sábado, setembro 03, 2005

Que chatice ... Este ano não há Festa do Círio!

A Comissão de Culto de Nossa Senhora da Piedade, que deve ser assim um grupo de sábios das coisas do espírito e do sentir tomarense e que estão directamente em contacto com a Senhora da Tende Piedade de Nós, segundo o jornal Cidade de Tomar em manchete de primeira página, tal a gravidade da situação, decidiu não realizar o Círio em 2005.

As razões apontadas andarão à volta da crise económica e de valores generalizada, mas também o facto de em breve se realizarem as eleições autárquicas e o povo andar tão confuso e com os ânimos tão exaltados porque vivem intensamente estas coisas da política que pensam os senhores e senhoras do culto que é melhor não promover ''ajuntamentos'' para evitar burrices maiores ... mas também e apesar de não nos dizerem, acreditamos que uma das razões mais fortes terá a ver com a anunciada deslocação do Padre Borga lá para os lados de Almeirim e que tem mobilizado, beatos, beatas e afins, disponíveis para invadir Santarém e tirar desaforo com o senhor bispo, quem julga ele que é ( o Borga é nosso, o Borga é nosso, o Borga é nosso, ouvimos convictamente a um grupo de talvez crentes) ... Ora, esta manifestação de fé e de tradição em que os burros têm um papel primordial, poderia dar para o coice e pessoas de fé (qb) e burros juntos, mediante tal desfaçatez feita pelo Bispo de Santarém poderia dar para o torto e ... a avisada Comissão de Culto prefere que no futuro não venha a ser conhecida pela Comissão do Coice, decidiu ...

Ora, se o Juíz, isto é se a Comissão decidiu está decidido! Não há Círio!
Estamos em crer que esta decisão ainda vai dar azo a muito coice. Aceitam-se inscrições ... para dar e levar. Que assim seja!

4 comentários:

Francisco marques disse...

Mais uma vez a estupidez sobre a razão, a cultura seja ela de que indole for, é necesaria para o engrandecimento do conhecimento e do saber, mas porque caimos nestas asneiras de sonegar ao povo a cultura.

FM

FederaçãoPSRibatejo disse...

Lindo...
Tomar no seu melhor!
Todos metem a pitada, numa lógica de inveja, espírito mesquinho, dando guarida a "filósofos de café" e outros "seres pedantes" das terras do Naba.
O que é certo é que mais uma vez algo se perde em Tomar.
Quando parará com esta atitude, que infelizmente já vai sendo recorrente?
Não estará na hora de, todos, acordarmos?

LF

Francisco marques disse...

Em vez de andarmos nestas guerrinhas de partidos a ver quem nomeia ou desnomeia,de vez em quando porque não pensar em Tomar, no centro histórico que temos e que suas excelências adoram passear mas que tem casas a cair de podre, isto do sirio não me estranha, não dá votos e além disso quanto mais estupido e analfabeto o povo é, mais voçês senhores politicos dos partidos do centrão vivem em grande.

O que interessa palavras como cultura, social ou educação, nada, porque não dão votos, o que interessa é um 1 ou 2 por cento, as pessoas são numeros, deixaram de ser gente.

Enfim ao que chegamos, de terra fundamental da história desta nação que amo, passamos a cidade de inercia a ver quem quer o poleiro em vez de uma tentativa de erguer a cidade aquilo que deve ser, uma cidade de topo que sempre foi e será de novo um dia

FM

FederaçãoPSRibatejo disse...

Com o respeito que todos os cidadãos do Concelho nos merecem, mesmo aqueles que se escondem por detrás de pseudónimos, aconselho vivamente a consulta da "Agenda para o Desenvolvimento do Concelho de Tomar", proposta pelo PS para o médio prazo, que está disponível para Consulta Pública em http://tomar.psdigital.org ou através do site da candidatura do PS à Câmara de Tomar http://portomar.psdigital.org

Aí decerto muitas das dúvidas levantadas sobre o investimento no Centro Histórico, na àrea patrimonial do Concelho, do Desenvolvimento social e económico do Concelho, serão esclarecidas.

O PS pugna por colocar o interesse público acima do interesse individual. Foi se calhar por causa disso que não temos uma vida muito facilitada nestas Eleições Autárquicas... Mas são opções. A nossa é esta: Ter Projecto, Trabalhar em Equipa, Consigo por Tomar!

Com os melhores cumprimentos
LF