segunda-feira, agosto 28, 2006

Música Antiga no Convento de Cristo


A Academia de Música Antiga de Lisboa (AMAL) é uma associação privada, criada em Agosto de 1990, com a finalidade de estabelecer em Portugal um centro de estudos superiores no domínio da interpretação da música anterior ao século XIX, sob a orientação de professores especializados e internacionalmente reconhecidos.


Os apoios regulares do Ministério da Cultura / Instituto das Artes, bem como da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Oriente e do British Council têm permitido à AMAL a realização continuada de cursos internacionais de Canto, Flauta, Violino, Violoncelo, Cravo e Música de Câmara, a par da realização esporádica de seminários nas áreas referidas e também nas áreas de Danças Antigas, Afinação e Manutenção de Cravos, Interpretação da Música de Carlos Seixas, entre outros.

Estes cursos destinam-se a alunos de nível superior e a profissionais que desejam tomar contacto ou aperfeiçoar os seus conhecimentos na prática da Música Antiga em instrumentos da época, e têm sido frequentados por músicos do mundo inteiro, promovendo e estimulando o intercâmbio de diferentes ideias e culturas musicais.

Os cursos internacionais têm-se realizado desde 1999 no Convento de Cristo, em Tomar, com o apoio do IPPAR, e os seminários têm tido lugar quer em articulação com as actividades da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do IPP/Porto, quer na sede da AMAL.

A convite da Faro, Capital Nacional da Cultura 2005, a AMAL colaborou, em 2005, na apresentação de concertos de Música Antiga e da ópera Vénus e Adonis de John Blow.

Os quatro concertos mencionados neste programa e o XXIV Curso Internacional de Música Antiga constituem o evento “A Academia de Música Antiga de Lisboa no Convento de Cristo” Tomar 2006, integrado no plano de actividades da AMAL para o corrente ano.

Sem comentários: