domingo, julho 09, 2006


Conferência de Imprensa: O Presidente Michel Delebarre e a Comissária Danuta Hübner apresentarão a edição de 2006 dos OPEN DAYS – Semana Europeia das Regiões e dos Municípios

Data e local: 18 de Julho de 2006, às 11h30, na sala de imprensa da Comissão Europeia
PT

O Presidente do Comité das Regiões, Michel DELEBARRE, e a Comissária responsável pela Política Regional, Danuta HÜBNER, apresentarão oficialmente a iniciativa "OPEN DAYS – Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, o mais importante evento do calendário da UE, numa conferência de imprensa conjunta que se realizará terça‑feira, 18 de Julho.
A edição deste ano, que decorrerá em Bruxelas, de 9 a 12 de Outubro, será consagrada ao tema Investir nas regiões e nos municípios – parcerias públicas e privadas para o crescimento e o emprego.
Os OPEN DAYS são organizados em colaboração com 135 regiões e municípios da Europa e com o apoio do Parlamento Europeu, da presidência finlandesa, do Banco Europeu de Investimento, do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento, pela Federação Bancária Europeia, pelo Comité Económico e Social Europeu e por algumas das mais cotadas empresas mundiais.
O programa, que prevê a realização de 11 seminários em Bruxelas e de mais de 70 eventos nos Estados‑Membros, congregará mais de 5 000 participantes, entre os quais comissários europeus, altos responsáveis políticos, empresários e especialistas em política regional.

Os OPEN DAYS dão às regiões e aos municípios da Europa a possibilidade de trocarem know‑how e descobrir em novas oportunidades de financiamento e de investimento.

A sessão inaugural, em 9 de Outubro no Museu do Cinquantenaire, em Bruxelas, contará com a presença de José Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, Philippe MAYSTADT,, Presidente do BEI, Mario Monti, antigo comissário responsável pela Concorrência e presidente do Bruegel (Brussels European and Global Economic Laboratory) e Hannes MANNINEN, ministro finlandês dos Assuntos Regionais e Municipais.

Para a sessão de encerramento, em 12 de Outubro, que terá lugar no hemiciclo do Parlamento Europeu, está prevista uma mesa‑redonda com a participação de Craig BARRETT, presidente do conselho administração da Intel (principal produtor mundial de chip para computadores, Jacques ATTALI, presidente de PlaNet Finance (ONG activa na luta contra a pobreza) e o economista e escritor John MONKS, secretário‑geral da Confederação Europeia dos Sindicatos.


Uma novidade da edição de 2006 dos OPEN DAYS será o Café dos Investidores, que facultará aos investidores e responsáveis políticos um ponto de encontro moderno e uma aldeia de expositores, um programa de 32 seminários e um centro de comunicação. De entres as empresas participantes citemos Alcatel, BT, Cisco Systems, Deutsche Telekom, Ericsson, Ernst & Young, France Télecom, Hewlett‑Packard, Intel, Microsoft, Philips, SAP, Siemens, Telecom Italia and Telefónica

Em entrevista antes da conferência da imprensa, o presidente Delebarre afirmou que “A Semana Europeia das Regiões e dos Municípios é indubitavelmente o principal evento do calendário da política regional de 2006. É um encontro que as regiões e os municípios da Europa não podem falhar, como o demonstra o número crescente de intervenientes públicos e privados interessados em participar neste evento.
"Estou muito satisfeito por, mais uma vez, podermos contar com o apoio do Parlamento Europeu, a presidência do Conselho em exercício e, pela primeira vez, o Comité Económico e Social Europeu. A participação de bancos e instituições financeiras, juntamente com aspectos inovadores como o Café dos Investidores e a Aldeia dos Expositores são a garantia de que a edição de 2006 dos OPEN DAYS de 2006 terá um êxito sem precedentes".
A comissária Danuta Hübner afimou que “todos estão de acordo sobre o facto de que a Europa precisa de criar mais crescimento e emprego. Este evento destina‑se a mostrar como poderão as regiões e os municípios levar por diante este desafio. É uma ocasião para partilhar ideias e boas práticas de forma concreta através de resultados.

Apraz‑me que o sector privado e as associações da sociedade civil organizada participem neste evento. Quero ainda sublinhar que o OPEN DAYS não é apenas mais uma conferência virada para Bruxelas. Paralelamente, agiremos a nível local com apresentações, visitas a projectos financiados pela UE, debates e exposições nos Estados‑Membros para demonstrar aos cidadãos que a Estratégia de Lisboa e a política de coesão podem ter repercussões positivas nas suas vidas”.

O programa completo dos OPEN DAYS – Semana Europeia das Regiões e dos Municípios – e as instruções para a inscrição nos ateliês e seminários estão disponíveis no sítio Internet www.opendays.europa.eu

2 comentários:

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anónimo disse...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»