segunda-feira, janeiro 15, 2007

Um ano em balanço na Protecção Civil

Da neve aos fogos, com tornado e cheias no final

Terminado o ano civil de 2006, a Comissão Municipal de Protecção Civil reuniu para fazer o balanço dos acontecimentos. Num ano em que a ocorrência de três incêndios de grandes proporções já em final de época veio estragar uma situação que até aí era francamente boa, aconteceram casos menos frequentes, como o nevão de 29 de Janeiro (curiosamente, no próprio dia das comemorações do 84º aniversário dos Bombeiros de Tomar) ou o mini-tornado de 18 de Outubro que provocou estragos significativos no Sul do concelho.
Com a regularidade habitual, 2006 foi também ano de cheias, desta vez com a particularidade de terem acontecido por três vezes num período que mediou entre 25 de Outubro e 24 de Novembro. Se na cidade, apesar dos prejuízos, a situação não foi das mais graves, casos houve em diversas freguesias em que estas foram inundações com resultados muito complicados.
No que se refere à época de fogos, depois do inferno de 2005, o ano passado até estava a correr de forma muito satisfatória, com uma diminuição considerável do número de ignições, até à deflagração de um grande incêndio no Cardal, nordeste do concelho, em 6 de Agosto. Também no Nordeste, em Chão das Maias, ocorreu novo fogo com gravidade a 31 de Agosto e quatro dias depois seria a vez do caso mais grave, que começou ainda no concelho de Ourém, atingiu também Ferreira do Zêzere e uma parte significativa do Noroeste do concelho de Tomar, em especial na freguesia de Além da Ribeira.
No que se refere a outro tipo de casos, constatou-se um número considerável de acidentes, muitos deles com necessidade de recurso a desencarceramento, não no IC3 mas nas estradas nacionais e municipais, o que indicia abusos na velocidade.
A nível interno, refira-se que os Bombeiros de Tomar (que em 2006 passaram a contar com uma camarata feminina) vão continuar a aposta na formação.
A Comissão Municipal de Protecção Civil passou a contar com a participação da Associação de Produtores Florestais dos Templários e foi manifestado o interesse de que venha a integrar futuramente as duas entidades responsáveis pelas principais vias de comunicação existentes no concelho: a REFER e a Estradas de Portugal.
Entretanto, também se reuniu a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que fez a análise da época de fogos 2006 e aprovou por unanimidade o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que apenas aguarda parecer da Direcção-Geral dos Recursos Florestais para ser implementado.
Esta Comissão vai reunir até final de Janeiro para elaborar o Plano de Intervenção Florestal para 2007 de acordo com as alterações propostas.
Refira-se que a Comissão passa a contar com o apoio das duas engenheiras técnicas florestais do Gabinete Florestal da autarquia.
Gab. Com. CMT

3 comentários:

Anónimo disse...

TUDO TANGA; O TIPO QUE METEU AS MÃOS NA MASSA DO BANCO È QUE SE VAI GOVERNANDO. A POTECÇAO CIVIL EM OMAR É UMA merda

Anónimo disse...

Atenção
Para a semana pode vir NEVE.
Isto segundo o I.N.Metereologia.
Há um ano foi assim.
Portanto, preparem-se!

Anónimo disse...

NEVE NEVE que bom sempre dá para fazer umas fotos, uns suplemntos de jornais e o Protector Civil justificar a avença