domingo, dezembro 25, 2005

Transportes Públicos de Tomar Ecológicos


Na Assembleia Municipal de Tomar, de 16 de Dezembro, uma proposta em que se reclama o início imediao de uma política de substituição ou adaptação gradual dos veículos escolhidos para os transportes públicos urbanos de Tomar, foi apresentada pelo Bloco de Esquerda, em que se assume as preocupações ambientais como reguladoras da sua acção política. Uma vez mais, é a determinação e o empenho do Bloco nesta matéria a permitir novos horizontes. De facto, não basta dizer, como outros, que , em tempos, também propuseram os transportes públicos; a partir de certa altura, o que conta é o empenho pela conquista das coisas, como é o caso.

Segue a proposta apresentada por Carlos Trincão, tendo em vista a progressiva substituição das viaturas dos transportes público urbanos por viaturas amigas do ambiente.

''PROPOSTA
(Sobre veículos não poluentes para os TUTomar, Sessão da Assembleia Municipal de 16 de Dezembro de 2005)

Os Transportes Públicos Urbanos de Tomar estão em funcionamento, a título experimental, há cerca de três meses, estando agendada para hoje, em ponto próprio, a Proposta de Regulamento de Funcionamento dos Transportes Públicos de Tomar.
Como afirmámos noutras ocasiões, incluída a Assembleia Municipal do passado dia 25 de Novembro, os factores ambientais são determinantes para a nossa concordância com o modelo de transportes públicos a aplicar em Tomar.
De resto, o nosso Programa Eleitoral aponta para a criação de “uma consciência cívica em torno das questões ambientais, a qual garanta a atenção permanente ao mundo em que vivemos por forma a que cada cidadã e cada cidadão protagonize e interprete, em nome do Futuro, a causa da defesa do meio natural em que vivemos”.
Por outro lado, o nosso Programa Eleitoral, propõe, na área da Educação Ambiental, que “o Conselho Local de Educação de Tomar eleja a Educação para o Ambiente como objectivo estratégico transversal a todos os graus de ensino criando um Núcleo Juvenil de Ecologia e Protecção do Ambiente que promova acções de sensibilização, intervenção ambiental e reutilização de materiais.”
Bastariam estas duas referências programáticas para sustentar a nossa convicção por opções ambientalmente favoráveis e não economicamente dependentes. Porém, sublinhamos também o facto de, no plano educativo, não ficar bem aos responsáveis políticos, perante os mais novos, apregoar a necessidade da defesa do planeta enquanto agem no sentido do seu prejuízo. Aliás, será curioso ouvir, na próxima Assembleia do Ambiente que todos os anos o Senhor Presidente da Câmara aproveita para falar às crianças, as explicações para a opção por veículos poluidores…
Como considerámos em 25 de Novembro, nesta Casa, lamentamos não ter sido tomada a opção por veículos não poluentes. As explicações que, então, foram dadas não colhem no nosso íntimo.
A opção por poupar agora à custa da degradação ambiental e no alinhamento pelas políticas globais conducentes ao aquecimento gradual do planeta põe em causa o futuro.
Sabemos que os TUTomar são uma gota neste imenso oceano de irresponsabilidade mundial; mas sabemos também que são as gotas que fazem transbordar os copos.
Assim, em nome do Futuro e do Exemplo perante os mais novos, propomos que seja, de imediato, iniciada uma política de substituição gradual, ou adaptação, dos actuais autocarros por veículos não poluentes.''

Sem comentários: