quarta-feira, janeiro 17, 2007

Homenagem a Totói - a emoção vivida e escrita


Acreditem que é emocionante ler os comentários que têm sido feitos à Homenagem organizada pelos Kromuz da Bola a Totói. Se todos os presentes (um auditório cheio), encheram a alma com a manifestação de amizade e de elevado nível cultural, promovida pelos Kromuz a Totói, penso que os Kromuz e Totói ficarão ainda mais recompensados com as palavras, sentidas, que todos os cidadãos têm escrito neste simples blog. Feliz a cidade, o concelho, a região, o país, que tem Povo que sabe reconhecer, que sabe organizar, que sabe elevar ... em Tomar reabre-se uma janela de Certezas. Vamos a ''Isso''.

28 comentários:

Anónimo disse...

Não há dúvida que Tomar devia esta homenagem a Totoi! Tomar disse presente e foi bonito ver tantas instituições e entidades oficiais associarem-se a esta iniciativa.

FederaçãoPSRibatejo disse...

Não há qualquer dúvida que são Tomarenses como TóTOI, que nos dão exemplos de entrega aos outros e disponibilidade, que nos fzem acreditar que afinal todas as comunidades têm solução.

Certo, certo é que quando a sociedade civil se "mexe" no sentido correcto, todos descobrimos que o FUTURO é possível.

A âmbição de TÓTOI, que abraçou desde 1964 a nossa Cidade para viver e aqui criar os seus filhos e netos, é também a nossa - de todos!

Um grande obrigado pelo seu exemplo e saibamos segui-lo!

Luis Ferreira

Anónimo disse...

estou muito orgulhoso de ti avo... beijo do neto mais velho

Anónimo disse...

Sou António Porto, director executivo dos Kromuz da Bola. É com muita satisfação que verifico uma onda de solidariedade para com a homenagem ao senhor TOTÒI efectuada pelos Kromuz da Bola. Quero agredecer muito especialmente ao dr. Luís Boavida, um dos grandes mentores e animadores deste grupo de "alunos" do Totói. Agradeço também ao amigo José Soares por todo o apoio dado a esta viagem cultural a propósito da homenagem e a todos os Kromuz que desde a primeira hora que me nomearam para este cargo nunca se recusaram a partilhar as tarefas que lhes foram sendo solicitadas. O lema dos Mosqueteiros "um por todos todos por um" aplica-se que nem uma luva aos Kromuz da Bola. Uma palavra de muita gratidão a todos os que contribuiram para que a homenagem ao Totói fosse um êxito
O dia 13 de janeiro de 2007 ficará na minha memória como um dos dias mais bonitos na história da minha vida recente. Ao amigo e Prof. José Soares uma palavra muito especial pelo trabalho que concebeu e realizou e, especialmente, pelo brilhantismo da sua apresentação que foi por todos os presentes elogiada. Espero que brevemente estejamos a surpreender com iniciativa idêntica para contribuirmos, embora modestamente, para a tão necessária auto estima que tem estado ausente de Tomar.
Uma palavra de apreço à comunicação social que soube, com mais ou menos empenho, dar a devida atenção a este evento.
Amigos Kromuz, se a aceitação da minha pessoa num grupo restrito mas maravilhoso foi gratificante, hoje, estou duplamente feliz a grato por ser um dos 30 Kromuz efectivos. À comunidade que disse presente à homenagem o nosso muito obrigado. Às entidades e muito em particular aos representante da Associação de Futebol de Santarém e Governo Civil de Santarém, respectivamente Eng. Francisco Jerónimo e Luís Ferreira, pela palavras proferidas que em muito ultrapassaram a circunstancialidade do acto.
Em nome dos Kromuz da Bola o meu agradecimento.

Anónimo disse...

É a primeira vez que consulto este blog. A razão deve-se ao desconhecimento da sua existência até aos muitos comentários de rua sobre o que ele dizia do Totói.
A minha participação é para dizer o quanto estou satisfeito pela linda homenagem que os Kromuz souberam dar ao Totói. O senhor que apresentou e que falou de Mozart de Totói e dos Kromuz criou uma empatia tão grande como nunca vi. Ao Totói um grande abraço. Tomar não pode esquecer aqueles que muito deram por ela e Totói deu o seu melhor enquanto jovem. Não tive o prazer de o ver jogar mas pelo que se conta foi um grande jogador até lhe chamaram o Eusébio de Tomar. Que bonito. Parabéns

Anónimo disse...

A homenagem ao Totói foi um momento alto na vida da cidade de Tomar. Os Kromuz estão de parabéns. A emoção sentida por Totói foi contagiante. Que bonito.
Nunca tinha assistido a uma apresentação como esta. Fiquei encantado. Um grande abraço ao Totói e aos Kromuz por se terem lembrado e realizado esta grande homenagem.

Anónimo disse...

É com muita emoção e gratidão que vou lendo e sentindo todos os comuntários escritos neste blog sobre a homenagem efectuada pelos Kromuz da Bola ao avô Totoi

A todos muito obrigado

JBXJ

Anónimo disse...

Ainda a homenagem ao senhor Totói. Hoje, 18 de Janeiro, o evento organizado pelos Kromuz da Bola ainda é a notícia que mais circula na nossa cidade. Vivemos tempos de algum cansaço com os pseudo políticos que por aí pululam, a começar pelo Paiva - o Pavão. Porém, é necessário não esquecer que o actual inquilino dos Paços do Concelho tem tido o "apoio" de alguns rapazolas/militantes (ou ratazanas) do Partido Socialista cuja missão prioritária tem sido o "bota abaixo" a qualquer tentativa de encontrar soluções para dar rumo e futuro a este concelho. Esses senhores ainda não perceberam que a comunidade os rejeitou e continua a rejeitar para participarem nos destinos desta cidade. Bem, voltemos à homenagem ao Totói. É lindo ver que depois de quase uma semana a notícia que mais tem interessado aos tomarenses é a iniciativa de um grupo de cidadãos que livre de quaisquer amarras e não dependentes de favores tiveram a coragem de de a levar a cabo. Ainda bem que a cidadania não é uma palavra vã. Parabéns ao Totói. Parabéns aos Kromuz.

Anónimo disse...

Andam por aí uns senhores que já passaram pela câmara e não deixaram saudades nenhumas. A diferença entre os que lá estão e os que lá estriveram é nula. Desde o executivo até à assembleia venha o diabo e escolha.
Eu por mim escolho a homenagem ao Totói porque primou pela seriedade e bom gosto, sem outro interesse que não fosse justamente agradecer em vida as alegrias que Totói deu a esta cidade. Parabéns

Anónimo disse...

É curioso, Tomar tem tido uma imprensa domesticada em que as notícias são feitas à medida do fato do inquilino Paiva. A que preço?
A imprensa vai publicando o que lhe encomendam. A troco de quê?
Ainda há dias li, em primeia página o seguinte título: Tomar em 12ª lugar...! Em que lugar estaria Tomar se o senhor Paiva não tivesse destruído a vida cultural da cidade? Em 6º? Em que lugar estaria Tomar se o senhor Paiva não "corresse" com as empresas que se quizeram instalar cá? Em 4º? Em que lugar estaria se o senhor Paiva não contribuísse para acabar com os cinéfilos que Tomar sempre teve e que hoje correm para outras cidades? Em 3º? Esta é a questão que deve ser colocada! Mas...isso...dá trabalho e...O mais "importante" é dar em estampa o que a inquilino manda (lá no íntimo o senhor Paiva deve rir-se dos pacóvios...eu faria o mesmo...)
Ainda bem que há cidadãos que não estão disponíveis para servirem de "tapete" a esta palhaçada que por aí grassa. Vem isto a propósito da linda homenagem que foi feita ao Totói. Que lindo. Que beleza. Aguarda-se por mais. Ainda bem que há homens livres.

Anónimo disse...

Senhor Totói, a homenagem que os Kromuz lhe fizeram não só foi bonita como foi muito mais bonita do que algumas que a câmara tem para aí feito e em que a população prima pela ausência. O senhor merece pelas alegrias e emoções que deu durante anos a esta cidade. Parabéns àqueles que tiveram a coragem de se lembrar e executar. Foi muito lindo. Gostei.

Anónimo disse...

A Homenagem ao Totói foi fantástica. Que lição. Mozart...Totói...história do futebol...Kromuz...e muita alegria.
Foi bonito. Há muito que não assistia a uma coisa assim. Obrigada Ana Maria

Anónimo disse...

A propósito da homenagem ao Totói.
Porque é que a Câmara de Tomar não leva a efeito sessões culturais como aquela às criançãs da escola? Dá trabalho? As crianças não merecem? Em vez de insistirem na colaboração da mediocridade continuada, contactem com quem sabe. Parabéns Totói. Quanto aos Kromus, fiquei deveras estupfacta. Com tantos anos de professora, recebi uma aula por encantamento como não esperava. Porque não fazem uma sessão semanal para as pessoas da minha idade? Teriam público certamente. Qual a política cultural da autarquia para a terceira idade? Uma vez que lá estiveram os políticos locais, espero que tenham aprendido que a felicidade das comunidades é alcançada com momentos Belos como aquele a que assistimos na biblioteca na homenagem ao Totói. Se não aprenderam nada, então vão-se embora e dêm lugar a quem tenha engenho e arte para fazer desta cidade um espaço de cultura para ser vivida no dia a dia. Obrigada

Anónimo disse...

Foi lindo. Foi maravilhoso. Foi simplesmente brilhante. Grande tarde. o Dr. Boavida estava feliz por dever cumprido. O Totói era a felicidade em pessoa. São momentos como este que fazem milagres. E Tomar bem preciva de um milagrezito
Parabéns Totói

Anónimo disse...

Quem são os Kromus? Nunca ouvi falar neles. Esta semana não ouço outra coisa senão falar dos Kromus e do Totói. Quando li o jornal até me assustei. Pensei que o Totói tinha morrido. Afinal não. Ainda bem que as homenagens já não se fazem só àqueles que partiram. Essas são quase sempre homenagens cheias de hipócrisia. Parabéns aos Kromus e ao Totói

Anónimo disse...

Há muito que estou arredado da vida da minha cidade. Talvez por culpa minha. Quem sabe se por culpa dos autarcas que vão definhando a minha cidade. A verdade é que tenho que assumir a minha quota parte de culpa por os deixar destruir a minha cidade. Há algum tempo, anos muitos, que sou visitante intercalar da minha cidade. De algum em algum tempo choro lágrimas pela minha cidade. De algum tempo em algum tempo digo para comigo: como foi possível que a minha cidade se deixasse "governar" por gente tão insensível à sua história e aos seus valores? Ainda bem que um conjunto de homens, aparentemente descomprometidos, ousaram homenagear a grande figura do futebol tomarense que tive o orgulho de ver jogar. Totói era já o "seu" nome. Hoje pensei: vou voltar à minha cidade e tentar saber quem são afinal os Kromuz. Que Tomar saiba reencontar-se e de mãos dadas com gente livre traçar um novo caminho com direcção ao futuro sob a matriz do seu passado. Obrigado Totói. Um tomarense

Anónimo disse...

A cidade acordou...? Foi num bonito dia, mais precisamente no dia 13 de Janeiro que os Kromuz da Bola levaram a efeito uma bonita homenagem ao ex-futebolista Totói. Em nome das alegrias, das emoções e das amizades em que Totói também contribuiu ao serviço do União de Tomar, que os Kromuz deram uma lição sem precedentes nos últimos tempos nesta terra dita dos templários. Quem lá esteve só pode orgulhar-se da tarde que passou. Como é que uma aula de Mozart, para amantes de futebol, foi tão bem recebida? Como é que uma aula de humor sobre os Kromuz foi tão agradavelmente saboreada? Como é que a humenagem ao Totói foi tão largamente apoiada? Só há uma razão para isso. Foi muito bem organizado; foi muito bem divulgado; foi muito bem preparado e, acima de tudo, foi uma autêntica aula de como se deve estimular a criatividade para uma melhor comunhão da actividade cultural por parte de públicos diferenciados. Como foi possível que um universo tão heterogéneo de públicos presente se viu, a dada altura, tão envolvido numa degostação tão saborosa em que Mozart pontuou. Estaríamos em Viena de Austria? Não. Estavamos em Tomar. Os Kromuz estiveram num deia feliz e deram felicidade. Obrigada pela parte que me cabe.

Anónimo disse...

O que é que querem que diga? Não há palavras que descrevam o que senti naquele auditório naquele dia 13 de janeiro, para assistir á homenagem ao Totói. Nunca imaginei que iria assistir a um espectáculo daqueles. Quando o Prof Soares começou a falar do Mozart pensei que a maioria, incluindo eu, se iria ausentar. Ao fim dos primeiros 10 minutos estava rendido. Quando acabou Mozart senti que ainda não estava na altura para desligar. Nunca ouvi tanto tempo seguido falar dum compositor e muito menos tanta música clássica seguida. Espero vir a ter mais oportunidades como esta. Sózinho não consigo ouvir música clássica como ouvi naquela tarde. Ainda não acredito no que aconteceu. No entanto obrigado

Anónimo disse...

É fantástico. Ao ler o tomaronline nem quero acreditar. Como é que uma homenagem pode provocar uma reviravolta na monotonia desta terra. Não estive na homenagem e francamente não tive conhecimento dela. É claro que o Totoi merece isso e muito mais pelas muitas alegrias que deu e pela sua respeitabilidade e educação. O que me espanta é o patamar que a homenagem alcançou. Parece que estamos no início de uma revolta.
Por muito menos já se fizeram revoluções. Parabéns

Anónimo disse...

Homenagem ao Totói.
Quando me desloquei à biblioteca para assistir à homenagem ao Totói, jamais imaginei que iria ser presenteado com um espectáculo digno dos melhores palcos.
Quando um grupo de cidadãos consegue organizar uma sessão daquelas com a qualidade a que assistimos, já acredito em tudo. Nunca imaginei ver um auditório rendido (no bom sentido) a uma palestra. Normalmente são uma seca e esta contrariou a norma. Disseram-me que o Dr. Boavida é o guru dos Kromuz e o Totói o ídolo. Sempre ouvi falar dos Kromuz como um grupo que gosta de dar uns pontapés na bola. Esta homenagem foi muito mais do que uns pontapés na bola. Não é fácil. Queres ver que vai nascer um novo movimento em Tomar? Parabéns

Anónimo disse...

Parabéns TOTÓI. Parabéns aos Kromuz que souberam interpretar os sentimentos da população que soube estar à altura. Nunca tinha assistido a uma "aula" do Prof. Soares e fiquei deveras impressionado. Ele a jogar à bola é tão bom como Professor? Estão de parabéns. Obrigado TOTÓI.

Anónimo disse...

A propósito da homenagem ao totoi, só posso dizer o que senti. MUITO BOM. Obrigado Martins

Anónimo disse...

Que lindo. Os representantes das entidades que vieram de fora para estarem na homenagem levaram certamente uma ideia muito positiva da nossa cidade. Aos Kromuz se deve a belíssima cerimónia que ofereceram ao totoi. A leveza, a facilidade na comunicação, o humor bem medido, as pitadas de recados para alguns políticos (presentes) e os ingredientes humorísticos tornaram aquela tarde apetecível para que se repita. Voltem a fazer nova homenagem, convidem as mesmas entidades, divulguem no concelho e o auditório da biblioteca não chega para o muito público que certamente ocorrerá. Tenho um pressentimento que os que lá estiveram voltarão a estar só que acompanhados de um amigo. Foi um momento grande. Viva Tomar

Anónimo disse...

Homenagem ao Totoi. Grande espectáculo. Um dia feliz para quem lá esteve. Fui na onda de ver o que ia acontecer, se se repetisse levava a família comigo.
Parabéns

Anónimo disse...

Estou de frente ao meu computador e não quero acreditar. A homenagem ao TOTOI criou uma onda de simpatia tão contagiante que não dá para acreditar. Devo estar a sonhar. Vou dormir e amanhã volto ao meu computador para ver se é verdade.

Anónimo disse...

Um grande nome do futebol nesta nossa cidade de Tomar é sem dúvida TOTÓI.
Continue sempre com essa força e enquanto as pernas deixarem...lute por aquilo que mais ama, O FUTEBOL!

As amigas do coração
Céu Mendes e Cecilia Ferreira

Anónimo disse...

Foi com grande orgulho e satisfação que vi um sonho realizado.
Não sei descrever os sentimentos que tive, ao verificar a felecidade estampada nos olhos do meu pai, e ao ver o auditório cheio de amigos. Foi uma homenagem muito bonita, simples como ele.
E agora a quantidade de comentários que têm sido feitos em relação a ele, nunca pensei...
Só tenho a agradecer a todas as pessoas que estiveram presentes e aos KROMUZ um obrigado muito especial por tudo o que fizeram e principalmente pela felecidade que deram ao meu pai.
Um Bem Haja a todos
Muito, muito Obrigado

E a si pai " tenho muito orgulho em ser sua filha".

Anónimo disse...

A propósito da homenagem ao Totói.
Sou um empresário desta cidade que cumpre com todas as suas obrigações.
Apesar de ser do PSD, votei no dr. Pedro Marques quando este surgiu porque acreditei ser vantajoso para Tomar uma outra política do que aquela que era seguida então.
Depois votei no eng. Paiva, mais propriamente no PSD, contra o senhor Alexandre que, ainda hoje, parece não ter percebido que é uma carta fora do baralho para qualquer solução para esta cidade.
Hoje, e depois do insulto do senhor Paiva a todos os tomarenses ao dizer com soberba que prefere estar em Bruxelas..., prefiro que ele vá de vez porque há muito que deixou também de ser solução para a minha terra. Acresce que, e é voz corrente, a sua gestão política com os próprios vereadores da maioria é desastrada e com os funcionários da Câmara é, para além de malcriado, desmotivadora.
A conivência do senhor (Dr? Eng? Prof? Ilustre? Juiz? dependendo do gosto) Relvas que conheci ainda era ele estudante (péssimo) e gostava de pouco de estudar quanto mais de trabalhar. Mais parece uma das personagens do Eça da obra A Ilustre Casa de Ramires.
O prof. Rosa Dias é um bom moço, mas não passa disso.Não tenhamos ilusões.Deixem-no estar no Sporting que já não é mau.
Quanto aos partidos, refiro-me ao meu PSD e ao PS, espero que se inspirem neste movimento para reconquistarem a auto estima e o respeito dos tomarenses. Há muitos anos que não sentia a minha terra fervilhar de tanta simpatia provocada por um gesto nobre e simpático de um movimento de cidadãos. É fantástico.
Totói, você deu-me muitas alegrias quando jogador do União de Tomar. Hoje, embora não sendo das minhas relações pessoais, tenho imenso respeito por si.
Aos Kromus da Bola, conheço apenas alguns, felicito-os pela coragem e confiança que já geraram na nossa comunidade.