segunda-feira, janeiro 22, 2007

Quando o Governo está contra os Professores, a Educação não melhora.

MAS AS TREVAS NÃO SÃO ETERNAS!

A Plataforma Sindical dos Professores proclama o dia 19 de Janeiro, data de publicação do "ECD do ME", Dia Nacional de Luto dos Professores e Educadores Portugueses.

A publicação, hoje, do "ECD do ME" é mais um passo, dado pelo Governo de José Sócrates e pela equipa ministerial de Lurdes Rodrigues, no sentido da desfiguração da profissão docente, da desvalorização do acto de ensinar e da degradação da Escola Pública!

Estamos perante mais um instrumento de ataque aos docentes portugueses, que remeterá muitos milhares para o desemprego e para o regime de mobilidade especial (supranumerários).

Com estas novas regras de enquadramento da profissão docente saem a perder os professores e educadores, a organização e funcionamento das escolas públicas e a qualidade do ensino. Logo, prejudicados saem, também, os alunos com a aplicação deste "ECD do ME" que se assume, ainda, como instrumento de desvalorização e degradação da Escola Pública de Qualidade.

Os professores e educadores, porém, não ficarão de braços cruzados face a este grave atentado desferido pelo ME/Governo. Pelo contrário, estão disponíveis para aprofundar a luta contra o "ECD do ME", como têm manifestado em reuniões e plenários promovidos por diversos Sindicatos da Plataforma e que contam já com milhares e milhares de presenças.

A Plataforma Sindical dos Professores aguarda, agora, que o "ECD do ME" (Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de Janeiro) seja sujeito à Apreciação Parlamentar e tudo fará no sentido de ser também submetido a processo de Fiscalização Sucessiva da Constitucionalidade. Recorda-se que também já foi apresentada Queixa junto do Senhor Director-Geral da OIT, contra o Governo Português, por, no processo de revisão do actual Estatuto da Carreira Docente, terem sido desrespeitadas diversas normas sobre negociação, designadamente inscritas na Convenção nº 151 da OIT, subscrita pelo Estado Português.

A Plataforma Sindical dos Professores vai agora preparar a sua intervenção com vista à regulamentação das 24 matérias em falta e irá, ainda, organizar-se para a luta que os professores e educadores portugueses irão continuar contra este "ECD do ME", razão pela qual reunirá em data próxima.

A Plataforma Sindical dos Professores termina esta tomada de posição da mesma forma com que a abriu, declarando Dia Nacional de Luta dos Professores e Educadores Portugueses, este 19 de Janeiro, luto que será mantido enquanto este "ECD do ME" continuar em vigor e, assim, a provocar graves focos de instabilidade e conflitualidade nas escolas.

Este ano, por não ter sido prever o dia da publicação, serão apenas divulgados cartazes de luto com a seguinte inscrição: "Quando o Governo está contra os Professores, a Educação não melhora. MAS AS TREVAS NÃO SÃO ETERNAS!"

A Plataforma Sindical dos Professores

57 comentários:

Anónimo disse...

A esquerda moderna tomou mais uma das suas "brilhantes" decisões.
Aqui está o problema da maioria absoluta que impõe a tudo e a todos a sua força, não da razão, mas da força pura e dura.
A Maria Sopeira, o Walter ESE e o Pederneira ficarão na história negra do ensino em Portgual.

Anónimo disse...

Deixem falar, isto é, zurrar o Luis Ferreira sobre este tema...zurra, zurra, burriquinho!!!

Anónimo disse...

Não peçam a opinião ao L.F porque ainda por cima ele é ferozmente anti-sindicalista...apesar de ter nas suas fileiras um "piqueno" que, tal como ele, agora fala contra os sindicatos, mas que em tempos até era sindicalista e andou por aí pelas escolas a angariar sócios para o sindicato dos professores...além de ter sido delegado sindical porque dava jeito por causa da sua colocação que não era nada de...jeito!
Não é Huguinho?

Anónimo disse...

Pois é!
Não se repararam, mas o Governo está contra toda a função pública, pois o que tem andado a fazer é para a destruir e não para reorganizar....
As pessoas falam tanta vez mal deles que agora até o governo diz que a culpa da crise é dos funcionarios publicos.- O que é errado.
-A crise deve-se em 90% aos muito MAUS politicos que temos neste miseravel País.- DIRIA MAIS ESTA GENTE ESTÁ LÁ PARA SE GOVERNAR A ELES E NÃO AO PAÍS

Anónimo disse...

Olhe que a crise não vem daí! O problema está no aumento do preço da batata e da lixa nr. 3 para madeira no Curdistão! Isso aliado ao aumento do preço do papel higiénico no Butão e à baixa oferta de solas para sapatos na Tasmânia, tem feito subir o preço do acúcar mascavado no mercado bolsista na Papuásia.
Também não devemos desprezar o facto do cão do George W.Bush andar de caganeira.

Duvida? Pergunte ao Luis Ferreira que ele explica!! Olá se explica!!

FederaçãoPSRibatejo disse...

Obrigado ao meu "Clube de fãs" por estarem tão activos...

Como sei que alguns até são Professores, não daqueles que têm com dignidade ao longo dos vários "desgovernos" que temos tido desde 1974 - na área da Educação entenda-se -, mas sim dos que até vão a eleições internas de certos Partidos - quais doutos intelectuais e pseudo-sindicalistas locais de pacotilha oportunista-, deixem-me desejar que dêm os seus contributos para a melhoria do sistema de Ensino, que dizem sempre defender e que não se esqueçam que a ESCOLA EXISTE PARA SERVIR OS ALUNOS e não para vos servir!

Cumprimentos do Vosso Guru!
(Beijinhos e abraços a todos os fãs!!!!)

Luis Ferreira

Anónimo disse...

Com que então GURU?!
Oh Sr. Luis Ferreira, quem se julga?
Tenha cuidado porque com tanta empáfia começa a inchar, qual sapo e pode estoirar!
Estes PS estão mesmo deslumbrados com o poder, não lhe cabe um feijão no ..
Humildade democrática, bom sens e sentido das realidades são muito precisos.
Cultivem-nos e depois podem falar.

FederaçãoPSRibatejo disse...

Então, então... esse Humor, esse poder de encaixe?

Ou tão iluminada e austera figura não percebeu que estava brincando?

"Cuitados dos tadinhos", como escreveu a Sábado em 1988 aquando da demissão de Vitor Constâncio de Secretário-Geral do PS!

Eh...Eh...Eh...

Boa disposição é que é preciso para animar este marasmo de Concelho!

LF

Anónimo disse...

"Ou tão iluminada e austera figura não percebeu que estava brincando?"
Oh Chefe, então quem é o burro, quem é?
Mau, mau!....

Anónimo disse...

È pá, o filho dO PIDE já se julga guru e com direito a clube de fãs...bonito!!!

FederaçãoPSRibatejo disse...

Mas que "estória" é essa de misturarem o meu Pai nas vossas discussões de "baixo nível"?

Que eu saiba o meu Pai era Contínuo na Escola Industrial e nunca teve nada a ver com essa organização que refere.

Isto há falta de qualquer argumento válido dá para todo o tipo de disparates.

Como já escrevi várias vezes, discordem, apresentem outras soluções, labutem, mas dêem a cara e deixem os Pais e as Mães dos opinantes - neste caso eu, que assino e dou a cara - de fora da discussão.

É que além de serem INJÚRIAS vis,nada acrescentam à democracia virtual que por aqui vamos vivendo...

Ter medo é sinónimo de espítos fracos e cobardes e o primeiro estádio para a implementação de Ditaduras. Eu nunca tive,nem com quaisquer "caneladas torpes" virei a ter, pelo simples facto que recuso a ditadura e o dogmatismo como forma de gestão da Sociedade.

Disse.

Luis Ferreira

Anónimo disse...

Tás jeitosdo tás a falar de ditaduras...tu que até tens na comissão política um gajo que foi eleito sem ter as quotas em dia...bom exemplo de democracia!!

FederaçãoPSRibatejo disse...

Sobre a essência do Post é reconhecido que o Estatuto da Carreira Docente não foi um dossier fácil nem para o Ministério, nem para os Docentes, nem para as Escolas.

Os princípios básicos parecem-me correctos.

Ou seja, concordo que esta carreira, como qualquer outra na função pública, tenha níveis de responsabilidade diferenciada, neste caso dois e apenas dois, perfeitamente interpenetráveis, consoante as necessidades do sistema educativo e das respectivas unidades (Escolas).

Concordo também que uma das componentes da prossecução da carreira se faça por critérios de avaliação/desempenho, como aliás já acontecia com algumas carreiras da Administração Pública, por exemplo a minha (Informática), e como a partir de 2008 acontecerá com todas elas.

Sendo razoavelmente fácil estar de acordo com estes dois princípios, o mesmo não se pode dizer da sua implementação - quer nesta, quer nas outras carreiras da Administração Pública. Isto essencialmente porque temos um problema global de espectativa, ou seja, alguem que tenha entrado há 15 anos para o sistema e que esteja agora colocado, por exemplo no 6º ou 7º escalão, verá a sua espectativa de chegar ao topo - no equivalente ao 10º escalão, drasticamente reduzida, em virtude de apenas 1/3 dos lugares puderem estar ocupados. O que seria espectável de se atingir, em condições de avaliação positivas em 6-8 anos, poderá assim acontecer apenas no dobro do tempo.

Compreendo a dificuldade e alguma injustiça, com especial incidência nos mais novos do sistema, que por acaso são aqueles que têm menos voz através da respectivas estruturas sindicais. A correcção agora introduzida, pelo simples facto de só se poder aplicar a partir de agora e sem que qualquer funcionário possa ver o seu salário reduzido (por uma avaliação do seu percurso até agora realizado), leva a que uma leva grande de Docentes do pós-25 de Abril, que viram a sua carreira desenvolvida de forma "galopante", tenham ainda muitos anos de sistema, ocupando assim os lugares a que os mais novos só ascenderão com critérios muito mais apertados.

O interessante é ver que a maior contestação vem precisamente destes que beneficiando de um sistema, quase desregulado, entendem estar a ser prejudicados, o que não parece ser verdade.

Parece-me também ser evidente que este novo Estatuto não deve ser entendido como um enquadramento estático e que com a introdução de um novo paradigma sindical, que defenda a classe numa perspectiva de valorização da sua capacidade de melhoria das capacidades de aprendizagem dos alunos, garantindo a necessária equidade geracional nos seus pares, se possa efectivamente constituir para parceiro útil para a resolução do endémico problema da universalidade e qualidade do Ensino em Portugal.

O desafio que todos, Pais, Governantes e Docentes temos pela frente é conseguir, mais de 30 anos após o 25 de Abril, tornar a Escola efectivamente um espaço de melhoria das novas gerações e de não reprecussão das assimetrias sociais.

Até agora, sob esse ponto de vista, falhámos todos. Encaremos o ECD como mais um desafio para subvertermos este sistema.

Esta é sinceramente a minha opinião, mais de Pai e menos de político, claro!

Luis Ferreira

FederaçãoPSRibatejo disse...

Ao anónimo das "quotas"

Como penso que faz parte daqueles que há uns anos queria ser eleito dirigente do PS sem ter as quotas em dia, estamos conversados sobre a ética do seu comentário. Mas se assim é, por favor informe a Direcção Local e Distrital do elemento que entende estar em falta com as suas obrigações que, estou certo, a acontecer tal situação a mesma será rapidamente corrigida.

LF

Anónimo disse...

Dá.lhe palha, dá-lhe palha!!!

Anónimo disse...

O L.F. acha o clube de fãs muito activo. Óptimo. Ele também devia ser assim: mais activo e menos madraço.

Anónimo disse...

Sr. Luis Ferreira
Vamos lá a ver se tem respeito pela sua própria inteligência.
Que o ECD pode ter algumas coisas aceitáveis e que não são novas, tem muitas outras detestáveis, que são inovações saídas da cabeça de teóricos que pensam mais em si e no grupo que defendem do que na efectiva melhoria da qualidade do ensino em Portugal.
As políticas autistas e de ataque sistemático, obsessivo e sem fundamento aos Professores são suicidárias e só contribuem para o desagregar do edifício que custou tanto a pôr de pé.
Que havia muito a corrigir ninguém nega, que estava muita coisa mal, todos aceitam, que havia "granel"é um facto.
Mas as soluções encontradas não estirparam esses "tumores", antes deixaram feridas abertas a sangrar.
E há ainda a falta de "moral" da postura da Dª Maria Menistra, do Prof ESE Walter (um exemplo de coerência como "autarca") e do Ex-"sindicalista" Prof. Pedreira (que agora executa o que anteriormente objurava).
Dirá o Sr. Luis Ferreira: é uma questão de oportunidade.
Diria Pimenta Machado: o que hoje é verdade amanhã é mentira (teve razão antes do tempo!!!).
Portanto Sr. Luis Ferreira não se assuma em todos os momentos como o guardião das decisões do seu Governo do Partido Socialista.
Olhe até por uma questão de prgamatismo, reserve-se, porque quando "isto" der p´ró torto (como inevitavelmente vai dar) fica muito mal na fotografia e com o labéu colado à pele.
Nisso o Lacão é muito mais esperto!!!
E quem o aviso seu amigo é mesmo.

FederaçãoPSRibatejo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Oh Sr- Luis Ferreira
Tem a certeza de que não precisa da política? Tem?
E também tem a certeza de que nunca precisou da política e que esteve (e está na política) por "amor à camisola)? Tem?
Olhe lá bem no fundo do sei íntimo, reflicta e não faça afirmações imponderadas e, sobretudo, imprudentes.
Não queira atirar areia para os olhos.
É que, apesar de tudo, a "malta" tem memória e conhece-o muito bem.
Muito melhor que o Sr imagina.
E mais depressa se apanha um ........ que um coxo.
Portanto, muito juizinho.
OK

FederaçãoPSRibatejo disse...

Mas há qualquer dúvida sobre a minha total independência na política?

Pensem bem: A 1ª vez que fui funcionário público, fi-lo na Instituição militar, como Músico profissional, que abandonei por iniciativa própria, após estar no quadro, ao qual acedi por Concurso e durante a qual fui sempre o 1º calssificado em todos os cursos de formação e promoção que frequentei.

A 2ª vez acedi a um lugar posto a Concurso Público externo para o QUADRO, ao qual concorreram quatro cidadãos, tendo-me classificado em 1º, em avaliação curricular e entrevista profissional por um Juri em que não conhecia ninguém. No decurso desta minha carreira, sempre tive avaliação de Muito Bom, numa carreira técnica exigente como é a de Informática, tendo frequentado inúmeras formações AVALIADAS e obrigatórias para a prossecução de carreira.

Apenas refiro estas duas situações para que se perceba, sem qualquyer nível de dúvidas, da minha total independência em relação à minha actividade política, na qual me envolvo sem nunca ter esperado nada mais do que contribuir para as CAUSAS QUE ENTENDO POR JUSTAS.

Se exerço hoje funções de adjuvante de um representante do Governo na região, tal não coage a minha forma de pensar ou de criticar tudo aquilo com o qual não concordo, como sempre fiz ao longo da minha vida.

Portanto volto a dizer que não me confundam com outros que fizeram a sua opção por "estar dependentes da política". Amanhã, se for caso disso, voltarei ao meu lugar de quadro da Adnministração Pública, continuando o meu trabalho e a minha carreira de que muito gosto, sem qualquer problema!

Poderão outros, bem próximos, dizer o mesmo?

Pois...


Luis Ferreira

Anónimo disse...

pois, já estavam fartos da tua música lá na tropa, e vieste para o civil dar música aos grunhos que te adulam. Mas olha que se te adulam não devem jogar com o baralho todo!
E já agora, para teu governo e em resposta à insinuação de fizeste, devo dizer-te que se calhar não sou professor/a nem candidato/a a qualquer cargo político, mas sim trabalhador por conta de outrem e às vezes por conta própria NO PRIVADO...se calhar!
Reflecte!

Ihh...Ohhh

Anónimo disse...

"Se exerço hoje funções de adjuvante de um representante do Governo na região, tal não coage a minha forma de pensar ou de criticar tudo aquilo com o qual não concordo, como sempre fiz ao longo da minha vida."

Belas palavras, mas são palavras, nada mais.
Tocas bem, mas não alegras.
E a actividade de empresârio?
Não diz nada!
Esqueceu!

Anónimo disse...

Dá-lhe palha, dá-lhe palha!!
Iiihhhhh...Oohhhh...Iiihhhhh...Oohhhh...Iiihhhhh...Oohhhh...Iiihhhhh...Oohhhh...!

Anónimo disse...

Ele até já quer ser "Perlesidente" do Metro de Tomar e "Ribajeito Nuorte" carago!! E se a pequerrucha fosse eleita presidenta da "cambra" de Tomar é que seria cavar na vinha e no bacelo.
Seria de fazer corar de "inbeija" e "berguânha" o Valentim Loureiro!
Oh YeaH!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Quando ele fizer anos dá-lhe um espelho para se ver todos os dias de manhã e dizer que é o mais belo! Deve ser filho único e tem um ganda ego.

FederaçãoPSRibatejo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
FederaçãoPSRibatejo disse...

Como tenho demonstrado em vários comentários que neste espaço tenho colocado, nada tenho a esconder na minha vida pessoal e profissional.

Devo ser aliás, neste momento, o agente político sobre quem mais se sabe em Tomar.

Se tivesse qualquer "vergonha" do eu fiz, não me expunha da forma que o tenho feito e quando quero!

O facto de continuar a ter este "pequeno Clube de fãs" demonstra que devo ter no decurso da minha acção política "parado" alguns dos oportunistas que confundindo o Concelho com a sua "relva a crescer no seu Jardim", tomam algum dos Cafés de Tomar como sendo a extensão da sua "universalidade bacoca".

Convenhamos que para "opositores" são fraquitos de argumentos, pois repetidamente e sobre os temas que vêm sendo abordados, as opiniões que proferem, sempre no anonimato, permitem esconder o que fizeram quando exerceram as tais funções públicas que entendem que a "actual geração" de dirigentes do PS não tem "qualidade" para exercer.

Percebe-se. Gostariam de estar aqui.
Azarito! Não estão, nem vão estar!

E sobre a maravilha que têm sido os COMPLEMENTOS DO 1ºCiclo de responsabilidade da maravilhosa Autarquia de Tomar, o meu clube de fãs não tem opinião?

Porque será?

Ah, já sei!

É mesmo porque gostam de dizer que são de "esquerda", mas ajudar a demonstrar os erros do PSD na gestão da Educação no nosso Concelho, isso não!!!

Percebemos porquê!
Maravilhoso!

Luis Ferreira

DS13 disse...

'Dos fracos não reza a história', já alguém disse...
Dos tolos e pobres de espírito, deve-se perdoar e esquecer qualquer disparate ou dislate, diria.

Já agora vejam o filme 'Contado, ninguém acredita', com um soberbo Dustin Hoffman a lembrar 'Os Homens do Presidente', sobre o escândalo Watergate.
Al Gore também vem a Portugal conferenciar sobre Ambiente
(Talvez isso melhore os ares também por cá...)
(Isto só para que conste que do lado de lá do Atlântico não há só tolos enfiados em gabinetes a fazer e dizer barbaridades... - para isso já nos chegam os 'habitués' cá deste pobre burgo...)
Haja paciência e esperança em melhores dias e melhores filmes (pelo menos isso!)

Anónimo disse...

Ao 'gabinete'(seja ele/ela)o que fôr, pois 'gente, não é certamente', porque 'gente' é ser humano digno e respeitador dos outros, por mais diferentes e estranhos que nos possam parecer):

Cães que ladram, não mordem!
'Palhaços' que se auto-elogiam, envergonham os verdadeiros (palhaços, profissão que muito estimo e venero, pois pelo menos dão alegria a quem pouco tem para se alegrar!)!
Pseudo-defensores de Tomar - não muito obrigado! De trambiqueiros e oportunistas de baixo quilate e aleivosa presunção a 'sabe-tudo', já basta!
Cães de fila, voz de qualquer dono que lhes promete '30 dinheiros' ou qualquer mísera prebenda ou palco para se exibirem - a isso todos estamos habituados e já não ligamos...
Lacaios lambe-botas armados ao pingarelho, já é uso e costume das nossas paragens há demasiado tempo!
(O que é pena, mas pouco se pode fazer...)

Caro 'gabinete' (ou lá outra qualquer coisa que é ou tenta ser)
Cuide-se, meta baixa, pelo menos tente tratar dos poucos e pobres neurónios sobreviventes ao 'massacre' de terem de habitar na sua curiosa espécie de massa encefálica...
É que tratá-la, ao que transparece do que vai vomitando aqui e acolá, a uma espécie de mistura VIAGRA/PROZAC/anfetaminas não lhe augura nada de bom...
É que a César(e não só à mulher do dito) não basta parecer... Há mesmo que ser e também saber estar!
Às vezes as´'alturas' provocam vertigem e ensandecem muitos incautos! ESPERO QUE NÃO SEJA O CASO...pois se a hipótese se confirma ou é esquizofrenia ou qualquer outra fobia, também conhecida do povo como MANIA DAS GRANDEZAS!
Olhe, CURE-SE!!! VÁ CHATEAR OUTROS, QUE COMO O 'GABINETE' SÓ SABEM CHAFURDAR NO PRÓPRIO VÓMITO QUE PRODUZEM!
Que lhe faça bom proveito!
E anime-se! Diz quem sabe que uma cura de sono resolve muita coisa...
Um chá de camomila e erva cidreira idem!

BOAS MELHORAS!!!

Hasta siempre!...

Anónimo disse...

Não tarda o sr LF ainda nos diz a cor da roupa interior...os argumentos apenas lhe servem para se idolatrar. Vai daí necessita deste espacito para se auto convencer de que é realmente a nata da intelectualidade tomarense, o messias, salvador da honestidade, o bem intencionado, no meio da corja de estúpidos e oportunistas que configuram a sociedade tomarense...será que pagou as avaliações ou as formações que fez também foram na área do crochet, como afirma o seu pupilo a propósito da formação de professores? Daí o Muito Bom, está bom de ver. Aconselho-o vivamente a fazer catarze no sofá do psiquiatra, já que o feedback nestas paragens não lhe augura grandes sucessos a não ser no domínio das neuroses delirantes. E não está a caminhar para novo, nem a ficar mais inteligente, como se comprova.

Um elemento ferveroso do seu club de fãs

FederaçãoPSRibatejo disse...

Felizmente que sou um Homem comum, com muitos defeitos e erros cometidos ao longo da vida.

Mas qual é o problema de me conhecerem melhor?

Pelo menos assim, aqueles que por aqui passam - e são muitos - e que não me têm o ódio que o "Clube de fãs" tem, porque obviamente em algum momento "os pus na ordem", ficam a saber o tipo de pessoa que aqui é atacada e, que com tal possam fazer a sua própria avaliação.

O facto de ter algumas e discutíveis opiniões sobre a nossa vida quotidiana parece-me óbvio: pode alguém estar na política e não ter opinião sobre os temas que discute e, eventualmente, decide.
Na minha concepção do que é a política não!

Mas se alguns dos membros do "Clube de fãs" não gosta, esteja descansado, eu também não me importo e decerto os outros, que afinal são a maioria, agradecem.

Sem os disparates este espaço, como outros no espaço virtual em Tomar, poderiam ser muito mais úteis para todos nós.

Eu por mim, estou farto de aprender sobre novos temas e recolher novas abordagens sobre temas dos quais tinha muitas dúvidas.

Tudo vai da forma como nos colocamos na vida. São opções!

Luis Ferreira

Anónimo disse...

"Felizmente que sou um Homem comum, com muitos defeitos e erros cometidos ao longo da vida."

Com a verdade (verdadinha) nos enganas!
Ou tentas enganar.
Só que o "maralhal" já conhece bem as manhas e sabe o que a casa gasta!
Portanto, tem cuidado rapaz, põe-te ao nível.
Fia-te na virgem e não corras vais ver o trabulhão que levas.
Ai isso é limpinho!

DS13 disse...

Caro 'Gabinete',

Você não é capaz de sequer imaginar que ninguém o odeia?...
Isso não é apenas falácia/alibi seu?
Além disso 'para se ter clube de fãs é necessário ser-se famoso!'... E a fama não se obtem pela notoriedade...
Notória é a sua propensão para a tonteria da teoria da perseguição/conspiração...
Será que foi maltratado ou abusado quando era pequenino? Se assim não é, por vezes ...(Desculpe qualquer ofensa, que esse não é meu propósito!)
Ninguém lhe quer mal, por certo!
Pelo menos há até quem até tenha alguma pena das tristes figuras que vai fazendo, inclusivé começando-se a pensar que já está a abusar da paciência e boa fé de muitos!
É que ainda por cima tendo-lhe sido confiadas, quer no passado, quer no presente, responsabilidades públicas várias, deveria ter um pouco mais de pudor, cuidado em ser e estar de modo diferente ...
Será por isso que parece estar tão desesperado?
Será que lhe estão agora a exigir aquilo que, manifestamente, parece ter sérias dificuldades em conseguir?
RESULTADOS, quero eu dizer! Políticos e profissionais também! Pessoais, porque não?!
Ou muito prometeu e pouco conseguiu?
Se quer análises faça-as a contento seu, a trabalho seu!Esforço e empenho seus!
Não espere que alguém lho faça! Não peça a quem nunca nada lhe pediu ou lhe deu!
Tem problemas?
Quem não os tem?
'Aguente-se à bronca' e resolva-os, não os agrave com mais um salto para um qualquer novo abismo ou ilusão fantasista!
Seja Homem!
'Desembrulhe-se' e seja gente crescida!
Agora deixe-se de se fazer de vítima ou tentar ser pseudo-disciplinador do que é indisciplinável :
A LIBERDADE DOS OUTROS!!!
É que os outros têm mais que fazer do que blogar...
É que a dignidade e o trabalho dá muito que fazer e não permite devaneios e 'boutades' a eito...
Deveras! Não se cale, contenha-se, cuide do seus e seja feliz...
Eu, com os meus, considero-me muito sortudo e daí o anonimato ou o pseudónimo não me assustarem, até porque já tenho público e textos publicados há muito,muito tempo!!! Com o meu pseudónimo ou sem ele!
Coisas da literatura que, se conhecesse Pessoa, talvez compreendesse ao de leve...
Heterónimos e pseudónimos não passam de véus de Deikos, figura mitológica...

Passe bem e até um dia...

Um grego errante que se assina,

FederaçãoPSRibatejo disse...

Estimado Shane, peço desculpa antecipada por discordar, mas acontece que sei muito bem quem me odeia.

Como disse anteriormente o facto é que não os confundo com a maioria dos que por aqui passam, nem tenho a mania da perseguição, como todos os que comigo privam sabem muito bem.

Talvez o facto de ser habitualmente uma pessoa de convicções fortes possa induzir alguma avaliação errada.

Mas por favor não se detenham na minha pessoa, que para o efeito das minhas opiniões é neste caso, completamente irrelevante.

discutamos as opiniões que temos, neste caso sobre a Educação no Concelho e como a melhorar.

Devemos continuar a investir em ser a Câmara a garantir os complementos com os agrupamentos da nuno Alvares e da Sta Iria, para funcionarem da formea que estão a funcionar, obrigando as famípias a uma roda viva, ora de manhã, ora de tarde, por incapacidade notória da Cãmara conseguir organizar o que quer que seja?

Ou devemos procurar um modelo de parceria do tipo da existente entre a Sociedade Filarmónica Guladim-pais e o agrupamento da Gualdim-Pais, nas vertentes da Música e da expressão corporal.

Alguém sabe quais são as Taxas de Adesão dos Alunos do 1ºCiclo dos Protocolos da Câmara e se por acaso são superiores aos da Gualdim-pais?

Quando soubermos talvez nos venhamosa rir e a perceber que as teimosias de Paiva/Rosário só nos estão a prejudicar o futuro dos nossos filhos.

Como diria o Pacheco Pereira - pelo desculpa de não citar Pessoa rsrs : Esta é que é a questão central.

Luis Ferreira

Anónimo disse...

Dálhe palha...dá-lhe palha!
Iihhhh...Oohhhh...Iihhhh...Oohhhh...

Anónimo disse...

O problema de Tomar não é social, económico, cultural, etc e tal! É VETERINÁRIO!
O problema são as melgas e as carraças do costume... Alaranjadas ou arrosadas, melhor, todas elas acevadas, todas se têm entretido a não fazer, pior a chupar das sucessivas tetas que vão espiolhando um pouco por todo o lado! Senão veja-se o afã de tantos e tantos cevados que por uma gamela de ração só não vendem a própria mãe em hasta pública porque tal não calha...Se olharmos para o laranjal ou roseiral, o panorama não é melhor, é mesmo igual!!! Os 'profissionais da política' conspurcam toda a polis tomarense... Qualquer dia isto parece mais uma pocilga infestada de carraças prontas a saltar para a jugular de qualquer inocente 'cargo político' que lhes cheire a sangue!...
Com vampiros políticos destes continua e continuará o concelho a saque, em permanência e durante muito tempo...
QUE TAL UMA DESINFESTAÇÃO PARASITOLÓGICA COMO POSSÍVEL SOLUÇÃO? SERÁ QUE UMAS LATAS DE 'BAYGON' (BARATAS, TRAÇAS E MOSQUITOS) NÃO RESOLVERIA?
Como muito viajado que é, o digno Conde bem podia procurar tal remédio milagroso (ou nem tanto...)!
E como dizia o outro: - E NÃO SE PODE EXTERMINAR A PRAGA!
Ou será que não vale a pena?
A situação já está a resvalar para a epidemia...E a continuarmos assim mais vale emigrarmos, não vá a coisa ser contagiosa...
No entanto alvitro outro 'BAYGON' - o voto! Não pense, caro Conde no dito ou em 2009... Não, nada disso!... Por vezes o votar ao desprezo é bem melhor! Mesmo preferível a qualquer insecticida! Temos de ser minimamente condescendentes e termos pena de pavões e bácoros atacados de carracite aguda - é uma doença por demais comum e tratável, felizmente!!!...

Cumprimentos,

Alexandre Pimenta
(anarquista e tudo!)

in: Condado do Flecheiro

Anónimo disse...

O Professor do ano

Primitivo carregava há muitos anos o estigma do título de “stor”. Passara os anos de entusiasmo do professor acrobata, deixara de acreditar na escola como mãe de todas as soluções, acomodara-se a ser um mero empregado do Estado. Nos últimos tempos, o ensino era o mal da moda no “país da culpa para cima de alguém” e o professor Primitivo aceitara cabisbaixo o espezinhamento público do seu estatuto e conformara-se, tal como todos os outros, com os dedos que se lhe apontavam. Resguardava a sua consciência no quotidiano do dever cumprido e, informado como era, sabia que definitivamente o futuro já não lhe pertencia.
Diariamente os decisores políticos vinham ao palanque dos telejornais anunciar novas medidas que deixavam o senso comum com a ideia de que a educação estava a mudar mas dentro das escolas essas medidas apenas agravavam o caos e a desmotivação quer entre estudantes quer entre professores.
O entusiasmo de anunciar era tanto que o governo começou a delirar e à superfície da opinião pública começava finalmente a pairar o fumo da razão.
Foi neste ambiente de declínio e desespero que o Ministério da Educação lançou a iniciativa de abrir concurso para a eleição do Professor do Ano.
Para Primitivo esta era a oportunidade da sua vida. Sempre fora um especialista a prestar provas, apresentar relatórios de projectos e investigações, a colorir o cinzento de actividades escolares. Senhor do seu tempo e conhecedor dos corredores das escolas e dos diplomas sabia muito bem cozinhar os perfumes que encantam os políticos e académicos que mandam nas coisas.
Estava decidido, os 25000 euros do prémio poderiam ser seus. A fazer: reconhecer a ideia que os idiotas teriam do professor do ano; anotar os procedimentos da candidatura; convencer os colegas e a direcção da escola do interesse comum. Depois, um documento dali, um power point de acolá, um testemunho favorável, duas ou três aulas encenadas e estariam reunidos os elementos necessários.
Seis meses passados a notícia foi recebida lá na vila como um euro-milhões e Primitivo, feliz contemplado, saltou da sua pacata descrição para as entrevistas e até para a televisão. De modéstia em modéstia esperou a sua hora na cerimónia da entrega do prémio. Para que o nervosismo não o atraiçoasse, preparou as palavras uma a uma, consciente de que o momento seria o ponto alto da sua vida pública.
Claro que começou por dizer que não merecia aquele prémio e que ele era também dos seus alunos, da sua escola, da sua mãe e de muitos outros colegas de profissão que melhor que ele o mereciam.
O caldo entornou-se quando continuou:
- Este prémio é o símbolo do ridículo em que se transformou a política desta ministra e deste ministério. A figura do Professor do Ano é uma patética iniciativa e a minha candidatura foi uma maquiavélica encenação para conseguir este palco. Senhora Ministra estes 25000 euros foram roubados aos meus colegas, mas não pense que vai ficar com eles…
Escusado será continuar a relatar a festa … os senhores do ministério coraram, o caso foi notícia, a ministra foi apanhada num voz-off infeliz e foi demitida e Primitivo nunca mais recebeu os 25 mil euros.

in: http://reidosleittoes.blogspot.com/

FederaçãoPSRibatejo disse...

Em relação a um post anterior, que dava mais um contributo sobre a questão do ECD (Estatuto da Carreira Docente), tenho de concordar que muitas mais matérias na área educativa deveriam ser, e muito mais rapidamente, alteradas.

Infelizmente não é possível fazer no espaço de quatro anos (Abril-2005 a Outubro-2009), o que trinta anos de "desgoverno na área da Educação" criaram, 18 dos quais de responsabilidade directa do PPD/PSD.

Muitas matérias em relação à Escola Pública, que urge cada vez mais defender, deverão ser mudadas. Nesse esforço devem ser envolvidos cada vez mais os Pais e as Autarquias por exemplo.

É neste sentido que a Governação do PS também vai avançando. Quer se goste ou não, este é mesmo um Governo reformista e não amorfista, como parace que uma determinada "camada de sindicalistas conservadores" auguravam que fosse.

Quanto ao conselho de "me reservar" é uma teoria interessante, que respeito, mas que só pode vir de quem não me conhece. Nunca fiz em 24 anos de militância política partidária e cerca de 30 de actividade reivindicativa, nada que se parecesse com "reserva". Não é o meu estilo. Nunca foi, nem nunca será.

Assumo por inteiro as minhas opiniões, defendo-as e mudo-as muitas vezes, sempre que me demonstram que estava errado.

Por isso o Dr.Jorge Lacão lá pode ficar com a sua forma de estar, que eu fico com a minha e estou muito bem. Ao contrário de certos "agentes da política", não preciso, nem nunca precisei da política para nada. Sempre fiz e disse aquilo que entendia na minha vida pública e, aos 40 anos, não penso mudar muito esta atitude.

Venham de lá mais contributos para a discussão da questão da Educação no nosso País.

Ou, se preferirem, podemos abordar a "brincadeira" que têm sido os complementos curriculares, implementados e da responsabilidade da Câmara de Tomar...

Luis Ferreira

Anónimo disse...

Dá-lhe palha...dá-lhe palha!
Iihhhh...Oohhhh...Iihhhh...Oohhhh...

Anónimo disse...

Já tem ração que chegue...
Olhe-lhe para o bandulho empanturrado e logo percebe que anda a aveia e ração de engorda...

Ih Ohh Ihh Ohhh

Anónimo disse...

Gostei dessa! O bicho é de muito alimento...basta ver com quem anda metido!

Anónimo disse...

Mais valia alimentar um burro a sério a pão de ló.

Anónimo disse...

e ainda por cima publica os produtos da sua diarreia mental mais do que uma vez. O especialista em ECD ainda vai chegar a assessor do assessor de alguém, oh se vai, para orgulho de Tomar e arredores Europeus. Tem a certeza que lhe invejam a posição? É que dúvido da existência de pulhas maiores cá no burgo, capazes de lhe invejarem e ofuscarem os feitos e Tomar merece melhor sorte

Anónimo disse...

O curriculum está em segredo de justiça!
Não pode ser divulgado, só algumas partes - as mais positivas.

FederaçãoPSRibatejo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FederaçãoPSRibatejo disse...

Curriculum Vitae
Com especial dedicação ao meu Clube de fãs

Nasci.
Vivo.
Hei-de morrer.

Antes disso, penso pela minha cabeça, como Homem livre que sempre fui.

Chega para o Concurso Público da Cidadania?

Luis Ferreira

Agora a sério, podem consultar

Anónimo disse...

E continua o segredo de justiça!
Querias!!!!
Justiça lhe seja feita - o homem tem mesmo segredos insondáveis e não os quer revelar.
Porque será?
Tem pai qu´é cego!?

Anónimo disse...

Oh sr. Virgílio, não é mula...é burro! BUUUUUUUUURRO!

Anónimo disse...

Pois é sr. Luis Ferreira, Tomar é uma cova. Todo o lixo cá fica. É pena que não lhe dê para a viagem e vá morrer longe. Maa já agora que vejo que infelizmente decidiu viver a sua vida terrena em Tomar, seja ecologista, seja amigo de Tomar, contribua para um ar limpo e tome banho, pelo menos 1 vez por semana no inverno e 3 no verão. Vai ver que não doi...

Anónimo disse...

Mordam-se de inveja detractores do L.F., mordam-se! Quando virem o curriculum vitae do fulano até vaão ficar amarelos.
Já agora peçam-lhe para mostrar fotografias de quando ele era pequenino com o cú ao léu...mas LAVADITO!!!

Anónimo disse...

O homem pensa que é o Marco Paulo com clube de fãs.
Coitado dele.
Não são fãs são vãs (as suas tentativas de protagonismo exacerbado).

Anónimo disse...

Sim, tem o ego inchado...como a próstata!

Anónimo disse...

Oh Sr. Luis Ferreira deixe-se de malabarismos e para de tentar enganar as pessoas.
Olhe que o "pau de marmeleiro" depois dói muito mais.
A Proposta da Rede de Urgências não reflecte nenhuma das propostas feitas em relação a Tomar e Torres Novas.
Para que todos saibam e não haja dúvidas:

No quadro da pág. 11 referente à ARS LISBOA E VALE DO TEJO, nos Pontos de Rede vem:

Urgência Médico-Cirúrgica (SUMC)
Hospital Dr. Manoel Constância - Abrantes (CHMT)

URGÊNCIA BÁSICA (SUB)
Hospital Nossa Senhora da Grça - Tomar (CHMT)
Hospital Rainha Santa Isabel - Torres Novas (CHMT).

Há uma nota de rodapé que, em relação aos três referidos Hospitais diz:
No contexto de Centro Hospitalar, crescente centralização de valências de urgência nível SUMC num pólo de urgência.

Mais claro de que está escrito não há.
E o Sr. Luis Ferreira continua a querer seguir na contra-mão quando todos os outros vão no sentido certo.
Além de teimoso e obstinado, É CEGO!
Basta! Basta! Basta!

Anónimo disse...

Obstinado uma ova. O gajo não passa de um burro. Iihhhh...Oohhhh...
Dá-lhe palha, dá-lhe palha!
Iihhhh...oohhhh...Iihhhh...oohhhh...Iihhhh...Oohhhh...

Anónimo disse...

Há por aí alguns "Incompetentes por Tomar" que também deviam pôr o currículo cá para fora e explicar como é que viram, de um momento para o outro, "stores" (de gestão autárquica, ainda por cima!) na Escola Profissional da nossa terra!!! Isso é que tem sido um tal de lamber botas, hem? Ai, ai deixem-me rir que isto há com cada um!!!

Anónimo disse...

Pois é os cães ladram e a caravana passa.
Iihhhh...Oohhhh...
Dá-lhe palha, dá-lhe palha!
Iihhhh...oohhhh...Iihhhh...oohhhh...Iihhhh...Oohhhh...Iihhhh...Oohhhh...
Dá-lhe palha, dá-lhe palha!
Iihhhh...oohhhh...Iihhhh...oohhhh...Iihhhh...Oohhhh...

Este deve ser dos "Competentes por Tomar", com tacho!
Formado na Escola Superior de Carregueiros em burrologia asnática.

Iihhhh...Oohhhh...
Iihhhh...oohhhh...Iihhhh...oohhhh...Iihhhh...Oohhh...

Anónimo disse...

É uns formados na Escola Superior de Carregueiros em burrologia asnática e outros na Escola Superior dos Bacelos em burrologia fraudolenta!!!