sábado, junho 24, 2006

Audição dos responsáveis regionais da saúde na Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia da República apresentou o seguinto documento à Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde:

Proposta de Audição do Presidente do Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Exma Srª Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde:

Está em curso uma reestruturação do Centro Hospitalar do Médio Tejo, instituição que integra os hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas. Segundo os seus responsáveis, este processo procura estabelecer uma adequada articulação entre aqueles hospitais, através de um melhor aproveitamento dos recursos e meios disponíveis em cada uma daquelas unidades. Não se duvida da complexidade do problema, tanto mais que na origem da construção daquelas unidades estão sucessivos erros de planeamento quanto à missão, programação e dimensão de cada uma delas.

É um processo que se arrasta, multiplicando-se as indefinições quanto ao modelo de funcionamento do Centro Hospitalar e ao papel a desempenhar por cada um daqueles três hospitais, nomeadamente, quanto às especialidades a manter, desactivar ou criar em cada um deles; ao número, natureza, valências e localização dos serviços de urgência; ao sistema de circulação e transporte dos doentes; e, também, quanto à sua articulação com a rede dos centros de saúde.

Em todo este processo, tem persistido um evidente défice de informação, esclarecimento e participação da população. Os responsáveis hospitalares dizem aguardar as decisões da ARSLVT e, estes, os estudos e propostas daqueles.

Neste contexto, é natural que cresçam, entre a população, sentimentos de insegurança e intranquilidade quanto ao futuro do Centro Hospitalar, ambiente que explica as múltiplas movimentações de utentes daqueles concelhos em defesa do acesso e da qualidade dos serviços públicos de saúde e as diversas – e, não raras vezes contraditórias, tomadas de posição das forças sociais, políticas e partidárias locais.

Reconhecendo a necessidade de ponderar devidamente as soluções, reconhece-se também que o arrastamento do processo e a falta de informação pública sobre o mesmo, constituem procedimentos inadequados e desaconselháveis que urge corrigir e ultrapassar, sobretudo tratando-se de um Centro Hospitalar desta dimensão, cuja área de influência envolve mais de duas centenas de milhar de habitantes.

Assim, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, no sentido de um mais amplo, partilhado e rigoroso conhecimento do processo de reestruturação do Centro Hospitalar do Médio Tejo e da salvaguarda dos direitos dos seus utentes a cuidados de saúde de qualidade, requer a audição pela Comissão Parlamentar de Saúde dos Presidentes do Conselho de Administração da ARSLVT (Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo) e do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Lisboa, 20 de Junho de 2006


O Deputado do Bloco de Esquerda

João Semedo

27 comentários:

Anónimo disse...

o tempo que andam com bate bocas entre o que este e aquele fez no partido, critiquem antes quem fez a politica do serviço hospitar deste CHMT à uns anos atrás e aquilo que cada hospital iria ou não ter !

FederaçãoPSRibatejo disse...

Iniciativa interessante esta, promovida pelo Grupo Parlamentar do BE.

Provavelmente se estivessem em Tomar já estariam a fazer coro com o PS local, para a rápida demissão do Conselho de Administração!

Mas é tudo uma questão de tempo...

Vamos aguardar!

Luis Ferreira
Coordenador do Grupo Socialista da Assembleia Municipal

Anónimo disse...

Quando decidimos criticar os outros, devemos ao menos olhar para o espelho e verificar o que somos e o que fazemos!
Mesmos sem conhecer as vedetas de circo, sem desprestigio para os artitas, o "caravaggio" ou o "Virgilio", concluo que ambos não passam de uns patetas cobardes que, além de terem vergonha de si mesmos, são uns falhados na vida.
Mas o Senhor Luis Ferreira, Digno, Adjunto do Governador Civil do Distrito de Santarém, e defensor da causa pública, não tem qualquer responsabilidade nisso. Salvo se for tutor ou Padrasto de algum, o que duvído!
O Luis é, desde jovem, uma pessoa de ideais, não um "MARIA VAI COM AS OUTRAS", por isso o considero um Homem com "H" grande!
É de homens como ele que se faz a História, não de cobardes....

NG

Anónimo disse...

esta &%#&$ parece um blog pra lavar roupa suja do PS .... ai como vai esse partido...

Anónimo disse...

Mais um candidato a um tacho:ng

Anónimo disse...

um porque diz que o outro diz que fez e não o fez...o outro porque não disse que disse...um porque já tá com o tacho...o outro porque também quer o tacho...por isso é que isto não anda para a frente nesta terra....só querem poleiro, tacho, panelinha, etc....protagonismo !

lutem pelos direitos da vossa terra...cortem linha do norte, ic3, a23 ou a agua para lx na epal....ou façam como o outro disse...corram à pedrada quem não deixa fazer nada

Anónimo disse...

Algo de estranho aqui se passa! Só está certo, ou tem totalidade da razão, quem não pertence ao Partido Socialista ou está contra o Luis Ferreira!
NG

Anónimo disse...

Quem é este paródias do NG ?
Para além de mais incondicional que os incondicionais ainda não conseguiu perceber as questões que aqui se colocam.
Infelizmente gente desta não permite desenvolver o debate sério dos assuntos, apesar mesmo de posições como a do ilustre coordenador - sempre "armadilhadas" pelas suas posições políticas - que também entorpecem o diálogo, mas contribuem para o debate.
Portanto, sr NG deixe-se de louvaminhas e venha a jogo com seriedade. Se não tiver capacidade para isso entre de férias e não se intrometa.

Anónimo disse...

Caro cidadão sem identidade, intitulado de "anonymous":
Antes de mais queria lamentar, a sua maneira de estar na vida, ao esconder a sua identidade mostra a sua cobardia e as suas limitações,
analisando bem os seus comentarios anteriores, fica bem claro o seu objectivo, dizer mal de uma pessoa e de uma organização política, não o debate de ideias, como tanto apregua!
O estado em que se encontra o concelho de Tomar, a muito se deve a pessoas como V. Exª. DISSE.

NG

Anónimo disse...

O Sr. NG para além de provocador barato revela o baixo nível e o sectarismo partidário de que é possuidor.
Mas o melhor é não gastar cera com tão ruim defunto.
O desprezo vale muito mais.

FederaçãoPSRibatejo disse...

É um gosto ver a democracia electrónica funcionar em pleno...

Claro que com a pedagogia da Robótica que o Presidente da Câmara de Tomar, com o suporte dos vereadores do PSD, vão implementar em Tomar, com o dinheiro que o Governo lhes vai dar, tudo isto estará muito melhor daqui a alguna anos.

Pode ser que entretanto a Câmara de Tomar tenha presença institucional na NET.

Estou certo que tal só não acontece pela "mania controleira" (tipo Kim Il Sung) do Presidente da Câmara de Tomar ("Não há garantias de segurança" - costuma ele dizer), e não pela competência dos meus colegas Informáticos da Câmara de Tomar, que pelo que conheço deles são esmerados e competentes profissionais.

Infelizmente para eles e para todos os Tomarenses, o facto de termos um Presidente que é nesta, como em outras matérias, incompetente na gestão política dos dossiers, não ajuda de facto ao desenvolvimento do Concelho.

O problema é que o Sr. quando confrontado com esta incompetência, incapaz de contra-argumentar, habituado que está a ser bajulado pelos seus pares, entra na calúnia pessoal, qual arruaceiro que deve ter visto nos bantustões enquanto menino e moço e que lhe servem de modelo para estar na vida pública.

Enfim... É o que temos! Educação não é mesmo apanágio deste Presidente...

Luis Ferreira
(o próprio)

Anónimo disse...

Sr. Gabinete - Luis Ferreira
O "bate boca" entre o Sr.Luis Ferreira e o Sr. Engº A. Paiva na reunião da Assembleia Municipal não dignifica a democracia e não enobrece nenhum dos contendores, bem pelo contrário.
Mas a questão pessoal não deve ser tratada fora do local apropriado, o Tribunal (ou então à "moda antiga" num duelo de armas).
Pelo que são de evitar os comentários de índole pessoal ou pessoalizada, participando ao Tribunal qualquer ofensa à sua honra, consideração e bom nome.
Portanto, continue a opinar politicamente, a polemizar, a criticar, e remeta a defesa da sua honra ofendida para o devido local.
Assim melhorará a sua particpação neste forum e ele será enriquecido.
Saudações democráticas.

Anónimo disse...

É por tudo isto que eu sou e voto Independentes.
Chega de oportunistas, chega de tachistas, chega de falsos moralistas, chega de lóbis e de politiqueiros.
Todos sabem que nos Independentes não há nada disso, e todos sabem que são eles o futuro e a esperança para Tomar.

Anónimo disse...

Caro JSF:

Ainda não percebi porque algumas pessoas identificam este grupo de cidadãos de independentes!
Quando a totalidade deste, tem ou tiveram ligações a Partidos Políticos, o Perdo Marques ao PS, o Rosa Dias ao Comunismo, O João Simões ao que interessar, o Vasconselos, só se dá onde existir incompetência, tal como o gerente do Abelha, para não falar em mais nomes, que por lá andam!
Mas atenção estes senhores so procuram trabalho, nada mais, só o PS, é procura tachos.........

Anónimo disse...

Realmente !
Sr. JGRD, onde tem provas (concretas e objectivas) de que o João Simões se liga ao que interessar ?
Sim, onde estão elas ?
Responda.
Esta acusação vil e gratuita de "prostituição" política (e não só) é indecorosa, indigna de uma pessoa com um mínimo (dos mínimos) de princípios, de decência, de decoro e de efectivo conhecimento da realidade de Tomar.
Classifica quem a proferiu !
Mas,o Sr. veio bater na porta errada.
O Sr. terá de olhar para outro(s) lado(s) e procurar outro(s) que encaixem nesse perfil.
Infelizmente há alguns e, quem sabe, bem perto de si.
Ao que pode chegar a loucura sectária de alguns.
Vamos ser sérios e assumir a verdade.
Haja termos, haja respeito ... até pela inteligência de quem lê este blogue.
Sr. JGRD, olhe-se ao espelho. Gostou do que viu ?Depois faça um exame de consciência.
Para a próxima, tenha cuidado, afine a pontaria e não escolha os alvos errados.
E fique ciente que as suas balas são repelidas pela couraça da minha postura pública e da minha consciência.
Será que o Sr. JGRD também pode afirmar que tem a consciência tranquila do cumprimento das suas obrigações ?
Olhe eu posso e espero que por muitos anos.


JMPHS (JOÃO MANUEL PIMENTA HENRIQUES SIMÕES)
Cidadão Honrado de Portugal

Anónimo disse...

Não tenho tempo para perder com pessoas deste tipo!

Disse!
NG

Anónimo disse...

Com actualidades tão interessantes nesta cidade, que até saem em primeiras páginas de jornal e tudo, vêm todos para aqui lavar roupa (ou politica) suja. Meus senhores já que se dizem todos tão "Independentes" porquê não discutir outro tipo de assuntos? Será que não vos interessa que sejam discutidos? Não sei, mas admira-me como é que noticias que são capazes de encher as primeiras páginas dos jornais da cidade não têm o mesmo valor para preencher a primeira página deste blog!

Anónimo disse...

'Já repararam que o Paiva anda muito por fora, i.e., na estranja...'
'E que os vereadores nã sabem de nada (como nunca souberam...)...'
'E que alguns deles já andam 'à rasca': 'E se o Chefe se vai embora?'
'E o LF idem:'Ai minha mãezinha e eu sem candidato!... Bom, a bem da república - VOU EU e a mais a MIM (as minhas fotocópias chinesas, Huguinho, Luisinho e só falta o Zézinho - lá tenho eu que cacicar mais um bocado... Que trabalheira!...'
'E o pessoal a ver a banda passar, i.e., a tropa a fazer reconstituições de batalhas -aquilo era só cheiro a pólvora seca...'e a ver a bola e a berrar que nem loucos na fonte pimba - adeus mundo e viva a república(das bananas...)'.
'Hoje há conquilhas, amanhã nã sabemos que o Zé Socas ainda nos privatiza a todos como queria fazer o Barroso e o Santana dos Flopes' ('Ai que bonito q'ele é!Parecidinho com o Paiva e tudo!!' -(desmaia a santanete loira...)
(Fecha o pano)
FIM DE CENA

FederaçãoPSRibatejo disse...

Quero apresentar a minha solidariedade ao ataque despudorado feito aqui ao Deputado Municipal João Simões, como se de um "troca tintas" político se tratasse.

o Dr. João Simões, além da participação política que tem algumas dezenas de anos na sociedade tomarense, tem tido uma participação cívica na nossa Cidade, que não pode, nem deve ser menosprezada.

Não concordando sempre com o seu ponto de vista, é calarmente um Cidadão com opinião, que de forma franca assina os seus escritos e não se remete à "canalhice" do anonimato.

Podem muitos entender que a existência do fenómeno dos "ditos independentes" é a solução e a panaceia para todos os problemas de Tomar. Ora não só não o é, como também não é a existência, por si só, dos respectivos Partidos Políticos.

Como em anterior post já referi, algumas propostas quer dos Grupos Políticos da Assembleia Municipal (BE, CU, IpT, Ps e PSD), quer de outros cidadãos não organizados têm sido úteis e se houvesse uma Câmara que fosse integradora dessas vontades, decerto a vida de todos nós seria mais facilitada e Tomar poderia recuperar alguma da "chama" de desenvolvimento e afirmação regional que já teve.

Obviamente que há vantagens dos Partidos em relação a "grupos de independentes", pois os Partidos têm estrutiras próprias onde o controle democrático vai sendo exercido - não há qualquer "poder absoluto" ou "unipessoal" ou tipo "sociedade por quotas", com a vantagem acrescida que os Partidos têm responsabilidade colectiva e não desaparecem, quando os objectivos próprios e concretos dos "grupos de independentes" se extinguem por esta ou aquela razão.

Tal opinião não é, de todo, incompatível, como já disse, com o respeito pelo trabalho e opinião apresentada nos órgãos próprios da Autarquia Tomarense (CM e AM), como aliás o Deputado Municipal João Simões tem demonstrado.

Se calhar alguns dos "anónimos" que por aqui vão passando, ou são frustrados dos "corredores do poder PSD" da Autarquia ou alguns dos doutos intelectuais de papotilha que "nem" nos IpT tiveram lugar, porque, claro, estão acima destas coisas da política...

Haja um pouco de decoro e vergonha na cara!

Luis Ferreira
Coordenador da Bancada Socialista na Assembleia Municipal

FederaçãoPSRibatejo disse...

...percebe-se agora porque escrevi anteriormente para "terem vergonha na cara"...

Tomaram muitos dos que por aqui, anonimamente, passam ter metade da opinião fundamentada e assunida, que quer o Deputado João Simões tem tido, ao longo da vida política, como eu e muitos dos meus camaradas do PS de Tomar.

São coisas da vida - uns têm e outros...

LF

FederaçãoPSRibatejo disse...

(Como estás on-line e o "sininho" já aí deve ter disparado - pela colocação de mais um post, não te acanhes a responder, que eu não tenho -nem nunca tive - medo de expôr as minhas ideias, de me expôr. Aliás entendo que quem não se sentir bem com a exposição, não deve sequer andar na vida pública)

LF

Anónimo disse...

Isso de andar na vida pública é o quê?
Que vocês são todos umas prostitutas?
E vendêm-se caro ao menos?

Anónimo disse...

isto é melhor k ver os morangus com açucar ou mesmo a floribela (ou la como se chama a caxopa)....é so lavar roupa suja, gajus que tb kerem ter tacho...etc..etc

Anónimo disse...

Não sei porquê mas acho, muito sinceramente, que há para aqui muita dor de cotovelo e muita cobardia "Independente" de todo o resto dos comentários...
Não sei se já alguma vez ouviram dizer que normalmente quando alguém ataca estupidamente é porque tem medo de ser atacado primeiro...

Anónimo disse...

O que Tomar merece sei eu: uma desinfestação gigante para acabar com todas as FOcas que andam por aí a tentar fazer de nós, tomarenses, parvos, burros e estúpidos.

Anónimo disse...

E doninhas, toupeiras, leões, chipanzés, australopitecus, peticantropus, marsupiais. desdentados e monotrematos.
A propósito quando é que o grande educador cria um Zoo.
Animais não vão faltar.

Anónimo disse...

Não só não vão faltar animais como até já temos a atracção principal...