terça-feira, agosto 29, 2006

Álcool no espaço q.b.

Da ABC News chegam boas notícias para os viciados em álcool
''Alcohol cloud spotted in deep space
Astronomers say they have spotted a cloud of alcohol in deep space that measures 463 billion kilometres across, a finding that could shed light on how giant stars are formed from primordial gas.
The vast bridge-shaped cloud of methyl alcohol has been spotted in a region of our galaxy, the Milky Way, that is called W3(OH), where stars are being formed by the gravitational collapse of concentrations of gas and dust, the discoverers said in a press release.
Methanol, an organic (carbon-based) molecule, is a cousin of ethanol, which is found in alcoholic beverages.
Methanol is not suitable for human consumption.
The cloud was spotted by astronomers based at Britain's Jodrell Bank Observatory led by Lisa Harvey-Smith.
Their work was to be presented on Tuesday at a meeting of the Royal Astronomical Society (RAS) in Leicester, central England.
In 2004, methanol, also called methyl alcohol, was spotted for the first time in one of the disc-like clusters that form around nascent stars.
That discovery opened up a new area of debate in astrophysics, challenging the conventional view that interstellar chemistry could not provide the conditions for creating complex molecules, as they would be ripped apart by ultraviolet radiation from stars and other tough conditions.
Around 130 organic molecules have also been identified so far in outer space, fuelling speculation that these complex molecules may have helped to sow the seeds for life on the fledgling Earth.
-AFP''

Livros gratuitos na rede!

A mensagem chegou em jeito de pedido de divulgação.

''Livros gratuitos na rede!
DIVULGUE s.f.f.!
Imagine um lugar onde você pudesse ler gratuitamente todas as obras do Machado de Assis, obras como a "A Divina Comédia", ou ter acesso a historinhas infantis. Um lugar que lhe mostrásse as grandes pinturas de Leonardo da Vinci, ou onde você pudesse escutar gratuitamente uma música em MP3 de alta qualidade.
Pois o Ministério da Educação do Brasil disponibiliza tudo isso. Basta aceder ao site: www.dominiopublico.gov.br
Só de Literatura em língua portuguesa há 732 obras e estão pensando em findar o projecto por desuso, já que o nível de acesso é muito pequeno!
Por favor, repasse este e-mail a todos os seus amigos, para que esta excelente iniciativa não pare e continue a crescer.

Marcha Pelo Emprego Vai Passar por Aqui

Programa da marcha no Distrito de Santarém

A Marcha Pelo Emprego, iniciativa política do Bloco do Esquerda, concretiza-se entre os dias 1 e 17 de Setembro, percorrendo os marchantes parte significativa do País, em etapas diárias de 15 Km aproximadamente.

Os dias 12 e 13 serão destinados ao Distrito de Santarém, que contará com três iniciativas mais significativas:
- Dia 12 a Marcha fará o percurso Torres Novas, Entroncamento.
- No mesmo dia 12, à noite, 21.30h, terá lugar um comício em Santarém.
- Dia 13, o percurso será no Concelho de Abrantes, entre a cidade e a vila do Tramagal.

O dia 12 será preenchido com um encontro com a CT da Rodoviária do Tejo, logo no inicio ás 10.30h, para em seguida iniciar o percurso pela Av. Dr. João Martins Azevedo, rua Alexandre Herculano, Praça 5 de Outubro, Mercado Semanal, onde entrará na Av. 8 de Julho em direcção aos Riachos, Largo Principal, onde chegará por volta das 12.30h.
A direcção seguinte será o Botequim, onde fará uma pausa para almoço, no restaurante Cartajoa.
A marcha será retomada na EN3, em direcção ao Entroncamento cuja entrada nesta cidade será na rotunda do “Centro de Línguas”, seguirse-á a rua Fernando Pessoa, depois o cruzamento do Sto. António, o atravessamento da linha do Norte no Viaduto Eugênio Dias Poitut, depois seguirá em direcção à rua Luís Falcão Sommer e finalmente chegará à Praça da república, Largo da Estação, por volta das 17h.
No Largo da Estação haverá um momento cultural e um convívio com trabalhadores com a participação de Francisco Louçã.
À noite pelas 21.30h em Santarém haverá comício com Francisco Louçã, precedido de um momento musical com Célia Barroca.

O dia 13 como já foi dito começará em Abrantes, na Praça Barão da Batalha, seguirá na direcção do Hospital, depois fará a travessia do Tejo, Rossio ao Sul do Tejo, passará pela Fundição do Rossio de Abrantes, em seguida será a vez do almoço, no restaurante Vera Cruz.
A marcha será retomada pela EN 118 em direcção ao Tramagal, onde fará uma visita ao Sindicato dos Metalúrgicos e por fim chega ao Largo dos Combatentes com um convívio para toda a população que quiser juntar-se a esta iniciativa.
Ás 21.30h será a vez de Francisco Fanhais cantar para o Tramagal e de Francisco Louçã
dizer ao que vem.

Para Salvar Vidas


Bombeiros de Tomar com monitor de parâmetros vitais

Os Bombeiros de Tomar já contam com uma ambulância equipada com monitor de parâmetros vitais. O equipamento, que custou à autarquia 4.634 euros, foi pago com a verba oferecida aos Serviços Municipais de Protecção Civil, em Maio, pela Prossegur.
Na ocasião, aquela empresa de segurança, que colabora com a Câmara de Tomar como prestadora de serviços, ofereceu 1500 pinheiros bravos para reflorestação de áreas ardidas, duas árvores adultas para plantar num espaço verde da cidade e um donativo de 5000 euros destinado aos Bombeiros.
A opção para esta verba recaiu então na aquisição à firma Stericlin do aparelho Monitor Cardíaco, com ecrã de 10 polegadas, marca Medical Eco-Net – Compact 5 XL, acompanhado de acessórios, sonda de temperatura cutânea e 10 rolos de papel para electrocardiograma.
Um pequeno aparelho que pode fazer a diferença e salvar vidas. Com capacidade para analisar de imediato parâmetros como a temperatura corporal, ritmo cardíaco, tensão alterial ou respiração, o monitor permite à equipa de socorro que se desloca na ambulância fazer de imediato um primeiro diagnóstico do estado em que se encontra um acidentado ou acometido de doença súbita. Além dos cuidados imediatos que lhe podem prestar em viagem, ao chegarem ao Hospital podem ainda entregar um pequeno relatório com esses dados essenciais, que a máquina imprime.

segunda-feira, agosto 28, 2006

Música Antiga no Convento de Cristo


A Academia de Música Antiga de Lisboa (AMAL) é uma associação privada, criada em Agosto de 1990, com a finalidade de estabelecer em Portugal um centro de estudos superiores no domínio da interpretação da música anterior ao século XIX, sob a orientação de professores especializados e internacionalmente reconhecidos.


Os apoios regulares do Ministério da Cultura / Instituto das Artes, bem como da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Oriente e do British Council têm permitido à AMAL a realização continuada de cursos internacionais de Canto, Flauta, Violino, Violoncelo, Cravo e Música de Câmara, a par da realização esporádica de seminários nas áreas referidas e também nas áreas de Danças Antigas, Afinação e Manutenção de Cravos, Interpretação da Música de Carlos Seixas, entre outros.

Estes cursos destinam-se a alunos de nível superior e a profissionais que desejam tomar contacto ou aperfeiçoar os seus conhecimentos na prática da Música Antiga em instrumentos da época, e têm sido frequentados por músicos do mundo inteiro, promovendo e estimulando o intercâmbio de diferentes ideias e culturas musicais.

Os cursos internacionais têm-se realizado desde 1999 no Convento de Cristo, em Tomar, com o apoio do IPPAR, e os seminários têm tido lugar quer em articulação com as actividades da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do IPP/Porto, quer na sede da AMAL.

A convite da Faro, Capital Nacional da Cultura 2005, a AMAL colaborou, em 2005, na apresentação de concertos de Música Antiga e da ópera Vénus e Adonis de John Blow.

Os quatro concertos mencionados neste programa e o XXIV Curso Internacional de Música Antiga constituem o evento “A Academia de Música Antiga de Lisboa no Convento de Cristo” Tomar 2006, integrado no plano de actividades da AMAL para o corrente ano.

sábado, agosto 19, 2006

Conversas em Família

Passaram há dias 100 anos sobre o nascimento de Marcello Caetano. Alguns dos leitores, acima dos 50, lembrar-se-ão das Conversas em Família. Relembramos as palavras de apresentação daquele programa, peloo professor de direito e um dos ideólogos do Estado Novo, quantas vezes apresentado como um cândico e bem intencionado governante, que não conseguiu fazer mais por causa dos tubarões. Seria mais um lobo com pele de cordeiro, digo eu.
Ora aqui vão as palavras de Marcello:
"Nem sempre as circunstâncias proporcionam ao chefe do governo a oportunidade para no discurso esclarecer o seu pensamento ou elucidar o público sobre problemas, correntes ou objectivos a atingir. Mas os actuais meios de comunicação permitem conversar directamente com as pessoas sem formalismos, sem solenidades, sempre que seja julgado oportuno ou necessário. E é essa conversa em família que vou tentar estabelecer de vez em quando através da rádio e televisão."

segunda-feira, agosto 14, 2006

Estudo vai avaliar causas do insucesso escolar universitário em Lisboa e Porto

Estruturas de estudantes e centros universitários ligados à sociologia vão desenvolver um estudo para perceber as reais razões do insucesso escolar no ensino superior em Lisboa e no Porto, anunciou hoje fonte da Federação Académica do Porto (FAP). No Porto, o estudo será desenvolvido pela FAP e por uma equipa do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras do Porto liderada pelo professor João Teixeira Lopes. Em Lisboa, o projecto conta com o envolvimento do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior Ciências do Trabalho e da Empresa e da respectiva associação de estudantes. A data de início dos estudos não foi adiantada. Com esta iniciativa pretende-se perceber se o insucesso escolar no ensino superior "é devido apenas aos alunos ou se se deverá também, por exemplo, à ausência de aptidões pedagógicas de alguns docentes, à má preparação dos currículos ou à falta de qualidade de algumas instituições", sublinha a FAP, em comunicado. Segundo a estrutura representativa dos 60 mil universitários do Porto, "não tem existido, até ao momento, uma vontade séria de perceber quais os motivos que conduzem às taxas de insucesso escolar no ensino superior". Tem-se trabalhado "com base em impressões e raramente em investigações profundas e sustentadas", acrescenta a federação. No ano lectivo de 2002/03, a taxa de insucesso relativa a diplomados para as universidades públicas foi de 36,5 por cento e para os politécnicos de 46 por cento, segundo dados do Observatório da Ciência e do Ensino Superior.
----------------------------
Para quando é que as associações de estudantes do IPT passam a gastar o dinheiro em estudos como estes? Já chega de gastar o dinheiro em festas e em telemóveis! Façam alguma coisa em prol dos estudantes!

notícia arauto-ipt.blogspot.com

Assim se Fala Sem Medo


Em período de cada vez maiores cobardias e lambe-botas ou como se diz na minha aldeia (deixem para lá), sabe bem ouvir e ver que há ainda alguém que resiste, alguém que diz não. Quem fala é britânico, e teve altas responsabilidades políticas, portanto não pega a do anti-americanismo terceiro mundista. A entrevista que aconselhamos http://throwawayyourtv.com/2006/08/george-galloway-on-sky-news.html é da Sky News a George Galloway, sobre a invasão do Iraque ao Líbano, mas partindo desta também pode ver e ouvir uma outra intervenção de Galloway no Senado, há um ano, basta clicar em you may remember this.

domingo, agosto 13, 2006

...
Escrevi-te aquela carta de amor
Disse-te que estava à espera de ti
Para começar finalmente a viver e
Deixar de andar devagar e correr
Correr até deixar de sentir o chão
Correr como manda o meu coração
Sentir só o ar que nos separa, passar
E chegar a ti antes do dia terminar

Lancei-me ao vento
Antes de cair junto a ti
Bati como pedra
Seca e dura
E fiquei ali...

Diogo Vaz Pinto

sábado, agosto 05, 2006

Alto Nível

Ex-vereador José Mendes cessou funções na Protecção Civil em Outubro de 2005

Câmara ainda paga telemóvel do ex-autarca

Até Maio, a câmara pagou 1000 euros do telemóvel. Em Junho pagou 5886 euros de ajudas de custo. O ex-vereador José Mendes pediu para manter telemóvel mas a câmara é que tem pago, isto porque o autarca nunca assumiu o pagamento, como lhe competia.

O assunto foi referido em reunião do executivo, tendo o presidente da câmara lamentado o facto do ex-vereador José Mendes, eleito no anterior mandato na lista do PS, ter deixado de exercer funções no pelouro da Protecção Civil, em finais de Outubro de 2005, não tendo ainda regularizado a transferência do número para uso próprio. Esta situação ainda se mantém, nove meses depois de terminar o mandato, com a agravante da autarquia já ter pago cerca de mil euros deste telemóvel, referentes a pagamento até Maio, isto apesar dos esforços em alterar esta situação.
O vereador Carlos Carrão que confirmou que foram estabelecidos contactos com a “Vodafone”, tendo esta operadora informado que tinha de ser o próprio a solicitar a alteração do endereço de facturação, o que nunca aconteceu. Alega o vereador Carlos Carrão que o vereador José Mendes já foi instado a devolver o dinheiro à câmara do pagamento indevido do telemóvel sob pena ser anulado e retirado a facturação da câmara, isto sem abdicar dos procedimentos julgados convenientes. Alegou o vereador Carlos Carrão que o ex-vereador José Mendes teria solicitado a pretensão de continuar com o mesmo número mas naturalmente devia ter assumido o pagamento das chamadas. Há correspondência, que conta do processo, onde a câmara solicitou “Vodafone”a resolução do problema, assim como correspondência para o ex-vereador José Mendes para que regularizasse a situação.
È norma do presidente da câmara ceder telemóvel aos vereadores da oposição. A diferença é que o ex-vereador Fernando Santos, que também não foi reconduzido pelo PS, devolveu de imediato o telemóvel, como lhe competia, o que não aconteceu com o ex-vereador, José Mendes.
Contactado o vereador José Mendes, este alegou que manteve o mesmo número de telemóvel e que a situação se encontrava eventualmente resolvida.
Mas não deixou só este “rabo” o ex-vereador José Mendes, isto porque andaram enroladas ajudas de custo que só lhe foram pagas em Junho deste ano, no valor de 5.886 euros.
Notícia Cidade de Tomar

quinta-feira, agosto 03, 2006

E Câmara continua a pagar o telemóvel

Ex-vereador José Mendes deixou de exercer funções na Protecção Civil de Tomar em Outubro de 2005, no entanto a Câmara Municipal de Tomar continua a pagar telemóvel.
Ver notícia desenvolvida em jornal Cidade de Tomar da presente semana.