terça-feira, outubro 25, 2005

Tomada de Posse dos Autarcas em Tomar


Ao final da tarde de segunda-feira, 24 de Outubro, procedeu-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Tomar, à tomada de posse dos autarcas eleitos para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal. Este foi o regresso aos Paços do Concelho, após dois mandatos de reuniões efectuadas no Convento de S. Francisco.
Dois factos marcaram este acto.
O primeiro foi o de Carlos Trincão ter sido criativo no que respeita ao juramento de honra, quebrando a monotonia repetitiva do ''Juro por Minha Honra ...''. Dando o tom do que vai ser a sua participação na Assembleia Municipal, desde o primeiro momento marcou a diferença, começando por dizer ''Perante os tomarenses, de quem emanam ops poderes autárquicos, Juro por minha Honra ...'' . Criou-se algum burburinho na sala provocado naturalmente pela surpresa da criatividade de Carlos Trincão.
O segundo facto marcante foi o de Miguel Relvas, a presidir à sessão por ser o presidente da Mesa no anterior mandato, não ter discutido com a Assembleia a metodologia de eleição dos membros da Mesa da Assembleia, se por lista ou nominalmente, o que terá acontecido por certo devido à apresentação inesperada pelo PS de uma lista para a Mesa da Assembleia. O PSD apresentou também a sufrágio uma lista integrada por Fernando Jesus e Sandra Mata, já elementos da Mesa da Assembleia no anterior mandato. Ainda dentro deste momento marcante e após a votação, ter-se verificado que o PSD que ganhou a eleição, recolheu mais 3 votos de elemntos das outras bancadas. Um, o de José Serra, presidente da Junta de Freguesia de Carregueiros, eleito pela CDU, era dado como garantido à partida à lista do PSD, como contrapartida pelo apoio público que os dirigentes do PSD tomarense lhe deram nas recentes eleições.
No final da sessão o resultado da votação e a consequente ''fuga'' de votos foi um dos principais assuntos das conversas e especulações. O que parece é que de facto o PS não conseguiu a unanimidade dos votos da sua bancada.

2 comentários:

Francisco marques disse...

A politiquisse é tão interessante, pena que seja uma brincadeira com os destinos de uma terra.

FM

FederaçãoPSRibatejo disse...

Ora vejamos:
o PS tem na Assembleia Municipal 10 Deputados e a Lista proposta obteve 13 votos.
Como se pode dizer que houve votos de Deputados do PS que foram para outra Lista?

Luis Ferreira