segunda-feira, janeiro 29, 2007

Homenagem a Totói - os agradecimentos

Dos responsáveis dos Kromuz da Bola recebemos o seguinte mail:

Os Kromuz da Bola levaram a efeito, no passado dia 13 de Janeiro, uma homenagem a António Eduardo Fortes (Totói), mais conhecido pelo Eusébio tomarense.

A cerimónia teve lugar na Biblioteca Municipal de Tomar e foi constituída por três partes distintas e complementares. A primeira foi dedicada à apresentação do livro Danças Com Mozart efectuada pelo autor, José Soares. Este fez uma explanação do seu conteúdo, tendo deliciado os presentes com algumas passagens da vida de Mozart e com a audição de excertos de obras bem conhecidas do público.

O palestrante teve, também, o cuidado de contextualizar o Tempo político que precedeu o nascimento deste grande génio criador e o tempo em que ele viveu.

O público/espectador, para além de agradado com a exposição da vida do compositor, encantou-se com a audição de obras escritas enquanto criança, prosseguindo com a audição de sinfonias, óperas e composições maçónicas, tendo terminado com o emblemático Requiem.

A segunda parte foi inteiramente dedicada à homenagem da incontornável figura na história do União de Tomar. Totói, enquanto jogador, despertou alegrias e paixões que lhe granjearam estima e carinho que ainda hoje prevalecem.

É curioso constatar que aos 68 anos, Totói ainda continua empenhado em fomentar a prática e o prazer de jogar à bola junto de muitas centenas de jovens e menos jovens que semanalmente se reúnem para receber as lições do mestre.

Foi uma cerimónia grande. Os tomarenses e amigos que se deslocaram a Tomar para prestar este tributo, encheram por completo o auditório e vibraram com emoções sentidas ao longo da sessão. Quando José Soares, na qualidade de apresentador e comunicador, pediu uma salva de palmas ao Totói, o auditório respondeu a uma só voz. Foi simplesmente lindo. Foi um daqueles momentos que nos enchem a alma e que ficam para a história.

A terceira e última parte foi dedicada à história do futebol até ao surgimento dos Kromuz da Bola. Este foi um momento riquíssimo de humor inteligente.

Começou com uma referência às origens do futebol, passando palas suas diversas mutações e aperfeiçoamentos ao longo dos tempos até chegar à actualidade. Um dos momentos mais hilariantes foi conseguido com o desvendar dos corredores místicos da estrutura dos Kromuz, com as insinuações à volta de algumas das suas figuras e pela sua importância na prevenção de quaisquer derivas.

Esta homenagem ganhou uma dimensão muito para além do que inicialmente previsto. Ela pretendia ser apenas o reconhecimento justo de todo um passado como desportista e, também, pela sua constante dedicação à causa desportiva de forma desinteressada.

Os muitos comentários posteriores a este evento são de uma envolvência emocional jamais esperada. Para além das reportagens nos meios de comunicação tradicionais, as dezenas de testemunhos escritos no blog tomaronline vão muito para além do sonhado.
Por tudo em que de Belo se transformou a homenagem ao Totói, cumpre-nos agradecer às entidades que estiveram presentes, aos órgãos de informação que divulgaram e fizeram a cobertura do acto e, muito carinhosamente, à população que soube dizer Presente.

Bem hajam.

1 comentário:

Anónimo disse...

É com agrado que se regista o agradecimento dos Kromus da Bola às presenças na homenagem ao Totói, atitude rara nos tempos que correm e que merece reflexão. Até porque se tornou "hábito", nesta cidade, e também nos meios políticos, não agradecer, como se todos lhes devessemos alguma coisa. Bem pelo contrário.
Continuo a pensar que a lição que os Kromuz deram e a aderência que tiveram deve ser continuada para bem da missão de cidadania que a todos diz respeito.