segunda-feira, março 20, 2006

Café Teatro em Tomar - Lagares d' El Rei


Nós em Café-Teatro nos Lagares d’El Rei
Sete dias imparáveis de teatro com sete grupos tomarenses

O teatro continua a viver um bom momento no concelho de Tomar, com muita vitalidade. Após o sucesso da experiência “Tomar em revista”, que juntou um colectivo de pessoas do concelho para ir buscar à memória figuras e factos da vida tomarense, está aí o Nós em Café-Teatro.
Trata-se de uma Mostra Teatral Concelhia, a decorrer da próxima terça-feira, dia 21, até segunda 27 de Março, nos Lagares d’El Rei, por onde vão passar nada menos de sete grupos de teatro tomarenses. Uma organização conjunta dos grupos do concelho e da Divisão de Animação Cultural da Câmara Municipal de Tomar.
A Mostra abre terça-feira, às 21.30, com “Outras Cenas”, um espectáculo unanimemente escolhido para o pontapé de saída entre todos os envolvidos, não só pela sua qualidade mas pela surpresa que vai ser para muita gente. O protagonista é o Grupo de Teatro do CIRE.
Quarta, à mesma hora, o Ultimacto, do Sport Club Operário de Cem Soldos, apresenta “O Gato Malhado”, adaptação de António José Clemente a um texto de Jorge Amado, com encenação de Luís Tomás.
Quinta é a vez de “A irmandade”, pelo grupo 3 em Cena, um colectivo proveniente dos grupos da Carregueiros, Aboboreira e Vila Nova. É a adaptação de uma peça de Jaime Salazar Sampaio, e estará em cena igualmente às 21.30.
Também à mesma hora, na sexta, não haverá peça mas café e conversa. “Conversas com Café no Teatro” é o título da iniciativa que reúne amadores de teatro, quer dizer, pessoas que trabalhem o teatro, no teatro ou simplesmente gostem de teatro. Um debate que se espera animado.
No sábado regressam os espectáculos, em dose dupla. Às 17.30 o Grupo de Teatro da Nabantina apresenta “A Menina e o Mar”, adaptação do conto de Sophia de Mello Breyner e especialmente dedicado ao público mais novo.
Às 21.30, a Companhia de Teatro de Thomar traz “Descongelado”, a história de um homem que acorda descongelado 150 anos depois, ou um espectáculo feito de coisas estúpidas para gente inteligente.
No domingo, de novo às 21.30, “Que bom cu que ele tem”, uma conversa de duas jovens senhoras que comentam, numa esplanada, desejos e tabus sexuais. Pela Oficina de Teatro Canto Firme, com encenação de Hélder Costa.
Finalmente, na segunda-feira, dia 27, ainda às 21.30, o regresso de “Tomar em revista”, pelo Fatias de Cá, com encenação de Carlos Carvalheiro.
Se depois disto ainda houver quem diga que em Tomar não há actividades culturais nem se promove o trabalho dos grupos concelhios…

Sem comentários: