quarta-feira, setembro 14, 2005

Publicidade enganosa no Modelo

Dia 14 de Setembro de 2005, às 15 horas e às 19 horas.

Uma garrafa de 33 cl de cerveja Sagres custa, nas prateleiras do Modelo, 35 cêntimos, nos quais se incluem 6 de tara, pelo que o líquido fica em 29 cêntimos exactos.

Mesmo ao lado, encontra-se uma promoção da mesma cerveja: “preço imbatível: 7,19 euros, leve 24 e pague 20.”

Perguntei a razão e respondem-me que tem a ver com o facto de ser uma “promoção” de 24 garrafas em embalagem única de cartão com tara perdida.

Feitas as contas, 7,19 euros a dividir por 24 garrafas dá um preço unitário de 0,2954 euros, ou seja, pouco mais que meio cêntimo a mais em cada 33 cl. Não é muito por unidade, mas cada embalagem da promoção dá, de uma só vez, 1,19 euros de lucro por comparação com a mesma quantidade de garrafas retiradas da prateleira ao lado.

Quando dei pelo facto, alertei a Caixa Central para o perigo de publicidade enganosa.

Quatro horas mais tarde, tudo continuava na mesma. Pedi para falar com a gerência. Não foi possível. Falei com a senhora responsável pela loja, em serviço na altura, voltando a alertar para a publicidade enganosa e para o facto de tudo se manter com estava quatro horas antes.

Argumentou-me a senhora com o facto de não poderem fazer nada por não ser uma promoção da casa, mas ma promoção específica da própria Sagres.

Por mim, penso que se o Modelo mantém a situação é tão responsável como a Sagres.

Acho que ficou tudo na mesma, apesar de me dizerem que a Gerência iria ser informada do caso.

Entretanto, alguém fica prejudicado.

Carlos Trincão
Candidato à Assembleia Municipal de Tomar pelo Bloco de Esquerda

Depois de recebido o mail de Carlos Trincão, confirmámos in loco a situação descrita

1 comentário:

FederaçãoPSRibatejo disse...

É bom sabermos que há gente atenta, mesmo que tal não mude os hábitos neste Pais de brandos costumes.

Como piada, o meu amigo Carlos Trincão já tem trabalho assegurado quando, como eu, lá para os 70 anos se aposentar: vai ser decididamente o Provedor do Consumidor (Pelo menos das grandes superfícies). Isto se ainda existirem as mesmas ou Tomar existir, que pelo caminho que isto toma, não sei não...

Luis Ferreira
Cabeça de Lista do PS à Assembleia Municipal