá, vá lá, podia ser pior.

Do berço da Nação para a desilusão da Festa (dos Tabuleiros)

                                                    mundoportugues.pt                                                                                             opinioesemteia.blogspot.com

            A Admiração, a desilusão e o farnel
   Um cidadão, nascido e vivido em Guimarães, publicou um texto no Jornal “ Templário” onde refere a sua admiração e depois desilusão no Festa dos Tabuleiros porque havia quem cobrasse 2,50 euros por um pão com manteiga e 25 euros por um bitoque.
   Pensamos nós, há gente que para evitar essas desilusões recorre, por exemplo, ao clássico e tradicional farnel.

sexta-feira, julho 19, 2019

Ode (+-) ao saque

            O banco aos poderosos milhões emprestou
            Um membro da administração facilitou
            O outro membro mais alto não reparou
            O supervisor da supervisão ignorou
            O regulador da regulação não regulou
            O controlador da controlação não controlou            
            O pecúlio da especulação lá andou
            Até a Assembleia da República se queixou   
            Depois do regabofe quem é que se lixou?
            Quem é que se lixou?
            (A resposta é que são sempre os mesmos.
            Não rima mas é verdade. Odemos então.)

quinta-feira, julho 18, 2019

Patos de vigilância

    Conforme se pode ver, atentos, desconfiados, gorgomilo em alerta, os patos a tentarem defender o seu reduto da invasão das descargas poluentes, ou de inimigos diversos, ou das convulsões climáticas, ou seja lá do que for.
    Já foi divulgada a lista distrital do PS às eleições legislativas. Não consta nenhum destes patos.

Cadelas, porque não?

canaldopet.ig.com.br
   ‘’Já me pediram para pintar as unhas e os lábios a uma cadela – diz José Manuel Martins, dono de duas lojas de animais e de uma clínica veterinária, ao ‘’jornal Mirante’’.
    Resta saber o que pensa o PAN sobre estas modernices.
    Pela nossa parte, cadelas quanto mais produzidas melhor. Até mesmo cães.

terça-feira, julho 16, 2019

Festa dos Tabuleiros anual (?)


   O exemplar empenho dos tomarenses na Festa dos Tabuleiros pode suscitar questões como o que fará o povo nestes três/quatro anos, até à próxima? Daí a oportunidade quiçá já assaz debatida sobre as vantagens de tornar a Festa dos Tabuleiros anual.
   Entre outras questões:
   - Alguns tomarenses não conseguiram tirar a foto com o Presidente da República e não querem esperar quatro anos.
   - O pessoal arrisca-se ao mesmo dilema dos portugueses que ficaram sem nada para fazer depois da descoberta do Brasil.
   - Arrependidos, os bois revoltosos querem uma segunda oportunidade já para o ano.
   - Ano sem Festa dos Tabuleiros é como os tomarenses irem a Roma e encontrarem o Papa de férias.
   - Cidade sem ano de Festa dos Tabuleiros é quase decerto cidade menos limpa.
   - Se a Festa dos Tabuleiros é a alegria do povo por que não pode o povo ser feliz todos os anos? 

Os chinelos da questão

extra.com.br
   O “Diário de Notícias” expõe transcendente dilema, ou mesmo trilema “Com o verão chega a dúvida: conduzir de chinelos é ilegal? Nos meses de verão, época de férias na praia, conduzir de chinelos é uma prática comum mas dentro ou fora da lei?”
    Talvez à espera que a Associação Nacional dos Chinelos se pronuncie sobre o assunto, por cá o Verão encontra-se encoberto.

Acabar com o vinho?! Já?!

agriculturaemar.com
   Segundo o “Correio da manhã”, a atual roda dos alimentos - Roda da Alimentação Mediterrânica - vai ser revista pelas autoridades da Saúde até 2020. Uma das medidas previstas no relatório do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), da Direção-Geral da Saúde (DGS), apresentado esta segunda-feira no Porto, é a censura do "consumo moderado de vinho às refeições".
    Um dia destes, deduzimos, ainda vão acabar com os três efes, fado, futebol e Fátima. Ou mesmo o quarto efe, o facebook.

Um azar pode nunca vir só

eco.sapo.pt
   Segundo o “Jornal Mirante”, um indivíduo foi “apanhado com 167 raspadinhas furtadas em estabelecimento de Torres Novas”.
   Além disso, azar maior, pensamos nós, seria que nenhuma das raspadinhas tivesse prémio.

domingo, julho 14, 2019

Alguns reflexos da semana - o que eles disseram (VI)

Quem quer ser deputado?
- PSD agastado, PS calado, Bloco rachado, PCP ao lado - As listas dos candidatos às legislativas de Outubro, pelo distrito de Santarém, estão na ordem do dia e mobilizam as máquinas partidárias. São processos em que corre sempre algum sangue.
“Jornal torrejano”

Alguns reflexos da semana - o que eles disseram (V)


Estamos sempre a aprender
- O que nos ensina a máfia sobre os gastos das câmaras municipais?
Nuno Aguiar, “Revista “Visão”

Alguns reflexos da semana - o que eles disseram (IV)

pt.wikipedia.org
Evitam de vir para cá
- Visita de Trump a Portugal? Já há reservas em hotéis de Lisboa entre 20 e 25 de Agosto.
“Diário de Noticias”

Alguns reflexos da semana – o que eles disseram (III)

scimed.pt
Foi você que pediu um placebo?
- Milhares de portugueses tomam medicamentos que não fazem efeito - Lista estudada inclui tratamentos para depressão, problemas cardiovasculares, colesterol, dor ou até cancro”
“Jornal Expresso”

Alguns reflexos da semana – o que eles disseram (II)


Assunto resolvido
- Deputado Hugo Costa (PS, de Tomar) intervém no debate (AR), sobre pagamento de rendas excessivas de electricidade.   
“Cidade de Tomar”

Alguns reflexos da semana - o que eles disseram (I)

Diga lá outra vez!
- Profissionais formados no Politécnico de Tomar são cada vez mais valorizados -
João Coroado diz que o IPT a que preside aumentou a sua influência na região.
“Jornal Mirante”

Ginásio Clube de Tomar : ORGULHO nabantino em terras transalpinas de Cristiano Ronaldo

   Há cinco dias não passaria por certo pela mente de qualquer destes ginastas (11 raparigas e um rapaz), para além da experiência enriquecedora que é sempre a participação nestas competições internacionais de elevado nível de competência, competição e convívio social/multicultural, a qualidade do desempenho de todos no praticável e consequentemente os resultados alcançados. 
   Graças ao acesso democrático às novas tecnologias pudemos ver em direto via live stream toda a competição e a competência que o rapaz e as raparigas espelharam e espalharam. PARABÉNS! Sentimos orgulho! Não esquecemos mais uma vez o papel das famílias e amigos e ''at last but not the least'' toda a equipa técnica do GCT que desde as classes de Formação até às classes de competição participam neste processo de Educação. Muito mais que os resultados de competição valorizamos todo o processo de aprendizagem e construção de cidadania. Parabéns Diana, parabéns Joana. Parabéns mãe Elsa. Boa viagem de regresso.

Ginásio Clube de Tomar ao mais alto nível em Turim no Acro Cup: 7 medalhas (3 pódios com 2 medalhas de prata e cinco de bronze) - informação atualizada

  
Ginásio Clube de Tomar (GCT) voltou a estar presente no Turim Acro Cup, 7.ª edição, desta vez com comitiva composta por 12 ginastas, Par misto (Bruna e Nuno), Par feminino (Raquel e Matilde), Par feminino (Rita e Maria), Trio (Mariana, Léo e Érica), Trio (Lara, Núria e a Beatriz), 2 treinadoras (Diana Lourenço e Joana Freitas) e a dirigente (Elsa Silva). Os 4 pares grupos do GCT que concluiram a competição no período da manhã (finais), conseguiram de forma surpreendente alcançar 2 lugares de pódio (3.º lugar), o par misto (Bruna e Nuno) e o trio (Mariana, Léo e Érica). Das equipas portuguesas presentes só o GCT teve o privilégio de ver desfraldada a Bandeira Portuguesa na cerimónia protocolar de entrega de medalhas ao início da tarde de hoje. No período da tarde, ainda competiram na final do seu escalão, o par feminino (Rita Silva e Maria Sousa), ficando no lugar do meio do pódio (2.º lugar).
Parabéns aos ginastas, equipa técnica e famílias, mas também aos amigos do GCT e instituições públicas e privadas que permitem com o seu apoio que o nome de Tomar e de Portugal seja reconhecido internamente mas também na Europa e no Mundo. Parabéns à jovem Direção e restantes órgãos sociais, na sua maioria pais e amigos dos ginastas, que novamente cumprem o ''espírito'' e ''interesses'' que estiveram há 24 anos na génese do Ginásio Clube de Tomar: Associação Gímnica de Trampolins e Desportos Acrobáticos. Obrigado pelo orgulho que nos fazem sentir, não só pelas medalhas que os ginastas ganham mas sobretudo pelo ''espírito de equipa'' e por sentir que ''os valores coletivos'' se ergueram de novo.

sexta-feira, julho 12, 2019

Festa dos Tabuleiros: a ''revolta'' dos bois


   “Bois tresmalhados acabaram por não ir no cortejo”, é o apontamento do “Jornal Templário”, na  sua página de ironia, “Pelourinho”. Diz a graça que o boi chefe terá deduzido “Está cá o Marcelo? Uhm, já não vou no cortejo”
   Deduzimos outras possíveis questões pelas quais os bois se tenham recusado a participar no grande cortejo dos tabuleiros:
            - O PAN não permite aos bois fazerem fretes ao domingo?
            - A família dos bois não foi convidada para a bancada VIP?
            - Por norma, os bois investem contra multidões?       
            - Os bois não encornam o espírito da Festa?

A rica pobreza da semana

cm-guimaraes.pt
   Segundo o “Jornal de Notícias”, o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) da Câmara de Guimarães está sem funcionar praticamente desde que foi instalado, em 2010, porque consome muita energia. O equipamento é um dos mais luxuosos do país e o JN conseguiu ter acesso à ata da deliberação da compra, que mostra que o preço final foi de 813 mil e 400 euros, mais IVA, o que dá um total de um milhão de euros.
   A isto se chama um investimento mal sustentado, ou insutentável.

quinta-feira, julho 11, 2019

Estado da Nação (doente e imortal)

lifestyle.sapo.pt
  Somos dos mais lentos na Europa a aprovar medicamentos inovadores. Exemplo, um medicamento que demora cá 634 dias a ser aprovado, na Alemanha são 119 dias.
   Glosando o assunto, quais serão as razões do atraso em Portugal?     
       - Os comboios andam mais devagar?
       - Quanto mais tarde chegarem, menos dinheiro o Estado gasta?
       - Questões burocráticas porque os ofícios ficam sempre para amanhã?
   Concluindo:
   - Quem quiser o medicamento mais rápido, vá comprá-lo à Alemanha.