No dia do centenário do nascimento de Lopes-Graça, a Câmara Municipal de Tomar, inaugurou um conjunto escultórico da autoria de Rui Fernandes, colocado na zona verde perto do Estádio Municipal 25 de Abril, na margem esquerda do rio Nabão.
Lopes-Graça, sentado num banco de jardim está acompanhado do seu amigo de juventude Nini Ferreira.
Desta forma, a autarquia resolveu vários assuntos pendentes, relacionados com a homenagem ao músico, compositor, ensaísta e cidadão anti-fascista, que teve uma obra ímpar e sobretudo inovadora no domínio da música portuguesa e universal, que o colocam como um dos maiores compositores do século XX, mas também de forma ''oportuna'' dá resposta aos cidadãos que entendiam dever ser homenageado o farmacêutico, ''jornalista local'', militante defensor do rio Nabão e do verde nabantino, Fernando ''Nini'' Araújo Ferrreira.
O facto de os dois tomarenses terem sido colocados de costas voltadas para o Nabão, terá sido amplamente comentado pelas várias dezenas de presentes na cerimónia oficial.
Segundo ''fonte bem colocada'' junto do poder autárquico, o enquadramento escolhido terá a ver com as futuras fotografias tiradas aos dois personagens, que assim permitirão ter como fundo o rio e a cidade.
Perspectivas!
18 comentários:
Oportuna fotografia com o Bloco Central (PSD + PS) logo atrás do Nini e do Graça.
Tem Graça.
E é uma desgraça, pr´ra quem está e pr´a quem passa.
... realmente tudo serve para dizer mal...
Porque é que em vez de , anonimamente, procurarem dizer mal do PSD - que gere o Município e do PS - que gere o País, não apresentam soluções para os problemas que vão sendo criados, ou urgem há muito tempo uma solução?
Olhem, por exemplo:
Quanto tempo mais vai levar a Câmara, atrvés da Sociedade Polis, a resolver o impacto negativo criado pelo muro de betão, colocado junto ao Rio, após a requalificação da zona envolvente ao Campo de Jogos 25 de Abril?
No mínimo podemos falar de bom senso - ou da falta dele - nesta actuação da Câmara de maioria PSD...
Agora discutirem se a estátua fica bem de costas para o rio ou não, sinceramente...
E já agora: ninguém quer discutir a futura localização da Estátua com pilar 2estado novo", abruptamente lançada na Praça da República?
...já que falamos de estátuas...
Venham de lá essas opiniões!
Luis Ferreira
"discutir a futura localização da Estátua com pilar 2estado novo", abruptamente lançada na Praça da República?"
Não será a estátua do Gualdim Pais, ou será mesmo?!
p. f. Sr.Luis Ferreira explique lá o que isto é para se poder discutir.
Essa do Metro de Superfície foi gira...
Mas já agora, em abono da verdade, a ideia não é minha e foi aliás assumida pelo PS de Tomar, em 14/Abril/2006 .
Não se faça de desentendido, Sr. Anónimo, é evidente que estava a falar da Estátua do nosso Fundador D.Gualdim-Pais, 4º Mestre da Ordem do Templo em Portugal.
Pontos para reflexão:
1-A volumetria da estrutura de suporte (Base) da Estátua é a adequada ao tamanho da Praça?
2-A localização é a ideal, no contexto da Cidade?
3-A funcionalidade da Praça perdia ou ganhava com a sua "deslocalização"?
4-Que projecto de "Arquitectura Histórico-Urbana" é necessário para encontrar as necessárias localizações de tais obras de arte (estátuas)?
...
(Decerto muitos mais casos de importância haverão para discutir em Tomar, como é óbvio. A introdução deste tema apenas me surgiu pela "brincadeira" da discussão sobre a localização da estátua de Lopes Graça e Nini Ferreira)
Luis Ferreira
Oh Sr. Luis Ferreira
Aproveite a Assembleia Municipal de 6ª feira para fazer uma proposta e discutir lá este assunto com os outros políticos, pode ser que resulte.
Bela homenagem a dois pensadores e a dois grandes homens de Tomar, apenas isso, sem partidite aguda, eu fui lá como tomarense e homem da cultura.
Bem haja a esses dois grandes homens, que venham mais assim.
FM
Nini Ferreira amante da natureza, das andorinhas, do Rio, do Mouchão,
Lopes-Graça amava o Mouchão (ver foto dele sentado num banco do jardim).
Assim estes dois homens imortalizados em bronze deverão ir para o Jardim do Mouchão logo que este esteja "desentaipado".
Pode ser que "salvem" a descaracterização esse espaço.
E aí têm de ficar a olhar para o Rio, porque de costas voltadas andam aqueles que desgvernam esta terra.
Mas é claro que defendi (a ideia do Metro de Superfície, como espinha dorsal da Mobilidade do Médio Tejo).
Não sei onde foram buscar a ideia que não defendia. Recordo que ao tempo (Abril de 2004), eu era o Presidente da Comissão Política do PS e muito me orgulho dessa posição do meu Partido!
A seu tempo se verá que nós no PS tinhamos razão!
Um abraço e Festas Solidárias para todos!
Luis Ferreira
Resumindo - Sr. Luis Ferreira caia na real, deixe-se de entretantos e avance para os finalmente.
O seu canto de sereia não resolve os problemas que o Paiva, com a tácita aquiescência dos seus camaradas Mendes & Cª, tem arranjado.
A discussão - séria - sobre a Ferrovia Ligeira de Superfície no Médio Tejo, terá o seu tempo, que parece continuar a não ser agora...
Muitos números poderiam ser mandados para cima da Mesa, para ajudar a consubstanciar a opinião do PS de Tomar, assumida em 2004 e não em 2006 como erradamente em post anterior coloquei.
Apenas vos pergunto se acham que o Ramal de Tomar é viável?
Agora imaginem um tipo de composição (misto electrico e comboio) que pudesse fazer a ligação entre os Hospitais de Tomar, Torres Novas e Abrantes - mesmo à sua porta, e que passesse - claro - pelo Entroncamento.
Um tipo de composição que pudesse ligar o Convento de Cristo às outras Cidades da Região, aos IC e Alfas no Entroncamento...
Enfim, imaginem que deixavamos qde ter as nossas cidades impestadas de carros e começavamos - mesmo a sério - a ter uma atitude correcta e de relação sustentável com a vida...
Imaginem...
Não seria viável economicamente?
Sabem quais os montantes existentes em termos de financiamento comunitário para tais infraestruturas?
Pois...
Continuem a imaginar... e já agora a verem o comboio do desenvolvimento a passar...
Luis Ferreira
Sr. Luis Ferreira
Explique tudo isso ao Rodrigues (TNovas), ao Nélson (Abrantes) e, sobretudo, ao Paiva (Tomar) - o especialista em fundos comunitários.
Assim é que, sensibilizando-os, iria contribuir para o desenvolvimento sustentado desta Região.
E o pagode fica agradecido.
Aproveite.
Força.
Oh Amigo
Não coloque assim tantas e tão pertinentes questões, que o homem fica engasgado e vai ter dificuldade em responder.
Olhe é areia demasiada para a camioneta do dito.
Agora que um metro em Tomar ficava giríssimo, lá isso ficava, um must!
Aliás, estações até já há: Alameda - Santa Iria - Praça de Touros - Santo André - Santa Iria - Várzea Grande - Várzea Pequena - Pelourinho - Rotunda(s) - Estação - Levada - Diamecom - Nun´Álvares - Bombeiros - Cemitério - Marmelais - Nabância - Caixa - Mercado - Piscinas - Estádio - Politécnico - Hospital - Quartel - Correios (etc).
É uma diversidade maior que o metro de Lisboa, o do Porto e até o de Paris ou de Moscovo.
Com o nome de MetroPaiva (MP), então era a cereja no bolo.
Nomeava-se o Sr. Luis Ferreira como Presidente do Conselho de Administração, o Sr. Dr. Vitor Gil e o Sr. António Cruz como vogais e tínhamos um bloco central a funcionar em pleno.
Tomar ficava vanguardista do Ribatejo e do Centro.
Olhe que esta ideia do teleférico não é tão estapafúrdia como à primeira vista parece!
O João Soares também queria fazer um teleférico em Lisboa, lembra-se?
Pode ser que ele dê os planos ao seu (dele) camarada Luis Ferreira para execução em Tomar.
Ah, já me esquecia do Aeroporto de Valdonas (que alguém "baptizou" Aeroporto Pedro Marques).
Assim um no Alto do Piolhinho já não será preciso.
Só se fôr para trazer os campistas estrangeiros para Parque de Campismo socialista da Machuca!
Quem ler o conjunto de comentários, completamente estapafúrdios, sobre a solução "tram-train" - vulto Ferrovia Ligeira de Superfície, para o Médio Tejo, percebe logo que estamos a falar em "paralelos diferentes".
A discussão sobre as soluções de mobilidade para a nossa Sub-Região, no meu entender, deve passar por equacionar todas as soluções, incluíndo esta da Ferrovia Ligeira de Superfície, em detrimento daquilo que a Comunidade Urbana decidiu, que foi apenas equacionar a solução Rodoviária.
Sobre esta questão, convém apenas lembrar que os compromissos internacionais de Portugal, no que ao protocolo de Quioo diz respeito, vão obrigar-nos nos próximos 10 anos, a mudar radicalmente o paradigma de gestão do espaço e da energia.
Tentar negar esta evidência é o mesmo do que tentar travar as águas de um Rio com as mãos...
Acresce ainda um facto simples : As regiões que mais rapidamente se adaptarem ao novo paradigma, serão aquelas que mais bem preparadas estarão para o sucesso no futuro.
Eu por mim gostaria que a minha Região fosse uma delas. Cada um trilhará o seu caminho!
Luis Ferreira
P.S. - Para que não subsistam dúvidas, sobre a introdução do conceito em Tomar, para os mais distraídos foi trazido pelo Engº Élio Bernardino, na altura (2002), dirigente Distrital do PS e emembro da Comissão Política de Tomar e assumido em Conferência de Imprensa pelo falecido dirigente Sérgio Diniz, Carlos Silva, Élio Bernardino e Luis Ferreira
"solução "tram-train" - vulto Ferrovia Ligeira de Superfície, para o Médio Tejo, percebe logo que estamos a falar em "paralelos diferentes".
Qual é o paralelo do Sr. Luis Ferreira?
Será perpendicular ao do Sr. ocucomaluco?
ou diagonal?
Explique-se melhor p. f. p´rá gente poder entender.
Grazie.
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