segunda-feira, novembro 06, 2006

Ciganos manifestam-se frente à Câmara Municipal



Ao início da tarde de segunda-feira, 6 de Novembro, poucos minutos antes das treze horas, algumas dezenas de membros da comunidade cigana, iniciou uma manifestação na Praça da República, junto aos degraus da Câmara Municipal de Tomar. As razões do protesto, eram a exigência de ''ajuda'' na recuperação das suas habitações, no Largo do Flecheiro, destruídas durante a cheia que se verificou no passado fim de semana.
Três agentes da PSP ''à paisana'', informaram os manifestantes que cerca da uma e meia da tarde, representantes dos 3 acampamentos de ciganos do Flecheiro, seriam recebidos em reunião com o Presidente da Câmara e o responsável local da PSP.

37 comentários:

Anónimo disse...

isto de ser cigano até tem vantagens
-andam aos pontapés ao carro da psp e aos seus agentes, ninguem lhes faz nada
-vem a cheia,são alojados,levam-nos pra sítio seguro


o pobre cidadão, se anda à porrada, vai preso...vem a cheia, tem k andar a ver se arranja sitio pra ficar....



é caso para dizer, DASSS !

Anónimo disse...

DASS Semente nasce o fruto.

Anónimo disse...

Como seria de esperar... sempre q em Tomar se fala de ciganos e na possibilidade de os mesmos serem realojados, logo se levantam as vozes dos invejosos:"Eu tb quero uma casa, porque é q os ciganos têm tratamento especial?!!?"
È de facto muito triste a maioria das pessoas em Tomar recusarem a convivência com os ciganos q em nada ajuda para a resolução do problema.

A verdade é q se aos ciganos fosse dada a oportunidade do realojamento em condiçoes condignas com a existência de qualquer ser humano, tod@s sairiamos a ganhar.

ou não:

Anónimo disse...

Então aloja meia dúzia no teu prédio para veres o que é bom para a tosse!

Anónimo disse...

CIGANOS FORA DE TOMAR, JÁ!!

TOMAR CIDADE PURA, CIDADE LIMPA!

Anónimo disse...

Os ciganos são os primeiros a não quererem um alojamento em condições. Muito menos querem ficar afastados uns dos outros. Essa história que eles contam de não quererem ficar juntos com os de baixo ou os de cima é tudo treta. O que eles querem é ficar onde estão, junto ao rio. E porquê? Porque assim não são controlados. Fazem o que querem, usam o rio como refúgio e esconderijo. Quem é que se atreve a entrar na "aldeia" deles? Só a polícia de choque e só muito de vez em quando.

Anónimo disse...

Alguns cidadãos (vinte? trinta?) concentraram-se em frente à porta da Câmara, a pedir ajuda por terem ficado com as casas inundadas. Normal, não é?, afinal o 25 de Abril já foi há 32 anos e vivemos em democracia. Não, não é normal. Estas pessoas são recebidas por... 3 polícias "à paisana"(reparem no requinte serôdio: "à paisana". Usarão óculos escuros?). Prometem aos cidadãos que serão recebidos pouco tempo depois. Muito bem, tudo normal, não é? Não, não é. Serão recebidos pelo Presidente da Câmara e... pela polícia!
Gostaria de ver qualquer dos vocifrantes anti-ciganos ser rebido exactamente da mesma forma, quando um dia destes se achar no direito de reclamar. Para ficar a saber o que qualquer PESSOA sente nessas circunstâncias.

Anónimo disse...

se fosse um gjau qq a ir para a porta da CMT fazer barulho (ou outro lado qq)vinha logo a bofia toda lambuda para deter uns quantos

Anónimo disse...

Boa Tarde
Quanto à situação dos ciganos acho que não se devia dar qualquer apoio a não para eles irem daqui da cidade para fora.
Acho de uma hipocrisia total algumas pessoas(EX:Comandante da PSP)sugerirem á população que deixe estes "sem formação" entrarem em alguns locais ou mesmo residirem juntamente com a população aqui da cidade.
Estas pessoas que os apoiam deviam dar-lhes alojamento na sua casa(aposto que mudavam logo de ideias)

Anónimo disse...

Tomar é uma cidade cigana. Eles (os ciganos) têm mais regalias e são mais considerados pelas forças vivas da cidade que nós, os pagantes.
É ver as deferências com que o sr. Paiva os trata quando algo acontece a suas excelências, como foi agora o caso da cheia.
O próprio chefe da PSP disse numa entrevista a um jornal da cidade, face ao aumento de queixas por parte da população, que temos de nos adaptar a viver com eles.
Este senhor cobre a sua inépcia e inércia com uma afirmação deste teor. Pena é que não seja ele próprio um dia vítima do vandalismo daqueles animais...provavelmente o seu discurso mudaria!

Anónimo disse...

Tem razão. O Cavalo de Pau que nunca fez mal a ninguém vive numa esterqueira e que eu saiba na câmara não há quem se digne olhar para esse caso!
Se fosse cigano...

Anónimo disse...

Tambem concordo que os ciganos n devem ter regalias especiais, porque se virmos eles nao pagam impostos e ainda por cima tem este tipo de regalias??? nao concordo...

Anónimo disse...

O problema dos ciganos em Tomar deve ser encarado e tratado sem racismo, nem preconceito, sem transigências, nem desmesuradas exigências, com pragmatismo.
Os ciganos têm deveres e têm direitos, não estão imunes do cumprimento da Lei, nem podem ser discriminados.
Se se tivesse sempre actuado com rigor, sem contemplações e transmitido exigência com ajuda e compreensão, fazendo-lhes ver que se devem integrar na sociedade (em tudo) e não viver à margem dela (para o convém), tudo seria bem diferente e muito melhor - para os ciganos e para a comunidade.
É de esperar que as autoridades aprendam, uma vez para sempre, a lidar com este caso.
Tomar agradece e os ciganos também.

JHS

Anónimo disse...

Mas foi precisamente isto que eu quiz dizer, porque sempre publicamente o defendi e até com os próprios (chefes) ciganos.
Máxima liberdade, máxima responsabilidade.
A moeda tem duas faces e não só uma.
A bem com firmeza e sentido de responsabilidade mútua.
De todo em todo, obrigado pela chamada de atenção.
O cuco canta, mas de maluco não tem nada, bem pelo contrário.
Devolvo os cumprimentos.
Por Tomar nos encontramos.
JHS

Anónimo disse...

Os indivíduos de raça cigana não aquecem nem arrefecem?

Pois não, assim como os “tipos” do leste, ou os “gaijos” da china, os "pretos" sejam lá donde forem, são criaturas de deus, aos olhos, de uns, ecologicamente correctos, o pior é quando começam a entrar nos nossos bolsos e vidas.

Assim como os cães deveriam ser depositados numa associação protectora, longe das ruas das pessoas, do Paulino, resumindo da vista.

São coitadinhos, enquanto não se achegam aos nativos, ai sim é uma chatice, ter de respirar o mesmo ar, tolerar a sua presença e agoniar com as maneiras e costumes "esquisitos" que cada estirpe contem.

Se interesses imobiliários os colocaram naquele lugar, outros interesses mais elevados, o da população, (poder-se fazer um referendo, era democrático, simpático e cultural) deveriam conseguir coloca-los em "gueto" adequado dentro da lei, e do respeito pelos direitos e obrigações que cada indivíduo deve ter perante a sociedade, eles os direitos sabem quais são, rendimentos mínimos, fuga a impostos, negócios duvidosos que lhes garantem boas viaturas de marca e ouro, fazer desacatos a bares com dinheiro a rodos nos bolsos. Agora quanto a deveres, isso é que eles não entendem, não querem entender, e que se "f0d@m" os que entendem.

O Paulino ao lhes dar uma laje em cimento paga pelos contribuintes, naquele lugar vai ter de incluir no plano do polis uma alteração no boneco.
Será que vai incluir essa alteração a consulta popular?

Vai ser tão politicamente correcto, ir pela Paulina ponte, em direcção ao idolatrado Fórum, e ver plantados do outro lado, aqueles apátridas que ninguém quer ao lado.

Um reles vendedor de laranjas no mercado (ali pertinho)

GANDA_NOIA

Anónimo disse...

Oh Sr. caravaggio
Com que então o PS em Tomar tem origens monárquicas?
Foi fundado por um conde, que é avô dum actual militante do PS (importante) cá do burgo?
Não deixa de ser muito curioso.
E então haver agora um Visconde rosa, isso é uma delícia. A cereja no bolo.
Está explicada a superioridade nas atitudes de alguns "notáveis socialistas do Nabão".
Sim senhor!
É de estarrecer.
Já não faltava a maçonaria, agora também a monarquia.
O que mais irá acontecer?!
A opus dei (eu, como o Alberto João, gosto mais da copus night!) as testemunhas de Jeová, os adventistas...
Enfim o PS do Nabão (e não só) é uma caixinha de surpresas.
Se se abre essa caixa (de pandora) vai ser bonito, vai.
Nem o Lello Nabantino se safa do Gabinete.
è caso para dizer, Safa! Isto é que vai uma açorda (com feijão, claro)!

"VENDA NOVA"

Anónimo disse...

não percas o proximo duelo LF - Vergílio, Vergílio-LF pk nós, tb não!

Anónimo disse...

SORRY VI ! VIRGILIO !

Anónimo disse...

Isto está negro sr. virgilio.
Os ataques agora são dirigidos ao sr. Luís Ferreira. O sr. Relvas já não dá azia?
Ah bom já percebi, como o Relvas já passou à história... O Futuro no Distrito e arredores vai estar nos próximos tempos nas mãos do Luís Ferreira.
E assim se faz a história...

Anónimo disse...

Oh, Caravaggio, os lelos são teus fornecedores?

Anónimo disse...

Oh Caravaggio, onde é que o Relvas é doutor? Saíste-me cvá um cromo! Cá para mim não passas dum lambe cús...e anexos!!!

Anónimo disse...

Só mais uma coisa ó Caravaggio.
Na frase onde escreveste "...o dr. Relvas passou há história..." devias ter escrito "...o dr. Relvas passou à história..."
Primeiro aprende a escrever, depois aparece.
É que um erro de digitação é uma coisa. Outra é a porcaria que fizeste!
´
P.S. - Só compras cuecas nos lelos? De fio dental? É que acho que andas muito eufórico...

Anónimo disse...

...que é como quem diz: andas muito oferecido...!!!

Anónimo disse...

Há para aí gente a dizer que o Luis Ferreira vai fazer história porque vai ficar com os destinos de Tomar nas mãos?
Hum, estou a ver! ERstou mesmo a vê-lo ao lado do D.Afonso Henriques...a segurar-lhe a "espada".

Anónimo disse...

Oh Caravaggio, não te exaltes! Olha a tensão! Ainda te dá a sulipampa e vais desta para melhor! Depois temos que cá ficar a aturar a viúva!!
Já tiraste senha para entrar esta noite em casa?

Anónimo disse...

Oh artista olhe que a Atalaia ainda fica a alguns kms daqui.
Cuidado que a sua dama foi para lá e vai ter de tirar senha.

FederaçãoPSRibatejo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Aquele local tem mas recordações para ti, não é?
Mas olha que devias respeitá-lo!
Nunca te disseram que devemos respeitar as nossas origens?

FederaçãoPSRibatejo disse...

Este comentário anterior (das 4:24), mais uma vez anónimo, é de muito baixo nível, pois sabendo todos nós quem é o douto carvagio, a sua companheira não merece, de forma nenhuma, o tratamento indecoroso aqui postado.

Podemos discordar de algumas das suas "visões" ou posições políticas, mas atacar a sua honorabilidade parece-me demasiado excessivo.

Tal ataque não dignifica quem o excreve e dá mais argumentos aos "caravagios" que por aqui deslitam a frustação, quer dos "amanhãs quem cantam", quer das "assessorias da tanga". E mais não digo...

Façam o favor de ser felizes e, já agora, fazerem alguma coisa pela nossa terra em lugar de estarem sempre invejosos sobre aquilo que outros conseguem, independentemente de serem do PS ou do PSD.

Luis Ferreira

Anónimo disse...

Oh, Caravaggio, o LF está no gabinete!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Oh Caravaggio, olha a pulsação!!!

Anónimo disse...

Caravagggiozinho, já foste tirar a roupa do cordel?

Anónimo disse...

Caravaggio é o nome dum ponta de lança dos Estudiantes de La Plata, es verdad?

Anónimo disse...

Ai tão irritadinho que ele está! São tão tenrinhos assim.

Anónimo disse...

Quando fazes chichi sentas-te?

Anónimo disse...

Tenham juízo meninos, senão não vos deixo ver a Floribela

rei lear disse...

Oh Sr. Caravaggio, estou solidário consigo.

Os cães ladram, a (sua) caravana passa e
nem nas canelas lhe conseguem morder.
Realmente estes seus contestantes têm fraquíssimo nível e são uns grandes nabos.
Geração rasca é o que é.
Mas não se irrite, nem se intimide.
Eles vão continuar fora de jogo e o Sr., na cobrança das faltas, fura-lhes as redes.
Dê-lhes nos "machinhos", com força.
E se a burrice lhes dá felicidade, que continuem a ser felizes.
A superioridade moral de alguns dá azia aos outros.
Cumprimentos e que nunca lhe doa a "caneta" por muitos e bons ... e que eu assista aqui do camarote.
Marmelais espera-os.