quarta-feira, setembro 07, 2005

Tomar vista por um turista - um pequeno contributo

No nosso mail recebemos a colaboração de um turista nacional que visitou Tomar durante o mês de Agosto.
Os contributos que dá, estão naturalmente relacionados com as suas áreas específicas de trabalho e investigação numa das mais importantes faculdades portuguesas. São aquelas o Território o Ambiente e os Transportes. Aproveitamos para informar o Professor Álvaro Costa que o principal ''responsável'' pela autarquia tomarense é um seu colega (sem ofensa para o Professor Álvaro Costa), cujo mestrado se relaciona com a gestão do território, ora ... (agora penso tudo o que quiser senhor Professor sobre que representam aquelas reticências). Saiba Senhor Professor que o ainda presidente da edilidade é no mínimo ''insensível'' as críticas, contributos e sugestões dos tomarenses ... espero que o seu contributo, vindo do exterior e de ''fonte'' insuspeita e credenciada, seja pelo menos ''atendida'' por António Paiva. Estamos mesmo em crer que o nosso telefone vai tocar em breve para que demos o seu contacto (o que faremos se nos autorizar, então se Paiva souber que o senhor é um homem do Norte ...). Aqui fica publicamente o convite para que volte à nossa cidade, ao nosso concelho para nos ajudar a ver com olhos de ''especialista'' o que vai mal nesta comenda templária e a compreender o que está bem, para que mais e tantos erros não sejam cometidos e que em tempo muitas situações de ''risco'' possam ser solucionadas.
O mail do Professor também deve ser lido atentamente pelos responsáveis da Região de Turismo e Instituto de Conservação da Natureza.

Aqui vai o contributo do Professor Álvaro Costa:
''Gostamos de passar algum tempo das férias em família no interior de Portugal eEspanha e este ano escolhemos Tordesilhas e Tomar. Passamos três dias em Tomar,cidade realmente preciosa, apesar de tudo.Entristeceu-me a falta de cuidado, para não dizer o desleixo, com que os poderes públicos lidam com todos os aspectos relacionados com o turismo na cidade deTomar - a Quinta dos Sete Montes estava completamente descuidada, várias ruas pedonais do centro não tinham passeios nem pavimento (não percebi se estavam em obras porque não vi ninguém a trabalhar), o Castelo não está iluminado à noite como é devido a um Castelo com aquela localização e dimensão, etc, etc... Ainda se Tomar tivesse alguma outra base económica florescente se poderia compreender, mas não é o caso.Por sorte restam equipamentos privados de muita qualidade (mas alguns vão sobrevivendo com dificuldade) e gente muito simpática nas lojas. O Hotel dosTemplários é muito bom. Um turista valoriza espaços/lojas tão diferentes como a"Companhia dos Livros", o café do Paraíso, o Restaurante Bela Vista, etc... Mas também existem outras lojas/restaurantes onde o atendimento é igualmente muito bom e onde vale a pena ir e, por isso, a estadia foi muito agradável. NaTourada vimos muitos outros turistas como nós. A Sinagoga também é um sítio muito apreciado por todos.Depois, sair de carro chega a ser uma aventura. A sinalização é péssima: tentem ir de Constância para Tomar sem ser pela estrada de Castelo do Bode mas pelo lado contrário do rio - a determinado ponto não se sabe para onde ir porque não existe sinalização (experimentei duas vezes e nem queria acreditar); tentem irver o Aqueduto de Pegões com alguém que nunca lá tenha ido (se virarem na primeira placa, quem sai de Tomar, ainda percebem que estão perdidos porque chegam a um cruzamento sem sinalização mas, se virarem na segunda, nem isso acontece porque seguem sempre a direito). Já para não falar na sinalização de entrada para o Castelo onde vi vários turistas perdidos (inclusive eu e mais 20) ...Tomar tem de melhorar muito a níveis muito elementares (ex: arranjar os jardins da Quinta, os pavimentos do centro e a sinalização da envolvente) porque tem muito do que outras cidades não têm e, por isso, o turismo pode ser muito(mais) desenvolvido.
Álvaro Costa e famíliaTuristas em Tomar (18 a 20 de Agosto)''

1 comentário:

Francisco marques disse...

Enfim, agora politicos desta terra desmintam um turista ehehheh

FM