quinta-feira, setembro 01, 2005

Centro de Formação Profissional de Tomar - Nova directora impõe regras de entradas e saídas aos formandos

''Estes contestam e manifestaram-se
Os formandos do Centro de Formação Profissional de Tomar manifestaram-se esta semana contra as regras de entradas e saídas impostas pela nova directora, Lucília Vieira.
Uma dessa regras impõe que os alunos, depois de entrarem não possam sair durante o período em que decorrem as aulas. Caso saiam, ficam com falta às aulas.
Em declarações ao “Cidade de Tomar”, esclareceu a directora que os alunos não têm necessidade de sair pois o Centro de Formação Profissional de Tomar dispõe de um refeitório, (que oferece diariamente quatro pratos, um dos quais dieta), de bar, de biblioteca e de um espaço envolvente invejável, com esplanada e espaço de recreio.
Existem em funcionamento três turnos que foi, segundo Lucília Vieira, uma excelente forma encontrada para que mais pessoas possam beneficiar deste espaço de formação profissional. Um turno das 8 às 14h00, outro das 14 às 20h00 e um terceiro para pessoas empregadas, formação de activos, das 20 às 24h00.
O bar está em funcionamento das 8 às 20h00, portanto, quer os formandos do 1º turno, quer os do 2º turno dispõem destes serviços, os formandos do 3º turno podem sair para os adquirir no exterior.
Segundo a mesma, o Centro de Formação Profissional de Tomar tem latentes vários problemas internos que se prendem com a saída e entrada permanente de formandos no espaço do Centro de Formação, nomeadamente álcool.
Também as questões de segurança dos formandos são uma das preocupações, pois se ocorrer um acidente em tempo de formação, fora do espaço do Centro é a instituição que tem que responder por essa situação, mais grave se for um acidente mortal.
Um dos objectivos é que os pais e familiares fiquem tranquilos quando os formandos estão em formação e o Centro é responsabilizado por tudo o que se passar com os formandos durante este período.
Lucília Vieira sublinhou que a única alteração ao funcionamento no Centro de Formação Profissional de Tomar passa por os formandos não poderem ausentar-se do espaço do Centro durante o período de formação, caso o façam não voltam a entrar, no mesmo dia.
Segundo a mesma, tudo o que os formandos necessitam está no espaço do Centro, não têm necessidade de vir para o exterior. Dentro de um ou dois meses vão dispor também de uma Caixa Multibanco.
Quanto à contestação referiu que é normal, porque se trata de uma regra que lhes é imposta que vem alterar os seus hábitos, no entanto, esta regra não vai ser alterada, pois não podem tolerar mau comportamento de 5%, quando têm 95%, ao lado, que querem aprender e aproveitam tudo o que lhes colocam à disposição nesse sentido.
Para os formandos que querem cumprir as regras, o Centro tem todo o gosto em continuar a trabalhar com eles e para eles, os restantes podem ausentar-se, pois existem no exterior centenas de pessoas que gostariam de poder usufruir destas condições e regalias.'' in Cidade de Tomar

4 comentários:

Francisco marques disse...

Neste caso do centro de formação de Tomar, mostra como débil é a nossa democracia, de quem um dia pensou que a democracia é um bem estavél, repense neste caso, onde uma pessoa, só porque é do PS e foi nomeada exclusivamente por esse facto, não pela competência mas por ser menina rosa, essa senhora devia sair da função pública e ainda vou mais longe se eu fosse um dos formandos daquela instituição apresentava queixa na policia por violação dos direitos civicos, a democracia não é isto, e pior ainda isto é um acto que reforça o mal que nos vamos como nação e pior ainda como pseudo estado democratico.

Essa senhora apenas tem uma coisa a fazer, demitir-se e não só desse cargo, da vida pública, não somos um país de pessoas vulgares e arrogantes que do auto das suas licenciaturas se auto denominam rainha do pensamento, não existe poder absoluto só em ditaduras.

Espero que o senhor ministro ou alguem responsavel actue e dimita esta senhora e a coloque no lugar certo, fora do funcionalismo público.

FM

http://tomaraserio.blogs.sapo.pt

FederaçãoPSRibatejo disse...

Xico

Desculpa lá a pergunta: mas tu passaste-te?

Desde quando é que a Dr. Lucília é do PS?
Que se saiba é quadro do Instituto de Emprego há imensos anos, tendo assumido funções de Directora em diversos Centros, atravessando diversos Governos (do PS, do PSD-PP e novamente do PS), mantendo-se em tais funções, pelo que sei, pelo seu profissionalismo e seriedade na gestão da coisa pública.
Sou dirigente do PS há vários anos e não lhe conheço qualquer actividade política, nem a favor do PS, nem contra.
Aproveitar uma questão de gestão difícil do Centro de Formação de Tomar, para fazer politiquice barata contra o PS parece-me um exagero. Se calhar querias que tivesse sido nomeado para lá o Engº Marcelino não?
LF

Francisco marques disse...

Eu pelo menos assino com meu nome, não tenho medo de dizer na cara, já fui de um partido e saí, porque quero ser independente, basta desta tanga, Alguem tem que começar a lutar por um portugal diferente sem meninos e meninas do poder,competência, que competência, alguem que trata as pessoas como lixo descartavel, saiem quando a senhora quer, que porra é esta, que democracia é esta.

Pessoas destas fora da função pública, está na hora de sermos um país não esta tanga, de quem é independente ser lixado.

FederaçãoPSRibatejo disse...

Como todos devem ter percebido LF, são as iniciais de Luis Ferreira, Presidente do PS de Tomar e candidato do mesmo Partido a Presidente da Assembleia Municipal.
Para que conste!
LF