segunda-feira, novembro 13, 2006

Gedeão celebrado


É já na próxima semana que se celebra o centenário de Rómulo de Carvalho, e no entanto os poemas que este emérito professor de ciências escrevia sob o nome de António Gedeão continuam bem vivos e com uma actualidade perfeita.
E essas têm sido razões, juntamente com a qualidade literária dos poemas, a ironia subtilmente provocadora e a elegante clareza dos textos, para que o grupo O Contador de Histórias desde sempre lhe tenha dedicado grande atenção nas centenas de espectáculos e outras actividades de promoção da leitura realizadas em bibliotecas, escolas e outros auditórios de todo o país.
Assim, seria inevitável que o grupo comemorasse o dia 24 de Novembro de 2006, cem anos após o seu nascimento, com um recital intitulado ''Pedra Filosofal''. Será às 21.30 horas, na Biblioteca Municipal de Tomar, espaço onde os elementos do grupo fizeram muitas das suas descobertas poéticas e que tem acolhido muitas das nossas estreias.
Também esta será a estreia nacional de ''Pedra Filosofal'', espectáculo por onde passam, em perfeita simbiose como foi sempre timbre do autor, puro lirismo, refinado humor e a sapiência do professor que não deixava nenhum aluno indiferente.
O recital vem juntar-se à série de espectáculos de autor em que O Contador de Histórias tem vindo a apostar desde a criação, há dois anos, de ''A Sophia'', dedicado a Sophia de Mello Breyner Andresen, e que foi apresentado em dezenas de sessões, quer para o público em geral, quer de carácter pedagógico. Esta série inclui ainda, Almada, 1 - Negreiros, 2, ''As Pessoas de Fernando'' e ''Bichos e outros contos da montanha'', uma homenagem a Miguel Torga, estreada em 2005 mas que terá o seu fôlego principal no próximo ano, em que fará parte das comemorações do centenário deste escritor

1 comentário:

DS13 disse...

Um preito de homenagem a alguém sempre eterno é sempre de salientar!

Porque 'o sonho comanda a vida'...! E Rómulo/Gedeão estará sempre com quem vem por bem!