segunda-feira, setembro 04, 2006


Tomar bem representado nos Mundiais de Pesca

JOÃO PAULO PATRÍCIO E JOSÉ ROSA MARQUES
RESPONSÁVEIS POR DOIS CAMPEONATOS


Vão ser disputados em Portugal, com o apoio de cerca de trinta municípios de todo o país, os II Mundiais de Pesca Desportiva, candidatura que se sobrepôs e bateu a da África do Sul. Trata-se de um importante acontecimento que decorrerá entre os dias 9 e 17 de Setembro de 2006 mobilizando para cima de 3.000 atletas representando as selecções nacionais de 45 países. Um pouco por todo o país (continente e Açores), os amantes das várias disciplinas da pesca, poderão assistir a 21 Campeonatos Mundiais. È com efeito um importante evento cujo envelope financeiro associado se prevê ultrapasse os 6 ME essencialmente mobilizando a hotelaria, restauração e transportes, à semelhança daquilo que aconteceu na 1.ª Edição que decorreu em Itália.

Tomar também irá estar representado neste Mundiais por dois elementos da 1.ª Associação Regional de Pesca Desportiva de Rio. João Paulo Patrício é o responsável pelo Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva em Juvenis, prova que se irá disputar na margem esquerda do rio Sorraia, no concelho de Coruche, mais concretamente na pista de Santa Justa, junto à localidade de Couço. As provas deste Campeonato de Juvenis serão disputadas nos dias 15 e 16, decorrendo os treinos nos quatro dias anteriores.
Outro tomarense, José Rosa Marques, Presidente daquela Associação é o responsável pelo campeonato do Mundo de Carpas que se realiza na paradisíaca barragem de Montargil de 11 a 14 de Setembro. Esta modalidade tem a particularidade de não haver interrupção, sendo que os pescadores estão em acção de pesca vinte e quatro sobre vinte e quatro horas.

José Marques e João Patrício pertencem à 1.ª Associação Regional de Pesca Desportiva de Rio, entidade sedeada em Tomar e fundada há 42 anos.
Há ainda um terceiro elemento da 1.ª ARPDR, o Vice-Presidente Manuel Graça, atleta do Riachense, que será o responsável pelo Campeonato do Mundo de Esperanças que se realiza na Ribeira do Raia em Cabeção - Mora, nos dias 15 e 16 de Setembro, decorrendo os treinos nos quatro dias anteriores.
Estes Mundiais são uma organização das Federações Portuguesas de Pesca Desportiva, de Pesca Desportiva de Alto-Mar e de Actividades Subaquáticas.




Aquando da apresentação do evento, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias qualificou esta iniciativa como "um projecto arrojado, susceptível de projectar ainda mais o nome de Portugal no estrangeiro". Este alto governante referia-se ao facto de, pela primeira vez um evento desportivo desta natureza englobar a realização de um tão elevado número de Campeonatos do Mundo em simultâneo em águas nacionais.

Para além de Coruche, Montargil e Cabeção, os outros locais seleccionados para os Mundiais de Pesca Desportiva são os seguintes: Montemor-o-Velho, Coimbra, Arcos de Valdevez, Cabeceiras de Basto, Ponte de Sôr, Alqueva, Grândola (Tróia), Beiras (Alva, Mondego, Ceira e Vale do Rocim), Setúbal, Sines e Ponta Delgada (Açores).

Em Portugal há mais de seiscentos mil pescadores desportivos que vão poder acorrer aos locais das provas da sua disciplina preferida ou das que lhes ficarem mais próximas.

A cerimónia de abertura, marcada para o dia 10, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, contará com a presença de Fernando Pereira, num espectáculo que se espera assinale na melhor forma o início deste tão importante acontecimento para o nosso País.
L. B.

14 comentários:

Anónimo disse...

Até que enfim que se fala de outro Desporto (Muito Saudável) neste país sem ser de Futebol. Parabéns para todos os Tomarenses envolvidos, e já agora para todos os pescadores desportivos em Portugal, a PESSCA DESPORTIVA ESTÀ DE PARABÈNS

Anónimo disse...

Saudemos a participação destes dois tomarenses na organização de tão relevantes provas mundiais.
Mas saliente-se que uma delas tem lugar no Couço, Coruche, Rio Sorraia e a outra na Barragem de Montargil (Ponte de Sôr).
Tal significa que o RIO NABÃO - onde se realizaram importantíssimas provas mundiais - não vai ser palco deste Campeonato.
De quem é a culpa ?
Da Câmara Municipal de Tomar, liderada pelo Engº António Paiva, que, mais preocupada com carissimas obras de fachada, abandonou o nosso Rio à sua (triste) sorte e nada faz para valorizar as Barragem do Carril e do Castelo do Bode.
E só não vê quem não quer ver.
Tomar tinha uma importância relevante na pesca mundial e tudo foi perdido.
Perguntem aos pescadores dos clubes Tomarenses porquê ?
Portanto, se nos orgulhamos pela representação pessoal de Tomar, muito nos entristecemos pela não utilização dos valiosos recursos do Município (Rio Nabão e Barragens), por culpa de quem politicamente o tem dirigido e continua a dirigir.
Que se tirem daqui as necessárias lições e se responsabilizem os culpados.

Anónimo disse...

Não há nada de menos possitivo em Tomar que não vanha à baila o nome do Sr. Engº António Paiva!!!!!!!, Será que é ele o único Presidente que passou pela Câmara de Tomar????
quanto "às obras de fachada", mais vale fazer mal, doque não fazer NADA, Parabéns Sr. Engª António Paiva, tem feito GRANDE OBRA EM TOMAR. BEM HAJA!!!!

Anónimo disse...

Só falta o anônimo dizer P-S-D- ! Vota PSD !
Vota Paiva ! Sempre Paiva ! Só Paiva !

Na verdade o Engº António Paiva não é o único Presidente que passou pela Câmara de Tomar.
E até fez obra, como outros fizeram e outros farão.
Mas foi o novo Nero (arrasou pr´aí uma grande parte da cidade e arredores) e gastou balúrdios de dinheiro.
Se gastasse menos e melhor, se ouvisse as pessoas, se fosse um leader e organizador de uma equipa alargada de trabalho, se não destruísse para construir de novo, voltando a destruir e voltando a construir (e por aí fora), se não se metesse em tonterias (Tanque Pimbo-Cibernético, Parque de Estacionamento Subterrâneo/Pavilhão Municipal, Estádio Municipal 25 de Abril e zona envolvente, "guerra" com o Parque T, "guerra" com a REFER, liquidação do Parque de Campismo, Rotunda do "Bonfim", imensaas lombas caras e sem critério, descaracterização da Zona Histórica, "apagamento" dos Jardins, entrega da limpeza a empresas de fora e cidade suja, Rio Nabão ao abandono, obras por todo o lado, redondezas do Castelo/Convento de Cristo numa imundice, teimosia visceral na Ponte do Flecheiro, taxas exorbitantes, desperdícios de água da rede pública, etc. etc. etc.) o seu nome não vinha à baila pelo (muito) que há de menos positivo.
Mais vale fazer menos e aplicar bem (com critério) o dinheiro, do que fazer obras de fachada, esgotar a capacidade de endividamento do municipio e deixar obras imprescindíveis para trás.
Quem vier a seguir é que vai sentir o aperto dos credores do municipio e pouco terá para gastar.
O Engº Paiva é um eucalipto que seca tudo à sua volta, anda sempre no estrangeiro e vai deixar Tomar de "pantanas".
Nesse dia até o anônimo o vai criticar.
Ai isso vai, tenho a certeza.

Anónimo disse...

Cada dia que passa gosto mais de Pesca. E tenho a certeza que o Sr. Engº António Paiva também, para quem não tenha conhecimento da àrea QUALQUER BOM PSICÓLOGO, o aconselha, até ao anônimo mais destraído...

Anónimo disse...

Sim o Engº Paiva gosta da pesca aos votos nas eleições.
Isso gosta e muito.

Anónimo disse...

Agora sou eu que digo viva o nosso querido Presidente, Engº António Paiva, e sou um anonimo muito Macho....

E Parabéns para a Pesca Desportiva e para os nossos Tomarenses que tenho a certeza muito vão dignificar a nossa cidade de TOMAR..

Anónimo disse...

Sr. Anônimo
E digo eu vivó ... vinho da Adega Cooperativa, ou o do Casal dos Loendros e o do Casal da Freiras ... vivó.
Beba-lhe uns bons penaltis e continue, por muitos e bons, a dar vivas e tecer loas ao seu (sim, seu) querido Presidente, o Barão de Santo Tirso.
Vivó.
Dedique-se à pesca, leve o seu Presidente pode ser que, assim,o homem mande limpar o Nabão, como é para deleite pessoal.

Anónimo disse...

Tenho lido todos os comentários e confesso que já não tenho pachorra para ouvir falar do Paiva, Paiva Paiva.
Deve andar por aí alguém COM UMA GRANDE OBSESSÃO.
eU NÃO GOSTO DO pAIVA, MAS CHEGA DE VIVEREM EM FUNÇÃO DELE.
Já não suporto. O mundo não começa no Paiva nem acaba no Paiva.
Libertem-se do mundo e olhem em volta a vida as flores o céu e tantas coisas boas da vida.
Que se f... o Paiva e quem fala nele. F.da-se.

Anónimo disse...

parabéns aos cidadãos de tomar que vão organizar o campeonato de pesca! olhem que não é um campeonato qualquer é o campeonato do mundo! deve ser difícil, parabéns! Quanto ao rio nabão acho que o deveriam limpar! talvez então se pôde-se realizar um campeonato na nossa cidade!

Anónimo disse...

Já cá faltava o ordinário do costume e ainda por cima nem sequer fala do post original. É preciso não ter vergonha nenhuma na cara. É pena que o pseudónimo não lhe sirva de grande coisa, sim porque esse texto quase dá para adivinhar de onde vem...

Anónimo disse...

Também já cá faltava um abencerragem como este.
Deve estar convencido que isto é uma coutada de parvos e quer ser o feitor.
Se ele fosse xatear o Camões e pentear macacos.
Ele há cada avantesma que, nem visto.
É preciso muita pachorra para aturar dist.
Vai-te curar malandro.

Anónimo disse...

Olha, ficou ofendido o menino! Porque será?!?!
Será a consciência?
Será falta de sentido de humor?
Naaaa! A verdade é que o texto mudou ligeiramente e o nome também, mas a essência é a mesma: PODRE!!!

Anónimo disse...

Conversa de malucos.
Tira-me deste filme.