segunda-feira, novembro 13, 2006

Professores em vigília


Iniciativa, mobilização, luta

Plataforma Sindical de Professores aprova plano de acção


A Plataforma Sindical dos Professores reuniu no dia 6 de Novembro, em Lisboa, e decidiu:
1º- Formalizar, em simultâneo, o pedido de negociação suplementar do ECD no próximo dia 8 (4ª feira), pelas 16.00 horas, no Ministério da Educação;
2º- Promover uma Vigília junto ao Ministério da Educação entre as 11.00 horas do dia 15 de Novembro e as 12.00 horas de 17 de Novembro;
3º- Realizar, no dia 17 de Novembro, as seguintes iniciativas:
Plenário Nacional de Professores e Educadores (14.30 horas);
Cordão Humano até ao ME (16.30 horas);
Entrega de Abaixo-Assinado no ME (17.00 horas).
4º- Distribuição de comunicado à população em 22 de Novembro em todas as sedes de concelho. Nas capitais de distrito, esta iniciativa terá lugar entre as 11 e as 15.00 horas
5º- Solicitar, de imediato, pareceres a diversos constitucionalistas que estão já a ser contactados pela Plataforma.
A Plataforma Sindical dos Professores recorda que, dia 7, reúne com a Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República. Às 10.00 horas realizar-se reunião com o Grupo Parlamentar do PCP e às 14.00 horas com o do Bloco de Esquerda. Deverão ser marcadas, para os próximos dias, reuniões com os restantes Grupos Parlamentares.
A Plataforma Sindical dos Professores voltará a reunir no dia 23 de Novembro, pelas 14.30 horas, para fazer novo ponto da situação e aprovar as lutas futuras.

16 comentários:

Anónimo disse...

Andaram a incentivar que os professores tirassem a licenciatura, pois era melhor para o ensino e assim os professores podiam chegar ao 10º escalão. Agora, depois de os professores se terem esforçado e prejudicado as suas familias, dizem que para chegar ao 10º escalão até pode ser um mau professor, tem é que ser um bom gestor e gostar de cargos de chefia. Alguem que queira só ser professor e que seja um Excelente professor nunca chegará ao 10º escalão. É o País que temos.

FederaçãoPSRibatejo disse...

O comentário anterior é rotundamente falso:

1. Na carreira docente passarão a existir duas categorias, uma que englobará os actuais 8º, 9º e 10º escalões e outra todos os outros.

2. Esta primeira categoria (de topo,)estará limitada a 1/3 das vagas existentes em determinado quadro.

3. Só os docentes deste "terço superior" da carreira poderão exercer funções de coordenação técnico-pedagógica ou em órgãos de gestão, valorizando assim quer a sua remuneração - superior à dos outros -, quer a sua experiência - visto que serão docentes com mais anos de serviço, logo com mais experiência pedagógica, quer a sua valência técnica - mercê das formações complementares que no desenvolvimento normal da sua carreira foram adquirindo.

4. Os docentes da outra categoria só em casos excepcionais poderão exercer funções de coordenação técnico-pedagógica, tendo o seu desenvolvimento de carreira baseado na avaliação-desempenho, com quisitos obrigatórios de formação complementar e de anos de serviço, aguardando por vaga no respectivo quadro para a categoria seguinte.

5. Toda a experiência acumulada, quer em termos pedagógicos, quer em termos de coordenação técnico-pedagógica, quer em termos de formação científica, obtida até hoje será naturalmente valorizada, estando todos em igualdade de oportunidades no acesso ao "terço superior" da sua carreira.

6. Natuarlmente só os melhores ascenderão ao todo da carreira, como aliás é lógico.

7. Poderá ser discutível que uma carreira que não tinha categorias as passe a ter (apenas 2), quando todas as outras carreiras da administração pública têm pelo menos duas, sendo que a maioria tem 3 e 4 categorias, só ascendendo os melhores ao topo? Talvez! Mas normar por cima, com níveis de exigência maiores será bom, quer para os alunos, quer para os país, quer muito especialmente para os profissionais que se empenham e desenvolvem a comunidade escolar, apesar dos disparates acumulados de mais de 30 anos de todo o tipo de experiências.

Um abraço solidário
Luis Ferreira

Anónimo disse...

Sr.Luis Ferreira
O Partido Socialista é o partido das quotas ou das percentagens.
É nas mulheres nas listas eleitorais, é agora nas categorias de professores e no futuro ainda hão-de vir mais, mai e mais.
Isto é a negação absoluta da liberdade de progressão a TODOS os que tenham efectivo mérito.
Só ALGUNS dos melhores ascenderão ao topo da carreira.
Pois se houver, p. exemplo 50, mas só puderem progredir 20, há 30 que ficam de fora.
Claro que o Sr. concorda com isto.
Não é?
É o mérito em percentagem.
Nivelar por cima só para alguns eleitos.
Só critérios de ordem economicista é que podem justificar este estado de coisas.
Voltou-se ao "produzir e poupar" do padrinho Salazar.
É a vida dizia o "fugitivo".
Habituem-se diz o litle Toni.
É uma tristeza dizemos nós!

"VENDA NOVA"

FederaçãoPSRibatejo disse...

Sabendo bem que alguns dos comentários anónimos vieram de "sindicalistas" encartados com cartão e quotas pagas, resta-me constatar que de contraditório ao que escrevi anteriormente nada adjuvaram.

Um sistema que 32 anos depois do 25 de Abril continua a perpetuar o desiquilíbrio social pré-existente, com taxas de abandono de mais de 40% e com 75% alunos cujos pais têm formação superior a obtê-la também e apenas 15% dos alunos cujos pais não têm formação superior a obtê-la, é um sistema que funciona?

Se alguns dos "sindicalistas profissionais", que aproveitam as dispensas sindicais, não para ajudarem a melhorar o sistema de ensino - e não a corporação dos professores, para darem explicações remuneradas, como é o caso de alguns que conheço, está tudo dito.

Felezmente para todos nós, cidadãos e pais, a esmagadora maioria dos docentes não é assim e sabe bem que o "sistema" como tem estado a ser gerido, sem se focalizar nos resultados e sem dignificar os cumpridores, não ajuda a transformar a sociedade.

E dizem-se muitos dos "imobilistas", de "esquerda"...

Confundem talvez o seu interesse particular, com o interesse geral...

Deixem-me rir!

Luis Ferreira

FederaçãoPSRibatejo disse...

Uau...

Quantos leterados a escrever sobre o que sabem: NADA!

Só os doutos titulares de "canudos" oficiais podem discutir sobre a Educação.

Pois digo-vos a todos: A Educação é matéria demasiado importante para ser apenas discutida, avaliada e decidida pelos Docentes - è claramente um problema de sociedade.

Quanto à essência da questão nenhum reparo. Porque será?

Luis Ferreira

rei lear disse...

Com que então leterados ...

Digo-vos a todos:

Quanto à essência da questão, suscitada pelos vários comentários fundamentados, o Sr. Luis Ferreira não consegue fazer nenhum reparo.

Sabe-se bem porquê.

FederaçãoPSRibatejo disse...

Mutatis mutantis

Mudam os pseudónimos, mas a ladaínha continua a mesma!

Gente culta esta... sim senhor!

rei lear disse...

Mas quem se julga o Sr. Luis Ferreira para vir aqui mandar estes bitaites?
Muita prosápia, arrogância e nula substância.

DS13 disse...

O senhor Lello Feereira,agora à francesa e à francesinha, porque não... bem pode continuar a perorar e a mostrar-se em tudo quanto é blog nabantino...mas isso só revela o desespero e o bedum pidesco e salafrário da sua pobre e doente cabeçita de vento (aliás sempre assim foi a sua triste história de lambe botas ou assalariado e voz de qualquer dono que o mande ladrar, desculpem os cães que conseguem ser mais fiéis e coerentes, mesmo sendo irracionais...). Isto a propósito da sua tão falada e propênsica catadura de jovem neto de alabardado nobre arruinado e de 'pedigree' da sachola já tão notoriamente badalada lá para o palacete do Rato na bela Olisipo...
Santo Cristo! Então o laico, republicano mata-frades virou, repentinamente, monárquico e mui católico? Milagre, Milagre que ali vai mais um frade!! Cruzes canhoto!!!
Santa paciência!! Mas porque que é que não toma uns tranquilizantes, mete baixa e deixa de sanguessugar tudo e todos? Quando é que se vai embora e deixa esta terra em paz e de vez? Arre é que até o Paiva já anunciou que se ia embora! É burro, mas lá teve uma luminária!(Esperemos é que não tenha uma recaída e volte atrás!!!)
Siga-lhe o exemplo e emigre, sim emigre, fazia-lhe bem e a toda a gente também (e o pobres dos blogues também agradeciam, pois até já se encolhem quando os posts são LF/Gabinete ou quejandos...)
Arranje uma vida, uma vidinha se quizer e puder e deixe de sarnar...
E olhe que até não lhe quero mal, mas saíu-me cá uma mistura de cola com emplastro que até mete dó...

FederaçãoPSRibatejo disse...

E a festa continua...

Com Leterados...
Com Letrados...
Com i()lusionistas...

Com (pseudo)nabantinos...

E aquela dos sindicalistas que apenas se preocupam em ter tempo para dar explicações, ninguém comenta?

Já agora o Estatuto foi aprovado hoje...

esperemos que por daqui a dez anos a educação esteja um pouco melhor. Era bom para o País!

Abraço

LF

rei lear disse...

Sr. Luis Ferreira

Parabéns

"Já agora o Estatuto foi aprovado hoje...

esperemos que por daqui a dez anos a educação esteja um pouco melhor. Era bom para o País!"

Com um ECD imposto - contra TODOS os representantes dos docentes - com a finalidade patente de poupar dinheiro (para que servem as quotas?!),

realmente é preciso muitíssima fé!

FederaçãoPSRibatejo disse...

Sabem o que me dá gosto nos V. comentários anónimos.

É que desde que me conheço tenho tido que combater alguns detratores e "ditodorzecos", todos com nome, alguns em Tomar e posso-vos dizer que a todos ganhei a parada.

E sabem porquê?
Porque mantenho, sempre, a verticalidade, a coerência e procuro sempre o melhor para os outros normalmente em detrimento de mim próprio.

Será que alguns dos anónimos que me criticam tão ferozmente podem dizer o mesmo?

Sabem bem que não!
Ando sempre pela Rua sem ter de me esconder, sem ter vergonha do meu passado, do meu presente e do meu futuro.

Será que podem dizer o mesmo?
Sabem bem que não!

Como dizia o António Guterres: É a vida!

E já agora para os polidores de esquinas: vão mas é trabalhar seus malandros!

Abraço, com assinatura (que não precisa de ser reconhecida porque tem crédito)

Luis Ferreira

rei lear disse...

Sr. Luis Ferreira

O reconhecimento de assinaturas nada tem a ver com o crédito de que o cidadão goza, é uma formalidade para garantir a genuinidade da subscrição.

Diz o Sr.:

"Porque mantenho, sempre, a verticalidade, a coerência e procuro sempre o melhor para os outros normalmente em detrimento de mim próprio.
Ando sempre pela Rua sem ter de me esconder, sem ter vergonha do meu passado, do meu presente e do meu futuro."

Pois fique sabendo que, felizmente, ainda uns quantos que podem também fazer estas afirmações, sem medo (nem risco) de ser desmentidos.
Porque (para esses) tal é público e notório.
Mas, admite-se que haja outros, em que nem com publicidade, nem com gabarolice, se consegue notar alguma coisa.

E quanto a combates, Deus lhe dê força (e jeito) para continuar a ganhar na parada.
De guerreiros (não meninos) é que Portugal precisa. Portanto, avante!

rei lear disse...

É Natal!
Mas este ano não há presépio: o Menino Jesus tem aulas a tempo inteiro; o burro foi dar uma aula de substituição e a vaca foi para o Ministério da Educação.

DS13 disse...

Long live King Lear!!!

Que viva o rei Lear !!!
E bom Natal, apesar de tudo!
Que ministros e ministras vêm e vão, 'adjuntos', 'ad dentros' e outros 'jumentos' falam, falam mas nã dizem nada, e mais vale ir andando, ensaiando as 'janeiras' que já estão próximas.
Saúde !!

rei lear disse...

E os outros dois (menino jesus e vaca)?