quinta-feira, março 30, 2006

Só Visto!




Derivante da EN238 ( Manobra-Ferreira Zêzere)

Está quase concluída a derivante da EN 238 entre Manobra (IC3) e Ferreira do Zêzere e prestes a ser entregue pela Construtora do Lena ao dono da obra o IEP( Instituto de Estradas de Portugal)
Todavia na ligação desta derivante ao Nó do IC3 em Manobra ( Freguesia de Alviobeira/Concelho de Tomar) erros crassos saltam à vista na projecção da ligação da EN238 antiga, à nova derivante e ligação a Alviobeira e outras localidades, já que os condutores são obrigados no sentido ascendente a terem que fazer cruzamento de nível sobre a faixa ascendente de quem vem de Ferreira o que vai originar graves acidentes e mortes; pois jamais as normas de segurança e o código de estrada permite que uma via com características de via equiparada a rápida seja cruzada por viaturas. Para além disso o acesso é de tal modo difícil, na ligação da Estrada velha com a nova derivante, que dois pesados não se cruzam.

Num final de uma recta com mais de 2 Km com características de via rápida os condutores vindos de Ferreira para Tomar, vão encontrar veículos próximo do final da via a atravessar-se à frente para irem para Alviobeira e outras localidades ( antiga EN 238).

Esta é uma das maiores aberrações em erros crassos de projecção de novas vias e ligações e para os erros a Junta de Freguesia de Alviobeira está a alertar a opinião pública e quem de direito para que esta obra não seja aberta à circulação sem serem corrigidas estas aberrações que vão contra as mais elementares normas de segurança rodoviária.

Tudo se resolvia com uma rotunda!

Só visto.
Texto e fotos de António Freitas

2 comentários:

Anónimo disse...

O António Freitas (Tonito, para os amigos) é sempre oportuno nestes alertas.
Infelizmente o IEP (Direcção de Estradas de Santarém) não tem nenhum respeito para com os automobilistas que pagam impostos altíssimos e que têm inúmeras "ratoeiras" espalhadas pelas estradas.
Que o amigo Freitas dê força ao justo protesto também na Ass. de Freguesia de Alviobeira e pode contar que juntaremos a nossa à sua voz !
Continue António Freitas;
Aqui fica um abraço solidário do "velho" ex-Prof. na antiga Escola Industrial e Comercial de Tomar
João Henriques Simões

Anónimo disse...

O prometido é devido.
O signatário apresentou hoje na Assembleia da Comunidade Urbana do Médio Tejo (COMURB) uma MOÇÃO para:
Alertar o I.E.P. (Direcção de Estradas de Santarém) para a situação de perigo na variante, a exigir que sejam encontradas as soluções ajustadas antes de abertura da via ao trânsito, para evitar o risco de acidentes graves e transmitir o documento ao Sr. Ministro das Obras Públicas, Assembleias e Câmaras Municipais da COMURB, I.E.P. e à comunição social.
A proposta foi APROVADA POR UNANIMIDADE pelos 31 deputados presentes.
Aqui fica mais um abraço ao António Freitas e os votos de que não haja mortos e nem feridos neste local (ou, seja que ele não fique tritemente catalogado com local fatídico !)

João Henriques Simões.