sexta-feira, março 31, 2006

Congresso da Sopa em Tomar - 6 de Maio


A ideia é tão boa que tem vindo a ser copiada um pouco por todo o país. E ainda bem pois o primeiro dos seus objectivos parece que conseguiu de alguma forma criar moda: comer sopa e divulgar este excelente hábito alimentar que corria o risco de vir a desaparecer de muitas mesas.
A verdade, porém, é que o Congresso da Sopa, o único, o genuíno, é em Tomar, onde foi criado há já treze anos pela mão do saudoso Manuel Guimarães. Fiel ao criador, o evento tem contado desde sempre com o empenho da Câmara Municipal na sua realização e nos anos mais recentes com a coordenação de Bento Baptista.
Em 2006 aí está mais uma vez, preparado para oferecer umas boas dezenas de sopas das mais variadas a alguns milhares de congressistas cheios de apetite. Será no dia 6 de Maio, um sábado, como é de tradição, à hora do almoço, naturalmente.
Para quem nunca provou, eis a prova de que basta sopa para fazer uma magnífica refeição. Ah! É claro que há pão para acompanhar, água e vinho de grande qualidade dos produtores locais.
Para quem já é visita habitual, não vale a pena tecer considerações, já deve estar com água na boca. Não esquecendo que a receita obtida com a iniciativa se destina, como sempre, a apoiar o CIRE – Centro de Integração e Recuperação de Tomar.
O Congresso da Sopa é um dos três momentos gastronómicos promovidos pela autarquia tomarense em colaboração com os restaurantes aderentes, seguindo-se à recente Mostra da Lampreia e antecipando o Feijão com Todos, em Outubro. Mas a qualidade dos restaurantes locais pode ser comprovada ao longo de todo o ano, paralelamente a uma visita ao património de excepção que é a marca de Tomar.

Sem comentários: