sexta-feira, janeiro 19, 2007

Homenagem a Totói e os Kromuz da Bola



Os dois posts anteriores sobre a Homenagem a Totói, já levam cerca de 60 comentários. Só lendo, se acredita como aquela ''Festa'' organizada publicamente, por um grupo de amigos (Kromuz da Bola) para uma amigo especial, Totói, se está a transformar, qual Bola de Neve, num espontâneo Movimento de Afirmação de Cidadania. Tomaronline, com o seu pequeno contributo, sente-se naturalmente honrado por ser o espaço de Afirmação da Comunidade que desta forma também afirma a sua Liberdade.




A curiosidade sobre os Kromuz da Bola, desconhecidos para muitos até há alguns dias, tem aumentado a curiosidade. Porque esta organização, apesar de não formal, tem rostos, deixamos aqui o dos principais responsáveis do momento e também uma foto de ''família'', no seu espaço natural, no ''campo da bola''. Há um outro espaço natural que os reúne uma vez por mês, um dos restaurantes do concelho. Tivémos o privilégio de em Dezembro termos sido convidados para um desses ''jogos'' à mesa no Tomaz, e no final, para a tradicional sessão de ''anedotas'' já ao ar livre, na Rua dos Arcos.

18 comentários:

Anónimo disse...

Ainda estou a acordar do que vou ouvindo. Será que esta cidade está de facto a acordar? Quem são os Kromuz da Bola? Na fotos deste blog não consigo reconhecê-los. Pelo mivimento que geraram à volta de uma homenagem, tiro-lhes o chapéu.

Anónimo disse...

Esta cidade tem, nos últimos anos, apostado no sebastianismo, esperando que ele surja por entre o nevoeiro para lhe resolver os muitos problemas que tem... Reconheça-se, por muito que isso custe, que os nossos autarcas que se vão alternando há mais de 20 anos não têm tido nem arte nem engenho para mobilizar as populações na busca da auto estima tão necessária para darmos o salto positivo. Estou deslumbrado com este movimento que os Kromuz introduziram na vida pública desta cidade, a propósito da mais que justa homenagem ao Totói. A comunidade soube dizer PRESENTE! Se ela tivesse lugar hoje, depois deste movimento expontâneo, o auditório da biblioteca não comportaria tanta gente certamente.
Por quem os sinos dobram?

António disse...

Quem quiser ver as fotos em tamanho maior, basta clicar em cima delas e ficarão a toda a dimensão do ecrã.

Anónimo disse...

Parabéns ao TOTOI. Quem tem amigos assim só pode ser um homem feliz. Nunca ouvi falar dos Kromuz. Nos contactos que vou tendo com amigos, vou tendo conhecimento de algumas figuras da cidade que integra este grupo de cidadãos que, pelo que ouço, "ousaram" assumir bem alto o grito tão desejado do direito e do dever à assumpção da cidadania. Reconheço que faço parte daqueles que se vão deixando adormecer por não ter necessidades nem depender em nada destes políticos que nos têm governado. Reconheço que a cidade está doente. Quero aqui deixar uma palavra de agradecimento pelo despertar que este movimento trouxe à consciência de cada um de nós. Tenho relações de amizade com a maioria dos "nossos" políticos cá de casa, mas reconheço que não têm unhas para tocar "guitarra". Os seus interesses não coincidem com as prioridades de Tomar. Estive convencido que o Eng. Paiva tinha unhas...hoje, para bem da cidade e de todos nós, aconselho-o a sair de mansinho pelo autismo, pela arrogância, e pela manha mentirosa que faz parte de si próprio. Que este movimento vingue para que muitos tomarenses acreditem que há esperança.

Anónimo disse...

Mário Soares disse: o povo tem direito à indignação!
Jorge Sampaio disse: todos devemos exercer o dever de cidadania!
Cavaco Silva disse: é urgente substituir a moeda má pela moeda boa!
A homenagem realizada em memória das alegrias e emoções, pelo que ouvi, constituiu, em si mesmo, uma outra forma de dizer que o REI VAI NU. Parabéns aos Kromuz e um até breve.

Anónimo disse...

Caros concidadãos. Tomarenses. Tenho estado a acompanhar um fenómeno cujo efeito resulta de uma justa homenagem ao nosso Totói, ex-jogador do nosso saudoso União de Tomar. Um grupo de cidadãos - Kromuz da Bola - "ousaram" assumir a liberdade e agradecer o muito que Totói tem feito pelo desporto na cidade. Vem isto a propósito de uma minúscula entrevista ao senhor Luís Vicente, dirigente de uma partido local em que relativamente a uma afirmação do presidente da câmara diz "foi um desabafo".
Meu caro Luís Vicente, ou você é parvo ou quer fazer de nós parvos.
Deixe-me lembrar-lhe outras afirmações do presidente: "Instalação do Parque temático". Lembra-se? "Candidatura de Tomar a capital europeia da cultura em 2012". Lembra-se? Para citar apenas duas. O que o Paiva tem é gozado com nós todos. Tem feito dos tomarenses parvos. Ou será que estas afirmações também foram DESABAFOS? Meu caro Luís Vicente, você parece ser uma pessoa de bem. Por favor, se para estar no lugar em que está tem de deixar de ser sério, então deixe o lugar, ou, pelo contrário, deixe-se de pactuar com mentiras e outras demandas. O Paiva não é pessoa séria e você sabe do que falo, os seus comentários no grupo do café paraíso não são nada coincidentes com o teor da sua entrevista. Haja seriedade. Aprenda a ser sério. Ponha os olhos neste grupo de cidadãos que não precisaram de dizer mal nem bem do presidente para dizerem, isso sim, que o REI VAI NU.
Ainda bem que há alguém que sabe dizer POR AÍ NÃO VOU!

Anónimo disse...

Homenagem a Totoi. Li um comentário cheio de oportunidade sobre a classificação das cidades.
De facto o estudo do Expresso apenas faz uma avaliação ao presente. Qual seria a classificação de Torres Novas e de Abrantes relativamente a Tomar se essa avaliação tivesse sido feita Há 15 anos? Um dia destes ainda vamos ver os jornais (?) que por cá vão existindo a afirmar em primeira página: Tomar está à frente do Entroncamento! Tomar está em 18º lugar e o Entroncamento em 27ª lugar! VIVA TOMAR. Que pobreza meu Deus.
Passem bem.

Anónimo disse...

A propósito da classificação de Tomar comparativamente a outras cidades. Sou do tempo em que Tomar era a cidade mais visitada do país; a cidade mais emblemática que fazia inveja a outras cidades. Em que lugar estaria? Em 3º lugar? Em 4º lugar? Talvez em 2º lugar! Não sei. O que sei é que estava bem acima do 12ºlugar. Quantas visitas tinha por ano há 20 anos atrás? Quantas visitas tinha por anos há 15 anos atrás? Quantas visitas tem hoje? Quando Tomar se ia afirmando como um verdadeiro polo cultural na região centro, o que fez o senhor Paiva? Não nos iludamos...! É claro que todos nós percebemos porque é que o senhor Paiva levou o executivo a aprovar o pagamento de uma dívida astronómica feita pelos responsáveis da última festa dos tabuleiros. A docilidade (imbecilidade) de alguma imprensa (pasquim) que por cá existe e, porque não dizê-lo, a nossa passividade leva-nos a ser também responsáveis por este estado de coisas.
A homenagem ao Totói foi bonita.

Anónimo disse...

Deixemos de parte neste momento as tristezas. Celebremos em amizade a bela homenagem feita ao Totói. Foi um momento lindo com muitas cores. Pela primeira vez assisti a uma cerimónia em que partilhei Música, Futebol e Humor. O Luís Boavida e os seus companheiros estão de parabéns. Foi notável a maneira como trataram toda a sessão em honra do Totói. Aquela primeira parte com Mozart foi um primor. A leveza com que fomos convidados a ouvir um pouco da música deste compositor foi de mestre. Os momentos dedicados em exclusivo ao Totói criaram uma onda de "choque" emocional verdadeiramente espantoso. A terceira parte foi um verdadeiro espect+aculo televisivo. Os Kromuz, cidadãos livres, como se auto intitulam, estão de parabéns.

Anónimo disse...

Dei aulas mais de 30 anos. Estou convicto que sou um homem de cultura. Sou um leitor consumidor de literatura. Creio ser um espírito desperto para as questões das artes. Assisto impotente à falência da cultura imaterial da minha cidade. Assisto a uma degradação permanente do sector do comércio da minha cidade. Assisti à falência das empresas do sector industrial que deram emprego na minha cidade. Assisto à degradação dos prédios que foram referência, até pelas actividades que desenvolviam, na minha cidade. E numa tarde limpa com um sol radiante, convidativo para passeios ao ar livre, num sábado à tarde, fui à biblioteca dizer presente à homenagem ao Totói. Fiquei comovido com tanta amizade que julgava já não haver lugar para ela na minha cidade. Fiquei deslumbrado com a apresntação do livro sobre Mozart, especialmente pela suavidade do apresentador. Tudo pareceu tão fácil. A sensação que tive é que todos os presentes eram entendidos na matéria, pelo modo atento com que beberam as viagens muito bem apresentadas de Mozart. Afinal a minha cidade ainda sobrevive.

Anónimo disse...

Foi com muito orgulho que assisti a um dos dias mais felizes da sua vida.

Quero agradecer a todas as pessoas que tiveram esta iniciativa (kromuz da Bola)e a todos os
amigos que estiveram presentes.

E a si Pai um obrigado por ser sua filha
Xana

Anónimo disse...

È com muito orgulho que vou lendo dia após dia todas as mensagens de gratidão para com a homenagem efectuada pelos Kromuz da Bola ao Sr Totói, contudo penso que nunca foi objectivo dos Kromuz criar um movimento politico "anti" Paiva mais sim homenagear um dos seus elementos fundadores(Totói).
Não misturemos desporto e cultura (porque foi um momento cultural também)com a politica e os politiquismos cá da terra.

Anónimo disse...

Para que conste II. Sou José Soares
A homenagem realizada pelos Kromuz da Bola ao Totói, não teve nenhuma outra intenção que não fosse precisamente o que lá se passou. Afirmo com toda a certeza que a decisão dos Kromuz foi únicamente de gratidão e de cultura. A saber:
1ª parte - apresentação do livro DANÇAS COM MOZART de José Soares ( o signatário deste comentário)
2ª parte - homenagem ao Totói com apresentação de parte do historial da sua vida...
3ª parte - História do futebol até aos Kromuz - momento de humor cultural à volta dos Kromuz da Bola
Ou seja: qualquer interpretação que seja dada que não respeite as verdadeiras intenções e o que lá se passou de facto, é pura especulação que refutamos.
Em nome dos Kromuz, peço que se mantenha o alto nível que presidiu à homenagem de um cidadão que enquanto futebolista deu a esta cidade muitas alegrias. José Soares

Anónimo disse...

Caro José Soares, o comentário do meu amigo é oportuno e sensato. Vem, como se diz, pôr os pontos nos ii. Porém, a homenagem que levaram a efeito ao Totói, que a mereceu, proporcionou a um conjunto de cidadãos dizer o que lhes vai na alma e que tem estado reprimido. Ou seja, foi um momento que funcionou como um "clique" que em altura de eleições poderia certamente fazer pender o lado da balança. Com os cumprimentos

Anónimo disse...

Hoje, sábado 21 de janeiro, pelas 11h30, passei pela campo da bola na Nabância para conhecer os Kromuz. Não estive na homenagem que eles fizeram ao Totói nem tão pouco sabia quem eram. Fiquei bem impressionado com algumas das caras dos Kromuz que afinal são cidadãos bem conhecidos na nossa cidade. Um grande abraço pela iniciativa e pelo sururu que conseguiram à volta da iniciativa.
Tomar está a precisar de outras iniciativas idênticas para ver se isto desperta. O marasmo tomou conta desta cidade. Não me refiro às obrinhas, rotundinhas e lombinhas que essas não dinamizam o tecido económico nem são obras que reproduzam riqueza. Continuem que mais adiante havemos de falar. Parabéns pela iniciativa.

Anónimo disse...

Hoje o dia estava bonito. Passei pela Nabância e lá estava o mister Totói com os seus Kromuz. É bonito de ver, um conjunto de homens liderados por Totói a jogar com um prazer tão grande, e com alguma alma como se estivessem a participar num campeonato. Os Kromuz, mesmo depois daquela homenagem tão bonita, não se deitaram á sombra da bananeira a colher as simpatias com que a comunidade os tem grangeado. Foi bonito vê-los novamente a fazer o que gostam, com o mister Totói a dar-lhes algumas "dicas" técnicas e a animá-los... Continuem a jogar, mas, por favor, pensem noutra sessão idêntica à que realizaram porque faz falta à nossa cidade, principalmente quando surge das mãos de cidadãos que nada têm a ver com as caras conhecidas e cansadas dos partidos.
Fico a aguardar e levarei companhia. Até já!

Anónimo disse...

Depois de uma semana em que na cidade só se ouviu falar nos Kromuz e porque não pude estar presente na homenagem que fizeram ao mister Totoi, tive conhecimento que o seu habitat era o Campo da Nabância. Assim resolvi, levantar-me um pouco mais cedo que o normal ao domingo e fui até lá ver os tão "famosos" Kromuz. Lá estavam o mister com os seus "pupilos", divertindo-se e levando a sério (como parece que levaram a homenagem a Totoi) um simples treino de futebol. Todos se empenhavam e uma situação que me surpreendeu foi o facto de todos mostrarem um respeito enorme pelo mister e pelas suas decisões no comando do jogo. Parabéns a todos pela alegria colocada em campo e, principalmente, pelo enorme movimento criado à vossa volta.
Ah, é verdade: disseram-me lá que em todos os treinos são sempre azuis contra amarelos. Hoje, os azuis golearam mas no final todos se cumprimentaram e estarão por certo mais confiantes e disponíveis para uma semana de trabalho. Outra situação que me impressionou, foi o facto de haver dois Kromuz que devem estar lesionados e não podiam jogar, estarem na mesma presentes no treino, sentados no banco de suplentes a apoiar os colegas.

Anónimo disse...

Depois da homenagem a Totoi, promovida pelos Kromuz, muito se tem falado neste grupo informal de amigos com oito anos de existência e que têm Estatutos aprovados há já alguns anos. Assim, no artigo 4.º dos mesmos poderá ler-se:

“Os Kromuz são constituídos pelo seu Fundador, António Eduardo Fortes (Mister Tótoi), por trinta membros efectivos e por um número não definido de membros associados. Existe ainda, como órgão consultivo, a Tribuna de Honra, que contará com tantos elementos como os anos de existência dos Kromuz.”

Para que conste, os trinta membros efectivos dos Kromuz da Bola são os actualmente os seguintes (por alfabética):
Alexandrino Campos, António Bimbas, António Coelho, António Ferreira, António Landeira, António Porto, Augusto Lopes, Carlos Nunes, Carlos Tomaz, Eduardo Vaz, Ercílio Mendes, Fernando Freitas, Francisco Alcobia, Hermínio Daniel, Jorge Marante, José Carvalho, José Martins, José Ramos, José Soares, Júlio Tornada, Leonel Ramos, Luís Boavida, Luís Cochado, Miguel Oliveira, Paulo Vinhas, Rui Bugalhão, Rui Mendes, Tiago Leite, Viriato Ramos e Vitor Boavida.

P’la Direcção Executiva