De 6 a 27 de Outubro
Tomar Jazz vai ter muito mais que música
Vai decorrer durante o próximo mês de Outubro, de 6 a 27, o Tomar Jazz – Encontros. Mais uma vez, a cidade templária acolhe este género musical, desta feita num evento que tem a particularidade de associar aos concertos propriamente ditos um conjunto de iniciativas paralelas. Por Tomar vão passar nomes como Carlos Bica e João Paulo Esteves da Silva (em concerto), Frank Mobus e Jim Black (em workshop, além do palco), ou os ilustradores Nuno Saraiva, Daniel Lima e João Fazenda.
A Câmara Municipal de Tomar, organizadora do evento através da respectiva Divisão de Animação Cultural, promoveu a realização, a anteceder os encontros, de um Curso Intensivo de Produção de Espectáculos, no qual se abordaram todas as fases de produção dum evento cultural – do equipamento técnico à orçamentação, divulgação, publicidade ou direcção de cena. O Tomar Jazz vai agora ser o campo de aplicação das matérias abordadas, tendo sido proposto aos participantes que colaborassem na organização dos encontros, o que resultou numa série de actividades complementares, da iniciativa daqueles, que incluem a digressão de uma banda jazz por todas as freguesias rurais do concelho, debates, espectáculo de DJ ou instalações artísticas nas ruas da cidade.
O lançamento do Tomar Jazz vai ocorrer dia 6 de Outubro, às 21.30 horas, no Cine-Teatro Paraíso, seguido de um concerto after hours com o Ensemble de Jazz do Barreiro.
Nesse mesmo dia e no seguinte decorre o projecto Peregrino, uma acção que pretende levar o jazz a todas as freguesias do concelho, através de um pequeno espectáculo com duas ou três canções pela banda Desbundixie e que percorrerá colectividades e outros espaços.
Para os finais de tarde de quinta-feira estão marcados, no Novo Bar do Cine-Teatro, Três Dedos de Conversa, o iniciar de uma rubrica que pretende manter-se para lá deste evento, e que, dias 12 e 19, contará com a presença de várias personalidades ligadas a esta área. Assim, dia 12, Mário Delgado, guitarrista de Jazz e director artístico destes Encontros; Adelino Mota, maestro da Orquestra de Jazz da Nazaré; e Hermenegildo Campos, director da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, falam(-nos) sobre Jazz, em ambiente de tertúlia, para o qual todos estão convidados. Dia 19, questiona-se de onde veio a inspiração para quem participou nas Instalações da Arte Urbana. Falar sobre arte, a partir do Jazz é o repto lançado aos alunos e professores da Escola Secundária de Santa Maria do Olival.
No dia 13, sexta-feira, às 21.30 horas, no Cine-Teatro, um dos concertos principais dos encontros, com João Paulo Esteves da Silva.
A noite seguinte será a primeira de duas no Café Paraíso, desta feita com o DJ Pedro Delmas que apresenta Delmighty Fashion Jazz. A outra será no sábado 21 com o jazz ilustrado, neste caso com a presença de três ilustradores de referência nacional, todos colaboradores do jornal Público e com a marca de qualidade das Produções Fictícias: Nuno Saraiva, Daniel Lima e João Fazenda.
Dia 20, às 23.40, no Palco do Cine-Teatro, concerto after hours com o grupo portuense Sérgio Bastos Trio.
Para sexta-feira dia 27, às 21.30, no Cine-Teatro, está agendado um dos momentos mais esperados dos Encontros com o concerto de Carlos Bica e o trio Azul, que integra ainda o guitarrista Frank Mobus e o percussionista Jim Black.
Antes, das 15 às 18 horas, na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, Frank Mobus e Jim Black, dois músicos de proa da cena jazzística internacional, disponibilizam-se para mostrar como é feita a sua arte num workshop de guitarra e percussão destinado quer a alunos das escolas de música, quer aos músicos em geral. A inscrição deve ser feita na Divisão de Animação Cultural da autarquia ou pelo telefone 249 329 876, custando 5 euros para os alunos das escolas de música do concelho e 15 euros para os participantes que não se enquadrem neste ponto.
Entretanto, dispersas por diversos locais da cidade, irão estar instalações criadas pelos alunos de Artes e Humanidades da Escola Secundária Santa Maria do Olival.
Na Loja de Cultura do Cine-Teatro Paraíso, durante os Encontros, funcionará uma Feira do Disco, pequena mostra de discos de Jazz, pela distribuidora Trem Azul.
Também o ambiente do Novo Bar do Cine-Teatro será personalizado com a colaboração da Projecta.
Finalmente, os alunos do Curso de Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar vão responder ao repto de fotografarem os encontros para uma exposição futura.
Sem comentários:
Enviar um comentário