quarta-feira, dezembro 20, 2006

IC3 Tomar/Coimbra com soluções alternativas


Duas soluções alternativas para o trajecto do futuro lanço do Itinerário Complementar 3 (IC3), entre Tomar e Coimbra, foram apresentadas, no dia 19 de Dezembro numa reunião, na Lousã, que juntou responsáveis da Estradas de Portugal, governadores civis de Coimbra, Leiria e Santarém, além de autarcas de municípios abrangidos pelo IC3. Essas duas soluções são praticamente paralelas, desenvolvendo-se com um afastamento entre elas que varia entre 1,5 e 5 km. Assim, a solução 1 desenvolve-se em toda a sua extensão a Nascente da EN110, aproximando-se dos concelhos do interior e interligando com a rede viária existente através de 11 nós de ligação (Alviobeira, Pias, Cabaços, Avelar Sul, IC8, Avelar Norte, Penela, Condeixa/EN342, Ceira, EN110 e Circular Exterior de Coimbra). Por seu lado, a solução 2 desenvolve-se a Poente da EN110, aproximando-se dos concelhos de Alvaiázere e de Condeixa-a-Nova, interligando com a rede viária existente também através de 11 nós de ligação. Contudo, uma terceira hipótese surgiu com base na combinação destas duas soluções. O governador civil de Coimbra, Henrique Fernandes, explicou ao Jornal Notícias que será "possível combinar os dois traçados, cruzando-se na zona de Penela". Assim, para Sul desta vila, o IC3 seria a Poente, enquanto para Norte seria a Nascente da EN110."Chegámos a algum consenso. Houve mais pontos de convergência do que de discórdia", referiu Henrique Fernandes, adiantando que, nos próximos tempos, será feita uma nova reunião. "O importante é não perder tempo", concluiu.De salientar que o IC3 será a principal rede de penetração do Interior Centro, já que o lanço entre Coimbra e Tomar permitirá a interligação rápida e segura entre a variante de Tomar, o IC8 em Avelar, a A1/IC2/EN1 em Condeixa e a circular externa em Coimbra (que se encontram construídas), dando continuidade para Norte, com ligação ao IP3 e ao IC2 (que se encontra em fase de estudo prévio).Na construção deste lanço do IC3, com uma extensão de cerca de 70 km, serão adoptadas características para a velocidade base de projecto de 100 km/hora, com duas faixas de reodagem em cada sentido. Quanto aos volumes de tráfego para este lanço, prevê-se, numa visão optimista, um total de 28500 viaturas (no ano de 2010), 34200 (em 2020) e 41800 (em 2030). Numa visão pessimista prevê-se, nos anos respectivos, um total de 25300, 29700 e 34 mil veículos.De acordo com a programação da Estradas de Portugal, prevê-se que o estudo prévio fique concluído no final do primeiro trimestre de 2007, seguindo-se a Avaliação de Impacte Ambiental, o que poderá ocorrer entre Maio de 2007 e o final do próximo ano.

Caso se venha a optar pela solução 1, a mesma vai iniciar-se antes do nó de Alviobeira, flectindo para nascente, e passando entre Alviobeira, Portela de Nexebra via Touco e Pias, sendo a solução para passar a nascente da aldeia de Alviobeira por túnel. Esta solução mais dispendiosa, vai criar piores condições às aldeias de Torre, Assamassa, Manobra ( onde cruzará disnevalada com a variante EN238) Alviobeira, que a solução 2 a desenvolver-se a poente da EN 110 e aproximando-se do concelho de Alvaiázere, mas a condicionante da REDE NATURA 2000 pode levar a que adopte a solução 1.

2 comentários:

FederaçãoPSRibatejo disse...

Permitam-me uma correcção em relação à parte final da notícia apresentada, no que ao nosso Distrito (Santarém) diz respeito:

- Quer a solução 1, quer a solução 2, têm um troço comum logo no seu início, antes do actual nó de ligação à Variante para Ferreira do Zêzere, que se desenvolve até cerca de 1,5 Km a Norte da localidade de Alviobeira;

- Convém esclarecer também que estamos a falar da primeira versão de um "Estudo Prévio" e não de qualquer decisão final, em relação a qualquer traçado;

- A solução 1, após o túnel sob as actuais curvas entre a Manobra e a Portela da Nexebra, que terá cerca de 300 metros, seguiria em direccção a Pias e aos Cabaços pelas vertentes Este do vale das Ribeiras de Ceras/Pias;

- A solução 2, que foi a mais consensual entre os Presidentes de Câmara, após o Túnel já referido passa um pouco a Oeste do Touco (Concelho de Tomar) e segue um anterior traçado já estudado em tempos, pelas vertentes Oeste do vale das Ribeiras de Ceras/Pias até perto do Rego da Murta (Alvaiázere), tendo junto ao Casal do Ferro um nó com a actual N110 e uma variante para a sede de Freguesia de Areias;

- A solução encontrada responde aos anseios das populações das Freguesias de Alviobeira e Areias, pelo reduzido impacto que causará nos respectivos parques habitacionais edificados e ocupados;

- Todas as anteriores soluções estudadas, que recorde-se previam quer o atravessamento da Rede Natura 2000, entre o Freixo e o Chão das Eiras, quer a outra mirabulante solução de atravessar a Sede de Freguesia de Alviobeira, foram definitivamente abandonadas;

- Por volta do mês de Abril de 2007, existirão já as cartas 1/5000 com a implantação definitiva, que posteriormente serão apresentadas aos Srs. Presidentes de Câmara dos Distritos de Santarém, Leiria e Coimbra, antes de serem definitivamente remetidos para o Instituto do Ambiente para o respectivo EIA (Estudo de Impacte Ambiental).

De salientar que o método usado pelos Governos Civis de Santarém, Leiria e Coimbra, visou sentar à mesma Mesa todos os intervenientes no Processo, sejam as Câmaras Municiapis, cujos territórios seriam afectados, o Instituto de Estradas e o Instituto de Conservação da Natureza, favorecendo a consensualização das soluções, reduzindo o tempo de tal processo - que demoraria alguns anos. Foi assim possível chegar a uma versão consensual em escassos meses. Tal método virá, muito provavelmente a ser seguido noutros traçados de vias do Plano Rodoviário 2000, que ainda se não encontram definidos.

Anónimo disse...

Fala quem sabe!?