terça-feira, fevereiro 06, 2007

Modernização da Estação Ferroviária ou Investimento Imobiliário?

Do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Tomar recebemos a seguinte nota:
'' Modernização da estação ferroviária
INFERVISA conclui avenida junto à Estação de Tomar


A empresa INFERVISA (junção da INVESFER e da VISABEIRAS) concluiu no sábado passado as obras da Avenida António da Fonseca Simões, junto à Estação de Caminhos de Ferro. A obra resulta de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Tomar e a empresa REFER e diz respeito à primeira fase de um acordo que termina com a construção da passagem desnivelada no final da avenida, por baixo do caminho-de-ferro, e do cais de cargas e descargas na Zona Industrial, em Santa Cita.
Como contrapartida a autarquia viabiliza à INVESFER o loteamento que prevê a construção de edifícios para habitação, comércio e serviços na zona onde se encontravam os antigos armazéns do cais de cargas e descargas da Estação de Tomar. Por este motivo e como refere António Paiva, presidente da Câmara, “o financiamento desta obra é nulo” uma vez que “não há pagamentos directos por parte da autarquia.” “A isenção das taxas para a construção dos edifícios no Largo da Estação é a contrapartida da Câmara para as obras que a INVESFER e a REFER acordaram executar”, diz o autarca.

Táxis passam para a frente da Rodoviária

Com esta obra conclui-se a rotunda junto à GNR e o cais dos táxis, que passa para a frente da Central de Camionagem, permitindo que as pessoas que chegam ou partem de Tomar a partir da Rodoviária ou da Estação dos Caminhos de Ferro passem a poder apanhar o táxi sem ter de atravessar a avenida.
Com as mais recentes alterações, é ainda resolvido o acesso à avenida dos veículos que vêm da Várzea Grande ou do Tribunal, que deixam de ter que fazer inversão de marcha na rotunda junto à GNR.

Câmara quer conclusão da passagem desnivelada e cais de Santa Cita

Para cumprir o protocolo assinado entre a Câmara de Tomar e a REFER ficam por resolver a construção da futura passagem inferior de ligação à E.N. 110, actual passagem de nível, e do cais de cargas e descargas na Zona Industrial, em Santa Cita. São estas as actuais “preocupações” para o presidente da Câmara no âmbito do protocolo. “A Câmara não vai passar nenhuma licença de construção dos prédios à INVESFER enquanto não tiver resolvidas a questão da passagem desnivelada da Avenida Fonseca Simões e a construção do cais de cargas e descargas de Santa Cita”, garante António Paiva.''

11 comentários:

Anónimo disse...

Mas os veículos provindos da Várzea Grande (Convento S. Francisco) ou da Av Combatentes (lado da Nun´Álvres) continuam a não ter acesso directo à entrada da Estação da CP (têm de inverter a marcha na Rotnda da GNR), pois a mudança de faixa dá-se depois dessa entrada.
O Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal (entidade desconhecida até hoje) "esqueceu-se" de referir que esta melhoria resultou de recomendações e requerimentos dos Vereadores Pedro Marques e Rosa Dias, os quais se aperceberam do erro cometido com o traçado da nova via (Combatentes/Fonseca Simões), ao contrário dos serviços camarários responsáveis, que nunca "toparam", apesar de terem analisado o projecto que a Refer apresentou na Câmara.
Mais de um ano demorou a correcção do erro.
Por último sublinhe-se que a DOM da Câmara preconiza para o local a construção de uma rotunda, cujo projecto e execução se aguarda.

Anónimo disse...

Tomar tem o que merece! Não votaram por 3 vezes massivamente no Paulino da Trofa e seu gang? Não votaram por 3 vezes no mesmo partido nas freguesias urbanas?
Então aí têm! Não se queixem!

Anónimo disse...

Tem toda a razão "VIRGÍLIO". O africano Paulino é um simulador, um vigarista. Ilude as pessoas com similações de actos democráticos, como se as decisões não estivesswem já tomadas!

Anónimo disse...

O que é isso do "Gabinete de Comunicação da Câmara Municipa de Tomarl"?
Quem o integra?
De quem depende?
Quando foi criado?
Tem algo a ver com um bloguista que costuma ass(ass)inar de Gabinete?

Anónimo disse...

Não sabem o que é o Gabinete de Comuniação que contatrou um "contador de histórias" o orelhudo que ganha mais por mês de avença que 5 cantoneiros de limpeza!

Anónimo disse...

Autarcas e população discutem IC3 e Ramal da Lousã
A Câmara Municipal de Miranda do Corvo promove, amanhã, uma convenção sobre acessibilidades. A população é chamada a conhecer os projectos para o concelho

Autarcas e população de Miranda do Corvo discutem sexta-feira, à noite, no auditório municipal, o futuro traçado do Itinerário Complementar (IC3) e a linha da Lousã, que comemorou 100 anos em Dezembro.
Recorde-se que, por deliberação da Assembleia Municipal de Miranda do Corvo, foi criada em Dezembro uma comissão de acompanhamento do projecto IC3, que vai ligar Tomar a Souselas, com passagem pelo concelho.
«Considero que em assuntos importantes para o concelho, como é o caso das acessibilidades, não devem ser só as pessoas do poder a decidir», disse, na altura, Fátima Ramos, presidente da Câmara Municipal e autora da proposta.
Para além da autarca, a comissão de acompanhamento integra o presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Simões (PSD), um elemento da bancada social-democrata e outro da bancada socialista (os únicos partidos com representação) e os presidentes das Juntas Freguesia de Miranda do Corvo e Lamas, freguesias que serão abrangidas pelo traçado do IC3.
«Pelo interesse que têm para o concelho, estes assuntos devem estar acima dos partidos políticos», frisou ainda a presidente da edilidade. A comissão reuniu por uma vez, no dia 16 de Janeiro, pronunciando-se favorável ao traçado nascente, entre as duas propostas que estão em discussão. Sexta-feira, na convenção sobre as acessibilidades, a população poderá conhecer em pormenor as propostas apresentadas pela Estradas de Portugal que estão a ser analisadas pelos municípios abrangidos.
Dos dois traçados em análise para ligar Tomar a Souselas, o que mais interessa ao concelho é o que prevê a interceptação da EN342, na zona de Lamas, em direcção a Coimbra pelo lado nascente, atravessando o Mondego junto às Torres do Mondego e ligando ao IP3.
O estudo prévio da solução final do traçado do IC3 deverá ser apresentada pela Estradas de Portugal no final do primeiro trimestre deste ano, seguindo-se o envio para Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) no Instituto do Ambiente, a qual deverá estar concluída até final de 2007. Quanto ao Ramal da Lousã, está previsto para o primeiro semestre deste ano o lançamento do concurso para a instalação definitiva da bitola europeia entre Serpins e Coimbra/Parque, no âmbito do projecto de instalação dos comboios eléctricos “tram-train”.
A autarquia deverá apresentar também informações sobre o processo de requalificação urbana na componente rodo-ferroviária para a vila de Miranda do Corvo, que deverá avançar ainda este ano a cargo da CP.


ENQUANRO NA LOUSÃ SE CHAMA A POPULAÇÃO PARA DISCUTIR O LANÇO DO IC3 EM TOMAR A DITADURA INSTALADA APONTA SOLUÇÕES QUE JÁ LEVOU A PIOPULAÇÃOD E MANOBRA- ALVIOBEIRA E TORRE REUNIR550 ASSINATURAS DE PROTESTO E SE PREPARA PARA OUTRAS MEDIDAS PARA RECLAMAR; POIS NÃO SÃO TIDOS NEM ACHADOS E DECIDEM SOBRE ESTRADAS E O FUTURO DA TERRA- O PRESIDENTE DA CÃMARA

RM

Anónimo disse...

A completa execução do Protocolo assinado entre o Município de Tomar e a empresa do Grupo CP, é a que garante a resolução da prioridade do atravessamento, junto ao ex-açude das Ferrarias (Padrão) para o lado de marmelais.

A requalificação global de toda a zona da actual Estação será naturalmente uma excelente oportunidade para dar uma nova dignidade à maior Praça de Tomar: A Várzea Grande.

Temos considerado - no PS, a urgência da qualificação deste espaço da Cidade. Consideramos urgente um Concurso para a construção do tal atravessamento de S.Lourenço (ou Ferrarias), que efectivamente melhorará as condições de vivência e circulação na Cidade.

Compreendemos a necessidade do "Gabinete de Comunicação da CM" vir tentar esclarecer que o atravessamento sob o caminho de Ferro não é da sua responsabilidade,mas...

...se colocasse tanto empenhamento nessa solução, como tem colocado na teimosia da prioridade da Ponte do Flecheiro, muito provavelmente esta - a de S.Lourenço -, já estava construida.

Isso sim é que era serviço, para bem de toda a comunidade Tomarense.

O que vem sendo feito, mas não são do que paliativos!

Luis Ferreira

Anónimo disse...

Contra a Ponte do Flecheiro lutar, lutar. SEMPRE

Anónimo disse...

A dúvida do dia:
SERÁ QUE A EMPRESA QUE ELABOROU O ESTUDO QUE COLOCA O BENFICA COMO O 20.º CLUBE MAIS RICO DO MUNDO, FOI A MESMA QUE APRESENTOU TOMAR COMO A 12.ª CIDADE DO PAÍS?

Anónimo disse...

CLARO QUE FOI

Anónimo disse...

Ele há cada "cabecinha pensadora"!
São só "armadilhas".
A Deloitte não se ocupa de minudicências como as do Expresso.
E comparar o Presidente de Tomar ao do Benfica é como comparar um melão com a lua.
Tomar é Tomar, tem a sua história.
O Benfica é o Benfica e também tem a sua história.
Não são comparáveis.