quarta-feira, outubro 18, 2006

Livros de Pano e de Vento e Centenário de Gedeão

Em Novembro na Biblioteca de Tomar

A construção do futuro leitor é uma das bases de trabalho de qualquer biblioteca. Este vai ser o tema de uma acção de formação para educadores e professores mas também de duas oficinas para crianças a realizar em Novembro na Biblioteca de Tomar. No mês em que se comemora o centenário de António Gedeão, um espectáculo de homenagem ao autor da “Pedra Filosofal” vai também marcar as actividades do mês.
“A construção do futuro leitor – Um Não à “agonia” do ensino do Português” é o título da comunicação a proferir por Maria do Carmo Vieira, formadora de Literatura Portuguesa, no dia 10 de Novembro, das 14 às 17 horas, com o objectivo de sensibilizar os agentes educativos para a importância desta disciplina e sua defesa contra práticas que tendem à banalização e empobrecimento da mesma, numa organização da Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos da Escola de Santa Iria. As inscrições estão abertas até dia 27 de Outubro na Escola de Santa Iria (telefone ou fax 249 323 043) ou nos Centros de Formação de Tomar (fax 249 311 151, tel. 249 323 188, centro.forma@mail.telepac.pt) e Entroncamento (telefone 249 716 674 ou cf-ceb@mail.telepac.pt).

Directamente dirigida às crianças, no sábado, dia 25 de Novembro, haverá uma oficina intitulada “Estórias de pano” que consistirá na elaboração de um livro de pano e outros materiais, em grupo e com o objectivo final de contar uma história. Destina-se a crianças a partir dos 6 anos, com inscrições na Sala Infantil da Biblioteca Municipal, pretendendo desenvolver a prática de criar narrativas, estimular a criatividade e a fantasia e contribuir para a aquisição de destreza manual, sendo dirigida por Stefanie Caduff e Catarina Pereira.
Também para as crianças, na segunda-feira 27 de Novembro, decorrerá, a partir das 10 horas, outra oficina: “Biblioteca Sensível Itinerante”, um projecto que tem como objectivo promover o livro e a leitura através da exploração não convencional do livro enquanto objecto. Trata-se de um encontro entre contadores e crianças, onde se tenta, com a manipulação dos objectos, reciclar o seu sentido comum e reinventar novas formas de ler. Nas prateleiras desta biblioteca habitam livros fantásticos feitos de pão, folhas, madeira, vento, contendo histórias surreais, animadas pelo gesto e voz dos seus contadores. As mais estranhas histórias saem dos livros mais incríveis... apenas podemos confiar na nossa imaginação.
Ainda antes, na sexta-feira, dia 24 de Novembro, comemora-se o centenário do nascimento do professor Rómulo de Carvalho, que foi também poeta com o pseudónimo de António Gedeão. O grupo O Contador de Histórias, que sempre teve neste autor um dos seus preferidos para as centenas de recitais e outras acções de divulgação da poesia que tem feito por todo o país, estreia neste dia, pelas 21.30 horas, o recital “Pedra Filosofal” por onde passam, em perfeita simbiose como foi sempre timbre do autor, puro lirismo, refinado humor e a sapiência do professor que não deixava nenhum aluno indiferente.

Sem comentários: