sábado, julho 08, 2006

"OPEN DAYS – Semana Europeia das Regiões e dos Municípios" (9 a 12 de Outubro de 2006)

Factos e Números
Organização
· A Edição de 2006 dos "OPEN DAYS - Semana das Regiões e dos Municípios” é organizada conjuntamente pelo Comité das Regiões e a Direcção Geral de Política Regional da Comissão Europeia (DG REGIO), e por 135 representações de regiões e municípios sediadas em Bruxelas. Conta com o apoio do Parlamento Europeu, da presidência finlandesa da União Europeia, do Banco Europeu de Investimento, do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), da Federação Bancária Europeia, do Comité Económico e Social Europeu e de algumas mais cotadas empresas a nível mundial.
Tema
· Este evento é subordinado ao tema: Investir nas regiões e municípios da Europa - Parceria pública e privada para o crescimento e o emprego.
A representação das regiões e dos municípios
· As 135 regiões e municípios “parceiros” ( lista completa apensa) estão agrupados em 14 grupos, estando representado em cada um deles pelos menos três países diferentes. Números relativos aos anos anteriores:
Ø 2005: 106 regiões e municípios
Ø 2004: 70 regiões e municípios
Ø 2003: 10 regiões e municípios
· As regiões e municípios participantes representam 24 países europeus (20 Estados-Membros, 2 países candidatos à adesão e 2 extra-comunitários): Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, República Checa, Suécia, Roménia, Croácia, Suíça e Noruega.
· Os países mais representados são: Alemanha (17 ), seguidos da Itália (14), Reino Unido (13), Espanha (12), Países Baixos e Polónia (10), França, Finlândia e Hungria (7), República Checa (6), Roménia e Suécia (5).

Número de participantes

· Estão previstos para este evento 5 000 participantes provenientes do mundo político, económico, financeiro e social.

· Comparação com anos anteriores:

Ø 2005: 2 500 participantes
Ø 2004: 2 000 participantes

Número de ateliês e seminários

· Estão previstos 181 ateliês, dos quais 111 terão lugar em Bruxelas nas representações de regiões e cidades, na sede do Comité das Regiões e na Direcção-Geral de Política Regional da Comissão Europeia, realizando-se os restantes 70 localmente nos Estados-Membros.

· Comparação com anos anteriores:

Ø 2005: 70 ateliês e seminários
Ø 2004: 71 ateliês e seminários

· Os ateliês e seminários estarão agrupados por temas:

Ø Investir em empresas competitivas e emprego de elevada qualidade
Ø Promover a inovação ao nível regional
Ø Investir numa utilização sustentável dos recursos e das tecnologias do ambiente
Ø Apoiar a parceria de empresas do sector público e privado para os grandes projectos de infra‑estruturas
Ø Reduzir a burocracia: a gestão dos Fundos Estruturais entre 2007 e 2013

Novidades dos OPEN DAYS de 2006

· Cafés dos Investidores: um local de encontro moderno e uma oportunidade de ligação em rede dos investidores e representantes das autoridades locais e regionais. No café, que estará a funcionar de 9 a 12 de Outubro, na sede do Comité das Regiões, 99-101 Rue Belliard, Bruxelas, estarão presentes algumas das mais importantes empresas a nível mundial, nomeadamente:

· Alcatel
· BT
· Cisco Systems
· Deutsche Telekom
· Ericsson
· Ernst & Young
· France Télecom
· Hewlett-Packard
· Intel
· Microsoft
· Philips
· SAP
· Siemens
· Telecom Italia
· Telefónica

· Aldeia de Expositores: cada um dos 14 grupos terá à sua disposição um espaço para os seus próprios projectos sobre oportunidades comerciais, turísticas e de inovação, ao passo que outros grupos de expositores incluirão empresas do sector privado, instituições comunitárias, bancos e associações. A exposição realizar-se-á na sede do Comité das Regiões.

· Centro para os Meios de Comunicação: ficará próximo do Café dos Investidores e da área de exposições. Permitirá às organizações do sector público e privado terem maior visibilidade nos meios de comunicação regionais e locais de toda a Europa e com os jornalistas acreditados em Bruxelas. Prevê que os OPEN DAYS serão cobertos por cerca de 300 jornalistas da imprensa regional, além de que este evento servirá de pano de fundo da reunião informativa anual “Circom briefing’” organizada pelos comissários europeus para os membros da associação europeia das televisões regionais públicas.

· Sítio Web específico: para as informações de última hora sobre o programa e para demais pormenores sobre inscrições em ateliês ou seminários, é preciso consultar o novo sítio consagrado ao evento: www.opendays.europa.eu.

· A “Europa ao nosso alcance”: de 12 a 14 de Outubro realizar-se-á simultaneamente em muitas regiões e cidades com um programa descentralizado de eventos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»