sábado, agosto 05, 2006

Alto Nível

Ex-vereador José Mendes cessou funções na Protecção Civil em Outubro de 2005

Câmara ainda paga telemóvel do ex-autarca

Até Maio, a câmara pagou 1000 euros do telemóvel. Em Junho pagou 5886 euros de ajudas de custo. O ex-vereador José Mendes pediu para manter telemóvel mas a câmara é que tem pago, isto porque o autarca nunca assumiu o pagamento, como lhe competia.

O assunto foi referido em reunião do executivo, tendo o presidente da câmara lamentado o facto do ex-vereador José Mendes, eleito no anterior mandato na lista do PS, ter deixado de exercer funções no pelouro da Protecção Civil, em finais de Outubro de 2005, não tendo ainda regularizado a transferência do número para uso próprio. Esta situação ainda se mantém, nove meses depois de terminar o mandato, com a agravante da autarquia já ter pago cerca de mil euros deste telemóvel, referentes a pagamento até Maio, isto apesar dos esforços em alterar esta situação.
O vereador Carlos Carrão que confirmou que foram estabelecidos contactos com a “Vodafone”, tendo esta operadora informado que tinha de ser o próprio a solicitar a alteração do endereço de facturação, o que nunca aconteceu. Alega o vereador Carlos Carrão que o vereador José Mendes já foi instado a devolver o dinheiro à câmara do pagamento indevido do telemóvel sob pena ser anulado e retirado a facturação da câmara, isto sem abdicar dos procedimentos julgados convenientes. Alegou o vereador Carlos Carrão que o ex-vereador José Mendes teria solicitado a pretensão de continuar com o mesmo número mas naturalmente devia ter assumido o pagamento das chamadas. Há correspondência, que conta do processo, onde a câmara solicitou “Vodafone”a resolução do problema, assim como correspondência para o ex-vereador José Mendes para que regularizasse a situação.
È norma do presidente da câmara ceder telemóvel aos vereadores da oposição. A diferença é que o ex-vereador Fernando Santos, que também não foi reconduzido pelo PS, devolveu de imediato o telemóvel, como lhe competia, o que não aconteceu com o ex-vereador, José Mendes.
Contactado o vereador José Mendes, este alegou que manteve o mesmo número de telemóvel e que a situação se encontrava eventualmente resolvida.
Mas não deixou só este “rabo” o ex-vereador José Mendes, isto porque andaram enroladas ajudas de custo que só lhe foram pagas em Junho deste ano, no valor de 5.886 euros.
Notícia Cidade de Tomar

18 comentários:

Anónimo disse...

Gente séria é outra coisa !!!!!

Anónimo disse...

Hum... é impressão minha ou senhor ykom é um daqueles PS's ressabiados que por aí andam?
Essa maneira como ataca o PS sistematicamente é estranha, como estranha é a forma de fazer ligações que nada têm a ver.
Então não foi o PS quem retirou a confiança política a Mendes?
Que se saiba quem nele manteve confiança foi Paiva, que lhe deu pelouro até ao fim, e ao que vemos, muito mais... Porque será?

Anónimo disse...

Foram ajudas muito custosas.
Até para alimentar o vício do tabaco, das bebidas finas e outros que tais.
E isso sem a confiança política do "seu" (dele) PS.
O que aconteceria se tivesse a confiança política ... o estrago ainda era maior ?!
E assim se vai minando o poder local democrático e descredibilisando a política séria e os políticos sérios.
Gente fina é outra coisa.
Os pategos que paguem a crise.

FederaçãoPSRibatejo disse...

Penso que arrolar o PS de Tomar numa questão administrativa como esta é pura DEMAGOGIA e resulta da má intenção dos comentadores.

Não se trata de matéria política, visto que o ex-Vereador José Mendes não teve a confiança política do seu Partido para continuar nas funções que desempenhava.

Estranho, mas mesmo estranho, é que tratando-se de assunto administrativo ele se tenha , ainda sem solução, arrastado POR MAIS DE 6 MESES!

Mas ninguém se lembrou de mandar desligar o nº de Telefone do ex-Vereador José Mendes?

Decididamente algo vai muito mal no PAULINISTÃO, quando um mero telefone não é mandado desligar, porque simplesmente ninguém deu a ordem - Ou estiveram todos à espera que o Sr.Presidente desse a ordem directa?

Mais estranho ainda, e que pode levar a outras interpretações, é que a mesma Câmara que foi INCAPAZ DE MANDAR DESLIGAR O TELEFONE, foi mesmo muito mais lesta a passar a informação (da sua incompetência) para a Comunicação Social.

Estranho não é?

(Estou certo que não só as verbas serão repostas, como em situações futuras desta índole, alguém tomará a iniciativa de ADMINISTRATIVAMENTE tratar do assunto de forma conveniente)

Quando a alguns dos comentários anónimos e de má fé anteriores, é a habitual cobardia e maldicência a funcionar. Pelo menos este post vai assinado!

Luis Ferreira
Ex-Presidente do PS de Tomar

Anónimo disse...

E será que o Mendes é tão distraído que nem deu conta que o telemóvel funcionava sempre e sem ele pagar um chavo ?!
Normalmente as operadoras costumam apresentar a conta ao fim do mês e, quem não pagar fica sem poder telefonar.
E será que o Mendes não pertence (nunca pertenceu) ao PS ?!
Ou que passou nesse Partido clandestinamente e sem ninguém saber ?!
Retiraram-lhe a confiança política só no papel, porque na prática ele continuou a pertencer ao clube e nele sempre permaneceu (e mandou).
E é claro que o PS nada tem a ver com isto, porque não tem lá gente desta !!!
Realmente com "artistas" deste quilate o País progride.
Se não fosse tão grave e tão triste era caso para rir às gargalhadas.
Mas trata-se mais de um caso de polícia que tem de ser devidamente investigado e o seu protagonista chamado a capítulo.

Anónimo disse...

Atenção
As facturas apresentadas são só aquelas que coincidem com as ajudas de custo reclamadas (e pagas).
Porque há muitíssimas outras (quantas ? e de que valor ?) que o "artista" foi apresentando (e logo recebendo) ao longo do mandato e que não estão agora em apreciação.
Portanto ficou muito mais caro ao erário público do que aquilo que agora se conhece.
Pensamento filosófico MENDES: "Toma que é democrático".

Francisco marques disse...

E depois os trabalhadores não produzem, levam a segurança social à falência, etc...

Tenham vergonha seus politicos, deem lugar ao povo e parem de manipular as opiniões públicas, falem a verdade do porquê de Portugal estar como está, pela corrupção que anda nos cargos politicos.

Investiguem as cameras e a pouca vergonha que são estas nomeações sem concurso público.

FM

FederaçãoPSRibatejo disse...

Porque é que será que esta questão - que já tem barbas e na qual a maioria PSD está atolada até ao pescoço -, vem para a Praça Pública, soprada para a Comunicação Social de forma cirurgica, num momento em que "vergonhosamente" a mesma maioria vai prejudicar as familias tomarenses noacesso à formação complementar do 1º ciclo, obrigando-as a pagar mais do que teria de pagar - pela Música e pelo Desporto?

Porque será?

Se o Estado dá 250€/aluno/ano para o Desporto e para a Música e a Câmara optou por actividades às quais o Estado só dá 160€/aluno/ano, quem paga?

Aliás estamos para ver que "credenciada empresa" na área da informática e robótica irá prestar o serviço...

Depois talvez comecemos a perceber por que águas turvas tem navegado esta maioria PSD...

Isso sim é estratégico para o futuro do Concelho! Actos administrativos de duvidosa ética, ficam apenas com quem os praticou e com quem os autorizou... (E já agora quem foi senão o Presidente da maioria PSD na Câmara?)

Luis Ferreira
Coordenador do Grupo Socialista da AM

Anónimo disse...

Lá vem este confundir alhos com bugalhos.
Com uma mão quer tapar a outra.
Realmente o Mendes agradece a defesa, mesmo muito enviezada.
Os bons espíritos encontram-se sempre.

Anónimo disse...

A despropósito do grave problema causado pela actuação de um seu correlegionário, enquanto representante do PS na vereação da Câmara Municipal (no anterior mandato entre 2002 e 2005, é bom não não esquecer) e criticando a decisão da Cãmara quanto ao acesso à formação complementar no 1º ciclo, diz o Sr. Luis Ferreira que:

"...num momento em que "vergonhosamente" a mesma maioria vai prejudicar as familias tomarenses noacesso à formação complementar do 1º ciclo, obrigando-as a pagar mais do que teria de pagar - pela Música e pelo Desporto?" ...
..."Aliás estamos para ver que "credenciada empresa" na área da informática e robótica irá prestar o serviço..." (sic).

Mas a opção pelas áreas de informática e de robótica foi aceite por dois Agrupamentos de Escolas do Concelho (Nun´Álvares e Santa Iria) e a opção pelo Desporto e Música foi pelo outro Agrupamento de Escolas (Gualdim Pais).

E já se questionou porque é que aqueles dois Agrupamentos de Escolas decidiram aceitar esta oção e assinar o protocolo com a Câmara ?
Acha que foram forçados (coagidos) pela maioria PSD a assinar ?
E que as Associações de Pais não querem esta nova opção ?
E que os Agrupamentos de Escolas decidiram contra elas ?
Reflita bem nisto e - noutro post, como é óbvio - diga de sua justiça.

E o PS está representado na Câmara, na Assembleia e nas Freguesias (Juntas e Assembleias) e está em posição previlegiada para evitar quaisquer "golpadas" no processo (concurso) para escolha de quem vai prestar o serviço.
Ou será que, no seu subconsciente, continua a aparecer o "síndroma Mendes".

Olhe Sr. Luis Ferreira o que é sempre estratégico para qualquer coisa é a clareza e a transparência dos processos, a efectiva honestidade das pessoas e o verdadeiro empenhamento na prestação de um serviço público aos cidadãos.
O resto são cantigas, música para embalar/empatar/enganar o pessoal.
No "affair Mendes" a violação grosseira daqueles princípios é evidente e não é uma mera questão administrativa ou ética.
Há contornos de ilícito penal ou criminal.
Pelo que, qualquer tentativa de minimizar, branquear e até justificar, fugindo ao problema só contribui para o "emporcalhar" mais.
A cada um as suas responsabilidades.
Quem não deve não teme.
E, por último, cada assunto deve ser tratado no local próprio.
Aqui o assunto é o comportamento de um vereador eleito na lista (cabeça de lista, sublinhe-se) do PS à Cãmara Municipal no mandato anterior, não vale a pena dar voltas e voltas para fugir ao tema e para tentar (em vão) ilibar o PS e os seus responsáveis pela lamentável situação criada por um deles.
Em política (e na vida) não vale tudo.

FederaçãoPSRibatejo disse...

O ultimo comentário merecia a dignidade da assinatura, pelo nível do contraditório político que oferece.

Quem não deve não teme!

Quanto ao facto de ninguém da maioria PSD, conseguir explicar porque é que aceitou a documentação dada por um Vereador que tinha pelouro, com a sua anuência política, fica aí o ónus e não em quem nunca concordou que Vereadores da Oposição aceitassem pelouros da maioria PSD!

Mais uma vez, ao contrário do que alguns anónimos por aqui escrevem, mantenho a posição de sempre - no caso de avaliação política desta situação concreta.

Volto a dizer que tudo o resto são questões administrativas, que só provam como "aquilo" (CMT), [não] funciona.

Quanto à posição do PS sobre o enriquecimento curricular do 1ºCiclo ela é já conhecida há mais de dois meses, desde que levantámos a questão quer na Câmara Municipal, quer na Assembleia Municipal.

Não tente agora o Sr.Presidente e a sua maioria PSD vir com a conversa que o PS não quer que as crianças aprendam informática e tenham o seu primeiro contacto com a robótica. Não é nada disso que se trata! A Câmara tem todo o direito, em conjunto com os agrupamentos e as famílias de colocar também essa oferta. Achamos aliás muito mais lógico que se faça investimento no sector da educação e do apoio social, do que por exemplo no faz e desfaz de "paivadeiras". Agora continua é por explicar quem é que vai pagar o diferencial não comparticipado pelo Estado: é a Câmara ou são as Famílias?

A esta questão, nem o Presidente, nem a sua maioria sabem responder! Ou por outra sabem, mas não querem!

É que com o futuro das nossas crianças não se brinca! E atodos deve ser garantido o acesso - essa tem sido aliás a filosofia do Goeverno Socialista neste sector, como em muitos outros.

Luis Ferreira

Anónimo disse...

O Sr. Prof. Fernando Santos aceitou um pelouro, desempenhou esse cargo sem reparos e, a dada altura do percurso, teve a coragem e a dignidade de bater com a porta e sair, entregando o pelouro ao Engº Paiva.
Portanto, o desempenho da função de Vereador da oposição minoritária em regime de permanência ( tempo inteiro ou a tempo parcial) com Pelouro(s) até pode ser positiva e contribuir para que o Executivo (nessa vertente) cumpra o serviço que lhe compete perante as populações.
Ser contra - por princípio e sem mais - essa aceitação não é sinal de interesse em servir as populações, mas denota - isso sim - um estreito enquadramento partidário, que é perrnicioso.

No caso em apreço, um Sr. Vereador que perdeu as eleições (era o cabeça da lista dum dos dois maiores partidos de Tomar), aceitou Pelouros com regime de permanência e, assim ficou até ao fim do mandato.
Nesse cargo efectuou despesas em comedorias, bebedorias, tabaco, aperitivos, pequenos almoços, bebidas finas, etc. e quiz receber ajudas de custo cumulativamente, o que não é legal.
Ninguém contestará que se um indivíduo se desloca em serviço da autarquia, tem direito ao ajudas de custo.
E, se tem de almoçar, jantar ou dormir, por causa do desempenho do serviço para a autarquia, não deve pagá-lo à sua custa.
Mas sem acumulação com as ajudas de custo.
Por outro lado, deve ter o bom senso de proceder como se fosse á sua custa e só pode reclamar aquilo que efectivamente gastou CONSIGO e não com terceiros.
Isto é o mais elementar ... para quem tem princípios.
Por outro lado, é curial apresentar os documentos de despesa e o boletim de itinerário no mais curto prazo possível após a deslocação (normalmente na mesma semana), justificando (mesmo de forma sumária, mas precisa) as razões dessa deslocação.
Ora, Sr. Luis Ferreira, informe-se e verifique se estes elementares procedimentos foram cumpridos.
Analise o conteúdo dos documentos de despesa, dos boletins de itinerário (e nestes a data da deslocação e a data da sua apresentação) e, depois, diga lá se "isto" é apenas do for administrativo.
E, não esqueça, que quanto mais alta é a função da pessoa, a sua instrução, o seu público posicionamento maior é a responsabilidade.
Por último, lembre-se que os boletins de itinerário e as despesas (de comidas, bebidas, tabaco e quejandos) abrangem todo o mandato - 2002 a 2005 inclusivé e não o período após a (alegada) retirada de confiança política ao verador pelo PS.
Nisto, como tudo na vida, a limpidez é fundamental.
E dormir descansado, com a consciência bem tranquila, não é para todos.

Anónimo disse...

dass, parece guerrinhas de cachopos estes comentários da malta do partido da rosinha, dass

Anónimo disse...

daas emente nasce o fruto !

Anónimo disse...

Isto, apenas dá razão ao Luis Ferreira, que lhe tirou a confiança política, vamos por a viola no saco.

FS

Anónimo disse...

E depois a câmara não tem dinheiro para contratar trabalhadores...é só para gente de gabinete. O lixo das ruas é empurrado pelo assoprador, para dentro dos prédios altas horas da noite (não sabem que depois das 22h não é permitido barulho que incomode...os jardins têm meia duzita de flores derrubadas...a Mata dos sete Montes até dá dó...mas o que Tomar precisa é de vereadores e assessores com fartura, e gente sem escrúpulos a gamar o erário público. Não tarda Tomar aparece nos roteiros turísticos como exemplo a não seguir...e a não visitar

Anónimo disse...

Estive aqui a ler os comentários a proposito do telemovel do Engº Mendes e permitam-me o seguinte:
1º)-Muito do que aqui se diz não tem nada a ver com o assunto;
2º)- Em relação ao assunto acho que este senhor devia ser responsabilizado criminalmente e de forma exemplar;
3º)- Acho uma vergonha os politicos usarem assim os telemoveis ou até mesmo os automoveis(os actuais e os anteriores vereadores só sabem andar nos carros da camara/é vê-los dia e noite a passearem com eles,inclusive ao fim de semana) de forma arbitraria.
4º)Quanto ao facto da Câmara não funcionar, acredito que sim. Mas será responsabilidade dos seus funcionários unicamente!?O poder politico não terá aqui tb responsabilidades!?
5º)Por tudo aquilo que se vê neste País, eu tenho a certeza que há uma solução:
A)IRRADICAR COMPLETAMENTE TODO E QUALQUER POLITICO
B)COLOCAR NOS LUGARES PESSOAS DEVIDAMENTE CREDENCIADAS E HABILITADAS(PODEM SER ESTRANGEIROS)
6º)Claro que o que disse no ponto 5 é utopico, mas uma coisa é certa, mais cedo ou mais tarde o que este país precisa é de uma revolta popular, e se olharem para os valores da abstenção, ela é cada vez maior(não me venham dizer que não significa nada)


Resumindo:

Os politicos são todos iguais(primeiro eles e depois o país)

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! » »