terça-feira, março 27, 2007

''O Comando da GNR sai de Tomar'', Paiva surpreso

Paiva segundo parece, foi o último a saber.
Basta ler o ofício que mandou enviar para Sua Excelência o Ministro de Estado e da Administração Interna. Ora aqui vai ele em primeira mão:
Exmº Senhor
Ministro de Estado e da Administração
Interna
Praça do Comércio
1149-015 Lisboa
Tomar, 2007 Março 26

Oficio nº 513/ PR
Excelência,
Fomos surpreendidos por uma notícia, num semanário local, dando conta de que “O Comando da GNR sai de Tomar”, desloca-se para Ourém e retira-se das instalações cedidas por esta Câmara Municipal.
Estranhando não ter sido consultado o Município, queremos, junto de Vossa Excelência lavrar um protesto:
Por não nos ser dada resposta à questão da deslocalização da PSP para as instalações do ex-anexo do Hospital Nossa Senhora da Graça de Tomar.
Por se terem promovido as alterações no seio da GNR, sem que pudéssemos manifestar a nossa opinião acerca da questão.
Recordamos Vossa Excelência que a PSP e a GNR ocupam dois edifícios desta Câmara Municipal sem que até à data, o Ministério tenha encontrado qualquer solução alternativa ou cumprido o previsto na lei.
Aproveitamos ainda a oportunidade para junto de Vossa Excelência:
Manifestar o nosso desacordo com as alterações impostas à GNR local.
Solicitar, mais uma vez, que se iniciem as obras de adaptação do edifício do ex-anexo do Hospital Nossa Senhora da Graça de Tomar para a PSP e se liberte as instalações municipais.
Solicitar ainda uma reunião, o mais urgente possível, para tratar o assunto da relocalização da GNR face às novas competências e ajustes da área de acção das forças de segurança constante da Resolução do Conselho de Ministros 44/ 2007.
Com a redução da área de intervenção da PSP estritamente às freguesias de Santa Maria dos Olivais e de São João Baptista e, sem sabermos o que vai ser o futuro em relação à GNR, sentimos que o resto do Concelho (350 Km2 e 14 freguesias) fica desprotegido e sem apoio directo mais próximo quando era precisamente na área rural onde as queixas de falta de apoio das forças de segurança se sentiam mais.
Permita Senhor Ministro que manifestemos o nosso inteiro desagrado pelo estado de abandono a que têm sido dotados os profissionais da PSP e da GNR no Concelho de Tomar. Este último gesto é um bom exemplo disso mesmo.
Não fosse a Câmara Municipal ter estas instalações e nem local onde trabalhar estes profissionais teriam.
Tudo isto ocorre num país onde a Administração Central tem, mesmo ao lado na mesma cidade, instalações devolutas e a degradar-se de dia para dia de que são exemplo o ex-anexo do Hospital Nossa Senhora da Graça de Tomar acima referido, ou as antigas instalações do Tribunal Militar devolutas, há já quase dois anos (e a menos de 300m das actuais instalações da GNR).
Tudo isto ocorre num país onde, em Concelhos com muito menos população e menores dificuldades do ponto de vista da segurança, se vê construir de raiz instalações megalómanas para quartéis da GNR, onde nem os profissionais se sentem bem com tanto espaço.
Desconhecemos as motivações para esta atitude do Ministério de deixar ao abandono as forças de segurança do Concelho. Desconhecemos também as razões para este súbito e desenfreado esvaziamento da GNR local. Sejam quais forem, a população de Tomar merecia mais consideração.
Queremos acreditar que tal não se manterá indefinidamente no tempo.
Tomar é (e continuará a ser) uma das cidades médias do país que, apesar do sucedido continuará a enfrentar os desafios e a encarar o futuro com optimismo, porque a população acredita nas suas próprias capacidades para ultrapassar estes e outros contratempos que lhe venham a ser impostos.
Não deixamos, no entanto, de considerar injusto e inexplicável o gesto praticado.
Aguardando a marcação da reunião solicitada, apresentamos os melhores cumprimentos,
O Presidente da Câmara Municipal
António P. Silva Paiva

2 comentários:

Anónimo disse...

INDEPENDENTES por TOMAR

PEDIDO DE INFORMAÇÃO :


A população do Concelho tem constatado que, nestes últimos anos, Tomar tem vindo a perder serviços, que durante décadas deram emprego e valorizaram a imagem de Tomar no contexto regional e nacional.

Assim, entre outros foram-se perdendo o Quartel General, o Hospital Militar, o Tribunal Militar, a Messe de Oficiais, os Serviços Sociais do Exército, a Delegação do Instituto Nacional de Estatística, a Polícia Judiciária e o que se passou mais recentemente com a mudança da Direcção Regional do Ministério da Agricultura, a que se seguirá o desmembramento do Gabinete de Apoio Técnico (GAT), não esquecendo as tentativas de desvalorização do Hospital de Nossa Senhora da Graça também a favor de Abrantes, bem como de extensões do. Centro de Saúde.

Para além do referido, somos agora confrontados com a transferência para Ourém do Comando do Destacamento da G.N.R. em Tomar.

Dada que a situação descrita terá implicações nas condições da segurança dos cidadãos e da integridade dos seus bens, principalmente na parte rural do Município e não há conhecimento de alternativas a tal situação, os Vereadores Independentes por Tomar solicitam do Senhor Presidente da Câmara as seguintes informações:

1.- Foi previamente consultado ou informado sobre a saída do Comando da G.N.R. de Tomar e a sua transferência para Ourém?

2.- Tem conhecimento do novo dispositivo de segurança previsto para colmatar esta transferência do Comando da G.N.R.?

3.- Prevê tomar alguma posição sobre este assunto?

Em nossa opinião, caso esta situação tenha sido tomada, sem qualquer informação prévia da Câmara Municipal, deveremos de imediato tomar posições que defendam o interesse dos cidadãos do nosso Concelho perante o Governo?


Tomar, 27 de Março de 2007


OS VEREADORES INDEPENDENTES por TOMAR;


_____________________________________
(PEDRO ALEXANDRE RAMOS MARQUES)


______________________________________________
(ANTÓNIO ROSA DIAS)

Anónimo disse...

Sai tudo de Tomar, até o Gualdim Pais, qualquer dia.