segunda-feira, fevereiro 04, 2019

Queimas & Informação, Mercado & Desolação, Resineiros & Património (Natural & Cultural)

                            radiohertz.pt

MÁS QUEIMADAS AINDA SEM SOLUÇÃO

          Segundo a Rádio Hertz, “Ainda há pessoas que fazem queimas e que não comunicam aos bombeiros. Atenção às coimas que podem chegar aos dez mil euros. Determinação passou despercebida, tem havido registo para várias queimas”.

            Fica a questão comunicacional: se há pessoas que não lêem jornais, nem nacionais, nem locais, se não ouvem as rádios locais, se só vêm os telejornais e o “Preço certo”, se não vão à missa (houve tempos em que os padres prestavam essas informações úteis à comunidade no decorrer das missas) como vão saber em que condições podem proceder às queimadas?”.

                                                      radiohertz.pt

Mercado municipal de Tomar só às sextas e sábados?

            Evento amplamente divulgado, a autarquia procedeu, no passado sábado, à comemoração do terceiro aniversário da reabertura do mercado municipal, após obras de beneficiação.

            Tanto quanto se constata, infelizmente, por razões conjunturais, não é fácil evitar que o mercado municipal registe actualmente clientes apenas às sextas e sábados. De segunda a quinta, já poucos comerciantes resistem à desolação do vazio.

                                         mediotejo.net

Os caminhos dos resineiros

            No domingo, com o Calma, foi o percurso pedestre “Calcorrear dos Resineiros’, no Sardoal. Início na localidade de Monte Cimeiro a calcorrear os caminhos outrora percorridos por aqueles que viviam da extracção de resina”, uma das principais atividades na região até à década de 80, do século XX.

            Graças às novas tecnologias, acessíveis ao caminhante comum, o percurso registou 11,5 km, três horas de duração. No Centro de Interpretação, em Monte Cimeiro, ponto de partida, apresenta-se um placar que indica as várias fases de extracção de resina (descarrasque, riscagem, execução da ferida, aplicação do ácido, colha, raspagem) apresentando-se ainda os utensílios para o efeito (maço, descarrascadeira, pulverizador, bicas, ferro de renova americano).

            O pinhal percorrido vale ainda pela sua pureza, sem eucaliptos, no domingo com o rumorejo dos riachos a embalar, sol brilhante. O almoço no restaurante “As três naus”, com marcação, no Sardoal, satisfez, serviço prestável e eficiente.  

Sem comentários: