sexta-feira, junho 09, 2006

CUBA livre e variada mostra-se em Tomar


Numa iniciativa conjunta da Embaixada de Cuba e da Câmara Municipal de Tomar, o mês de Junho vai ser dedicado nesta cidade à república da América Central.
Cuba em Tomar é um vasto programa que integra artes plásticas, cinema, música dança e artesanato, para além de um workshop sobre turismo.
A iniciativa começou já na passada sexta-feira, dia 2 de Junho, com a inauguração pelas 19 horas de uma exposição de arte cubana contemporânea, nos Lagares d’El Rei, com obras de pintura e escultura de Alexis Pantoja, Júlio César Banasco, Miguel Salvó Reyes e Hans Varela. A mostra estará patente ao público até 30 de Junho, de domingo a quinta-feira entre as 15 e as 19 horas, e à sexta-feira e ao sábado, além deste horário, também das 21 às 23 horas.
No dia 2 teve também lugar o primeiro espectáculo de música cubana, com o Duo Isa e Eduardo Jousthon, nos Lagares d’El Rei pelas 22 horas.
Sábado à tarde, dia 3, realizou-se ainda um workshop sobre turismo, no auditório da Biblioteca Municipal, com a temática Cuba como destino de turismo, lazer, cultura e saúde.
No mesmo dia e hora, mas nos Lagares d’El Rei, realizou-se a primeira de sete tardes de workshop de artes plásticas: de sábado, 3 a terça, 6 com o pintor Júlio César Banasco e o escultor Hans Varela; de quarta, 7 a sexta, 9 com o pintor Alexis Pantoja.
De 8 a 12 de Junho decorre pelas 18.30 no Cine-Teatro Paraíso uma mostra de filmes cubanos. Quinta, 8, “La vida es silbar” de Fernando Pérez (1998). Sexta, 9, “Las profecías de Amanda” de Pastor Vega (1999). Sábado, 10, “Entre ciclones” de Enrique Colina (1999). Segunda, 12, “Perfecto amor equivocado” de Gerardo Chijona.
Passando para o fim-de-semana seguinte, dia 17, sábado, acolhe um workshop de dança, com ritmos cubanos e latino-americanos, iniciativa que se integra igualmente no ciclo Entrar na Dança, organizado pela Divisão de Animação Cultural da autarquia. Será a partir das 15 horas, nos Lagares d’El Rei, com inscrição prévia naquela Divisão (telefone 249 329 876).
Nessa mesma noite, a partir das 22 horas, na Praça da República, haverá concerto com Los Cubanitos.
Finalmente, entre os dias 26 e 30 de Junho, a Corredoura será animada com uma mostra de artesanato cubano.

Sem comentários: