Durante o mês de Outubro
Saúde e prazer à mesa no Feijão com Todos em Tomar
Imagine um teste: o feijão faz bem ou mal à saúde?
A resposta é claramente um sim, faz bem. Mas, e as feijoadas?
Bento Baptista, coordenador da mostra gastronómica “Todos com o feijão… O feijão com todos”, deu a resposta, na conferência de imprensa de apresentação do evento: “A feijoada em si não faz mal à saúde, faz mal é quando se come demais e repetidamente”.
Vinda de um médico, a afirmação ganha maior consistência, até porque as feijoadas são apenas uma parte residual da panóplia de pratos que se podem confeccionar com esta leguminosa que, por o ser, é rica em fibras e vitaminas e, como tal, profundamente saudável.
Então, não tem nada que saber: a quinta edição desta mostra gastronómica vai decorrer, nos 36 restaurantes aderentes do concelho de Tomar, durante todo o mês de Outubro, com todos os pratos garantidamente aos fins-de-semana, e ainda nos dias 5 (feriado) e 20 (de Santa Iria).
E terá sabores para todos os gostos, das entradas com peixinhos da horta, atum com feijão frade ou caracóis com feijão entre várias outras; às sopas – de feijão verde, seco, com abóbora, com espinafres, da pedra, etc.; e aos pratos principais em que a nossa leguminosa acompanha fataça, lombinhos de porco, bucho de bacalhau, picanha, choquinhos, vitela, caça, coelho, galinha, gambas, etc., etc., etc. Sem esquecer as sobremesas: pastelinhos, azevias, tarte, folhado, pudim, laranjada e muito mais.
Isto sem esquecer alguns sabores mais exóticos que promete um recém-aberto restaurante indiano.
Diga lá: conhece ingrediente tão versátil? Então venha saborear todas as suas potencialidades.
Até porque, como salientou na conferência de imprensa o vereador Carlos Carrão, o “Todos com o feijão... o feijão com todos” é uma iniciativa que se articula com duas outras importantes actividades que decorrem em tomar ao longo deste mês: a tradicional Feira de Santa Iria, de 13 a 22 de Outubro, e o Tomar Jazz – Encontros.
1 comentário:
Enquanto umas usam Chanel cá o Zé usa Feijão Coloniel.
Zé das Iscas
Enviar um comentário