quinta-feira, fevereiro 28, 2019

Hóquei em Patins. Todos ao Pavilhão Jacome Ratton, amanhã, sexta-feira, às 21h30m.

A equipa Sub-20 do Sporting Clube de Tomar recebe o Hóquei Clube de Turquel
Está em disputa o 2.º lugar da zona Sul-C do Campeonato Nacional. O SCTomar e HCTurquel têm exatamente os mesmos 15 pontos, fruto de 5 vitórias e 3 derrotas. É imprescindível a vitória pois o SCT já jogou em Turquel, onde saiu vitorioso. O Sporting Clube de Portugal conta por vitória os 8 jogos disputados.
Desta forma é imperiosa a presença de todos os tomarenses para que a energia transmitida aos jovens possa fazer a diferença.

Medal of honor. Why? Ajudem-nos por favor a responder.

                                                                                        pt.wikipedia.org

Medalha de honra, por quê?
         ''Acerca do apontamento desse blogue sobre eventual exagero de medalhas atribuídas no aniversário da cidade, mais ainda porque não foi divulgada informação suporte sobre os motivos da distinção, ocorre-me o registo de que é a primeira vez que leio o nome de Carlos Alberto Lopes Farinha, galardoado com medalha de honra do município, sendo qualificado como director nacional adjunto da Polícia Judiciária.
         Ficam as dúvidas se será distinguido por serviços relevantes prestados no combate à corrupção nas autarquias, ao banditismo, ao tráfico? Ou apenas por ter ascendido de forma natural ao cargo de director nacional adjunto?''

Pedido de ajuda da redação: Há algum cidadão que de forma sustentada, não apenas suposição/opinião nos possa ajudar a esclarecer/responder às questões legítimas levantadas pelo leitor deste magnífico sítio?

Cortejo (online) de ''merdalhados'' carros alegóricos

                                                                                           bomdia.eu

Ministro dos Projectos Falhados vai participar
Cortejo online de Carnaval deste blogue
         Em resposta a um convite em boa hora (uma da manhã) formulado pela redação deste blogue, o ministro dos Projectos Falhados já respondeu confirmando que vai assistir ao cortejo que vai engrossando online deste blogue onde vão constar pouquinho mais de duas dezenas de “merdalhados” carros alegóricos, entre os quais, constam, ó rica prima:
         - Inauguração do museu do peixe frito no Complexo da Levada.
         - Inauguração do WC para cães no espaço público frente à Igreja de Santa Maria do Olival.         
         - Transferência dos sanitários das traseiras da Igreja de Santa Maria do Olival para o Mouchão
         - Transferência da estátua do Gualdim Pais para aquele pelourinho que não é pelourinho na Várzea Grande 
          - Inauguração do parque temático aquático na vala da  Ponte da Vala. 
         - Inauguração do Centro Comercial no Mercado municipal às moscas.
         - Inauguração do parque de campismo no Açude de Pedra destinado a rebanhos de vacas, cabras e ovelhas.
         - Inauguração do museu do brinquedo intitulado “Espera aí já brincas”.
         - Tomada de posse da comissão Tomar Capital Europeia do Nabo 3018.

quarta-feira, fevereiro 27, 2019

Para ver e/ou rever a vitória do Sporting Clube de Tomar frente ao Futebol Clube do Porto (hóquei em patins)

Clicando aqui tem acesso ao jogo integral realizado no passado domingo, 24 de fevereiro de 2019.
O SCT venceu por 4-3 com golos de Guilherme Silva (2), João Sardo e Ivo Silva.

Forrobodó no Convento

                                                                                                      youtube.com
Hoje, quarta-feira
        
         Dia de “forrobodó” no Convento de S. Francisco
        
          Em tempos idos, em especial nas aldeias, as quartas-feiras eram dias de namorar. Para impedir “forrobodós” (o termo era popular era esse, assim como “marmelar”), na sala de estar, os namorados sentavam-se à mesa, como se jogassem à bisca. As mães das meninas, sentadas nas cozinhas, quiçá às lareiras, cabeceavam vigílias de virgindades. As diretivas clericais definiam que a virgindade só se podia perder na noite do casamento. Seria o consumar da boda.  
         Agora, a Tuna Templária de Tomar dinamiza este quarta-feira “forrobodó” com baile de máscaras no convento de S. Francisco. É à noite, como melhor convém ao forrobodótico objetivo.
         O Infopédia, dicionário da Porto Editora, diz do forrobodó  
tratar-se de um festança, pândega, falta de regras ou disciplina, baile popular.
         Já o DI, Dicionário Informal, na Net, como exemplo do uso do termo diz que “o casal passou a noite se esbaldando no forrobodó”. Dá como sinónimos de forrobodó, embrulhada,   arrasta-pé, arruaça, bacanal.
         Seja como for, que não falte o forrobodó no convento.

terça-feira, fevereiro 26, 2019

Aliança Pela Floresta Autóctone

Os quatro promotores do e-sítio Aliança Pela Floresta Autóctone acompanham desde há muito com inquietação a situação humana e ecologicamente desastrosa do nosso território e seu coberto vegetal. Em 2016 sentiram-se em conjunto decididos a dar um passo de inconformismo perante a passividade, resignação, indiferença ou incompetência com que o País reage habitualmente a esse desastre. A tragédia de Pedrógão aconteceu em pleno trabalho de preparação de uma iniciativa que pretendiam propor aos nossos concidadãos, e veio reforçar a premência dela. É por isso que agora e aqui convidam todos os interessados a subscrever, divulgar e apoiar este Apelo a uma Aliança pela Floresta Autóctone.

Com os meios reduzidos que são os seus, a Aliança pela Floresta Autóctone prossegue o seu objetivo de dinamizar a convergência na opinião pública no sentido de alterar, gradual mas profundamente, a composição do coberto vegetal em Portugal de modo a torná-lo mais favorável às espécies autóctones.

Desta vez convidam os interessados para um debate em Caminha, em 9 de março de 2019, às 15:00, no auditório do Museu Municipal, com participação de um orador português e outro galego, já que os dois territórios têm problemas muito semelhantes neste assunto.

Países/regiões que mais visualizaram Tomaronline na passada semana

França
Portugal
Ucrânia
Estados Unidos
Rússia
Região desconhecida
Bélgica
Brasil
Alemanha
Indonésia

''Atão'' pá? ''Comé?''

Em vez de convidar o pessoal para a festa
         Convento de Cristo encerra no dia de aniversário
   Há tomarenses a insurgirem-se prelo facto do Convento de Cristo, tal como aconteceu o ano passado, se encontrar encerrado no dia 1 de Março, dia em que é feriado municipal em Tomar e se comemora o início da construção do castelo que deu origem a este aglomerado que é Tomar. Diz o Tomar na rede” “No dia nem que se assinalam 859 anos do início da construção das muralhas, o castelo e o convento estão fechados. Sendo certo que é um direito que os trabalhadores do monumento têm – o descanso em dia feriado municipal -, não deixa de ser um contrasenso festejar algo que está fechado. Aliás, por exemplo em 2016, no dia 1 de março realizaram-se no convento visitas guiadas, recriações históricas, um espetáculo musical e uma conferência, sendo possível visitar a alcáçova e a torre de menagem, normalmente fechadas. O assunto foi abordado o ano passado e este ano em reuniões de câmara pela vereadora Célia Bonet, do PSD, mas foi desvalorizado pela presidente. É a DGPC – Direção Geral do Património Cultural que tutela o Convento de Cristo”.
     Pode deduzir-se que o principal objetivo da autarquia é de que o pessoal se concentre no Cine-teatro a fim de bater palmas aos discursos dos Óscares Tomarenses, perdão das comemorações. A autarquia não tem dúvidas, valem mais os discursos dos autarcas que qualquer actividade no Convento de Cristo. Para quem discorda, diz a autarquia que a culpa é da Direcção Geral do Património Cultural. Seja como for, para sermos sinceros declaramos desconhecer quem seja esta senhora da tal Direcção-Geral do Património Cultural, nem sabemos onde se localiza. Acreditamos que seja em Lisboa.

Medalhas! É pró Menino e prá Menina!

Nova edição de post com correção e nota da redação. A fartura e a fome ''tocam-se'' um post.
                                                                                                                                              boasnoticias.pt
21 medalhas atribuídas no dia da cidade
      Ouvem-se uns tantos tomarenses a entenderem como eventualmente exagerada a quantidade de homenageados no dia da cidade. São 21!
      1 - Medalha de honra
      4 - Medalhas municipais de valor e altruísmo
      11 – Medalhas municipais de mérito
      5 – Medalhas municipais de mérito desportivo
       Sem querermos abordar a questão das opções, tanto mais que a informação divulgada na comunicação social indica apenas os nomes dos galardoados, sem qualquer referência à razão da atribuição das medalhas, associamo-nos ao que consideram exagerada a quantidade de destacados, correndo a autarquia o risco de cair na banalidade, quando o destaque devia ser por motivos excepcionais. 
Nota da redação: Numa primeira edição deste post surgiu a indicação de 15 medalhas municipais de mérito desportivo. Compulsados os documentos oficiais verificamos que afinal ... há 10 potenciais medalhados que vão ter de esperar. Também quem distribui 21 medalhas porque não foi até às 31, nem que fossem de cortiça? ''Isto é que vai uma crise!''. Aos 10 não galardoados pedimos desculpa.

3 Léguas do Nabão com CALMA

No próximo domingo
   O CALMA organiza a 36ª Edição das 3 Léguas do Nabão
   Inserido no programa, também organizam a Caminhada do Nabão. Com uma extensão de 10 Km, decorrendo dentro do percurso das 3 Léguas, apresenta um traçado circular, em alcatrão e sem grau de dificuldade digno de registo (apenas a subida da "Platex".
   A caminhada tem início e fim na Praça da República, inicia-se às 09:30 e os participantes devem estar presentes no local, o mais tardar às 09:15, para receberem dorsal (obrigatório por motivos de segurança), t-shirt (se for o caso) e briefing de segurança.
 Existe um abastecimento a meio da caminhada, com água e peça de fruta.

Sporting Clube de Tomar comemora hoje 104 anos

Retirado da página do Facebook do SCT:
104 anos de história, alegrias e vitórias, 26/02/2019
O Sporting Clube de Tomar nasce como a maioria dos pequenos Clubes de provincia. Um grupo de estudantes – Maia Pereira, Júlio Bento, António Quintas, Augusto Correia, Amorim Rosa, António Coelho, Domingos Vistulo, António Souto, entre outros, desejosos de engrandecerem a sua terra, lançam a ideia de criarem um grupo desportivo. A iniciativa encontra receptividade, as adesões multiplicam-se e em 26 de Fevereiro de 1915, fundam o Sporting Clube de Tomar. Escolhem para emblema a Cruz de Cristo sobre o Escudo Preto e iniciam a sua actividade desportiva com a Ginástica e o Futebol. Da sua fundação em defesa dos interesses do desporto e da juventude, procurando dignificar a cidade que representa, também no plano cultural e social. No plano desportivo a vida do Clube caracteriza-se por dois períodos distintos: - Aquele em que a sua actividade principal é o Futebol e que vai da sua fundação até 1950 e o que vai daquela data até hoje em que o Hóquei em Patins constitui a sua modalidade principal. 
1ª. filial do Sporting Clube de Portugal em Janeiro de 1923, passando a reger-se pelos Estatutos daquele Clube Lisboeta. Porém, em 15 de Junho desse ano cria os seus próprios Estatutos, posteriormente aprovados por alvará do Governo Civil de Santarém de 12 de Setembro de 1924, e ao emblema do Clube, sobre a Cruz de Cristo é aposto o Leão. 
Instituição declarada “Colectividade de Utilidade Pública” em 14 de Novembro de 1984, o clube foi também agraciado com a “Medalha de Bons Serviços Desportivos, em 7 de Março de 1990, na sequência de Despacho do Ministério da Educação, tendo, por outro lado, sido ainda distinguido, em 1940, com a 1.ª “Medalha de Mérito e Dedicação Leonina”, conferida no 1.º Congresso do Sporting Clube de Portugal, e, de novo, com a “Medalha de Mérito e Dedicação”, por deliberação do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, de 14 de Setembro de 2005, condecoração entregue em 23 de Abril de 2006.

segunda-feira, fevereiro 25, 2019

O tomarense Joel Anjos (realizador) destaca-se em França

Porque não seríamos isentos na nossa apreciação sobre Joel Anjos como pessoa/cidadão e sobre a sua obra cinematográfica, porque tivemos tal como muitos outros tomarenses o privilégio de o acompanhar no início do seu percurso como encenador e realizador cinematográfico, mas desde o primeiro momento, premiado em diversos concursos nacionais, damos agora destaque a uma entrevista deste jovem estudante de cinema em Paris e lá também já ''premiado'', respeitado e bem acompanhado por consagrados do cinema. Propomos que vejam e oiçam porque neste pequena peça percebe-se como é um dos melhores alunos de Mestrado de cinema em Paris e porque isso acontece.

A partir daqui acede à entrevista de Joel e da atriz Marina Gulbahari para falarem de SI LOIN DE KABOUL.

Assim reza ... ou a problemática da Santa da Bola em Torres


Mesmo no Carnaval, o religiosamente correto
   Segundo diversos órgãos de comunicação social nacional, exemplo do “CM” de onde extraímos o texto “A Igreja manifestou-se contra a presença de uma santa no monumento alusivo ao tema do Carnaval de Torres Vedras, 'Made in Portugal', e a organização do evento decidiu retirar a imagem, informou este sábado a câmara municipal. A paróquia da cidade de Torres Vedras manifestou-se ofendida com a presença da imagem no monumento e solicitou a sua remoção", refere em comunicado a autarquia, que organiza o evento em conjunto com a empresa municipal Promotorres.
    Se não consta como carro alegórico, a nossa sugestão é de que passe a constar com um carro alegórico, fruto da reportagem de Alexandra Borges, na TVI24, letreiro em grande “Universidade Católica factura mais de 65 milhões e não paga impostos”
    Diz ainda a reportagem, que esta universidade cobra propinas à semelhança das outras universidades particulares, mas é a única que tem uma isenção fiscal atribuída por decreto-lei.
    Assim reza o que reza este país.

Dai o Carnaval às crianças, Senhores!


   Começa com desfile infantil o Carnaval de Tomar, promovido pela “TomarIniciativas”, esta  quinta feira, dia 28 de Fevereiro, às 10h, com animação na Praça da República.
    Que não falte a galhofa à criançada são os nossos carnavalescos desejos.

Português retinto

                                          vinhotibicadas.blogspot.com                                food.geant.com.uy

     Manhã de segunda-feira. Das 6h30 às 10h00, “Bom-dia Portugal”, na RTP1. O programa integra a rubrica “Bom português”. Hoje, a repórter perguntava se cidra se escrevia com “C” ou com “S”, sidra. Um português de gema, tipo sexagenário, foi conciso:
     - Não faço ideia como se escreve cidra/sidra porque eu só bebo vinho tinto.
     Nota da redação: As palavras cidra e sidra existem na língua portuguesa e estão corretas. Embora apresentem a mesma pronúncia, possuem significados diferentes:
  • sidra é uma bebida;
  • cidra é uma fruta.

domingo, fevereiro 24, 2019

Sporting Clube de Tomar: equipa Sub 20 ganha em Aveiro

A equipa de sub 20 da Sporting Clube de Tomar, na 8.ª jornada da zona C da Fase Final do Campeonato Nacional de Sub-20, foi ganhar a Aveiro, recuperando dessa forma o 2.º lugar da classificação geral, com os mesmos pontos do HC Turquel.
Na próxima jornada, esta equipa do Sporting Clube de Tomar receberá o HC Turquel, jogo que se disputa no dia 1 de março pelas 21:30h.
Aqui pode consultar todos os dados e ocorrências de todas as jornadas deste Campeonato.

Florestas para o Futuro - Exposição nas BMT da CIMT

Na passada sexta-feira, 22 de fevereiro tivemos o privilégio de estar presentes na inauguração da Exposição ''Florestas para o Futuro'' promovida pela CIMT e da responsabilidade do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Municipais. Aconteceu simbolicamente à mesma hora (10:30h) nas BM dos 13 concelhos da CIMT.

Um conjunto de painéis em forma de árvore estilizada suporta informação sobre a Floresta em particular e o Ambiente em geral. 
Esta Exposição ''exige'' obviamente para cumprir a sua missão, visitas guiadas disponibilizadas a todos os munícipes interessados e em particular aos alunos de todos os escalões etários e níveis de ensino (do JI ao Ens. Sup.). O trabalho da ''empresa'' e custo deste ''empreendimento'' devem ser valorizados e rentabilizados com atitude/intervenção pedagógica e não apenas para cumprir rubricas orçamentais ou ficar para o ''boneco''.
Para memória futura fica o registo da presença do Vice-Presidente da CMT, do Comandante da PSP Tomar, Comandante dos Bombeiros de Tomar, Engenheira Florestal, Diretora da BMT, Presidente da Junta de Freguesia Urbana e Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Templários.

Convento de Cristo: póster gigante oferecido com jornal Correio da Manhã de hoje

    Hoje, domingo, os tomarenses  têm razão acrescida para se sentirem mais orgulhosos porque o jornal "Correio da Manhã" iniciou a publicação do que chama de poster gigante sobre os principais monumentos do país, acontecendo que o primeiro póster é precisamente sobre o Convento de Cristo. 
     Diz o poster que a famosa janela manuelina, a Charola e o claustro D. João III são expoentes desta obra que engloba o Castelos dos Templários.

Deputado municipal quer papel

                                                                                pixnio.com
     Mesmo sendo considerada forma de aproveitamento das novas tecnologias, relata o “Cidade de Tomar” que um deputado municipal da CDU, no caso António Silva, contestou na assembleia municipal a recepção dos processos a analisar através de mail. Advoga que gosta de ler as propostas em papel. Só que a impressão custou-lhe 347 euros.
     Fica-nos assim a dúvida se as propostas da Assembleia Municipal são um espécie de romance com 300 páginas, qual a importância do enredo e quais os artistas principais.
     Não temos dúvidas, com as propostas em papel a Assembleia Municipal fica muito cara. Caríssima, caríssimos deputados municipais.
     Seria interessante saber se todos os deputados municipais possuem mail e desses quantos leem o romance.

Em grande! Projeto canino aprovado.

                                                                                       nit.
     Segundo o “Cidade Tomar”, a bancada do PS apresentou na Assembleia Municipal uma proposta no sentido de ser criado um parque para cães, com circuitos e equipamento para a mobilidade, agilidade e movimentos dos animais.  
     O único voto contra foi proveniente do deputado municipal, Américo Pereira, o qual ironizou que só faltava o projecto prever cabeleireira e pedicure para os cães.
     Em nossa opinião, seria uma forma de criar empregos, assegurar cabeleireiro, pedicure e, por que não, modista para bem trajar os cães. Fica assim a grande notícia da autarquia avançar com um parque temático canino. Tanto quanto consta, os cães estão a preparar uma manifestação de regozijo na Praça da República. Até agora, só falta a adesão dos cães vadios, renitentes a parques temáticos.

João Henriques treinador do Santa Clara dos Açores ...

                                                                            radiohertz.pt
... tem praticamente garantida a manutenção da equipa açoriana na primeira liga. Hoje vitória nos Açores frente à equipa madeirense, Nacional.
Números da equipa de João Henriques:
- 9 vitórias, 3 empates, 11 derrotas;
- 32 golos marcados e outros tantos sofridos;
- 30 pontos na tabela classificativa.
     João Henriques, profissional que pertence ao Quadro de Professores do Agrupamento de Escolas Templários, antes de chegar a treinador do Santa Clara dos Açores, foi nas temporadas anteriores, treinador do Leixões e Paços de Ferreira. Estamos seguros que voos altos mais altos estarão na ''rota'' deste exigente e competente treinador de futebol.

Sporting Clube de Tomar vence Futebol Clube do Porto, 4-3


''Filme'' do jogo:
A dez minutos do fim da primeira parte o SCT vence os portistas por 1-0, golo de Guilherme Silva.
A dois minutos e cinquenta e três segundos do fim da primeira parte, Guilherme Silva bisa. SCT, 2 - FCP, 0.
O comentador do Porto Canal, Tó Rocha, refere que as dimensões máximas do ringue, maiores que as do Dragão Caixa são desfavoráveis à equipa nortenha.
A um minuto e vinte segundos do intervalo, Reinaldo Garcia do FCP reduz.
Às 17:51h início da 2.ª parte.
A vinte e dois minutos e treze segundos do final, João Sardo falha livre direto com a bola a ir à trave.
A onze minutos e vinte segundos do apito final, o FCP empata de livre direto após 10 faltas do SCT.
Terceiro golo do SCT por João Sardo, a nove minutos e trinta e cinco segundos da conclusão.
Ivo Silva marca o quarto golo para o SCT a seis minutos e dois segundos.
FCP reduz por Julio Cocco para 4-3 a um minuto e vinte e seis segundos do regresso às cabines.
''Bamos lá cambada!''

Convite para evento - Entrada livre


Hóquei em Patins - Todos ao Pavilhão Municipal de Tomar, hoje pelas 17h

''Bamos lá cambada!''
Hoje é mesmo o dia para o início de uma recuperação que se anuncia para o Sporting Clube de Tomar nesta segunda volta do Campeonato Nacional da 1.ª divisão. Nada melhor que uma vitória sobre o FCP que tremeu na passada semana frente ao Benfica.
O SCT está a seis pontos da linha de água, ora, hoje uma vitória coloca a equipa nabantina a apenas uma vitória de poder respirar de forma mais confortável.
O apoio hoje será fundamental porque o empenho e competência dos jogadores e equipa técnica sabemos que existem, como foi demonstrado nestas últimas jornadas frente aos primeiros colocados na tabela classificativa.

sábado, fevereiro 23, 2019

Zeca Afonso - lembrar é preciso 32 anos depois da sua morte

Entre os acontecimentos tristes do dia 23 de Fevereiro de 1987, faz hoje trinta e dois anos, conta-se a morte daquele que pode considerar-se, sem exagero ou favor, o trovador maior da música popular portuguesa: José Afonso.
Leia/ouça ''A nossa rádio'' com artigos poemas e canções de homenagem a Zeca.



Sporting Clube de Tomar - agenda, de 23 a 27 de fevereiro

sexta-feira, fevereiro 22, 2019

Inteligência artificial recria humanos - artificial intelligence - None of these faces, generated by this website, exist in real life

Segundo DN Insider
 Rostos são gerados por um algoritmo de inteligência artificial que foi treinado para recriar humanos da forma mais real possível.


Se as caras que aparecem na imagem em cima fossem usadas como foto de perfil do Facebook ou Twitter, desconfiaria de algo? As fotografias não têm uma qualidade soberba, mas dificilmente alguém desconfiaria à partida que estas pessoas, na realidade, não existem.
Estas foram caras que encontrámos no site This Person Does Not Exist, uma página onde são mostradas dezenas de caras e todas de pessoas… que não são reais.
O projeto é de um programador chamado Phillip Wang, que tem como grande objetivo mostrar ao mundo o potencial que a inteligência artificial pode ter na criação de rostos humanos.
“Começou como um objetivo pessoal acima de tudo porque nenhum dos meus amigos parecia acreditar neste fenómeno da inteligência artificial e queria convencê-los”, explicou à publicação Mashable.
O especialista usa um algoritmo chamado StyleGAN, que foi criado por investigadores da tecnológica Nvidia. Este modelo está otimizado para recriar da forma mais real possível elementos do mundo ‘real’ – sejam eles humanos, animais ou simplesmente divisões de uma casa.
Por outro lado, Phillip Wang mostra o potencial da tecnologia ao fazer com que um computador consiga imaginar uma cara que não existe. “Penso que eventualmente, com dados suficientes, uma grande rede neural pode ser levada a sonhar muitos cenários diferentes”, defendeu.
A tecnologia que está na base deste site é semelhante à que tem permitido criar vídeos nos quais pessoas aparecem a dizer frases que nunca disseram na vida – ou então são apenas usados rostos em corpos que não lhes pertencem. Estes vídeos, que começam a ganhar escala no mundo online, são conhecidos como deepfakes.


Terras sem Sombra estreia-se em Monsaraz, entre a arte gótica e a paisagem mediterrânica, neste fim-de-semana

Visita cultural, concerto e atividade em prol da biodiversidade são de acesso gratuito e sem inscrição prévia. Ainda vai a tempo pois as atividades só começam na tarde de amanhã.
Veja aqui toda a descrição pormenorizada das atividades deste fim-de-semana em Monsaraz.
A seguir, o Terras sem Sombra parte para Valência de Alcântara, Olivença, Beja, Elvas, Cuba, Ferreira do Alentejo, Odemira, Barrancos, Santiago do Cacém e Sines. Este Programa iniciou-se em Janeiro e vai até Julho. Consulte e ... faça o seu próprio Programa.



A Barca dos Castiços - Música Folk portuguesa

Próximo destino da Barca: sábado, dia 23, 21h45, no teatro Loucomotiva, Taveiro Coimbra. Gravitando em torno de Coimbra, navegando pelos mares da criatividade musical, mas não descurando um importante legado, cartas de navegação (auditiva, entenda-se), surge esta barca, cuja tripulação rema ao sabor da imaginação, mas sem perder o rumo que esse legado norteia. Este grupo surge da necessidade pessoal de cada um dos seus elementos de expandir os seus limites criativos e artísticos, tendo como base de trabalho e importante influência todo o universo auditivo que é a música tradicional portuguesa. De Coimbra, navegam ao sabor da música que ouvem e que herdaram...

Diferem, à partida, do conceito habitual de grupo de música tradicional portuguesa, pois a sua preocupação em introduzir novidades àquelas melodias que surgiam espontaneamente entre as gentes do nosso povo, oferece às suas músicas um caráter de novidade, de fusão, mais ou menos ortodoxa, e como tal podem-se considerar como composições de autor, em oposição a outros grupos, que pretendem ser o mais fiéis possível às sonoridades que povoavam o imaginário do nosso povo, há alguns séculos atrás. A Barca dos Castiços diz: ''Não somos inovadores no nosso propósito, sabemos (Brigada Vitor Jara, Gaiteiros de Lisboa, At-tambur, Maio Moço, Ronda dos Quatro Caminhos, e todos os outros, não é?...), mas a reciclagem que fazemos tem o nosso cunho muito pessoal. Cada vez que soltamos as amarras, fazemo-lo com muito carinho…''

Carnaval em Tomar - Proposta de carros/atrelados ou o outro lado da questão carnavalesca (autárquica) tomarense (das últimas décadas)

                                                                                                                                    mediotejo.net
    No momento em que certamente os carros alegóricos para o corso do Carnaval em Tomar se encontram em preparo, fica a nossa sugestão sobre alguns atrelados a apresentar, convictos de que o verdadeiro desfile seria mesmo o atrelado (outro lado) da questão.
    Esperam-se outros contributos no sentido sempre hirto de que o corso seja o mais completo possível com os atrelados da manha. Por exemplo, no nosso corso, os reis de carnaval deviam ser a nossa prima coxa e o nosso primo da muleta. Muleta porque rima com treta.

          Parque temático da treta    

    Carro alegórico com inauguração do parque temático anunciado em campanha eleitoral do PSD, em 2008. Foi apresentado publicamente, com pompa e circunstância, pelo visto mais circunstância. Como até hoje nunca foi explicado porque não avançou o projecto, resta um carro alegórico a inaugurá-lo. O tema do parque pode ser um grupo de tomarenses a fazerem de anjinhos e a tocarem corneta que rima com treta. 

         Carreta funerária com forum e centro comercial
        
    Anunciado para o edifício do mercado municipal pelo ex-presidente da Câmara Municipal de Tomar, António Paiva, o projecto não se concretizou. 
    A sugestão é de uma carreta funerária com o letreiro “Aqui jaz o fórum e o centro comercial que não passaram de notícia no jornal”.  

         Parques de campismo com rebanhos no Açude de Pedra 
        
    Quando foi encerrado o parque de campismo da cidade, o ex-presidente da câmara, António Paiva, anunciou a construção de um novo parque no Açude de Pedra.      
    A sugestão é de um carro alegórico tipo ilha paradisíaca, com o pormenor de frequentado por rebanhos de vacas e de ovelhas. As vacas e as ovelhas podem vestir fatos de treino ou biquínis.

         Funicular para o convento de Cristo
        
    Apresentado por um particular, em 2010, o projecto “Funicular da Anunciada” consistiu em garantir a ligação da cidade ao Convento de Cristo através de um funicular, à semelhança do que acontece em Viseu ou na Nazaré. O equipamento, caso fosse instalado, teria capacidade para transportar até cerca de 400 pessoas por hora.
    Pelo visto, o projecto cabe todo num carro alegórico
Com o dístico “Nesta cidade, os projectos ficam todos bem funiculados”
        
         Museu do brinquedo nem vê-lo
        
    Em 2009, anunciava-se que brinquedos tradicionais portugueses, assim como outros de diversas proveniências além-fronteira iriam propor, em Tomar, uma viagem pela memória de como se brincava noutros tempos.
    O carro alegórico sugerido será com muitas criancinhas com brinquedos e o letreiro “Para visitar o nosso museu, só se for a caminho de Viseu”.

         Tomar Capital Europeia da Cultura em 3012
        
    O projeto de Tomar Europeia da Cultura 2012 foi apresentado em 2004. A comissão chegou a tomar posse mas não passou daí.
    O carro alegórico sugerido deve expor um dístico onde se leia “Por lapso foi anunciado Tomar Capital Europeia 2012 quando se queria dizer 3012”
        
    Nota – De qualquer das formas, desejamos a todos um bom carnaval com os carros alegóricos que forem apresentados, naturalmente mais “sérios” porque a autarquia é que dá o subsídio e pode não achar graça. Nesse caso, o subsídio teria forma de carantonha carregada e para o ano não levavam nada.  
    E o palhaço sou eu?

quinta-feira, fevereiro 21, 2019

Loja de conveniência já jorra massa

                             pt.dreamstime.com                                                                                                    dinheirovivo.pt
Em Casais/Alviobeira

    Numa página d’ ‘’O Templário”, texto da autoria de António de Freitas, o regozijo da Freguesia de Casais/Alviobeira de já possuir multibanco nos “Azeites de Alviobeira”. Presidente da Junta, sorriso aberto, junto à maquineta, como se tivesse descoberto um filão, naturalmente desde que haja saldo nas contas.
    Conta-se que, há tempos, um filho levou o pai à cidade, assuntos familiares. O filho parou junto a uma instituição e disse “Vou aqui levantar dinheiro”. Dirigiu-se à maquineta, introduziu o cartão e sacou o pretendido. Mostrou as notas ao pai. Este comentou perplexo “Ai filho, nunca pensei ver uma parede a dar dinheiro”. Agora, na loja de conveniência dos “Azeites da Alviobeira”, por entre detergentes e garrafas de sumo, o pessoal pode sacar o pecúlio no multibanco. Convém que tenham saldo. Ainda não há evolução que permita sacar dinheiro sem lá o ter. Há quem consiga, mas são outras ratazanas que não existem nos azeites de Alviobeira. 
          youtube.com

Prepare os bikinis e cheire o Carnaval

                                           
    A partir desta sexta-feira, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o nosso concelho vai aquecer com temperaturas na ordem dos 22 a 25 graus. Os agricultores queixam-se da falta de chuva. De momento, nem o Presidente da República lhes pode valer, chuva, para quem acredita, só quando Deus quiser. Dizem que com competências delegadas no São Pedro.  
    A manter-se o calor, beneficiam os participantes no corso de Carnaval, elas de corpinho feito ao biquíni, eles de tronco nu e calção. O público aproveita e inaugura a época da imperial.