sábado, janeiro 06, 2007

Exposição de Fotografia de Fernando Lemos em Tomar

De 14 de Janeiro a 31 de Março

Vai ser inaugurada no dia 14 de Janeiro, domingo, pelas 16 horas, ficando patente até 31 de Março, a 24.ª exposição temporária do Núcleo de Arte Contemporânea, na Galeria dos Paços do Concelho de Tomar, dedicada à obra fotográfica de Fernando Lemos.
A exposição encerra um ciclo inteiramente dedicado à fotografia e dá a conhecer ao público parte da obra fotográfica deste autor que em 2001 mereceu do Centro Nacional de Fotografia o Prémio Nacional de Fotografia.
Fernando Lemos, cuja obra pictórica foi objecto da oitava exposição temporária desta Galeria, vive no Brasil desde 1953, onde desenvolve as suas múltiplas actividades.
O contributo inovador da dupla exposição fotográfica ocupou-lhe, quase em exclusivo, toda a produção artística de 1949 a 1952, alicerçada, sobretudo em nus e retratos, compondo uma tribuna de jovens pintores e poetas da florescente cultura portuguesa, protagonista na oposição ao regime do Estado Novo.
São estes testemunhos únicos da criação surrealista, que, depois de Lisboa, Sintra e Funchal, Tomar se orgulha de apresentar.
A exposição estará aberta ao público de quarta-feira a domingo, das 12h00 às 17h00, na Galeria dos Paços do Concelho, sita na Praça da República. A organização, a cargo dos serviços de Museologia da Câmara Municipal, aceita a marcação de visitas guiadas, pelo telefone 249 329 814, fax 249 329 811 ou e-mail museologia@cm-tomar.pt.

Sem comentários: