sábado, setembro 03, 2005

Listas PS à Câmara e Assembleia Municipal

O PS foi o primeiro a responder ao nosso desafio de envio das listas concorrentes ao próximo acto eleitoral.
No que respeita à Câmara Municipal os sete efectivos são os seguintes:
1 - Carlos Silva - 55 anos - Técnico Tributário 2 - José Victorino - 50 anos - Arquitecto e Prof. do Ensino Secundário (Independente) 3 - Anabela Freitas - 38 anos - Gestão de Recursos Humanos, Directora do Centro de Emprego de Tomar 4 - Hugo Cristóvão - 27 anos - Professor, Delegado Regional do Instituto da Juventude do Distrito de Santarém 5 - José Pereira - 56 anos - Prof. do Ensino Secundário 6 - Fátima Duarte - 36 anos - Técnica Superior Serviço Social 7 - Leonel Graça - 35 anos - Engº da Qualidade
Os sete suplentes apresentados são:
8 - Virgílio Saraiva - 45 anos - Gestão Administração Pública 9 - Saudade Pocinho - 48 anos - Enfermeira (Independente) 10 - André Samouco - 50 anos - Sociólogo (Independente) 11 - Silva Nunes - 60 anos - Aposentado da PSP 12 - Elizabete Conde - 32 anos - Formadora 13 - José Goulart - 74 anos - Advogado (Independente) 14 - Luis Bonet - 83 anos - Ex-Presidente Câmara Municipal de Tomar
A média geral de idades dos 14 elementos do PS, candidatos à Câmara Municipal é de 49 anos de idade, no entanto se se considerar apens os efectivos essa é de 42 anos.

Na lista apresentada pelo PS e considerando apenas os sete candidatos efectivos, apenas José Vitorino, já desempenhou funções de vereação em Tomar, durante a sua juventude, nos tempos idos da presidência de Amândio Murta. Foi militante do PSD, pelo qual foi eleito anteriormente e a sua escolha, teve naturalmente em vista apresentar um técnico com experiência de gestão política autárquica, mas também profissional na área da gestão urbanística. No dia da apresentação pública da lista de candidatos do PS, José Vitorino fez uma intervenção nesse domínio particular, em que mostrou ter uma visão completamente oposta à deturpada, ultrapassada e ruinosa prática de gestão urbanística municipal de António Paiva. Carlos Silva, o candidato à presidência da Câmara Municipal apresenta no seu currículo a presidência da maior freguesia do concelho, Santa Maria dos Olivais, que conseguiu subtrair ao longo domínio do PSD. De entre os outros candidatos efectivos, no que respeita a cargos sujeitos a eleição autárquica, José Pereira tem sido elemento de assembleia de freguesia e assembleia municipal. Tem desempenhado outras funções mas sempre decorrentes de convites ou negociações graças à sua militância partidária e não por particular habilitação ou ... . Leonel Graça tem também anterior experiência em assembleia municipal onde se mostra um duro nas posições e críticas ao poder instituído. Dos outros 3 elementos, o mais novo, Hugo Cristóvão, actual nomeado para as mais altas responsabilidades distritais no Instituto a Juventude, como é óbvio não pode ter grande grande nem pequena experiência, nestas coisas das autarquias. É claramente um ''boy'' que pretende enveredar pela actividade política e está no seu legítimo direito, tanto mais que, porque inteligente, tem a clara noção que essa é uma via mais fácil, segura e eventualmente mais ''proveitosa'' do que se ''sujeitar'' a ser professor. Teria sido um dos ''humilhados'' no que respeita à escolha de candidatos a deputados, se não estivesse previamente negociada, toda a situação que veio desembocar na sua nomeação para o Instituto da Juventude. Dos dois elementos que falta analisar, duas senhoras, Anabela Delgado e Fátima Duarte, e acreditamos piamente que a sua inclusão tem a ver com a competência política e não por imposição de quotas de género (M/F), não conhecemos qualquer anterior experiência autárquica anterior. A falha será nossa naturalmente. Uma tem que ser a primeira vez e se assim for saúdamos a sua disponibilidade para quererem participar na ''coisa pública''. Não podemos deixar no entanto de referir que Anabela Delgado já está a usufruir do sacrifício da disponibilidade política, pois já foi nomeada para Directora do Centro de Emprego de Tomar. Às vezes o sacrifício compensa, que o digam neste caso Hugo Cristóvão e Anabela Delgado.

Se o PS não ganhar a autarquia tomarense temos curiosidade em saber onde serão ''encaixados'' os outros disponíveis. No caso, o disponível de sempre José Pereira e talvez a nova disponível, Fátima Duarte, porque dos outros sabemos que trabalham no que gostam e sabem. A não ser que haja propostas irrecusáveis.

No entanto se o PS ganhar as eleições autárquicas em Tomar para a Câmara Municipal, também é com expectativa que esperamos o desenrolar do processo. Será que Anabela Delgado assume o lugar para que é eleita e eventualmente Hugo Cristóvão se houver uma maioria absoluta, ou será que passam os seus cargos para as últimas escolhas internas? Não poderá esse facto ser considerado uma ''fraude'' moral, ética e eleitoral?

Atenção ''boys and girls'' o povão está mais vigilante do que habitualmente ''os do poder'' imaginam e já agora não se esqueçam que o poder político, segundo a História nos tem mostrado é o mais efémero de todos.

1 comentário:

HC disse...

Caro Professor Godinho

Responda-me se puder a apenas isto:
Essa "simpatia" toda que vem revelando por mim é meramente gratuita ou tem alguma razão fundamentada?

Hugo Cristóvão