sábado, março 04, 2006

Vital (e) a Festa dos Tabuleiros


Para a maioria dos tomarenses a Festa dos Tabuleiros é mesmo Vital para o elevar da auto-estima e do espírito nabantino. Não vale a pena fazer agora e aqui comentários sobre a história e as estórias da Festa Grande de Tomar. Ela existe e pronto!
E pasme-se, é teóricamente o Povo que decide se há ou não Festa, e quem é o Mordomo em cada uma das Festas.
Sobre a Festa de 2007, o Povo reuniu, ontem sexta, dia 3 de Março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Como terão alguns dos nossos leitores constatado há alguns dias, neste espaço, havia altas e baixas movimentações, no que respeitava à escolha do Mordomo. Indicámos alguns dos presumíveis ''candidatos'', e óbvia e naturalmente, não falámos de outros que de algum modo gostariam de ser falados, e mais ainda, ser eleitos.
Como seria de esperar, e porque o Povo quer é Festa, lá veio a decisão de haver mesmo Festa dos Tabuleiros em 2007.
No que respeita ao Mordomo e entre tantos candidatos, a escolha natural ''caíu'' em João Vital. Não faremos muitos comentários sobre as ''jogadas'', porque o João merece todo o apoio. Chegou a hora de se afirmar depois de muitos anos a ''agarrar pontas'' em muitas e desvairadas organizações. Demos a entender muito ao de leve, na tal abordagem que fizémos da escolha do Mordomo que seria ele o escolhido pelo Povo, sem ofensa para alguns, e não nos surpreende que ele se tenha apresentado mesmo como ''candidato'' por razões diversas e que ficarão naturalmente para comentários dos eventuais comentadores que têm enriquecido este espaço de informação e debate.
Ficámos no Dia 1 de Março com a certeza da sua determinação. Há simples actos que são reveladores. O facto de João Vital naquele Dia Festivo, assumir publicamente a sua adesão à causa monárquica, tinha um objectivo claro, o de mostrar que se encontrava equidistante das forças partidárias que tentavam controlar a Mordomia da Festa.
Agora ... mãos ao trabalho ... que há alguns milhões de flores para fazer, e falta pouco mais de uma ano.
Força Vital, essa tê-la-á o João.

Nota: João Vital é o homem da gravata vermelha, que aqui parece receber a benção do Papa, aliás de Paiva, o PC (Presidente da Câmara) de Tomar. Talvez a disponibilidade aqui demonstrada por Paiva para assinar, seja tranquilizadora para Vital, quando se tratar de abrir os cordões à bolsa autárquica para sustentar a Festa. A foto é da tomada de posse dos autarcas na actual legislatura, mas serve ... para o efeito. Calhou neste dia, António Paiva estar em Tomar, mas há já por aí pessoal a garantir que Paiva na altura da Festa estará como habitualmente em Bruxelas a resolver aquelas coisas importantes do Comité das Regiões. Más Línguas dizemos nós, Invejosos dirão outros ... e vocemecê?

Sem comentários: