quarta-feira, julho 26, 2006

Ivo Santos abandona Paiva


A partir de Setembro, Ivo Santos deixa a chefia de gabinete de António Paiva, presidente da Câmara Municipal de Tomar e regressa à escola onde é professor em Tomar, onde já lhe foi atribuído horário para o ano lectivo de 2006/07.
Era manifesto o desagrado de Ivo Santos pelo facto de Rosário Simões, sua antecessora na função de chefe de gabinete e sua substituta na vereação no actual mandato, não lhe dar espaço de manobra e no fundo continuar a ser a ‘’real’’ chefe de gabinete de António Paiva.
Ivo Santos, o vereador que reconhecidamente terá tido o melhor desempenho no anterior executivo autárquico de maioria do psd, nunca terá digerido bem o facto de ser relegado para posição inelegível, sendo ultrapassado por Rosário Simões, que pela mão do seu ex-aluno Relvas se tem afirmado no psd local, contra a vontade da maioria dos militantes que não ‘’atinam’’ com alguns dos seus traços de personalidade.
Ivo Santos com este seu gesto, dá um sinal para dentro da estrutura local do psd e para a actual vereação e por outro lado marca a sua posição de não dependência dos actuais inquilinos do poder. Esta sua saída poderá ser ainda entendida como um recuo estratégico para em breve o ‘’assalto’’ ao poder com as suas próprias forças e sem reboque dos senhores do poder.
O que é facto é que este simbólico gesto de abandono dos privilégios inerentes ao exercício democrático do poder autárquico e o regresso ao mundo do trabalho e dos cidadãos contribuintes, sem grandes ondas, poderá ser o início de um tsunami no psd tomarense.

17 comentários:

Anónimo disse...

Depois do Eng. Paiva o ter relegado para 5º da lista,ainda por cima para colocar uma pessoa do "aparelho",acho que nem devia ter aceite o cargo de assessor.

Anónimo disse...

Ivo Santos volta ao mundo do trabalho e dos contribuintes. Portanto, antes andava a passear.

Bom, eu também acho que Ivo Santos era o único que se aproveitava, mas anda por explicar o porquê de se sujeitar à humilhação de ter ido em quinto, quando ele é o único que pode um dia destes substituir o Paiva, e, melhor que Paiva, ao que parece é mesmo do PSD, que é partido que há tempos se desconhece por Tomar.

Agora, o que está também para perceber, é se esse desprendimento dos lugares do poder, e esta saída ter a ver com o facto de em breve, a pessoa para quem chefiava esse gabinete se ir também embora, e abrir assim lugar para a subida de um novo vereador, que, vá-se lá ver, é Ivo Santos.
Hum... o tempo, ou uns mesitos, o dirão.

Anónimo disse...

Pois é conde do flecheiro, realmente é capaz de ter alguma razão, pois há pessoas a dizerem de que o Eng. António Paiva está para abandonar o barco....talvez a seguir à festa dos tabuleiros...

FederaçãoPSRibatejo disse...

Sou suspeito na opinião que vou dar sobre o Ex-Vereador Ivo Santos, pois tenho muito boa opinião dele enquanto político.

Entendo lógica a sua saída depois de ter sido relegado para 5º da Lista do PSD para a CMT.

Percebo o seu cansaço com a lógica "independente" do Presidente Paiva, que tem como 2º e 4º da Câmara mais dois "independentes", o que perfaz 3 "independentes" numa maioria de 4.

Nada de grave pelo facto dos ditos Vereadores (Presidente incluído) serem pessoas sem vínculo partidário - Só o Vereador Carrão é militante e dirigente do PSD local, mas é certo que ficamos assim na dúvida se, e quem, é que define a estratégia do nosso Concelho: Se o PSD se um grupo dito "independente", sem controle democrático interno do próprio PSD, a quem este adjudicou a gestão do Concelho: Sem Programa Eleitoral lembre-se!!!

Se por acaso eu fosse dirigente do PSD local, teria algumas dores de cabeça para conseguir explicar o que "estava aquela gente" a fazer pela Câmara Municipal.

Em tempos o PS teve o mesmo problema, com um Senhor "dito independente" e todos sabemos no que deu...

Parece ser altura do PSD assumir as suas responsabilidades e colocar "alguma ordem na casa".

É que no actual desenrolar da vida política Tomarense, exige-se, quer ao PS, quer ao PSD, soluções claras e responsabilizáveis e muito menos aquilo que se vem observando nos últimos anos.

Acrescente-se, aliás, que depois do "folhetim Fidalgo", nunca mais o PSD e a sua maioria na Câmara foi a mesma - em prejuízo de Tomar!

Sob pena de não conseguirmos a melhoria que ambicionamos para Tomar, merecíamos um pouco melhor Câmara!

Reposicionar a perspectiva com que os Tomarenses olham para os seus Políticos, reencontrando o papel duma Cidade líder no contexto regional, capaz de tirar partido da sua diferenciação em relação às outras Cidades, esse sim deve ser o mote para o futuro: inovando na gestão, adaptando outros modelos que sirvam o nosso desejo colectivo, juntando as melhores boas vontades e respeitando as decisões populares.

A chave aí está, plena de significado quando observamos mais uma saída de uma pessoa com qualidade, que serviu durante alguns anos o desígnio colectivo de uma estratégia(?) que achava a melhor para o Concelho.

Com Paiva ou sem paiva, no futuro, urge que o PSD volte a existir em Tomar: é que o cemitério está cheio de heróis e de pessoas que nos últimos 12 anos pensam ser o centro do mundo, do alto da sua cadeira de Presidente!

Luis Ferreira
Ex-Presidente do PS de Tomar

Anónimo disse...

Para que conste, a foto que ilustra esta peça é da autoria de José Gaio do Jornal "O Templário"
Rua José Raimundo Ribeiro, n.º 28
Apartado 152 * 2304-909 Tomar
Teles.: 249322733 - Fax: 249322734
E-mail: templario@mail.telepac.pt
www.otemplario.pt

Anónimo disse...

Então mas as 4 pessoas que escrevem neste blogue estão todas de férias?! Ainda dizem que há crise...

Bom, deixem-me só que acrescente ao sr Luis Ferreira isto: na câmara, dos 7 vereadores, 5 são independentes, 1 do PSD e 1 do PS.
Afinal quem é que governa Tomar?

Quanto a Paiva se ir embora, será que é um facto, ou um boato bem montado? É que desde o primeiro mandato de Paiva que se ouve falar na ida de este sabe-se lá para onde.

Francisco marques disse...

Sem dúvida que o Dr. Ivo é o melhor que o Psd teve e tem nos últimos dez anos, agora o mal dele é ser honesto demais, coisa que em politica se paga caro.

FM

Anónimo disse...

Tomar tem o que merece. Quando falam do dr. Ivo como um dos melhores, não sabem o que dizem.
O dr. Ivo Santos é um menino mimado, convencido, vaidoso, que olha os outros de cima para baixo e que se há alguém que mereça referencia ao trabalho que diz ter executado na Câmara, foi o seu secretário Casimiro Serra.
Trabalhador incansável. Esse sim merece os louros.
Elogiarem o rapaz para atacarem o eng.º Paiva só demonstra falta de visão política.
Não se ganham eleições assim. Ganham-se com apresentação de novos projectos, ideias, com alternativas.
Da forma como escrevem só demonstram inveja, mau perder.
António Paiva é inteligente e sabe o que faz.
Soube até aproveitar a vaidade de um rapazola, Ivo Santos, dando-lhe um lugar na lista, com o objectivo de lhe controlar a ambição.
Porque até é legítimo ser-se ambicioso. Mas que prove com trabalho, ideias e projectos e não a falar de coitadinhos.
Olh'o coitadinho do Ivo, tenho tanta peninha dele.
Chega de lambebotas!

Anónimo disse...

Casimiro Serra, trabalhador incansável?!!
Epá como as coisas andam...
Qualquer dia até dizem que Paiva foi um bom presidente de câmara, ou que Carlos Silva vai ser candidato outra vez...

Anónimo disse...

Pode ter a certeza que António Paiva é um bom presidente.
Não é por acaso que venceu três actos eleitorais com maioria absoluta, é porque sabe comunicar com a população.
Porque o povo parvo não é!
António Paiva pode ter alguns defeitos, mas acredite que é um bom presidente. Só revela que não o conhecem. Como andam todos tão enganados!

Anónimo disse...

Sr. caravaggio se fosse trabalhar é que ganhava juízo. Vê se consegue fazer alguma coisa pela vida. Apesar do anonimato o seu estilo é inconfundível. Sei bem quem é, infelizmente não é grande coisa.

Anónimo disse...

Realmente é verdade."Andamos todos enganados".
Eu pessoalmente quanto melhor conheço os politicos, mais gosto dos animais....

Anónimo disse...

O deputado Sr. Miguel Relvas não é licenciado em nenhum curso, tendo sido aluno da Faculdade de Direito apenas.
Portanto parem de lhe chamar DR., por favor.
Não é que vá grande mal ao mundo, mas as coisas são o que são (e como são).

Anónimo disse...

O Sr. Gabiente - Luis Ferreira deve passar a conselheiro do PSD/Tomar.
A "malta" agradece.

Anónimo disse...

Se pensarmos que estamos em Agosto, a quantidade de comentários a esta notícia do abandono de funções de Ivo Santos não deixa de ser supreendente! As razões que estarão por detrás deste "abandono" deverão ser muitas e muito fortes, pois é estranho que uma pessoa tão próxima de Paiva e tão indefectivel no apoio que sempre manifestou ao mesmo, venha de um momento para o outro manifestar o desejo de sair, sem grandes ondas, e pela porta pequena. Lamento esta sua atitude; quase que me desilude este "virar costas" à política - primeiro porque são (eram) muitos, e de todos os quadrantes partidários aqueles que viam em Ivo Santos um futro líder da autarquia; segundo porque as suas qualidades nunca foram postas em causa por ninguém; terceiro porque reune (reunia?) todas as condições para ser ainda melhor político autarca - é tomarense; gosta da sua terra; tem experiência acumulada no desempenho de funções - assessor, vereador, chefe de gabinete; nunca mostrou estar "acomodado" nem "encostado" ao poder. Aliás, penso que este seu gesto é prova disso mesmo. Tomar e a política local ficam mais pobres. Gostava que revisse a sua posição. Caso o não faça, pelo menos que reveja a sua decisão que supostamente já anunciou aos que lhe são mais próximos - o de abandonar em definitivo a política. Não é assim que se constrói o futuro e foram muitos ou pelo menos alguns os que acreditaram em Ivo Santos ao longo dos ultimos anos.

Anónimo disse...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

Anónimo disse...

Avec alors de novô pour ici !
Pour moi tu viens de charrette !
God shave you "à borliu" sans couter ta pelle.
Alez de mansinhô donner une curve ao bilhar grande !
Asta siempre ... fuera dici !