A construção do futuro leitor é uma das bases de trabalho de qualquer biblioteca. Este vai ser o tema de uma acção de formação para educadores e professores mas também de duas oficinas para crianças a realizar em Novembro na Biblioteca de Tomar. No mês em que se comemora o centenário de António Gedeão, um espectáculo de homenagem ao autor da “Pedra Filosofal” vai também marcar as actividades do mês.
“A construção do futuro leitor – Um Não à “agonia” do ensino do Português” é o título da comunicação a proferir por Maria do Carmo Vieira, formadora de Literatura Portuguesa, no dia 10 de Novembro, das 14 às 17 horas, com o objectivo de sensibilizar os

Directamente dirigida às crianças, no sábado, dia 25 de Novembro, haverá uma oficina intitulada “Estórias de pano” que consistirá na elaboração de um livro de pano e outros materiais, em grupo e com o objectivo final de contar uma história. Destina-se a crianças a partir dos 6 anos, com inscrições na Sala Infantil da Biblioteca Municipal, pretendendo desenvolver a prática de criar narrativas, estimular a criatividade e a fantasia e contribuir para a aquisição de destreza manual, sendo dirigida por Stefanie Caduff e Catarina Pereira.
Também para as crianças, na segunda-feira 27 de Novembro, decorrerá, a partir das 10 horas, outra oficina: “Biblioteca Sensível Itinerante”, um projecto que tem como objectivo promover o livro e a leitura através da exploração não convencional do livro enquanto objecto. Trata-se de um encontro entre contadores e crianças, onde se tenta, com a manipulação dos objectos, reciclar o seu sentido comum e reinventar novas formas de ler. Nas prateleiras desta biblioteca habitam livros fantásticos feitos de pão, folhas, madeira, vento, contendo histórias surreais, animadas pelo gesto e voz dos seus contadores. As mais estranhas histórias saem dos livros mais incríveis... apenas podemos confiar na nossa imaginação.
Ainda antes, na sexta-feira, dia 24 de Novembro, comemora-se o centenário do nascimento do professor Rómulo de Carvalho, que foi também poeta com o pseudónimo de António Gedeão. O grupo O Contador de Histórias, que sempre teve neste autor um dos seus preferidos para as centenas de recitais e outras acções de divulgação da poesia que tem feito por todo o país, estreia neste dia, pelas 21.30 horas, o recital “Pedra Filosofal” por onde passam, em perfeita simbiose como foi sempre timbre do autor, puro lirismo, refinado humor e a sapiência do professor que não deixava nenhum aluno indiferente.
Sem comentários:
Enviar um comentário