sexta-feira, janeiro 19, 2007

Cidade de Tomar em risco?

Num comentário a um post anterior, um leitor, cerca das 23 horas do dia 18 de Janeiro, reflectiu sobre as dificuldades por que vai passar a imprensa local, devido à retirada por parte do governo de Sócrates, do porte pago. É óbvio que Sócrates, o filósofo político português, não pode agradar a todos, se agrada a Belmiro de Azevedo, conforme este afirmou na Grande Entrevista a Judite de Sousa, no canal 1, não pode defender os interesses dos pequenos investidores na comunicação social ou dos cidadãos comuns. ''É a vida'', dizia o outro primeiro ministro da mesma família e até da mesma região administrativa. Agora muitos dirão ''é a morte'', mas tudo dentro da maior legitimidade democrática, da maior ética e bom senso. Está bem abelha!

O leitor chama a atenção, em particular para o caso do semanário Cidade de Tomar, em que quase 50% das suas vendas são para os emigrantes no estrangeiro, pondo em risco a sua viabilidade. Ora aqui vai parte do comentário:


'' (...) o Cidade de Tomar levou assim como outros jornais, o mais rude golpe que SÓCRATES podia dar em toda a imprensa regional. Acabou o PORTE PAGO para o estrangeiro e para Portugal reduz 10%, ou seja uma assinatura do CT para o estrangeiro só em portes vai custar 150 euros. Resultado o jornal vai perder cerca de 3000 assinantes de uma penada ( os emigrantes) e não se vai aguentar, pois 3.000 x 5 contos = são 15.000 contos, ou seja 1.500 contos por mês, dinheiro que chegava e sobrava para pagar a miséria dos ordenados dos meia dúzia de escribas + luvas ao Prof. do Instituto Politécnico, o Garcia e Madureira. Com este rude golpe o jornal pelas vendas de banca e assinantes em Portugal, não vai lá e vai dentro de dois três anos fechar, falindo primeiro. Se não tivesse as rádios sobrevivia, mas as três rádios dão prejuízos astronómicos, que o PASQUIM , ou melhor os emigrantes suportavam. (...)''


Tomaronline já é uma alternativa gratuita, para muitos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, uns que o lêem na net, outros que o possuem em formato de papel, impresso pelos amigos.

11 comentários:

Anónimo disse...

Será VERDADE?

Anónimo disse...

Este governo acaba com tudo e a culpa desta história do PORTE PAGO é dos jornais da “padralhada” que são centenas que iam de borla para casa dos conterrâneos em Portugal e no estrangeiro. Por culpa dos PASQUINS comeram os bons jornais, os que levam a cultura e a língua portuguesa ao mundo, a notícia das nossas terras, a notícia aos que mandam mais dinheiro para PORTUGAL que os fundos da União Europeia (os emigrantes) que salvaram o país da Banca Rota a seguir ao 25 de Abril.
O governo veio com a história dos sites e das notícias online, mas pergunto quantos emigrantes tem acesso a um computador? Quantos lhe sabem mexer?
Mesmo os residentes em Portugal, quantas pessoas com mais de 50 tem acesso e o hábito de ler um jornal num ecrã?
A imprensa escrita tem o seu lugar e não é a online que vai substituir nos próximos 50 anos, na totalidade.
O Porte Pago era a única forma dos jornais poderem chegar a casa dos seus leitores, pois poucos são distribuídos em banca, tem um público alvo definido e vivendo nos mais variados sítios, e só o jornal, chegando a casa leva a notícia que interessa a esse leitor.

A IMPRENSA REGIONAL metia medo ao governo, pois na totalidade tem mais leitores que os diários e semanários juntos, daí esta “machadada”.

O Cidade de Tomar jamais pode acabar e tem que chegar aos seus leitores em todo o mundo, senão os tomarenses perdem o contacto com a sua terra. Nas rádios LOCAIS há meia dúzia de pessoas que a ouve na INTERNET somente ( mas a qualidade noticiosa das mesmas é um desastre) e nos jornais vejam as visitas aos sites, em número e onde acedem, divulguem, digam, mostrem que no estrangeiro poucos acedem ao site de um jornal. EM 1000 pessoas que clicam nos SITES DOS JORNAIS nem 5 que acedem, são residentes no estrangeiro
Isto mais tarde ou mais cedo teria que acontecer, por culpa dos abusos, pois os jornais colam-se aos poderes locais, não são isentos, e como são uns pedintes, tem que se “prostituir” aos interesses instalados e como os governos mudam, nenhum governo gosta destas vozes incómodas, depois jamais o PORTE PAGO podia ser para a mesma localidade onde o jornal tem sede; ou seja o CT não pode chegar a casa dos assinantes dentro da cidade distribuído pelos correios, arranjem-se uns miúdos, uns desempregados que façam a distribuição, pois ao ir pelos correios, custa-nos dinheiro e os CORREIOS facturavam milhões à custa dos JORNAIS; agora para fora do concelho ou da cidade só pode ir pelo CORREIO e para o estrangeiro nem se fala, só o CORREIO PODE LEVAR A NOTICIA IMPRESSA e como isso custa muito dinheiro e um jornal paga muito mais que uma carta, o GOVERNO DEVIA CONTINUAR A AJUDAR, pois também compra e paga a peso de OURO os programas da RTP Internacional que poucos ligam.

PORTANTO não podemos deixar morrer o Cidade de Tomar que é lido onde há tomarenses, desde a AUSTRÁLIA; TIMOR; AFRICA SUL ; BRASIL; EUA; EUROPA e como vamos ajudar o JORNAL? De verdade viveu anos de ouro e as rádios não lhe permitem ter uma vida desafogada, mas o JORNAL JAMAIS PODE ACABAR, pois dá emprego a algumas pessoas e é útil, é um BASTIÃO DE TOMAR no MUNDO dos TOMARENSES

O mesmo, e o TEMPLÁRIO subindo o preço, para todos, os leitores e passando a custar 1,5 Euro que não é muito e depois a CAMARA AJUDAR ou o GOVERNO DAR OUTROS SUBSÌDIOS, pois não se pode privar os emigrantes de ler as noticias da sua terra ou obrigar a pagar o preço de uma assinatura + portes o que custaria 25,00 da assinatura mais 52 números x 2 Euros de portes em média, por JORNAL o que de verdade dá mais de 100 EUROS por ANO.
E como este governo quer acabar com a CULTURA e mandar o CARRILHO para Embaixador ( sem curso) da UNESCO a ganhar 10 000 Euros/ mês nas próximas eleições vamos VOTAR NO BE; PCP; PSD; CDS; … jamais no PS, pois agora foi o

PORTE PAGO PARA O ESTRANGEIRO E PARA O ANO FALA-SE NO PORTE PAGO PARA TODOS OS ASSINANTES.

Abaixo este GOVERNO!

CULTURA AO SERVIÇO DO POVO!

Américo RODRIGUES
FRANÇA

Anónimo disse...

Há agora lembram-se dos emigrantes. Afinal era a gente que aguentava a teta mas, quando íamos pagar a assinatura e sbir aquelas escadas imundas e horríveis eram-mos recebidos de qualquer maneira e anto valia pagar-mos um ano como dez, como assinar há um ano como há 20 que a cara de pau das raparigas que deviam andar alavar escadas era evidente. E telefonar para este jornal, era pior que sei lá o quê... há agora lembram-se de nós... pois é, estava a fugir terreno para o vizinho que recebia em óptimas instalções, mostrava, oferecia um café, um sorriso, sabia ouvir-nos... agora já é tarde ACABOU_SE a galinha dos OVOS DE OURO


Rafael Honório

Alemanha

Anónimo disse...

Correios: Governo mandata CTT para levar antiga administração a tribunal


Lisboa, 19 Jan (Lusa) - O Governo mandatou a actual equipa de gestão dos Correios para levar a tribunal suspeitas de alegada má gestão da anterior administração da empresa, presidida por Carlos Horta e Costa, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.

Fonte oficial do Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações, contactada pela Lusa, confirmou esta informação, mas recusou fazer mais comentários.

Contactada também pela Lusa, fonte oficial dos CTT confirmou que a administração "recebeu orientações do accionista [Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações] sobre essa matéria", mas escusou-se a revelar mais pormenores.

Em Julho do ano passado, o Jornal Público noticiou, com base num relatório preliminar da Inspecção-Geral de Obras Públicas (IGOP), a existência de suspeitas de práticas criminais em actos de gestão da anterior administração dos CTT - Correios de Portugal.

Em causa estavam a venda de dois edifícios, despesas com a realização de um encontro de quadros e a decoração de gabinetes de administração, noticiou o jornal.

O montante envolvido nos negócios visados no relatório terá ascendido a 50 milhões de euros.

Além do ex-presidente dos CTT Carlos Horta e Costa (actual administrador da Semapa), a IGOP também apontou o dedo ao então administrador Manuel Baptista.

A inspecção a vários actos praticados pela gestão de Horta e Costa foi decidida pelo actual ministro das Obras Públicas, em 31 de Maio de 2005, e resultou na realização de duas auditorias.

ABI/RSF.

Lusa/Fim

Anónimo disse...

Tomar: Restauro do Convento é prioridade para a Cultura - ministra


Tomar, 29 Jan (Lusa) - A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, anu nciou hoje em Tomar que o restauro do Convento de Cristo é uma prioridade da tut ela para os próximos anos, prometendo um "plano articulado" de intervenção.

"Este é um dos nossos projectos com maioria prioridade no âmbito do pró ximo Quadro Comunitário", afirmou Isabel Pires de Lima durante a assinatura de u m protocolo com a CIMPOR para garantir o restauro da Charola do convento.

Para a ministra, "não é animador o estado actual de conservação do conj unto" monumental do convento, classificado pela UNESCO nos anos 80.

"Estamos perante uma das jóias senão a jóia do património português" e é necessária uma "intervenção coerente e articulada", defendeu Isabel Pires de L ima, que justificou os atrasos nos trabalhos com o custo elevado e a necessidade de estudar o tipo de acções a realizar.

Centenas de anos depois de ter sido construído, o convento templário de Tomar é ainda o maior espaço público coberto em Portugal e existem muitas alas por restaurar.

O IPPAR já concluiu os estudos necessários pelo que será feito um "plan o coerente" de intervenção.

No que respeita à zona verde envolvente, conhecida como Mata dos Sete M ontes, a ministra revelou que existem conversações "em ritmo acelerado" com o Mi nistério do Ambiente para ceder a tutela daquele espaço à Câmara local.

A Mata dos Sete Montes apresenta sinais acentuados de degradação, até p orque o Instituto de Conservação da Natureza (ICN) não possui dinheiro para cuid ar do espaço, permitindo o crescimento de vegetação rasteira e a morte de alguma s espécies seculares.

Na cerimónia, o presidente da Câmara de Tomar, António Paiva, manifesto u-se preocupado com o estado de degradação daquele espaço e reafirmou a abertura da autarquia em assumir a gestão da mata, que fazia parte do conjunto monumenta l do convento.

Em 1837, foi vendida a um nobre e os seus bens foram depois adquiridos no século XX pelo Estado, através de uma venda em hasta pública.

Mas em vez de a colocar á guarda da tutela da Cultura, o Estado integro u-a no Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza, constitu indo-se como património natural classificado.

Com a entrega do espaço à autarquia, a ministra espera dar um exemplo d a abertura da administração central á cooperação com os agentes locais, até porq ue sem eles "não é possível garantir a vida dos monumentos".

Em matéria de restauros, "temos muito trabalho feito" em todo o país ma s muito desse património "não está devidamente animado" e nem aposta no turismo cultural como uma prioridade, defendeu Isabel Pires de Lima.

Anónimo disse...

Essa questão do Porte Pago é uma velha pecha socialista que já vem desde os tempos do PREC...
Em cada Governo daquele partido, sobretudo quando estão naquele fôlego em que eles pensam que estão em estado de graça, lá pela calada vão tentando pisar silenciosamente a Imprensa Regional.
Já aconteceu o mesmo no tempo do Guterres e já quando o Mário Soares foi primeiro ministro.
Tiveram que voltar todos atrás.
Em 2005, já surgiu Lei mais moralizadora do sector em que muitos conseguiram com sucesso cumprir...
Esses, queridos da emigração e que cumprem a sua missão, merecem o PP a 100% para o estrangeiro, agora para o território nacional é diferente.
Mas não é assim...
São todos, todos alvos a abater.
Pela calada e a coberto do Défice, tentam levar a deles avante...
Só se esquecem das remessas dos emigrantes e do mundo português, em que esta estupidez e demência socialista poderão irremediávelmente deitar pelo cano abaixo e aí...
Já para não falar da Ota e do TGV, que não se sabe quantos biliões vão drenar ao país e por quantas décadas de tanga nos vão mais deixar.
Tirem-nos de lá, antes que seja tarde demais!
De resto, a força e o potencial de mercado das publicações periodicas, trarão sempre novos operadores e alternativas de mais baixo custo para distribuição, especialmente para o estrangeiro, além de que os CTT não quererão abruptamente perder esse capital de negócio, e assim, em vez de anualmente serem 100 euros em portes, porque não apenas 15 ou 25? e ainda dava muitos lucros aos operadores que se implantarem e amenizaria calmamente os aumentos dos custos de assinatura.
Claro, em PDF pura e simplesmente ultrapassaria todos os outros problemas.

Anónimo disse...

Ohhhhhhhhhhhhh, o pasquim do Paulino "Guedes" Paiva está em perigo!!!
Alerta! Alerta! Toca a inventar um imposto municipal para ajudar.

Anónimo disse...

AS FREGUESIAS AGORA COMEÇARAM A SER ENGANDAS PELA RÀDIO ATROCO DE REPORTAGENS; HÀ OUTROS INETRESSES EM JOGO E AS ENTREVISTAS IMAGINEM SÂO TAMBÈM FEITAS PELO MÀRIO SANTOS, ao que isto chegou, gente não qualificada a fazer de JORNALISTAS. É preciso desmistificar e desmascarar isto, pois h´+a jovens em Tomar livenciados em CPMUNICAÇÂO SOCIAL desempregados e reformados em funções para as quais não estão nem nunca estiveram qualificadados. Onde tem CARTEIRAS POROFISSIONAIS OBRIGATÒRIAS PO LEI?

Que a Inspecção do Trabalho esteja atenta!

Anónimo disse...

Talvez o L.F. tenha uma solução para o caso. Que tal pedir-lhe a opinião?

Anónimo disse...

Boa, boa esse tem solução para tudo

Anónimo disse...

O Gabinete ainda não chegou ao Luis Ferreira...oh, perdão! O Luis Ferreira ainda não chegou ao gabinete...ou...será que já chegou, pendurou o casaco nas costas da cadeira e partiu para parte incerta?