terça-feira, março 20, 2007

Tomar ... Po(l)is Claro ... em Lisboa, Domingo. Bora Lá!

Exposição Viver as Cidades
Polis de Tomar domingo no Pavilhão de Portugal

Tomar vai estar representada no próximo domingo, dia 25 de Março, no Pavilhão de Portugal no Parque das Nações, em Lisboa, no âmbito da exposição Viver as Cidades, organizada pelo Programa Polis.
O Dia das Cidades Polis dedicado a Tomar será preenchido com uma exposição alusiva às intervenções em curso e outras previstas para a nossa cidade, que estará patente ao público entre as 14.30 e as 18.30 horas, na sala anexa ao auditório (frente ao casino).
Às 16.30, o presidente da Câmara Municipal de Tomar, António Paiva, proferirá uma conferência dedicada ao mesmo tema.
A ocasião servirá também para a promoção da Festa dos Tabuleiros e da votação no Convento de Cristo para as 7 Maravilhas de Portugal, com a presença de um tabuleiro e respectivo par de cada freguesia do concelho, além de centenas de tomarenses envergando t-shirts alusivas.
A exposição Viver as Cidades surgiu com a aproximação da conclusão de parte significativa das intervenções Polis, no âmbito do terceiro quadro comunitário de apoio, tendo como objectivo a apresentação de uma exposição sobre as acções realizadas em 39 cidades, alertando as populações para a importância que o Programa Polis tem no reforço e consolidação de um sistema urbano equilibrado, em termos nacionais.
A exposição tem por objectivo a divulgação das medidas implementadas a todos os níveis, quer aquelas que se materializaram em obras, quer as que se centraram em estudos e planeamento, deixando um legado de instrumentos de gestão territorial que promovam futuras intervenções nas vertentes urbanística e ambiental, melhorando a atractividade e competitividade dos pólos urbanos, em consonância com os pressupostos definidos no Polis.
O Dia da Cidade Polis pretende assinalar a participação de cada uma das cidades que viram o seu território alterar-se com a intervenção do programa e funcionar como uma acção de divulgação do que melhor se faz localmente. Num espaço próprio e durante o horário normal de exposição decorrerão iniciativas da responsabilidade das diversas cidades aderentes, que pretendem promover os elementos mais característicos dos respectivos concelhos, e incluem conferências, mostras culturais e gastronómicas.
Paralelamente, está prevista a itinerância da exposição que irá procurar levar o conceito que agora se oferece em Lisboa às cidades que receberam as intervenções.
Gab. Com. C.M.T.

Sem comentários: