quarta-feira, outubro 26, 2005

Esfinges

Finalmente, desfez-se o tabu de uma candidatura anunciada: numa cuidadosa encenação mediática, o Centro Cultural de Belém foi o palco escolhido. A cerimónia mais parecia um acto de posse, senão mesmo de beatificação – ficou a dúvida se tratava de uma “subida aos céus” ou da “descida à Terra” de um arcanjo que, nos últimos dez anos, esteve refugiado nalgum paraíso… E que disse Cavaco Silva? Tudo e nada. Aliás, nada do que possa ter dito é verdadeiramente importante pois, como se sabe, os arcanjos não falam… inspiram as almas dos crentes, já agora com a “mãozinha” tecnológica dos media – afinal estamos na sociedade da informação, em pleno século XXI.
Mais do que as palavras, ficou a mensagem subliminar deste one man show, segundo a expressão autorizada de Maria Cavaco Silva: “A Pátria precisa de mim, como posso recusar-me?” E como poderias tu, Aníbal, dar uma nega à Pátria? As réplicas deste discurso de Estado (ou de estadão) não se fizeram esperar. Quem melhor poderia fazer de porta-voz de Aníbal do que outra figura esfíngica que tem habitado o Sete-estrelo: António Ramalho Eanes, antigo general “cara-de-pau”, antes de comprar óculos de lentes claras. E disse: "Cavaco Silva é a personalidade que melhores requisitos reúne para reconduzir o país à esperança, à mobilização." Quem somos nós para o negar?
É assim, com gente séria e impoluta, que a Pátria será reconduzida a novas epopeias, a novas gestas de 500 que a Providência nos destine. Aliás, com Durão à proa, em Bruxelas, ninguém nos segura, com a devida vénia a G. W. Bush & Condoleeza Rice… Regressando a este rectângulo à beira-mar plantado, depois da coroação em Belém quase se poderia dispensar o ritual das eleições, poupando milhões em tempo de crise e evitando sobressaltos desagradáveis. A democracia é muito bonita, mas talvez “demasiado imprevisível” e nem sempre coincidente com os supremos valores da Pátria. E sabe-se lá o que poderá acontecer até Janeiro, fruto de manobras subversivas dessas esquerdas ímpias e desrespeitadoras de Deus, da Pátria e da Autoridade?
Pois, a conversa ia de vento em popa… mas é hora de descer á terra, caro ouvinte. Sabia que nem sempre as figuras esfíngicas, de que tenho vindo a falar, estão assim desprendidas das realidades e dos valores materiais? Então aqui vão alguns factos que, para si, talvez sejam novidade. Sabia, por exemplo, que até 1997 o general Ramalho Eanes apoiou publicamente as candidaturas da CDU para a Câmara de Grândola – um general patriótico metido com “os vermelhos”? E que, em 2001, Eanes ficou neutro, “em cima do muro”? Só depois da vitória do seu amigo Carlos Beato, ex-secretário-geral do PRD, é que Eanes mudou de cavalo, em 2005 … Sabia ainda que o mesmo Carlos Beato, que acaba se ser reeleito presidente da Câmara de Grândola pelo PS, é o mandatário distrital de Setúbal da candidatura de Cavaco Silva?
Assim se fecha um curioso triângulo de interesses que tem o vértice fixo em Cavaco e, mais uma vez, usou o PS como barriga de aluguer… Mas, afinal, não será esta geometria variável de Eanes e Beato uma prova de independência e isenção do general e do seu ajudante de campo? Infelizmente, caro ouvinte, as razões do posicionamento de Ramalho Eanes em relação à Câmara de Grândola – primeiro CDU, depois neutro, mais tarde PS – são bem mais prosaicas e prendem-se com um empreendimento chamado Soltróia que tem capitais árabes por trás. Uma operação imobiliária pioneira que, após a entrada em força da Sonae em Tróia, ameaça reduzir toda a península e boa parte do litoral alentejano a condomínios privados.
De resto, é conhecido o papel que o PRD desempenhou em 1987, ao oferecer a primeira maioria absoluta a Cavaco Silva. E o apoio de Eanes à candidatura presidencial de Cavaco nem sequer é virgem, pois já se tinha manifestado, sem êxito aliás, em 1996. O importante é que a pré-campanha já iniciada continue a descer à terra, despindo Cavaco da roupagem etérea com que se apresentou no CCB – um exemplo de rigor cavaquista, uma obra orçamentada em 6 milhões e que acabou nos 40 milhões de contos; hoje diríamos 200 milhões de euros, coisa pouca … Do passado ficaram-me imagens como as cargas policiais na Marinha Grande ou na Ponte 25 de Abril, com o meu amigo Luís Manuel Figueiredo atirado para uma cadeira de rodas. Mas o que mais recuso é a imagem de um homem, traçada por ele próprio: “Nunca me engano e raramente tenho dúvidas…”.
Definitivamente, democracia não rima com esfinges… mesmo quando finges, Aníbal!

Alberto Matos – Crónica semanal na Rádio Pax – 25/10/2005

Reunião do Executivo Municipal de Tomar - a 1ª é já sexta-feira




Terá já lugar na sexta-feira, 28 de Outubro, a partir das 9h 30m, a primeira reunião do executivo camarário de Tomar, liderada por António Paiva.
A Ordem de Trabalhos proposta para esta reunião é a seguinte:
1. NOMEAÇÃO DE SECRETÁRIO PARA AS REUNIÕES DO EXECUTIVO MUNICIPAL.
2. PROPOSTA DE REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TOMAR.
3. DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO PRESIDENTE DA CÂMARA.
4. VEREADORES EM REGIME DE TEMPO INTEIRO.
5. NOMEAÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DOS SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE ÁGUA E SANEAMENTO DE TOMAR.
6. DETERMINAÇÃO DA REMUNERAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇAO DOS SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE ÁGUA E SANEAMENTO DE TOMAR.
7. ACTOS, DECISÕES OU AUTORIZAÇÕES PROFERIDAS NO PERÍODO DE GESTÃO, NOS TERMOS DA lEI N.º 47/2005, DE 29 DE AGOSTO – RATIFICAÇÃO.

terça-feira, outubro 25, 2005

Notícias do PS - a mudança na continuidade

Do PS recebemos a seguinte informação:
COMISSÃO POLÍTICA AVALIOU RESULTADOS ELEITORAIS - A Comissão Política do PS, reunida no Domingo dia 23 de Outubro, decidiu alterar o Secretariado da Concelhia, que fica agora constituído por:Luis Ferreira - Presidente, António Oliveira, Fátima Duarte, Virgílio Saraiva, Hugo Cristóvão, Jorge Franco, José Pereira, Anabela Freitas, Leonel Graça, Hugo Costa - Coordenador JS .
Analisados os resultados eleitorais obtidos pelo PS, decidiu a Comissão Política criar um CONSELHO CONSULTIVO PERMANENTE DE AUTARCAS, composto por pelo menos um elemento de cada uma das Listas candidatas às 16 Freguesias do Concelho, no sentido de dar continuidade ao trabalho encetado nestas eleições em prol do desenvolvimento e resolução dos problemas de cada uma das Freguesias.Decidiu ainda a Comissão Política mandatar o Secretariado para preparar o ENCONTRO ANUAL DOS AUTARCAS SOCIALISTAS, de forma a garantir que o empenhamento de todos os independentes que fizeram parte das Listas do PS, tenha continuidade na afirmação da alternativa Socialista para o Concelho de Tomar. Decidiu ainda a Comissão Política, por proposta do Presidente Luis Ferreira, concluir pela alteração da atitude observada ao longo dos últimos 10 anos, necessária ao cumprimento do objectivo da unidade do PS, de forma a que haja uma cada vez maior convergência de todos os dirigentes, autarcas, militantes e simpatizantes do PS, no sentido de que todos possam defender quer os pressupostos da AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO, quer o PROGRAMA ELEITORAL apresentado pelo PS à Câmara Municipal, independentemente das Direcções que em cada momento estão à frente dos destinos do mesmo.Nesse sentido, o PS assume a continuidade do trabalho, no compromisso de que todos os seus eleitos - na Câmara, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia, defenderão em primeiro plano os interesses das populações, disponibilizando-se para apoiar e desenvolver todas as Propostas que visem, no quadro dos Programas próprios do PS, a resolução efectiva de cada um dos problemas, centrando a sua actuação em Propostas concretas e alternativas aquelas que têm sido levadas a cabo pela maioria PSD.Propõe ainda a Comissão Política que no respeito pelo calendário nacional do PS, que impõe Março como data para as Eleições das Concelhias, sejam dados passos pelo Secretariado junto da Federação, no sentido de tentar abreviar o prazo das mesmas, de forma a que se possa constituir o mais rapidamente possível uma nova estrutura dirigente no PS de Tomar, que durante os próximos dois anos garanta a necessária estabilidade, obviamente necessária à afirmação do PS no espaço do Concelho de Tomar.

Tomada de Posse dos Autarcas em Tomar


Ao final da tarde de segunda-feira, 24 de Outubro, procedeu-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Tomar, à tomada de posse dos autarcas eleitos para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal. Este foi o regresso aos Paços do Concelho, após dois mandatos de reuniões efectuadas no Convento de S. Francisco.
Dois factos marcaram este acto.
O primeiro foi o de Carlos Trincão ter sido criativo no que respeita ao juramento de honra, quebrando a monotonia repetitiva do ''Juro por Minha Honra ...''. Dando o tom do que vai ser a sua participação na Assembleia Municipal, desde o primeiro momento marcou a diferença, começando por dizer ''Perante os tomarenses, de quem emanam ops poderes autárquicos, Juro por minha Honra ...'' . Criou-se algum burburinho na sala provocado naturalmente pela surpresa da criatividade de Carlos Trincão.
O segundo facto marcante foi o de Miguel Relvas, a presidir à sessão por ser o presidente da Mesa no anterior mandato, não ter discutido com a Assembleia a metodologia de eleição dos membros da Mesa da Assembleia, se por lista ou nominalmente, o que terá acontecido por certo devido à apresentação inesperada pelo PS de uma lista para a Mesa da Assembleia. O PSD apresentou também a sufrágio uma lista integrada por Fernando Jesus e Sandra Mata, já elementos da Mesa da Assembleia no anterior mandato. Ainda dentro deste momento marcante e após a votação, ter-se verificado que o PSD que ganhou a eleição, recolheu mais 3 votos de elemntos das outras bancadas. Um, o de José Serra, presidente da Junta de Freguesia de Carregueiros, eleito pela CDU, era dado como garantido à partida à lista do PSD, como contrapartida pelo apoio público que os dirigentes do PSD tomarense lhe deram nas recentes eleições.
No final da sessão o resultado da votação e a consequente ''fuga'' de votos foi um dos principais assuntos das conversas e especulações. O que parece é que de facto o PS não conseguiu a unanimidade dos votos da sua bancada.

A Gripe



A Gripe das Aves está a criar agitação também em Portugal, não pelo facto de qualquer caso positivo já ter sido detectado mas devido às medidas de precaução tomadas no sentido da proibição de venda de aves vivas nos mercados.
Em Tomar, perto das 18 horas de segunda-feira, dia 24 de Outubro, no rio Nabão caiu inanimado um pombo, das várias centenas que voam livremente pela cidade. Poucos segundos depois a nossa objectiva, captou-o já a ser ''devorado'' pelos barbos do Nabão. Não terá ficado qualquer vestígio para a análise. Será que a ameaça da Gripe das Aves não vai virar pretexto para em muitas localidades se exterminarem indiscriminadamente as aves, em particular os pombos?

Ranking das escolas secundárias

O prometido é devido!
Propusemo-nos dar mais informação sobre o ranking das escolas do ensino secundário (595) tendo como base as notas da 1ª fase dos exames do 12º ano, tendo em consideração as oito disciplinas com mais alunos inscritos. As disciplinas são: Matemática, Português A e B, Biologia, Física, Química, História e Psicologia.
Da análise efectuada constatámos que ao nível do distrito de Santarém:
a) a Escola Sec. Jácome Ratton é a que efectua mais exames
b) as 10 primeiras escolas do distrito no ranking, são: 102 - Centro de Estudos de Fátima (11,4), 127 - Escola Sec. Entroncamento (11,19), 152 - E. B. 2, 3/S. do Sardoal (11), 157 - Esc. Sec. Sá da Bandeira (10,96), 158 - Esc. Sec. Ourém (10,96), 169 - E. B. 2,3/S Chamusca (10,87), 209 - Esc Sec. Santa Maria do Olival (10,62), 215 - Colégio São Miguel, Ourém (10,59), 223 - E. B. 2,3/S V. N. Barquinha (10,55), 248 - Esc. Sec. Jácome Ratton (10,34)
c) fazendo a análise comparativa de 5 dos principais concelhos do distrito, a saber, Abrantes (3 escolas), Ourém (3 escolas), Santarém (2 escolas), Tomar (2 escolas) e T. Novas (2 escolas), a ordem estabelecida foi a seguinte: Ourém (10,6 + 11 + 11,4), Tomar (10,3 + 10,6), Santarém (11+ 9,8), T. Novas (10,2 + 10,2) e Abrantes (8,7 + 9,6 + 10,2)
d) com nota média inferior a 9,5 estão as escolas de Alcanena 9,4), F. Zêzere (9,19), Almeirim (9,17), Tramagal (8,71), Alpiarça (8,67), Rio Maior (8,63) e Mação (7,98).

domingo, outubro 23, 2005

Mudar Tomar

E porque não?
Temos tentado fazer o possível por diversos meios.
Agora há mais um espaço no blog world que se reclama de livre acesso e opinião para Mudar Tomar com cidadania responsável. Estaremos atentos e participativos nesse novo espaço. Saúde e Boas Mudanças.
O endereço do novo espaço é www.mudartomar.blogspot.com

sábado, outubro 22, 2005

Ranking de escolas do ensino secundário

Foi publicada no sábado, 22 de Outubro, o ranking das escolas do ensino secundário, tendo em conta apenas os resultados dos exames da 1ª fase do ensino secundário em 2005, das oito disciplinas com mais alunos inscritos. Desta vez, a Escola Secundária Santa Maria dos Olivais, ficou à frente da Escola Secundária Jácome Ratton, ao contrário do que tinha acontecido no ano transacto. Santa Maria ocupou entre as 595 escolas nacionais o lugar 209, enquanto a Jácome ficou no lugar 248.
A escola Jácome Ratton realizou nesta fase no que respeita a alunos internos, 691 exames, o que a coloca como uma das escolas que realiza mais exames.
Em posts futuros continuaremos a análise dos resultados.

sexta-feira, outubro 21, 2005

Santa Iria - a procissão


O que começou há cerca de duas décadas como simples recriação de antiga tradição de lançamento de pétalas em memória de Santa Iria, na manhã de 20 de Outubro, o antigo dia de feriado municipal em Tomar, virou grande manifestação popular num povo tão adepto pelos espectáculos de massas, sobretudo quando têm um cariz profano/religioso. E é óbvio que a Igreja Católica que não brinca em serviço, com dois mil anos de aproveitamento das situações ... ''apoderou-se da coisa'' à qual se juntou em jeito de boleia, os do poder político. E é vê-los todos, o povo, os políticos, a Igreja e quejandos. Que Deus lhes perdoe! O que esta malta faz para não fazer coisa alguma. Cá por mim preferia quando a ''coisa'' funcionava em improviso e de carácter individual, agora com a ''coisa'' institucionalizada'' cheira-me a oportunismo! O S. Pedro é que não teve com condescendências. Coitadas das crianças que não sabem ao que vêm e são utilizadas para o colorido. A nossa participação teve a marca da ausência. Amigos dos media entenderam que deveriam fazer-nos chegar fotos, para que lá longe outros tomarenses possam espreitar.

A canalhice está identificada!

A canalhice executada por ''someone'' que não terá eventualmente gostado do conteúdo do post colocado na segunda-feira (outra razão não encontramos), e desse modo entrou na nossa conta, pretendendo ainda por cima executar outras acções de bloqueio do blog, está identificado, i.e. a máquina onde foi executada a operação, logo fácil é chegar aos potenciais utilizadores. O blogger team, do blgger support, informou-nos logo na quarta-feira da operação e da pretensão manifestada pelo ''canalha''. Aguardámos nós e o blogger team, por razões estratégicas. Informamos o ''canalha'' que não mudaremos a password, como foi sua pretensão, para que o dito possa continuar a fazer a ''canalhice'' sempre que quiser ou que nós queiramos. Ele sabe que eu sei que ele sabe que a sua acção está tipicada como crime, logo ... não há nada como dar corda ao animal. Espoge-se sua besta ...

terça-feira, outubro 18, 2005

Os Pelouros a atribuir na vereação de Tomar

Atropelo às regras mínimas da democracia e falta de respeito político e pessoal para com os vereadores da oposição, eleitos da com a mesma legitimidade de Paiva, é exactamente o mínimo que se pode dizer pela atitude do presidente reeleito, ao fazer chegar a informação de distribuição de responsabilidades aos vereadores à comunicação social, antes da discussão com todos os vereadores quer em reuniões prévias quer formalmente na reunião de Câmara Municipal. Ora segundo parece a distribuição vai ser a seguinte:
António Paiva - Higiene e Limpeza, Jardins; Feiras e Mercados; Turismo;
Corvelo de Sousa - Departamento de Obras e Urbanístico, Desporto, Juventude,Biblioteca e Cultura;
Carlos Carrão - Departamento financeiro; Freguesias; Protecção Civil e Bombeiros;
Rosário Simões - Educação e Acção Social
Ora o que se passa é a assumpção de Paiva das responsabilidades que tinha Ivo Santos, agora proposto seu chefe de gabinete. Curioso não é?
Por outro lado, curioso é também o facto de Corvelo de Sousa ver reforçados os seus poderes, o que parece contrariar a tese de saída antecipada de Corvelo e eventual substituição por Ivo Santos. Desta forma há quem sugira que afinal será Paiva a sair antes do tempo, a ser um prematuro portanto. Talvez as razões (pessoais) que levaram à extemporânea tomada de posição de abandono do lugar no primeiro mandato de Paiva, agora se voltem a colocar. O Futuro mostrará ...

Feira de Santa Iria - Terrados super caros num mar de lamentações

Percorre-se a feira de Santa Iria e as reclamações por parte dos vendedores instalados que reconhecem o jornalista não param. Da parte dos vendedores de roupas que montaram tenda junto ao mercado as reclamações prendem-se com 105 Euros de terrado pago para montar a tenda na Sexta e Sábado no início da feira com a obrigatoriedade de a levantar no domingo. João Japão comerciante tomarense pede para dar nos jornais “uma porrada valente nestes gajos da Câmara”. Os vendedores de roupa podem voltar na semana seguinte já no final da feira nos mesmos dias. Belos tempos em que estas tendas estavam todo o tempo da feira montadas e a vender e em que as pessoas das aldeias aproveitavam os dias de menos confusão de gente para ir fazer as suas compras. Ali se ia comprar as mantas da azeitona a roupa de Inverno, os cobertores em tendas alinhadas em frente ao Convento S. Francisco, hoje transformado em stand de automóveis.
Percorre-se a feira e sentimos que mais ano menos ano a mesma caminha para a extinção. Ao contrário de outras cidades e vilas onde feiras ancestrais se modernizaram e se transformaram em eventos que arrasta milhares de pessoas de norte a sul, em que existe espaço e gente com cabeça para promover e dirigir o evento, esta não passa de uma manta de retalhos, onde num lado estão umas coisas, passa-se a ponte no Flecheiro outras e no largo da Várzea Grande outras. Quem programou isto nunca viu uma FATACIL em Lagoa a Feira de S. Mateus em Viseu a Ovibeja em Beja
Ou seja mais parece três feiras, da “ciganada” sem lógica ou orientação, pior, mas muito pior que na Idade Média.
No vendedor das castanhas reclama-se é certo, por 2 €uros por uma dúzia e o pobre homem, que garante que nunca mais põe aqui os pés, mostra o recibo passado pela Comissão da feira de Santa Iria passado e pago em Agosto no valor de 803,00 €uros por dois lugares, em sítios de pouca passagem, que pagou, ou seja mais de 80 contos por um pequeno espaço de venda que até devia ter um preço simbólico dado o misticismo que estes vendedores emprestam à feira. Quantas dúzias não tem que assar e vender só para o malvado terrado?
Quanto renderá toda esta feira em terrados é a questão que se coloca. Se um simples carro das castanhas paga este exagero, uma pista de divertimentos deve pagar uma fortuna. Multiplicadas todas as tendas, barracas, quanto vale a FEIRA DE SANTA IRIA e quanto custa.
Os munícipes gostariam de saber. Ao fim de tantos anos a sacar já se podia ter comprado terreno, não interessa onde pensado e estreturado para fazer a mesma. Com condições para quem vende e para quem visita!
Com tanta receita não seria de esperar uma organização mais cuidada, um melhor espaço, uma melhor organização? Mas qual quê, isto agora é entregue a uma Comissão, que até passa recibos e toda a gente sabe que na mesma gravitam sempre as mesmas pessoas. Algumas já deviam estar bem sossegadinhas, descansando.
Depois muitos vendedores queixam-se que nem um espaço reservado seguro e vigiado tem onde deixar as suas viaturas com meios de higiene de apoio, como acontece noutras terras, sim que esta gente dorme nas suas viaturas.
Pelo meio da feira no entanto vai-se tropeçando em tanto segurança de uma empresa privada, de capitais espanhóis, que ultimamente foram contratados para as nossas feiras e mercados.
Pobre Tomar e pobre Feira de Santa Iria, ano menos ano vai mesmo acabar. Tudo aponta para isso, só quem não quer ver!
António Freitas (jornalista)

Em busca do post ''desviado'' por ''mão criminosa ou legal''

Sabemos que há leitores do blog tomaronline que coleccionam os nossos posts.
Se por acaso algum dos leitores teve tempo de copiar o post ''desviado'' por mão eventualmente ''criminosa ou legal'' pode fazer o favor de no-lo reenviar.
Quem eventualmente o tenha lido, pode também fazer o favor de nos comunicar para tomaronline@sapo.pt .
A Bem da Democracia, apesar de alguns ''poderosos'' não saberem viver neste clima, mas usufruirem ($) dele! Por mim não tenho outra alternativa terei que continuar a pagar impostos para ...

Ivo pró gabinete

Ivo Santos, o vereador da maioria PSD no mandato que agora termina e relegado para uma posição secundária nas listas a sufrágio em 9 de Outubro, confirmada pela sua não eleição, cedendo lugar à anterior chefe de gabinete Rosário Simões, vai ocupar o lugar de chefe de gabinete de António Paiva no actual mandato. Ivo Santos terá sido o vereador que mais se destacou não só pelo número de responsebilidades que tinha atribuídas, mas também pela sua capacidade de realização em tempo. O seu assessor, Casimiro Serra merece também nota de destaque, pelo trabalho que desenvolveu ao longo do mandato, sobretudo na preparação dos dossiers e execução das tarefas. Afinal esta dupla continuará a colmatar as falhas da equipa liderada por Paiva, agora exclusivamente no trabalho de formiguinhas. Para as broncas e dificuldades de relacionamento Paiva tem lá quem chegue, mas a ''coisa'' é assim mesmo ... as ''solidariedades'' são tramadas e quem se lixa é o ''mexilhão'', neste caso a fava calhou ao Ivo.

Quem tem medo de Tomaronline?

Não ... não é pretensiosismo.
Fiquem a saber que o que acontecia com frequência ao site tomaronline.com, o ser atacado insistentemente informáticamente, pelos vistos passou para o blog. Um post que colocámos ao final da tarde de ontem, segunda-feira, dia 17 de Outubro de 2005, desapareceu misteriosamente.
O que é facto é que ele chegou a estar publicado, não só porque nos certificámos no momento, ms também porque recebemos um telefonema de pessoa idónea e com responsabilidades políticas, comentando o mesmo, mas também como se pode ver no comentário de João Morais que no último post agora editado, que já referia a dificuldade em colocar no referido post comentário.
Assim vai este país ... de ataque em ataque aos direitos dos trabalhadores de ataque em ataque aos direitos de expressão, de opinião e de comunicação.
Viva a democracia!
Viva a Liberdade!
Abaixo os novos pequenos ditadores!
Abaixo os pequenos e os Grandes Filhos da Mãe!
E porque não começar a pensar num novo 25 de Abril ...

sexta-feira, outubro 14, 2005

Feira de Santa Iria e Feira das Passas, está aí

Começa já nesta sexta-feira, dia 14 de Outubro, as tradicionais Feira de Santa Iria e a Feira das Passas, que decorrerão até 23 de Outubro. No dia 20 terá lugar a Procissão de Santa Iria em que habitualmente participam as crianças da maioria das escolas do 1º ciclo do concelho que lançam pétalas de rosa ao rio, junto ao Convento de Santa Iria. Esta actividade que foi recriada há alguns anos pelo professor Carlos Trincão com os alunos das suas turmas, foi crescendo virando neste momento uma grande atracção turística.

quinta-feira, outubro 13, 2005

Tomada de posse da Assembleia Municipal de Tomar

A tomada de posse dos elementos da Assembleia Municipal de Tomar terá lugar no dia 24 de Outubro a partir das 18 horas. Esta é sem dúvida uma Assembleia composta por elementos de inegável valor e competência ao nível das bancadas da oposição, que não irão tornar nada fácil a tarefa do presidente da câmara, o qual nos dois mandatos já transcorridos, teve uma atitude sempre arrogante, de autêntico ''soberano absolutista de antigo regime'', nas assembleias municipais. Desta vez, António Paiva vai ter de contar com uma oposição reforçada pela presença de Carlos Trincão, Bruno Graça, Fernando Oliveira, João Simões e Luís Marcelino, especialistas em diferentes áreas que não irão por certo deixar respirar o presidente do executivo, que com a máxima facilidade quando confrontado resvala para o elevar insultuoso do tom de voz. A sua condição de fragilidade emocional (e cultural) no confronto directo em debate publico, irá por certo acentuar características da sua personalidade ... O mote curiosamente já foi dado pelo próprio, em tom autoritário-ditatorial no discurso da noite da vitória. Para Miguel Relvas consequentemente a tarefa também não se mostra muito fácil, na obrigação de conter as investidas quantas vezes truculentas de Paiva. Os primeiros embates, sem a particpação directa de Paiva, mas da sua bancada e do presidente da mesa têm já a ver com a discusão do regimento. Este será um primeiro sinal para ver se se privilegia o tempo de debate a atribuir a cada uma das bancadas e em particular da oposição. Logo a seguir virá o protagonismo de Paiva com a discussão do Orçamento e Plano de Actividades. Quentes e Boas ... é assim que gostamos delas.

terça-feira, outubro 11, 2005

As Diabruras do Chico e a vingança servida a frio ou como a vida vai continuar a não ser fácil nem com a ajuda de S. João

Vários leitores já nos solicitaram a análise dos resultados da freguesia de S. João Baptista em Tomar. O que é facto é que já efectuámos esse trabalho, no entanto razões técnicas impediram a sua publicação e a sua consequente perda. Voltaremos a debruçar-mo-nos sobre o assunto em causa, fazendo a nossa leitura objectiva da ''coisa'' com os números de 2001 e 2005. Destacávamos naquele espaço de análise, a desestabilização provocada por um lado pela falta de jeito do presidente Bragança que agora termina as suas funções, mas também a insistente e quantas vezes ''violenta'' marcação feita pelo Chico Madureira, então presidente da Assembleia de Freguesia, eleito na lista dita ''independente''. Era notório que a ''marcação'' feita pelo Chico a Bragança tinha outros objectivos, confirmados pela sua ''disponibilização'' para integrar as listas do PSD. O que é facto é que a situação de maioria relativa de Bragança, agora repete-se na lista que Chico Madureira integra. Não vai portanto ser fácil a vida do Chico que pretendia ser o delfim de Acácio Norte de imediato na Junta, mas com toda a certeza ''sonhando'' já com outros voos.
A lista vencedora alcançou apenas seis mandatos, pertencendo os outros sete à oposição, 4 do PS, 2 da lista independente agora liderada por Bragança, o desapossado pelo próprio partido que serviu e um mandato do Bloco de Esquerda. Esta situação significa que a haver ''harmonização'' entre a oposição, nem os restantes lugares do executivo nem da mesa da Assembleia serão ocupados pelos elementos do PSD. Será que assim se continuará a cumprir a democracia são joanina, ou será que a maioria da oposição vai preferir fazer sofrer com o exercício do poderos agora vencedores, utilizando a assembleia de freguesia para uma efectiva fiscalização democrática. Que a Senhora da Piedade a tenha destes dignos representantes da população. Eu por mim conheço-os e cada vez melhor. Não sei se se lembram que no site tomaronline previmos com muito tempo de antecedência esta situação, a da ''passagem'' e da estratégia do Chico, e também o anúncio da sua integração/negociação no e com o PSD local. Bruxo? Não! Bem informados. Mesmo nos partidos do poder há quem se indigne. Feitios! Ora agora trabalhem que é para isso que o Povo Vos ''Escolhe'' e Vos Paga! Os resultados seguirão dentro de Tempo ...

segunda-feira, outubro 10, 2005

Evolução (2001-2005) dos resultados da Assembleia de Freguesia de Santa Maria dos Olivais - Tomar

Nas eleições para a Assembleia de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, à semelhança do que aconteceu para os restantes órgãos municipais, a lista do PSD, novamente liderada por António Rodrigues, perdeu muitos votos. Foram quase 400 os votos perdidos das eleições de 2001 para a de 2005. Desta vez, a referida lista teve 3682, enquanto há 4 anos tinha obtido 4077. Esta situação fez o PSD perder 2 vogais na Assembleia de Feguesia, que passaram para o Bloco de Esquerda, com Luís Santos, e CDU com Albertino Cartaxo, que nas anteriores eleições não tinham obtido qualquer lugar na Assembleia. O PS manteve os 3 vogais já alcançados em 2001. O BE mais que duplicou os votos ao ter passado dos 267 votos em 2001, para os 539 em 2005. Para a CDU a subida foi mais modesta, pois passou de 345 para 426 votos. A lista do PS, liderada por Mário da Ana viu serem reduzidos os 1286 votos de há 4 anos para os actuais 1249. A outra lista concorrente, o CDS, evoluiu dos anteriores 166 votos para os 201, não tendo no entanto conseguido qualquer mandato. Percentualmente, os partidos obtiveram os seguintes valores: PSD - 55,91; PS - 18,97; BE - 8,19; CDU - 6,47; CDS - 3,05.

Evolução dos números das eleições em Tomar de 2001 para 2005

Nas eleições também é curioso analisar a evolução dos números. Ora vejamos o que se passa/passou em Tomar:
- em 2001 havia inscritos 39330 eleitores, enquanto em 2005 o número de eleitores baixou para 38518
- o número de votantes também nestas eleições diminuiu em mais de mil, pois de 24137 nas anteriores, passou para 23120 em 2005
- percentualmente falando, a taxa de votação desceu de 61,37 para 60,02
- o PSD perdeu mais de 5300 votos na votação para a Câmara ao passar de 15161 em 2001 para 9825 em 2005
- a mesma tendência de descida se verificou no PS ao perder entre as duas eleições quase 1300 votos. Em 2001 teve 5438 e nas actuais 4148
- a subida verificou-se nas outras forças políticas. A CDU passou de 1151 para 1396, o CDS de 745 para 777 e o BE de 631 para 666
- os independentes terão sido os grandes aglutinadores dos votos fugidos do PSD e do PS, ao alcançarem 4889 votos para a Câmara

No que respeita à Assembleia Municipal também houve dança de votos.
- O PSD desceu de 13256 para 9099
- o PS desceu de 6648 para 4626
- o CDS desceu de 859 para 847
- a CDU subiu de 1441 para 1655
- o Bloco de Esquerda subiu de 705 para 1023
- os Independentes tiveram 4332, número que corresponde praticamente às perdas do PSD

Bloco de Esquerda elege 3 autarcas em Tomar e PSD perde 20 % de votos

O Bloco de Esquerda que não tinha qualquer autarca eleito em Tomar na anterior legislatura, elegeu desta feita 3 autarcas em 3 órgãos diferentes, o que revela o alargamento do seu espaço de intervenção e de certa forma premeia a sua intervenção na sociedade tomarense, ao longo do anterior mandato, apesar de não ter qualquer autarca eleito como referido. Os eleitos foram Luís Santos e Nuno Marta para as as duas assembleias de freguesia da cidade, respectivamente, Santa Maria dos Olivais e S. João Baptista, e Carlos Trincão, para a Assembleia Municipal.
O eleitorado em Tomar, nas eleições de 9 de Outubro, penalizou de maneira muito significativa o PSD quer no número bruto de votos, quer percentualmente. Nas eleições autárquicas de 2001, a lista liderada por António Paiva atingiu um score superior a 62%, enquanto nas recentes eleições perdeu mais de 20%.
No que respeita a eleitos directos para a Assembleia Municipal de Tomar, o PSD elegeu 10 vogais, enquanto o PS elegeu 5, os Independentes 4, a CDU 1 e o Bloco de Esquerda 1.

domingo, outubro 09, 2005

PSD volta a ganhar a maioria na Câmara de Tomar

Nas eleições autárquicas em Tomar, o PSD voltou a conquistar a maioria na Câmara de Tomar. É no entanto significativo o facto de nestas eleições o PSD ter visto ser reduzido globalmente o número de votos, o que também se reflectiu na perda de um vereador. Dos anteriores 5 vereadores, o PSD passou a 4 vereadores. A lista de independentes liderada por Pedro Marques, ex-presidente da Câmara de Tomar durante dois mandatos pelo PS, elege dois vereadores. O PS é o grande derrotado, perdendo um dos dois anteriores vereadores.

quarta-feira, outubro 05, 2005

Fernando Rosas, o Historiador, no Entroncamento


O historiador Fernando Rosas, actual deputado na Assembleia da República na bancada do Bloco de Esquerda, proferirá uma conferência na sede da Junta de Freguesia do Entroncamento, no dia 5 de Outubro, a partir das 16h 30m, sobre o tema "A revolução do 5 de Outubro vista 95 anos depois".
Rosas é professor universitário na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e especialista em História Contemporânea.