domingo, janeiro 14, 2007

Homenagem a Totói

Motivos de ordem pessoal só permitiram a permanência do responsável deste V. blog, alguns minutos na homenagem a Totói. No entanto foi com satisfação que vimos uma sala completamente cheia, na homenagem organizada pelos Kromuz da Bola.
Aqui ficam as primeiras palavras recebidas, de um leitor do blog, sobre a homenagem.
Façam o favor de escreverem se assim entenderem.

''Bela Festa!
O Soares cumpriu muito bem, os Kromuz cumpriram, o Canavarro pontuou bem o jogo, os Veteranos deram o litro, o Paiva chamou os Vereadores e o Totoi mostrou-se como é - um SENHOR.
Humilde, genuíno, sentido, verdadeiro.
Gente grande é assim. Sempre.
Com esta massa se fez Portugal.
Honra e respeito a esta gente.
Desportista na hora.''

29 comentários:

Anónimo disse...

Mais um momento alto na (ainda curta) existência dos Kromuz da Bola, que tiveram a feliz ideia (alguns "roeram-se" de não se terem lembrado disto antes...) de homenagear um dos homens que levou o nome de Tomar por todo o país, arrastando muitas paixões e mantendo bem alto o orgulho de ser tomarense.
Uma excelente apresentação do kromu Soares que foi o grande mentor desta mais que merecida homenagem. E o Prof. até teve o cuidado de, na parte final da apresentação, "cortar pela raiz" com qualquer veleidades de "maldizer militante" tão típico da nossa cidade. Lindo!
O Totoi, homem simples, simpático, humilde, honesto, sincero, verdadeiro, puro e muitas outras qualidades, adorou a festa, adorou a homenagem e certamente, até ao último dia, vai recordar o 13 de Janeiro de 2007 como um dos dias mais felizes da sua vida.
Quanto aos Kromuz irão por certo continuar a surpreender (mas a incomodar alguns...???) a cidade de Tomar com outras iniciativas sempre dentro do espirito em que surgiram há oito anos.
E encher o Auditório da Biblioteca não é para todos...
Parabéns Totoi, parabéns Kromuz da Bola e parabéns, a todos aqueles que livre, imediata e espontâneamente, se associaram a esta iniciativa.

Anónimo disse...

Foi lindo. Num sábado com predominância primaveril, apesar de estarmos em plena época de Inverno, o Auditório Municipal de Tomar enche-se para receber o homenageado - TOTÓI. Os Kromuz da Bola estão de parabéns, a apresentação foi, para além de surpreendente, cativante e encantadora, tendo envolvido todos os presentes numa magia bem consiguida. Foi um momento de auto-estima em que até o humor foi na medida certa. Confesso que a música clássica nunca foi o meu forte, mas, depoios de ouvir o Soares falar com tanta naturalidade do génio, a primeira coisa que fiz quando cheguei a casa foi tentar ouvir Mozart. Azar, não tinha nenhum disco de Mozart. Na segunda feira a primeira coisa que fiz fiz, foi comprar um CD do compositor e deliciar-me a ouvir alguns andamentos. É simplesmento Belo. A minha ida à biblioteca, para ser verdadeiro, foi para prestar homenagem ao grande senhor da bola, o Totói, saí de lá com conquistado para ouvir também um pouco de música clássica. Creio que as entidades e os amigos do Totói que se deslocaram a esta cidade não mais vão esquecer aquele momento maravilhoso. Obrigado Totói. Obrigado Kromuz.

Anónimo disse...

Eram 15h48 quando cheguei à biblioteca para me associar à homenagem do Totói. O primeiro gesto que tive foi abraçar aquele que durante muitos anos nos brindou com alegrias e emoções. Também me assolou alguma curiosidade na temático: Mozart e Totói? Confesso que a minha curiosidade era tão grande como a de homenagear o Totói. Dez minutos após o Soares ter começado a palestra rendi-me à maneira como ele nos fazia beber Mozart. Foi lindo. Porém ainda estava curioso quanto à ligação da música com o futebol. Quando ouvi os primeiros pressupostos da ligação disse para comigo: Estes Kromuz são geniais. Com o decorrer da sessão a minha rendição foi total. Então a terceira parte fica na memória pela imaginação e humor, mas também pelos recados muito bem direccionados. O cuidade que tiveram em não permitir especulações ou outras derivas politiqueiras foi simplesmente genial. Parabéns Totói. Parabéns Kromuz (eu nem fazia ideia quem eram os Kromuz mas fiquei vosso fã)

Anónimo disse...

Para que conste: Sou José Soares.
Os Kromuz da Bola decidiram, e muito bem, homenagear uma das figuras emblemáticas da nossa cidade: o ex-futebolista; o cidadão e o amigo. Figura ímpar na implementação do desporto em Tomar, principalmente junto das camadas mais novas, Totói foi merecedor deste gesto e os tomarenses souberam honra-lo com a sua presença num auditório que foi pequeno para acolher tanta gente. A mim coube-me ser o porta voz da mensagem dos Kromuz. A homenagem foi aprovada por unanimidade e aclamação dentro dos Kromuz. A linha orientadora dos textos foi também aprovada pelos Kromuz. A mim coube-me ser o mensageiro da vontade deste grupo que prima pela amizade, pela sociabilidade e pela alma grande e descomprometida como ficou demonstrado nesta iniciativa.
Estou convicto de que outras iniciativas surgirão e que não cairão em "saco roto". Agradeço profundamente a presença de todos quanto se aasociaram, e foram muitos, a esta cerimónia. Bem Hajam

Anónimo disse...

Homenagem a Totói.
Totói, você é de facto um homem estimado... Repare: teve honras de presença do Adjunto do Senhor Governador Civil de Santarém, Luís Ferreira, da maioria do elenco de vereadores da CM de Tomar (primaram pela ausência o Rosa Dias e a Rosário qualquer coisa); Alguns elementos da Assembleia Municipal; o Delegado do Instituto da Juventude de Santarém e Responsável pela concelhia de Tomar do Partido Socialista, Hugo Cristóvão, o Juíz Jorge Arcanjo; o Dr. João Simões; o Dr. Queiróz (prof de filosofia); o Dr. José Rogério; um representante da Associação de Futebol de Santarém, Eng. Francisco Jerónimo; a Senhora vereadora da educação da C M de Santarém (não fixei o nome da senhora); o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais; representantes de várias instituições de Tomar (União de Tomar, Veteranos do União, Casa do Benfica, Escola de Futebol, Café Paraíso...); a imprensa local e regional e o seu grande companheiro das lides futebolísticas - o Sr. Canavarro entre tantos outros. Foi um dia Grande para Tomar - Grande porque um conjunto de cidadãos soube dar voz e corpo a uma justíssima homenagem sem pedir nada em troca.
Estes é que são os momentos mais marcantes na vida das comunidades. O gesto não é favor e muito menos uma operação de crédito! Nunca me passaria pela cabeça planear uma sessão tão linda e tão bem organizada. Parabéns aos Kromuz da Bola dos quais só conhecia o dr. Boavida, o Miguel, o Júlio e poucos mais. Eu sou um dos mais de 1000 (mil...?) que são comtemplados com convites da
Câmara para estar presente nas suas iniciativas. Geralmente, para além dos do costume (veradores e deputados municipais) estão meia dúzia de cidadãos como eu que marcam presença sem qualquer estímulo e com uma ausência de alma quante baste. PARABÉNS

Anónimo disse...

Acabo de ler o tomaronline. Não tenho o dom da escrita como aqueles que já li.

Estive na homenagem ao Totoi por curiosidade porque pensava que lá aparecesse meia dúzia de pessoas.

Fiquei pasmado. Não pensei que numa altura em que as pessoas andam tão desmotivadas com a política e os políticos em Tomar, ainda tivessem forças para estas iniciativas.

Estou muito contente. Ganharam um adepto. Obrigado Totoi

Anónimo disse...

O Prof. Rosa Dias estava ausente de Tomar, presente em espírito solidário e amigo e representado (por Pedro Marques) mais Zé Pedro Vasconcelos e João Simões).
É amigo do Totoi, jogou com ele e, se pudesse, nunca iria faltar, como é óbvio.
Certamente se encontrarão e reviverão os velhos tempos.

Anónimo disse...

Não estive na homenagem ao Totói mas os muito comentários que já ouvi sobre a iniciativa, deixam-me triste por lá não ter estado. Parabéns aos Kromuz de quem nunca ouvi falar. Pelo que dizem foi uma festa que muito agradou ao mister TOTOI.
A presença de várias entidades foi o reconhecimento justo pelas muitas alegrias que o mister deu a esta cidade. Parabéns

Anónimo disse...

Não sou tomarense, no passado sábado senti-me também um tomarense na homenagem ao Totói. Foi um dos momentos mais bonitos a que assisti nos últimos anos. Nunca tinha ouvido falar dos Kromus da Bola, no entanto fiquei com a impressão que é um grupo muito estimado na cidade de Tomar pelos comentários elogiosos que fui ouvindo de muitos dos presentes que seriam certamente tomarenses. Tive conhecimento da homenagem através de um amigo que me falou do senhor Totói, que eu nem conhecia. Fiquei muito bem impressionado com os responsáveis pela agradável tarde que me proporcionaram e, como se pôde constactar, a todos os que tiveram a feliz ideia de lá estar. Muito obrigado. Um cidadão de Almeirim

Anónimo disse...

Que sábado maravilhoso! Momentos desses dão um outro sentido à nossa existência do dia a dia. Uma homenagem é sempre um momento delicado porque há sempre quem goste e quem não goste...Mas neste sábado específico, 13 de Janeiro de 2007, foi um momento que poderá ser o prenúncio de uma mudança desejada para esta cidade que tem estado rendida à mediocridade e ao deixa andar. São iniciativas como esta que em boa hora os Kromus levaram a efeito que poderão animar os espíritos adormecidos a acordarem e a romperem com o situacionismo embalador que convém a muitos que julguam serem "donos" dos destinos desta comunidade. Ainda bem que a sociedade civil nos vai surpreendendo positivamente. Tenho estado, por preguiça, talvez, no meio dos "barões" que por aí andam. Meus amigos, o dia 13 de Janeiro de 2007, foi como um despertar para algo novo. Gostei! Vou estar atento! Termino com um grande abraço ao senhor TOTOI e aos KROMUS

Anónimo disse...

Homenagem ao Totoi.
Não tenho palavras para exprimir a bem estar que senti no sábado à tarde. Os muitos amigos do Totoi que não faltaram à chamada dos Kromus. O José Soares que esteve simplesmente em alta do princípio ao fim. As várias entidades que disseram sim à chamada. Até Mozart com a sua deliciosa música disse: PRESENTE! Palavras para quê? Simplesmente bonito.

Anónimo disse...

Olá. Conheço o TOTÒI há muitos anos. Pessoa de grande estima. Não estive em Tomar no sábado passado mas já me disseram que foi uma tarde como já à muito não acontecia em Tomar. Não conheço os Cromos da Bola, pelo que me disseram é gente que merece o maior respeito e consideração. Como tomarense quero agradecer aos Cromos o terem-se lembrado de homenagear um grande senhor do futebol tomarense que encheu muitas famílias de alegria enquanto jogador do União de Tomar. Por tudo de bom que o Totoi tem, os Cromos da Bola (?) foram fantásticos. Pelo que me contaram só desejo tudo de bom para todos vós.

Anónimo disse...

É sempre assim: "casa roubada trancas à porta". Vem isto a propósito da homenagem ao TOTOI. Quando li no jornal que os Kromuz iam fazer uma homenagem ao Totoi, pensei que se tratava de uma brincadeira. Depois de ouvir várias pessoas que lá estiveram e que saíram encantadas com tudo o que lá aconteceu..., alguns amigos até me confidenciaram que foi a primeira vez que ouviram Mozart e gostaram. Ainda há quem não acredite em milagres.

Anónimo disse...

Homenagem ao Totoi. Estive lá. Foi excelente. Há muito que não assistia a um "espectáculo" tão bem conduzido e tão contagiante. Parabéns aos Cromus. O nosso amigo Totoi estava feliz. Bem mereceu. O elogio público do representante da Associação de Futebol de Santarém à forma como os Cromus souberam apresentar a homenagem ao nosso grande Totoi, ao Eusébio tomarense como disse o José Soares, só nos engrandece. Excelente!!!

Anónimo disse...

Estive na homenagem ao Totoi e concordo com tudo o que foi já dito. Foi uma homenagem merecida. O futebol não é só desgraça, o futebol tal como tem sido acarinhado pelos amantes amadores, como os Kromuz, os Veteranos e outros, liderados pelo totoi, são uma escola que fomenta bons espectadores. Gostei. Gostei. Gostei.
Noel

Anónimo disse...

Foi lindo. Nunca esperei assistir a um uma homenagem que ao mesmo tempo fosse um bonito espectáculo.
Parabéns aos Kromuz pela linda homenagem que tão bem souberam prestar ao TOTOI.
António Martins

Anónimo disse...

Adorei. Fiquei a saber que não sou só eu a gostar de jogar bilhar. Também o Totói e o Mozart, como disse o Prof. Soares, têm (no caso de Mozart, tinha) no bilhar um espaço de tertúlia que os ajuda (no caso de Mozart, ajudava) a dar cor à monotonia dos dias.
Um parceiro das tertúlias do snooker.
Pereira

Anónimo disse...

Sou um apreciador de música clássica. Nunca li nada sobre a vida de nenhum compositor. Na homenagem ao Totói, aqueles momentos de explicação sobre a vida de Mozart dados pelo Prof Soares, provocaram em mim vontade de ler alguma coisa sobre este compositor. Então comecei a ler o livro danças com Mozart que foi apresentado na biblioteca ao mesmo tempo que vou ouvindo músicas de Mozart. A sensação que tenho é diferente, é mais envolvente. Conseguir imaginar a sua vida, as viagens constantes e compor obras tão lindas, sé mesmo de génio. Só por isto valeu a pena. Rui Almeida

Anónimo disse...

Sou um adepto militante do futebol.
Benfiquista como o Totói. Sócio do União de Tomar. A bonita homenagem feita ao Totói pelos Kromuz da Bola é algo que ficará na minha memória por muito tempo. Nunca vi nenhuma apresentação como aquela que o Prof. Soares fez. Não tenho palavras para descrever a emoção com que assisti. Só digo, mantenham a vontade e a força para novas iniciativas porque Tomar bem precisa.

Anónimo disse...

A homenagem ao Totói foi um momento bonito e simulteneamente uma pedrada no charco no marasmo reinente desta cidade.
O que os Kromuz fizeram vale mais do que uma centelha de palavras ocas dos políticos que ultimamente (des)governam esta cidade.
Que o apelo à auto estima, várias vezes mencionado na sessão de homenagem, venha a dar frutos. Para bem de Tomar.
A cidade e o concelho faz-se com as pessoas e com o melhor que elas têm e não com a soberba de alguns que apenas querem é poder e tacho.
Ainda bem que há gente livre para nos avivar a alma.
Parabéns Fernando...

Anónimo disse...

A homenagem ao Totói foi justa e em boa hora. A imprensa cumpriu o seu dever de divulgar. Embora seja de opinião que alguma imprensa local não deu o devido destaque á iniciativa. Espero que faça uma justa divulgação dos lindos momentos vividos, onde não faltaram emoções, boa disposição e momentos de cultura. Parabéns às instituições que souberam associar-se à iniciativa dos Kromuz. Parabéns ao Prof. Soares que deu um toque distinto à homenagem, sem conceder na crítica sibilina a alguns políticos locais.
Os Kromuz estão de parabéns e o grande Eusébio tomarense, como foi dito, bem mereceu.

Anónimo disse...

Quem são afinal os Kromuz da Bola? Às vezes leio algumas notícias nos jornais locais onde se fala dos Kromuz. Nunca percebi bem quem eram.
Qual o meu espanto quando no passado sábado me desloco à biblioteca para assistir à homenagem ao Totói, aliás bem merecida, e constacto que os Kromuz afinal são um grupo de cidadãos pelos vistos intervenientes na vida cívica da cidade. Ora aqui está um grupo a exercer com mérito o seu dever e direito de cidadania.
Quanto à homenagem - de Mozart a Totói - simplesmente brilhante.
Queiróz

Anónimo disse...

Totói é um Homem de alma cheia. Um Homem é outro Homem quando tem amigos que lhe prestam os devidos tributos em vida. Quando me desloquei à biblioteca fui levado pela curiosidade. Quando a sessão começou comecei a dar por mim a ouvir Mozart (gostaria de ter ouvido um pouco mais). Na segunda parte foi a rendição total de um aglomerado de gente perante o Eusébio tomarense, como muito bem os Kromuz mimaram Totói. A terceira parte foi o extase total: a homenagem atingiu um ponto tão alto de "submissão" ao humor refinado e inteligente com que os Kromuz nos presentearam que pensei estar, por momentos, numa outra cidade e num outro país. Obrigado

Anónimo disse...

Homenagem ao Totói foi excelente.
Nos últimos tempos não vi nada assim tão envolvente e tão comovente. Totói cheio de emoção, feliz, até chorou. Se a presença da família foi estimulante, aquele quadro com os netos foi um momento único de amor. O Prof. Soares foi brilhante. Os Kromuz estão de parabéns.
Jorge

Anónimo disse...

Homenagem a Totoi
Afinal em Tomar não se diz mal de tudo e de todos: quando as coisas tem valor e são bem feitas, Tomar sabe reconhecer e valorizar!
Obrigado Kromos da Bola e obrigado Totoi.

Anónimo disse...

Não posso deixar de me associar a esta grande manifestação de carinho que foi a homenagem ao Totói. Não estive fisicamente presente por motivo alheio à minha vontade. Estive em espítiro. Os comentários que tenho ouvido de amigos que lá estiveram e os que li aqui no blog, anunciam uma Boa Nova. A felicidade com que ontem constatei no Totói é de alguém que sente que esta cidade nutre um carinho muito especial por ele. Ele sempre mereceu. Grande jogador ao serviço do União. Cidadão honrado. Homem de família. Que os Kromuz da Bola continuem com iniciativas destas que a cidade de Tomar bem precisa. Ao escrever estas simples palavras deixo cair uma lágrima de alegria. Obrigado

Anónimo disse...

Sou António Porto, director executivo dos Kromuz da Bola. É com muita satisfação que verifico uma onda de solidariedade para com a homenagem ao senhor TOTÒI efectuada pelos Kromuz da Bola. Quero agredecer muito especialmente ao dr. Luís Boavida, um dos grandes mentores e animadores deste grupo de "alunos" do Totói. Agradeço também ao amigo José Soares por todo o apoio dado a esta viagem cultural a propósito da homenagem e a todos os Kromuz que desde a primeira hora que me nomearam para este cargo nunca se recusaram a partilhar as tarefas que lhes foram sendo solicitadas. O lema dos Mosqueteiros "um por todos todos por um" aplica-se que nem uma luva aos Kromuz da Bola. Uma palavra de muita gratidão a todos os que contribuiram para que a homenagem ao Totói fosse um êxito
O dia 13 de janeiro de 2007 ficará na minha memória como um dos dias mais bonitos na história da minha vida recente. Ao amigo e Prof. José Soares uma palavra muito especial pelo trabalho que concebeu e realizou e, especialmente, pelo brilhantismo da sua apresentação que foi por todos os presentes elogiada. Espero que brevemente estejamos a surpreender com iniciativa idêntica para contribuirmos, embora modestamente, para a tão necessária auto estima que tem estado ausente de Tomar.
Uma palavra de apreço à comunicação social que soube, com mais ou menos empenho, dar a devida atenção a este evento.
Amigos Kromuz, se a aceitação da minha pessoa num grupo restrito mas maravilhoso foi gratificante, hoje, estou duplamente feliz a grato por ser um dos 30 Kromuz efectivos. À comunidade que disse presente à homenagem o nosso muito obrigado. Às entidades e muito em particular aos representante da Associação de Futebol de Santarém e Governo Civil de Santarém, respectivamente Eng. Francisco Jerónimo e Luís Ferreira, pela palavras proferidas que em muito ultrapassaram a circunstancialidade do acto.
Em nome dos Kromuz da Bola o meu agradecimento.

Anónimo disse...

Também a Associação de Futebol de Santarém no seu site oficial (www.afsantarem.pt/noticias/totoi2.htm)não quis deixar de registar a presença do seu director na homenagem e fazer as mais elogiosas referências.

Anónimo disse...

O que mais admiro no Totói é a sua simplicidade e amor ao futebol. É assim que ele tem conseguido manter grande dedicação a essa modalidade desportiva durante tanto tempo, mesmo que, de permeio, tenha sofrido algumas imcompreensões por parte de alguns dirigentes desportivos.
Carlitos